Mais um telemóvel LG que tivemos o prazer de testar aqui no RD. Desta vez calhou-nos “brincar” uns dias com o LG GW620, que é “só” o primeiro smartphone construído pela LG baseado no sistema operativo Android.

LG GW620 - Design

Tratando-se de uma primeira tentativa há sempre coisas que funcionam bem e outras, se calhar, não tão bem. Ainda mais interessante é ficarmos a saber como é que este novo LG se porta diante de dois dos pesos pesados do mundo Android que já analisámos anteriormente.

Vamos lá então esmiuçar este moço.

Apresentação

O LG GW260 é um pouco mais largo do que os outros modelos Android que testámos (e o primeiro que tem um teclado QWERTY deslizante). Contudo pareceu-nos ser bastante bem construído e robusto. No ecrã frontal notamos a presença do auscultador e o sensor de luminosidade/aproximação e em baixo o botão central principal acompanhado de dois botões, um de cada lado (falarei destes ditos botões mais à frente).

LG GW620 - Design

Tecnicamente o LG GW260 é um telemóvel que corre sobre o Android 1.5 e que vem com um processador a 500MHz, 256MB de RAM, 512MB de ROM (sendo que destes apenas 170MB estão disponíveis para o utilizador) e um ecrã táctil resistivo de 3 polegadas e resolução de 320×480 pixels.

Além disso podemos também contar com WiFi b/g, Bluetooth, um jack de 3,5mm, uma câmara de 5 megapixels, flash LED e uma bateria de 1.500mAh, e mais uma catrefada de pormenores que, se querem conhecer com todo o detalhe, convém avançar até a próxima secção. ‘bora lá então.

Características técnicas

Sem ser muito vistoso este telefone consegue ter algumas capacidades interessantes, senão vejamos:

Processador
Velocidade 500 MhZ
Software
Sistema operativo Android 1.5 “Cupcake”
Interface Android Base + LG UI System
Memória
RAM 256 MB
ROM 512 MB (170 acessíveis)
Ecrã
Tipo TFT Resistivo
Tamanho 3″
Resolução 320 x 480 pixels
Áudio
Saída Jack 3,5mm
Comunicações Móveis
Bandas GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS900, UMTS2100
Ligações de dados GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA
Ligações
Cartões de memória SD HC Até 32GB
USB Micro USB 2.0
Bluetooth 2.0 com A2DP
Redes sem fios 802.11 b/g
Fotografia e vídeo
Tipo sensor CMOS
Resolução 2560×1920 (5 MPixels)
Flash LED
Focagem automática Sim
Formatos gravação imagens JPG
Formatos gravação vídeo QVGA@30fps
Outras funcionalidades Geo-tagging, Face detection
Leitor multimédia
Compatibilidade áudio MP3/WAV/eAAC+/WMA
Compatibilidade vídeo MP4/DivX/WMV/H.263/H.264
Bateria
Tipo Lithyum Polymer
Capacidade 1500 mAh
Tempo conversação 8h (2G) / 7h(3G)
Tempo em espera 600h
Dimensões
Corpo 109 x 54.5 x 15.9 mm
Peso 139 gramas (com bateria)

Embalagem e acessórios

Pouco ou nada podemos vos adiantar sobre este aspecto, já que além do transformador da praxe e do cabo de ligação micro-USB, também encontrámos na embalagem um auricular estéreo cujo aspecto e qualidade de som deixaram algo a desejar. Nada mais que o essencial.

LG GW620 - Embalagem

Design e aspecto geral

O desenho do GW620 é apelativo e apesar da robustez que tem, o telefone não se torna pesado ou demasiado desconfortável. Falta-lhe alguma personalidade, é certo, mas mesmo assim tem alguns pormenores bem conseguidos, como o acesso exterior ao cartão microSD, permitindo a troca sem desligar o telefone. Fixe!

