A Sony lançou um Walkman 100% direccionado para os aficionados do desporto, do qual o Revolução Digital já vos tinha falado aqui. Tem como nome Sony NWZ-W252 e, por mais que se esforcem, os auscultadores não se vão soltar dos ouvidos! :)

Teste: Sony NWZ-W250

Apresentação

O Sony NWZ-W252 é um leitor de MP3 que possui uma bateria de grande capacidade e tem um design fora do vulgar. A Sony teve em conta uma das maiores preocupações dos desportistas, o fio, e a solução apresentada é deveras radical.

Os engenheiros da Sony até poderiam ter optado por uns auscultadores sofisticados com bluetooth ou com outra invenção parecida, mas isso implicava ter de andar carregado com mais um equipamento onde estaria a nossa biblioteca musical. Neste caso fica tudo ao pé dos ouvidos.

Teste: Sony NWZ-W250

Este dispositivo tem uma autonomia de até 11 horas ligado e pode levar até 500 músicas, o que dá algo entre 25 a 33 horas de som para curtir. Tem também uma nova funcionalidade para procurar rapidamente a música desejada – o ZAPPIN – e tem também a vantagem de levar rapidamente uma boa injecção de energia carregando apenas 3 minutos e proporcionar até 3 horas de música.

Características técnicas

Na tabela seguinte estão descritas todas as características deste Walkman fora do vulgar.

Características Técnicas
Nome Sony NWZ-W252
Tipo Leitor MP3 portátil
Peso 43 gramas
Cores disponíveis Preto, verde, rosa, branco ou “Camuflagem”
Interface mini USB 2.0
Bateria até 11h
Tempo carregamento Total 1h 30min
Capacidade Músicas até 500 músicas (com qualidade de 128Kbps)
Capacidade armazenamento 2GB
Tamanho do Buffer 8MB
Display Não tem
AVLS Sim
Formatos Suportados mp3, WMA (sem DRM)
Outras Funcionalidades Suffle, Hold, Repeat, ZAPPIN
Rádio FM Não tem

Embalagem e acessórios

Podem não estar familiarizados mas por vezes alguns dos gadgets que recebemos para testes chegam-nos numa embalagem toda branca e sem os acessórios que teríamos caso comprássemos o produto num loja.

Por exemplo, o Sony NWZ-W252 aqui testado não veio nem com o livro de instruções nem com qualquer software a acompanhar.

Teste: Sony NWZ-W250

Mas pelo que observámos nas lojas onde este dispositivo está à venda, a embalagem é principalmente feita em plástico (é bom porque dá para pôr logo para reciclar!), e contém:

  • livro de instruções
  • software para aumentar a eficácia do ZAPPIN
  • cabo com ligações USB-A e mini-USB (5pin)
  • um conjunto de borrachas
  • suporte com uma ligação USB para pôr o Walkman sempre direitinho e bonito na mesa :P

Existem três tamanhos de borrachas para os ouvidos e a que vem com o Walkman tem tamanho M. A parte menos boa é que os outros tamanhos são vendidos em separado.

Um acessório extra recomendado é a bolsa “Carrying Case for WALKMAN MP3 players (CKS-NWW250)”. Protege o NWZ-W252 de todas as atrocidades que possam existir na mochila ou na mala de uma senhora ;)

Design e aspecto geral

O Sony NWZ-W252 é um dispositivo que causa alguma estranheza quando se pega pela primeira vez. Toda a gente pergunta: “Mas como é que isto se coloca?”. Isto deve-se ao facto de uma pessoal adulta pensar demais. Pois é: fez-se o teste com algumas crianças e nenhuma delas teve dificuldades em colocar correctamente o Walkman :)

Teste: Sony NWZ-W250

Esta peça, com um design invulgar, está bem pensada, mas há que admitir que foi pensada para um propósito muito específico: acompanhar-nos nas nossas actividades desportivas.

Quando fui dar uma corrida com eles, quase toda a malta olhava e fazia aquele ar de “Não tem fios, bué de fixe!”. Quando os usei nos transportes públicos ou no trabalho, também toda a gente olhava mas faziam aquele ar de “olhem-me este tótó”.

Houve até alturas em que ouvia alguém dizer: “E.T. phone home…” :P Mas isto também se deve ao facto de o modelo de testes ser verde fluorescente (como os coletes do carro) e de as pessoas terem sempre uma pontinha de inveja por não terem uma cena toda xpto :)

Interface

Os comandos são bastante intuitivos e o feedback ao nível do tacto é bom. Os botões são salientes e não é preciso olhar para os identificar. Por exemplo: os botões de “Volume +” e “Volume -” distinguem-se um do outro porque têm tamanhos diferentes.

Também há um feedback sonoro cada vez que se carrega em qualquer botão. Ouvem-se uns efeitos sonoros, como bips ou lasers, ou então ouve-se uma voz feminina muito agradável (como aquela dos jogos de estratégia) a indicar qual é o próximo estado do NWZ-W252. Aliás, “Zappin in”, “Zappin out” é o que ela diz mais vezes… Não sabem o que é o Zappin? Já lá vamos.

Teste: Sony NWZ-W250

Quando foi para desligar é que ficámos na dúvida de como o fazer. Em nenhum sítio aparece o símbolo universal de “power” e a única ideia que nos ocorreu foi de pôr o Walkman da mesma maneira como estava antes de lhe pegarmos. Et voilà. O NWZ-W252 desliga-se quando os dois ímanes se unem!

É mesmo preciso unir os ímanes para desligar. Depois podem-se separar e o leitor só começa mesmo a funcionar quando se carrega nos botões.

Teste: Sony NWZ-W250

Ao nível da ligação ao computador, o Sony NWZ-W252 disponibiliza uma ligação mini USB. Tem um suporte próprio que julgamos também disponibilizar uma interface mini USB. Como o suporte e o cabo USB não nos foi disponibilizado, não podemos afirmar com certeza quais é que são as interfaces que disponibiliza.

E como é que sabemos se o Walkman está a funcionar? Existem duas luzes. Uma do lado dos auscultadores e outra do lado de fora, ao pé da ligação USB. A luz do lado de fora é a maior e é branca. Indica-nos quando o Walkman está a carregar e quando estão a ser transferidos dados. A luz mais pequena, do lado dos auscultadores, fica vermelha quando o NWZ-W252 precisa de energia e pisca verde quando está ligado.

Teste: Sony NWZ-W250

O cabo do NWZ-W252 é semi-rígido e a parte que passa por cima da orelha, não exerce qualquer tipo de pressão sobre esta. Os pontos de contacto com o corpo são: dentro do ouvido (é o que se nota mais), um bocadinho ao pé dos ossos do maxilar e lá atrás acima do pescoço. Mas são sensações estranhas só no inicio porque o corpo ainda não está habituado, mas depois dos primeiros quilómetros com as pernas já a doer, não se nota nada… juro! ;)

Utilização

O primeiro dia passou-se a carregar nos botões todos e ver quais eram as funcionalidades que existiam. Apesar de não termos o manual de instruções, foi fácil encontrar na Internet toda a informação necessária para o manuseamento do Sony NWZ-W252.

É inevitável comparar qualquer dispositivo MP3 aos gadgets da Apple. Este Walkman não tem a funcionalidade de “falar” o nome das músicas que estamos a ouvir, como acontece com o iPod Shuffle. Mas tem uma coisa que o Shuffle não tem: a tecnologia Zappin.

Esta funcionalidade permite-nos alcançar a música desejada mais rápido do que na concorrência. Isto porque são tocados 4 ou 10 segundos (depende do modo de Zappin) do meio da música antes de passar para a próxima. Quando se encontra a música pretendida, é só voltar a clicar e ouve-se a música desde o inicio.

Quem for mau de ouvido mas bom de memória e só sabe o nome da canção, então está tramado. :(

Teste: Sony NWZ-W250

Os auscultadores são um misto entre os earphones (os mais vulgares) e os canalphones (aqueles em que é preciso meter a borracha toda dentro do ouvido). Alguns dos auscultadores mais recentes de gama média também já possuem esta combinação.

Pois bem, num leitor MP3 tradicional há a possibilidade de descartar os auscultadores que vêm de origem e comprar/utilizar outros. Aqui não. :( E a justificação deles é simples: com este sistema o auscultador nunca sai da cabeça do utilizador.

Em relação ao som, fiquei rendido à capacidade de isolamento do ruído exterior. Abafa mesmo tudo. Ao correr, com outros auscultadores é normal termos de aumentar o volume para tentar minimizar ao máximo o barulho do vento nos ouvidos. Com o NWZ-W252 isto não acontece.

No metro, quando há aquelas curvas mais barulhentas e é preciso aumentar o volume, o NWZ-Z252 não faz milagres e temos mesmo de aumentar o volume :P (apesar de não ser aquela quantidade exagerada a que nos fomos habituando com os outros players).

Existem 30 níveis de som. Os primeiros 3 níveis, dão muito baixinho e é possivel estar a trabalhar e a ouvir simultaneamente música e os colegas de trabalho. Os próximos 12 níveis, podemos considerar que sejam os níveis médios pois já não conseguimos ouvir ninguém a falar. No entanto, as pessoas que estão à nossa volta continuam sem saber que estamos a ouvir.

A partir daqui, já se começa a ouvir a música “cá fora” e a ser doloroso. Até ao volume 20, os graves são mais fortes que os agudos, saindo o som com bastante nitidez. Depois do volume 20 o som começa a ficar cada vez mais distorcido. Não se pode ter tudo…

Teste: Sony NWZ-W250

Já em situação de desporto, o NWZ-W252 é bom para correr e para fazer BTT. Para fazer natação, já não dá grande jeito. :) O Walkman agarra-se literalmente à cabeça do utilizador. Não saltou uma única vez. Não testei com chuva porque durante este tempo todo não choveu, mas pela aparência não deve haver problemas porque os botões estão todos situados na parte debaixo.