Ao olhar para este GW620 percebemos realmente que o objectivo da LG não foi a criação de um topo de gama mas sim de provar (se calhar para si própria) que conseguiam fazer um bom telefone, utilizando uma tecnologia recente e em crescimento. Tudo isto mantendo um custo reduzido.

LG GW620 - Design

Apesar de ser “gordinho”, o GW620 é um telefone que se adapta muito bem ao uso quotidiano, estando naturalmente virado para as comunicações e email. O mecanismo deslizante do teclado não aparenta falhas de maior, e os cantos arredondados ajudam ao conforto geral de utilização. Um pormenor interessante é o alumínio escovado que cobre a parte superior do telefone, junto ao auscultador. Teria sido interessante se todo o aparelho fosse coberto deste material.

Sistema operativo

Já falámos muito aqui na chafarica tanto do Android 2.1 Éclair, como do Froyo que está quase, quase a chegar e se calhar é por isso que ficamos com uma certa sensação de “então? é só isto?” quando mexemos no GW620 e no seu “velhinho” Cupcake (Android 1.5).

LG GW620 - Design

Nota-se claramente alguma falta de reacção e a rapidez global do sistema sofre um pouco com isso. Isto deve-se sobretudo ao Android 1.5 e não tanto ao hardware do LG. Esperamos que no futuro possam haver updates para versões mais evoluídas do OS da Google. A acontecer, não temos dúvida de que o GW620 beneficiaria grandemente com isso.

Outro aviso: é provável que algumas das aplicações mais recentes que têm aparecido no Market já não sejam compatíveis com o Android 1.5 do GW620, deixando-o um pouco aquém daquilo que este smartphone poderia ser.

De resto, todas as funções básicas de um smartphone com Android estão presentes: acesso facilitado ao email através do Gmail, sincronização de contactos e eventos do calendário com uma conta Google e gestão de email através de POP3 ou IMAP.

Interface

Como dissemos antes, o aspecto é standard, e existem dois modos de apresentação. Um deles foi criado pela própria LG e tem um aspecto ligeiramente diferente do standard mas com um grafismo muito aproximado a outros modelos não-android da marca asiática. Este tema foi possivelmente desenvolvido como forma de facilitar a transição para os utilizadores de outros modelos LG e dar uma certa uniformidade entre todos os terminais da marca.

Aqui, podemos fazer um parêntesis para vos falar sobre dois dos aspectos menos positivos neste modelo. O primeiro é a inclusão dos dois botões sensíveis ao toque: o Home e Back que se encontram na frente do telefone. Isto acaba por ser muito mau já que o mais pequeno contacto entre essas zonas e as nossas mãos, braços ou cara é suficiente para os activar tornando-se um pouco frustrante ao fim de algumas horas estarmos constantemente a fechar aplicações sem querer.

LG GW620 - Design

Outra nota ainda para a inclusão de um ecrã táctil resistivo. A sensibilidade deste ecrã não é das melhores e sentimos muito a falta de um estilete (algo de que o GW620 não dispõe, obviamente) para as tarefas que requeriam mais precisão. A falta de sensibilidade e precisão torna a utilização de algumas aplicações um pouco mais difícil do que seria de esperar.

Contudo ficámos com a impressão de que estes problemas também podem ser uma questão de falta de hábito e do pouco tempo de utilização do telefone. Infelizmente o tempo de que dispusemos para fazer este teste foi reduzido.

LG GW620 - Design

Uma palavra muito positiva para o teclado QWERTY de 5 linhas deste GW620. Reactivo quanto baste e com teclas largas, é bastante fácil e rápido de utilizar. Com os tais problemas de sensibilidade do ecrã depressa se torna no modo preferencial de interacção com o telefone. Há por aí muito boa gente que não se adapta aos telefones totalmente tácteis devido aos teclados virtuais o que faz com que, nesses casos, o teclado do GW260 seja uma mais valia.