Aliás, o conselho da Sony é, e passo a citar: “Após o seu treino, passe o seu WALKMAN por água – ou continue mesmo a usá-lo no duche”. Não ousei verificar esta afirmação :D

Devido ao seu design, um dos pontos em que este tipo de dispositivos perde para os seus pares mais convencionais, é o facto de não ser muito prático de utilizar pelas pessoas que têm cabelo comprido. Mas como o Sony NWZ-W252 foi desenhado com a ideia do desporto sempre em mente, não há problema porque quando se está a fazer desporto os cabelos grandes estão amarrados.

Teste: Sony NWZ-W250

A funcionalidade que mais agradou foi a do “carregamento rápido”. Carrega 3 minutos e dura até 90min. Para ser sincero, quando isto ficou sem bateria, tive de cravar a alguém um carregador USB. Depois não sei se estive 3min ou 5min a carregar. Sei que foi pouco tempo e que deu para ouvir muita música com o volume no médio. Pode parecer que não, mas é muito útil.

Quem não tem hora marcada para correr, por vezes apanha alguns dissabores com a bateria do seu leitor MP3. Geralmente ninguém chega a casa e: antes de se sentar no sofá ou beber água, não… vai mas é logo pôr o leitor a recarregar.

Assim, enquanto se atam as sapatilhas, ou ténis (a denominação depende se vocês são do Norte ou do Sul de Portugal :P ), o NWZ-W252 carrega o suficiente para fazerem uma mini-maratona.
O carregamento completo demora 1h30min para as tais 11 horas de autonomia.

Teste: Sony NWZ-W250

Por fim, uma curiosidade. Algumas funcionalidades só estão disponíveis mediante uma combinação de teclas. Por exemplo, para activar o AVLS (limite do volume), é preciso desligar o leitor, separar a parte esquerda da da direita, carregar no botão play e no botão vol+ até a luz verde se acender. Para formatar ou actualizar o firmware do leitor é preciso fazer passos semelhantes.

Software

Ao nível do software, o Sony NWZ-W252 vem com o Content Transfer. Esta aplicação permite melhorar a funcionalidade Zappin pois identifica as partes da música que são mais ritmadas e em vez de disponibilizar, suponhamos, sempre um excerto da música entre os 30 e 34 segundos, ajusta para cada música o excerto mais relevante, baseando-se principalmente nas batidas.

Outra das principais funcionalidades deste software é permitir o “drag and drop” de músicas a partir do Windows Media Player ou do iTunes. Esta aplicação, é comum para os modelos NWZ-A, NWZ-E, NWZ-S, NWZ-W, NWZ-X.

NOTA: Não é possível apagar músicas directamente a partir do próprio leitor. Temos de recorrer sempre ao computador

Teste: Sony NWZ-W250

Resumindo e concluindo

Gostei imenso de experimentar este leitor de MP3. É fácil de utilizar, tem uma boa autonomia e a qualidade do som é bastante boa. Isto porque, em comparação a outros auscultadores testados nas mesmas condições, o som ambiente é bem neutralizado e ouvimos a música com toda a clareza.

Para quem gosto de desporto e não passa sem uma musiquinha, esta é uma boa solução a ter em conta: o Sony NWZ-W252 é prático e cumpre perfeitamente aquilo a que se propõe.

Pontos positivos :)

  • Uma carga de 3 minutos pode durar até 90min
  • Não tem fios compridos
  • Robusto e fiável

Pontos negativos :(

  • Não tem rádio FM
  • 2GB já começa a ser pouco para bibliotecas de MP3
  • Não tem display

Mais uma vez espero que tenham gostado desta review ao Sony NWZ-W252. Qualquer dúvida ou questão, apitem ;)

Galeria de imagens

Estas são as fotos que tirámos ao Sony NWZ-W252 durante a realização deste teste:

Endereço de Email

76 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom a explicação, muito bem detalhada, Parabéns. Apesar de você ter comentado que não pulou uma vez se quer do ouvido, ainda insisto em perguntar e reafirmar. É tranquilão de correr com ele mesmo ? Da pra correr de qualquer jeito, enfim, se mecher, olhar para os lados, para cima, baixo essas coisas ? Olhando assim parece que ele cai meio fácil hehehe

    Abraço

    Floriano

    • Olá Floriano!
      Não compre esse aparelho se vc quiser usar para esportes tipo corrida, etc… ele não fixa nos ouvidos. Solta toda hora! Vc até consegue fixá-los nos ouvidos, mas é só começar a suar q ele solta dos ouvidos com muita facilidade. Comprei um desses para corrida e me arrependi…

      • Ganhei uma aparelho desses certo de que dava para usar na corrida, mas não tem condição, é uma porcaria pra correr,ja troquei todos os tamanhos de encaixe no ouvido e as posições, mas nas primeiras passadas ele cai e se tiver suado aí que não segura mesmo, só serve pra ouvir música deitado ou sentado.

        • É isso aí Antônio Breno! Esse aparelho não dá pra usar em corrida ou qualquer atividade de mto movimento. Ele solta dos ouvidos toda hora… infelizmente… já aposentei o meu.

          Acabei comprando outro modelo de aparelho mto bom, com fones de ouvidos anatômicos e segura mto bem nas orelhas… Boa sorte!

  2. É pá… agarra tão bem que se passar um tipo e tentar puxar de esticão o walkman para o roubar, eu acho que até as orelhas vão atrás! :P

    Deixando-me de brincadeiras, a resposta é sim. Foi feito para isso e fá-lo bem.

    Na última sexta-feira no metro, vi um tipo com um aparelho muito muito semelhante. A ideia era igual, mas não era Sony. Era uma outra marca que não consegui ver. Mas era muito mais fino!! Tinha um design melhor, não era tão "bruto". Mas se calhar, ao nível da autonomia, funcionalidade e durabilidade já é pior…

    Mas vou tentar encontrar na net e depois deixo aqui o link.

    Boas compras! ;)

  3. Legal, valeu pelo retorno. Sabe que to na dúvida, pois tem esse outro aqui ( http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/Produ… ) que está mais barato e além de correr acho que da pra ser mais discreto hehehe

    Mas nao sei se ficaria muito ruim, pois não sei se o fio do fone é comprido, se tem algum suporte para colocar no braço ou em algum lugar, etc.

    Ja usou desse tipo para correr também ?

    Abraço

  4. Pois, esse dá menos nas vistas :)

    Pelo que li agora, parece ter as mesmas funções do que o NWZ, e ainda tem o display (o que cá para mim é uma boa vantagem). A bateria continua a dar para muito tempo.

    O contra mesmo é só a questão dos fios. Há muita gente que usa os aparelhos no braço, mas eu penso que é só mais por uma questão de fixar o dispositivo ao corpo, para não andar a saltar no bolso dos calções. Mas como geralmente também levamos as chaves de casa, acho que não faz muita diferença.

    O NWZ é melhor para correr. Não há dúvida. Mas há que contar também com os gostos pessoais. E quando se gosta mesmo o fio atrapalha menos :)

    Olha… uma das vantagens dos fios é que podes só pôr um no ouvido. Com o NWZ é difícil fazer isso ;)

  5. Ótima avaliação do dispositivo!

    Mas ainda tenho uma dúvida sobre esse MP3…

    Geralmente os fones de ouvido estragam muito facilmente e sempre temos que comprar um novo. Com esse MP3 isso não é possível, já que o fone e o dispositivo são uma coisa só. Ele parece muito frágil. Nao corre o risco de o fone estragar rápido (parar de funcionar ou ficar com mal contato)??

    Só não comprei ainda por conta dessa questão.

    Também fiquei curiosa com o comentário sobre a utilização do dispositivo por mulheres. Não é possível utilizar com o cabelo solto? Embora a intenção seja utilizar para a prática esportiva, é bom saber se poderei utilizar em outras ocasiões também!

    Se puder me dar uma opinião, eu agradeço! Fico no aguardo.

    Obrigada!

  6. Olá Mariana, fico contente por saber que gostou da minha avaliação.

    Estes fones não sofrem do mesmo problema de que os fones convencionais. Esses realmente estragam-se bastante, mas também estão sujeitos a uma utilização mais agressiva. É esticões, é puxões, é arrumar na mala juntamente com a chaves e canetas… :P isso tudo ajuda a que aqueles fios pequenos se estraguem e partam. Com este dispositivo não isso não acontece.
    Assim de repente o único problema que pode vir a acontecer devido a uma utilização exaustiva é ficarem com muita cera dos ouvidos! :P

    O cabelo solto. Eu só topei esse “problema” quando vi a minha prima a colocar o Walkman na cabeça dela. Ela tem daqueles cabelos um pouco abaixo do ombro e com muitos caracóis. Utilizar o Walkman por cima do cabelo dela, é impossível. Por baixo, nem se notava que tinha alguma coisa nos ouvidos. A minha namorada tem o cabelo comprido e fininho. Aí é na boa. O cabelo parece que se adapta e fica moldado ao walkman :)
    Mas como geralmente as senhoras amarram o cabelo para fazer desporto, acho que não há qualquer problema.

    Se quiser utilizar o NWZ num ambiente fora do âmbito desportivo, acho melhor optar pela cor preta. É que senão tem de se habituar a que as pessoas estejam constantemente a olhar para si!! :D

    Beijinhos e boas compras

  7. Galera, comprei um modelo igual a esse mas nao estou conseguindo usar. Primeiro que meu notebook, que é da sony, nao reconhece ele.
    Segundo, já baixei um programa chamado content transfer e nada. ele nao reconhece o aparelho. Quando conecto na usb, ele tb nao reconhece como outro dispositivo.
    Alguem tem alguma dica ai. Obrigado

  8. Olá Fábio.

    É preciso ter azar. Comigo funcionou tudo bem! Foi como se fosse uma pen.

    Já experimentaste o teu walkman em outro PC?
    Experimenta com outro cabo.
    Se meteres uma pen USB nessa porta, funciona bem?
    Os controladores dessa porta USB estão actualizados?

    Tenta fazer assim uma série de despistes para teres a certeza de que o problema é o walkman. Remove o programa Content Transfer. O Windows reconhece o NWZ como mais uma drive.
    Senão podes ter mesmo tido o azar de o walkman ter alguma coisa estragada… :(

    Vou tentar encontrar na Net se já alguém teve problemas do género e vou ver se o manual de instruções refere esse problema.