Internet e Multimédia

Ora pois. Como estamos a falar de um smartphone Android, e à semelhança do que acontece com os seus pares, o LG GW260 é um telefone que tem que estar ligado à Internet. E é nesse ambiente que este telefone se sente como peixe na água. A ligação HDSPA de até 7.2MBps é suficiente para as necessidades mais exigentes e mesmo não sendo um dos telefones mas rápidos a navegar que já testámos, o GW620 portou-se à altura.

LG GW620 - Design

Incluída de base está a ferramenta Linkbook que é desenvolvida pela LG e especialmente adaptada ao uso e integração das nossas diversas contas de redes sociais. Isto facilita não só a organização como a distribuição dos nossos “updates sociais” por essa Internet fora… Bem visto.

Multimédia e Lazer

Outra das comodidades e facilidades dos telefones Android é a forma como facilmente o enriquecemos com as mais diversas aplicações que estão à distância de uma simples pesquisa no Market. Logo, se precisam de programas para ler ebooks, ouvir música ou ver vídeos, não têm que ir muito longe.

LG GW620 - Detalhe

Na parte de lazer, o problema decorrente da sensibilidade do ecrã impede que consigamos desfrutar plenamente de alguns jogos mais exigentes.

Fotografia e vídeos

Ao nível das capacidades fotográficas o LG GW260 acaba por se inserir perfeitamente naquilo a que estamos habituados nos telemóveis. Apesar da resolução ser de 5 megapixels, as fotos aparecem demasiado comprimidas e com um tom frio, azulado. A definição é razoável e o flash LED vem dar uma ajudinha quando as condições de luz não são as mais favoráveis. Tudo somado, o LG GW620 acaba por poder funcionar como uma máquina fotográfica para captar aqueles momentos inesperados. Mas de forma muito ocasional.

LG GW620 - Foto de Teste

Os vídeos seguem o mesmo caminho sendo que as capacidades de gravação do GW260 serão suficientes para recordar um ou outro momento.

GPS

O A-GPS incluído no GW620 tem a particularidade de poder ser usado para fazer Geo-tagging das nossas fotos, que é como quem diz, juntar à fotografia as coordenadas GPS do sitio onde a estamos a tirar.

Pelo que conseguimos aferir, este GPS é suficientemente rápido e preciso para não só providenciar informações correctas no geo-tagging, mas também para os restantes serviços de localização e aplicações que estão cada vez mais em voga (tais como as aplicações de navegação).

Autonomia

Tendo em conta as autonomias associadas a este tipo de dispositivos, podemos dizer que o LG GW260 se portou muito bem. Durante o tempo que o utilizámos (cerca de 1 semana), este GW620 não precisou de ser carregado todos os dias, aguentando-se bem durante 2 dias de utilização intensiva com uma carga completa.

LG GW620 - Bateria

Resumindo e concluindo

Como notas finais, podemos dizer-vos que este GW620 apesar de apresentar algumas falhas, acaba por não comprometer. A comparação com os topos de gama da HTC que vos sugerimos no início deste teste revelou-se até algo injusta ;). Para primeira aventura no mundo Android a LG não se saiu nada mal.

As capacidades e funcionalidades deste primeiro smartphone Android fabricado pela LG estão a par com a sua origem “económica” e vocação social. Mas dado aquilo que já existe hoje em dia no mercado, esperaríamos algo de melhor.

LG GW620 - Design

Pontos a favor

  • Teclado deslizante
  • OS Android
  • Autonomia

Pontos contra:

  • Botões frontais capacitivos
  • Ecrã pouco sensível
  • Android 1.5 e não 1.6 ou 2.1

Esperamos que tenham gostado do nosso teste e caso tenham alguma dúvida nós estamos sempre ao vosso dispor.

SW, out!

Galeria de imagens

Aqui ficam as fotos que tirámos ao LG GW260 durante a realização deste teste:

Fotos de teste

As fotos aqui expostas foram tiradas com a câmara do LG GW260. Foram redimensionadas para aqui serem expostas mas podem ver os originais na nossa galeria Flickr.