  9. Eu adquiri o mp3 este ano mas n gostei, ele chama bastante atenção, sem falar que não fixa bem na parte de fora da orelha…=(

  10. Adquiri o meu essa semana.

    Muito bom! Corri tanto que esqueci o cansaço, e lesionei-me de tanto correr!

    Agora estou a escutar deitado no sofá, e cá pra nós, o som é divinamente equalizado e o BASS é limpíssimo! coloquei no máximo do volume e não distorceu nada!

    Vale a pena!

  11. @Nara, o verde chama muito à atenção, mas o preto debaixo dos cabelos de uma senhora, não se nota tanto. Em relação ao encaixe, como é rígido em certas pessoas pode até aleijar… :( Não consegue colocar umas borrachas maiores ou mais pequenas, consoante o seu caso?

    @Fernando, é pá, tem cuidado com as lesões.
    Eu hoje também fui correr, mas está tanto frio que até desisti a meio do “passeio” :P

  12. Aqui onde moro (Santos, São Paulo – Brasil) está calor demais!

    Dá pra correr todos os dias. Só tenho que passar bastante protetor solar!

    Abraço!

  13. ALGUÉM PODERIA ME DIZER SE ELE PODE SER USADO PARA FAZER NATAÇÃO, OU ELE PODE APENAS PEGAR CHUVA NO CASO DE SER USADO POR UM CORREDOR? TEM ALGUMA COISA NO MANUAL?

  14. È estou com mesmo problema do Fabio,
    meu pc conecta,a luz do MP3 fica acesa, mas não aparece mas nada
    nenhum icone para transferencia nadinha, se alguem puder mmi ajudar eu agradeço!!!

  15. Amigo, parabéns pelo review. Excelente. ;)

    Também estou a ver se adquiro esse player em substituição ao ipod shuffle.
    O bom: resistente à chuva, suor etc., sem fio, carregamento rápido da bateria, lavável.
    O ruim: parece-me pesado aos ouvidos para treinos logos (+15km), chama muita atenção (mesmo o preto).

    Fosse ele mais fino e leve… Pá, já estava nos ouvidos.
    Mas não quero comprar e arrepender-me.
    E o pior, ter de comprar outro shuffle, pois tive 2 e ambos deram defeito. Será o terceiro a se aposentar por invalidez?

    Abs,
    Hiroshi.

  16. Olá Pessoal,
    Tenho um desses nwz-w252. Posso afirmar que são excelentes. Claro que realmente chamam a atenção… mas a qualidade sonora e o conforto quanto a liberdade de usa-los sem se preocupar com fios, molhar, etc. São maravilhosos. Fiquei com todas essas dúvidas antes de adquiri-lo. Resolvi passar na loja Sony Style e vendo outros produtos fiquei a passear com ele pela loja. Apenas três minutos depois já estava totalmente familiarizado com todos os controles e funcionalidades. São facilimos e intuitivos. Uma voz diz sempre o que está fazer: “next folder”, “Zappin in” Zappin out”, “play”… e assim por diante. A função Zappin é perfeita. Permite encontrar facilmente a música preferida. Sou usuário de muitos players mp3, faço academia diariamente e corro atualmente quase sempre na esteira. Posso dizer que esse player é o meu preferido para academia. Quando corro na rua… prefiro utilizar algo mais discreto ou mesmo nada (para ficar mais atento ao que acontece ao redor) pois ele chama realmente a atenção.
    Qaunto a ligação ao pc… realmente demora mesmo o reconhecimento dele na primeira vez… Deixe ele ligado um tempo (vários minutos…) e logo ele começa a reconhecer e pedir para instalar os softwares. Não é defeito… é uma característica do produto e descrito assim mesmo nos manuais que os acompanham… (sei que tem muita gente que não tem paciência de ler o manual… rsss).
    Aos que estão em dúvida: Não pesa nada na cabeça e ouvidos. Encaixe perfeito e não se solta! mesmo pulando, correndo e balançando a cabeça. Resiste a água e suor! Qualidade sonora de primeira. Equilibrado quanto aos graves e agudos. Perfeito nos médios. Volume alto!, Isolamento excelente. Carrega facilmente e rápido.
    Defeitos (claro… nada é perfeito): Pouca capacidade de armazenamento (apenas 2 gb). Deveria ter um estojo para guardá-lo. Falta-lhe o radio fm… para ouvir notícias e transmissões esportivas.
    A você joaofslopes… Parabens pelo excelente review. Resolvi procurar esse player depois que li aqui.
    Acho que foi tudo… Ufa! rsss… Um abraço a todos!
    Nil

  17. @Nati:
    Podes estar a ter um problema de conflito de drives. Não te garanto que funcione, mas é uma sugestão. Pressiona Tecla do Windows + R e depois digita diskmgmt. Aí podes verificar se o teu PC está a detectar mais uma drive mas simplesmente não a está a mapear. Se não estiver mapeada, vais ter de lhe dar uma letra. Em principio só fazes isto uma vez. Se não estiveres à vontade para mexer aqui, pede ajuda a algum amigo que faça instalações de windows. :)

    @Nil:
    Muito obrigado por partilhares o teu ponto de vista com os leitores do RD. Agradeço também os seus parabéns, sabe bem ser reconhecido pelas reviews efectuadas :D

  18. comprei um modelo desse , ele reconhece, abro os arquivos para verificar, conecto na usb e mostra a luz branca como se tivesse carregando, no inicio funcionou e quando acendeu a luz verlmelha pedindo pra ser carregado eu conectei ao computador. porem agora eu coloco aparece a luz tudo como se estivesse normal para carregar, mas nao consigo liga-lo pra escutar. existe algum outra forma de verificar se e defeito ou algum problema no carregamento?

  19. Experimente fazer um “Hard reset”. Deve estar indicado no manual do NWZ-W252. Há relatos de que às vezes o walkman bloqueia em certas fases.
    Se não resultar o melhor é fazer já uso da garantia… :(

  20. Olá boa noite,

    Antes de mais, excelente review.

    Agora uma questão: não gosto da pixmania e não encontro isto em mais lado nenhum, podes ajudar? Queria mesmo muito comprar este gadget para as minhas corridas :)

  21. Obrigado Bruno.

    Eu vi estes walkmans à venda na Fnac, mas agora fui ao site e não os consegui encontrar.
    No site do KuantoKusta, diz que há várias lojas onde se vendem estes walkmans (http://www.kuantokusta.pt/3/53853/Sony-NWZ-W253-Black?kk_s=kk1ps) mas muitas delas serão também lojas online.

    Mas talvez o melhor seja mesmo a loja Centro Sony (http://www.centrosony.com.pt/index.php?id=144&pid=588), e lá podes ver também a versão mais recente deste modelo, com um pouco mais capacidade (http://revolucaodigital.net/2011/07/21/sony-nwz-w260/)

  22. Já comprei dois aparelhos(W250 e W252) deste e com uns 5 meses, ele deixa de funcionar… aconteceu o mesmo com o meu amigo…
    e NUNCA pegou chuva.. só o suor mesmo da corrida..
    o meu agora aparecem as musicas no computador, carrega a bateria do aparelho, mas não toca mais nada…
    já fiz o RESET e NADA… alguem sabe se tem alguma atualização de Firmware.

  23. Viva Daniel,

    Então e que resposta obteste da sony? Não enviaste para a garantia?

    Obg pela resposta João, de facto desconhecia a versão mais recente desse player.

  24. o meu prob é o mesmo do Daniel
    meu mp3 é novinho tem uns 3 4 meses… nunca botei na agua nunca fiz nd de anormal, a bateria ta td carregada os plugs todinhos aparecem as musicas e tudo, mas na hora de ligar ele simplesmente da o sinal mais nao toca nada. to desesperada, alguem sabe como nos ajudar????

  25. Não recomendo comprar esse aparelho walkman sony nwz-w262!

    Comprei um essa semana e, simplesmente, o aparelho não fixa bem no ouvido. Não serve para corrida ou qualquer esporte que envolva muito movimento. Sai do ouvido com uma facilidade incrível. Mesmo trocando as “almofadas” e “socando” o aparelho dentro do ouvido, assim que começar a suar, os fones se soltam.

    O arco (fio) que segura os fones forma um efeito tipo mola sempre com tendência a extrair os fones de dentro dos ouvidos. Acho que esse é o problema, pois o efeito mola deveria fazer pressão para empurrar os fones para dentro do ouvido e não extraí-los de dentro dos ouvidos.

    Liguei para o SAC da Sony, informei o problema, e eles disseram que não têm reclamações do consumidor a respeito disso. Mas é só procurar um pouco na internet que vai encontrar várias pessoas reclamando do mesmo problema…

    Decepção total com esse aparelho da Sony!!! Vou voltar a usar os velhos fones de ouvidos, infelizmente…

    • Tenho o mesmo problema que vc, Luiz. Nenhuma das almofadinhas segurama na orelha, e, pior, o lado direito está com som mais baixo.
      Vou ter de mandar pro conserito já que ainda está na garantia…

      • Olá Daniela Dantas! Por causa desse problema de não fixar bem nos ouvidos, aposentei meu sony nwz-w262. Acabei comprando outro aparelho para corrida. Em relação a esse seu problema de um fone com volume mais baixo que o outro, acho que pode ser a configuração dos seus arquivos (músicas). Verifique se foram baixados em mp3 estéreo. Se as músicas não estiverem em estéreo aí poderá acontecer essa diferença de som mais baixo num dos fones. Boa sorte e muitaaa malhaçãoooo!!!rs

  26. Estou com um probleminha com meu Sony W252:Coloco ele para carregar no pc e a bateria não completa 100% ficando somente 56% queria saber se existe alguma solução.

    • Caro Adriano Salvador Lubianchi…

      O meu Sony NWZ-W262 só indica 95% de carga total. Até hoje não tive paciência de esperar carregar até 100%. Também não sei ainda se a informação do software da Sony que instalei no meu PC, em relação à indicação de carga da bateria, é fiel.