LG GW620 - Foto de Teste

LG GW620 - Foto de Teste

LG GW620 - Foto de Teste

Vídeo de teste

Aqui fica um vídeo filmado com o LG GW260. Não tem qualquer tipo de edição pelo que podem ver a qualidade geral das filmagens feitas com este telefone:



Mais vídeos no canal YouTube do Revolução Digital.

Endereço de Email

17 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite … Tenho andado à procura de um certo telemovel e acho que o enccontrei quero este mas andei a ver em varios sites e num encontrei dois clientes que têm este produto e no entanto os mesmos dizem que o LG GW620 da problemas quanto ao Bluetooth é verdade ?? Aguardo resposta

  2. ola tenho o mesmo problema q a Iris Costa eu comprei esse tlm ms sei como mandar imagens e musicas por bluetooth,e um problema do tlm ou ha uma forma de o fazer?por favor respondam e urgente

  3. @Iris, @Mariana
    Boa Tarde. Pelo que consegui investigar, o problema vem do Android 1.5, ou então da própria LG que não implementou essa funcionalidade.
    De qualquer forma existe uma aplicação chamada “Bluetooth File Transfer” no Market, que aparentemente resolve esse problema.
    Se não conseguirem no market, vão a este site:
    http://www.medieval.it/blueftp-android/menu-id-68.html
    descarreguem o ficheiro e enviem-no para o vosso telefone via USB. depois é só executar.

    Espero que ajude,
    SW

  4. Bons dias! adquiri este LG e deparo-me com um problema que ate ao momento a LG nao consegue identificar: a suite para PC nao reconhece o telefone, o PC sim mas depois nao a suite nao encontra, qual a solução? será avaria do aparelho?
    agradecia ajuda se possivel
    Obrigado

  5. Bom dia Estou precisando de sua ajuda.Tenho um celular LG 620 e de um momento para outro ele esta me passando a seguinte mensagens(o processo com.android.settings parou inesperadamente. tente novamente) ele da seguinte optção “forçar finalização”

  6. Bom dia.
    eu estou com um problema identico ao o da Iris e da Mariana, e acabei agora de transferir do market um ‘ Bluetooth File Transfer ‘ mas agora qe tento diz:
    « Dispositivo nao suportado!

    De momento, o seu LG nao e totalmente suportado por este progamo devido a erros na plataforma Bluetooth adjacente.

    Contudo, este software funcionara correctamente assim que fizer o upgrade do seu dispositivo para o Android 2.0 (ou superior)!!!

    Devera perguntar ao apoio tecnico da LG como e quando pode actualizar o firmware deste dispositivo.»

    eu ja estive a procurar no market uma versao actualizada do Android, mas nao encontrei.
    Podera ajudar-me?

  7. Ola outra vez.
    Tenho continuado a pesquisar e veio a descobrir que o LG gw620 nao tem actualizacao de android, e que LG nao planeia lancar possivel actualizacao da versao deste tlm (1.5 Cupcake), mas agora a minha duvida e':
    nao ha solucao para conseguir transferir musicas ou outros items sem ter que ter actualizacao do Android no tlm??

  8. olaaa. Tenho outro problema com este tlm. Quando eu carrego num siti vai parar a outro!!!! Como faço para calibrar esta besta de problemas? POR FAVOR AJUDEM ME

  9. amigos, estou com um aparelho lg gw 620, o problema do aparelho é que não funciona a tela touch no menu principal, porem na galeria de fotos funciona normalmente, já efetuei o reset pela opção factory reset (3845#*620#) mas o problema permaneceu. Alguem poderia me ajudar ?

  10. boa noite,

    estava eu a ouvir musica no meu tlm lg gw620, tiro os fones mas o icone na barra de cima continua la, e a partir dai nao consigo efectuar chamadas pk nao ouço, tenho de andar sempre com os fones. Ja restaurei mas continuou igual. Ja aconteceu com alguem? e ja agora digam quais as aplicaçoes a instalar para tudo, divertimento, importantes, etc.

    Cumpts

Partilha a tua opinião