      Você conseguiu usar seu Sony W252 por quanto tempo?

      Tente medir o tempo de uso até descarregar toda bateria, se estiver abaixo do tempo de duração da bateria recomendado pela Sony, aí sugiro você colocar o aparelho em carga por 12h direto. Mas preste atenção, quando você plugar o aparelho na USB do PC para carregar, vai abrir automaticamente o painel do software da Sony, aí você fecha totalmente o software Sony clicando no X do canto direito superior do painel.

      Note, também, que se seu PC (Sistema Operacional Windows ou Linux) entrar em modo de congelamento ou desligamento automático, seu aparelho Sony não irá carregar. Sugiro você configurar seu sistema operacional para não desligar ou congelar, ou entrar modo de espera, etc. Ou seja, manter sempre ativo o HD, monitor, energia, etc.

      Se depois disso, o tempo de duração da sua bateria continuar abaixo do tempo recomendado pela Sony, aí o melhor é você recorrer ao 0800 SAC da Sony pra resolver o problema.

      Boa sorte!

  27. recentemente meu tio me deu um aparelho desse tudo bem funcionou perfeitamente coloquei o cabo usb para transferir uma musica a luz caiu e meu fone não liga mais me pergunto se tal aparelho seria assim tão resistente.

  28. O meu mp3 walkman 262 descarrega,e quando vou recarrega-lo ele indica que sua reserva ainda é de 55% do total da carga da bateria,estou sem saber o porque,embora esteja na garantia não gostaria de envia-lo para a autorizada, mande-me alguma orientação,para ver se sano o problema por aqui.

    • Olá David!

      Se vc já tem o walkman NWZ-W262, basta plugá-lo na entrada USB do PC q ele instala automaticamente o setup.exe e install…

        • Se vc suspeita q formatou o aparelho, a única saída p/ resolver isso é o 0800 da Sony. Não tem como vc instalar o setup.exe e install se seu PC não reconhece o walkman. A única via de acesso ao walkman é o PC, mas se o PC não reconhece o walkman, como vai conseguir instalar os arquivos de setup q vc deletou? Mesmo q vc tenha os arquivos de setup.exe e install no PC, como vai acessar o walkman? A inicialização deletada ou formatada do walkman é a mesma coisa q inicialização corrompida de pendrive ou hd externo. Se pelo menos ele aparecer no windows explorer aí vc consegue. Está aparecendo no windows explorer, quando vc conecta o walkman?

    • Olá Paulino!
      Vai ser difícil vc encontrar um carregador de bateria p/ nz-w262 específico p/ energia elétrica s/ auxílio do PC. Mas acho q talvez c/ algum carregador de celular vc possa fazer uma “gambiara” mudando o conector do celular por um conector USB (fêmea). Para isso vc precisa ainda saber qual a voltagem de entrada do walkman se é compatível c/ a voltagem de entrada do celular. Se as voltagens de entrada forem compatíveis, pode ser q funcione… se der certo me avisa, ok? Boa sorte!!!

      • Tenho um chinês de 5 v e o walkman é de 3,7v, estou achando perigoso, vou tentar achar um com a mesma voltagem. Valeu muito obrigado. Se der certo eu posto aqui. Abraços.

  29. Tenho NWZ-W262 estava usando ele normalmente quando derrepente o volume dele abaixou sozinho e depois de alguns segundos ele aumento no máximo ai ele fica assim abaixando e aumentando o volume sozinho queria saber se tem alguma solução para esse tipo de problema eu ja formatei ele e ja dei um reset e nada adiantou agradeceria a ajuda valeu

  30. Eu comprei em média de 2 anos atras um mp3 Sony NWZ-W252 para correr e fazer musculação. Adorei meu mp3 . Eu fazia todo exercício com o mesmo e ele não caía de forma alguma de meus ouvidos encaixava perfeitamente. Várias pessoas me viam com ele e tiram dúvidas e eu recomendava. Elogiei demais. Agora como ele estava enferrujando e descascado pois usei demais, resolvi comprar outro do mesmo modelo. Encontrei o mp3 NWZ W262. Este tem formato diferente arredondado . O outro tinha um formato de coração. Como confiei na sony pela minha satisfação do produto anterior comprei esse novo. Resultado: uma porcaria! Ele é todo molengo. Borracha mole. Fica caindo o tempo todo da cabeça. Já experimentei todas os silicones q vem com ele . MAs o problema está no formato dele arrendondado e molengo. Não dá nem p fazer musculação tranquila. Fica caindo mesmo. Um professor viu e perguntou sobre esse novo medelo e eu não recomendei. Estou decepcionada. O modelo anterior era perfeito. Como a sony pode piorar o produto? Não há testes? Um produto q custa 299 reais e fica caindo do ouvido, não vale a pena mesmooo. Simplismente estou arrasada como esse produto não me serviu. .Comprei ele no shoptime.

    • É Regina… tbm caí na mesma furada q vc! O meu mp3 NWZ W262 eu só usei uma vez e não segurou de jeito nenhum nos ouvidos. Cai a toda hora e é todo molengão mesmo. Um lixo total!!! Só serve pra escutar música deitado ou sentado, mesmo assim se vc se mexer um pouco ele cai da cabeça… Porcaria TOTAL esse mwz w262!!!

  31. Oi querido! o meu carrega completamente, consigo acessar a memoria, tranferir arquivos so q ao ligar acender rapidamente a luz verde e logo em seguida pisca o tempo todo a vermelha! o q será?

  32. Tenho um nwz-w252, conecto ele ao PC e não reconhece, clico em solução de problemas e então aparece o icone walkman, mas não consigo passar músicas pra ele, aparece um acaixa de texto que o aparelho está desconectado. Quando aperto o botão play dele, as luzes do OPR acendem verde, laranja e vermelha, e apaga. Alguém saberia qual o problema?

  33. Olá! Será que me podias ajudar relativamente ao Walkman NWZ-W250? É que de um momento para o outro deixou de carregar, eu ligo com o cabo usb ao computador e ele simplesmente me permite adicionar ou retirar as músicas, e sem carregar, como não tem bateria, não consigo ouvir!

  34. Olá! Será que me podias ajudar relativamente ao Walkman NWZ-W250? É que de um momento para o outro deixou de carregar, eu ligo com o cabo usb ao computador e ele simplesmente me permite adicionar ou retirar as músicas, e sem carregar, como não tem bateria, não consigo ouvir!
    O que faço?
    Obrigada

  35. Olá, comprei o meu já faz 1 ano pelo menos. Começou a dar problema no lado esquerdo, pois o som está bem mais baixo. Gostaria de saber se há alguma maneira de abrir o aparelho para tentar consertar. A assistência técnica da Sony do Brasil é muito ruim e não nos fornece suporte para o produto.

    Obrigado

  36. Bom dia, comprei Walkman NWZ-W262 e o vendedor garantiu que poderia usar na piscina q era resistente à água. acreditei e a primeira vez que usei já não liga mais. Tem algo a fazer? A Sony não me deu nenhuma solução e disse que não poderia fazer nada. Obrigada.

  37. Formatei o meu nwz-w252 e agora o pc reconhece mas não consigo passar nenhuma musica e nem copiar nada para o dispositivo.. O que eu faço?

  38. Boa noite, passei a tarde inteira tentando resolver um prblema no meu w262, fica piscando um luz laranja e não consigo utiliza lo. Ja observei que é configuração dda formatação, mas não sei como fazer. Vc saberia me ajudar??????? abraço

  39. Bom dia…Comprei um W262 a um ano atrás que funcionou bem durante uns 6 meses, agora ele apresenta um defeito de volume baixo, já formatei e continuou com o mesmo problema, alguém sabe como resolver??
    Desde já agradeço.

  40. Ola, a minha dúvida é que nem sempre temos um computador disponivel para carregar o aparelho, pode ser carregado na rede eletrica? O manual manda presta atenção a esse detalhe, pois se queimar por esse motivo perde a garantia. Alguem já carregou fora do pc?
    Abraços.

    • Olá Graciene… Vai ser difícil vc encontrar um carregador de bateria p/ nz-w262 específico p/ energia elétrica s/ auxílio do PC. Mas acho q talvez c/ algum carregador de celular vc possa fazer uma “gambiara” mudando o conector do celular por um conector USB (fêmea). Para isso vc precisa ainda saber qual a voltagem de entrada do walkman se é compatível c/ a voltagem de entrada do celular. Se as voltagens de entrada forem compatíveis, pode ser q funcione… se der certo me avisa, ok? Boa sorte!!!

  41. gente por favor me ajuda, meu fone quando eu ligo ele tem uma voz suflhe playne e não toca mais musica véi… me ajuda pelo amor de deus ! obrigado !

  42. Pelo amor de Deus, quem pode me ajudar?
    O meu aparelho (Sony NWZ-W252) não está sendo reconhecido pelo computador. Acho que o abençoado do meu filho o formatou ao deletar algumas músicas.
    Alguém conhece quem pode solucionar este problema?
    Abraços

  43. estou com um problema com este aparelho. nao consigo aumentar o volume. ja desliguei a função avls mas nao muda mt coisa, só aumenta um pouco, nada comparado a vol max dele. obrigado pela atençao

  44. Faz cinco meses que tenho um w262, e de um dia para o outro o fone do lado esquerdo esta com o volume bem baixo, vi aqui uns relatos com o mesmo problema, mas não vi a resposta, isso quer dizer que não a solução para o problema. Galera de uma ajuda ai… valeu.

  45. eu ganhei um do meu primo só que ele veio descarregado e o meu primo não me deu o suporte ora carregar tem como carregar sem o suporte ?

  46. Ganhei um walkman da minha filha que mora na Austrália ,tenho o recibo.O aparelho estava funcionando normalmente qdo o computador ñ mais o reconhece,moro em Santos mas iria até Sampa se preciso para levá-lo a uma assistência técnica pois sou um zero à esquerda qto a mexer no computador.A Sony Ñ tem uma loja física para atender seus clientes?Alguém aí pode me passar um endereço?Obrigado

Partilha a tua opinião