Quem leu o artigo que escrevi ontem, já ficou a saber (pelo menos uma parte) da minha opinião sobre a partilha de conteúdos e os downloads ditos “ilegais”.

PirateBox

Ora, como todo o geek que se preze sabe, existem muitas maneiras diferentes de partilhar conteúdos via internet, mas esta que vos trago aqui hoje reúne dois dos atributos que eu mas aprecio: é portátil, e tem o desenho de uma caveira :D

Chama-se Piratebox e é a criação de um companheiro chamado David Darts, que numa (ou mais) noites de inspiração divina decidiu pegar numa vulgar lancheira de lata, um sistema de partilha de ficheiros privado da Seagate (Freeagent Dockstar), uma instalação Debian com servidor web e um router wireless com um firmware especial, que alguns de vocês devem conhecer chamado DD-WRT.

E o que basicamente acontece, é que quando nos ligamos ao ponto de acesso disponibilizado pela Piratebox, ao abrir o browser somos imediatamente encaminhados para uma página que nos mostra todos os conteúdos que estão “dentro da caixa”. Simples não é?

Se estão com ganas de experimentar fazer isto vocês mesmos, a wiki da Piratebox tem todas as indicações, imagens e um DIY prático e detalhado. Deixamo-vos também o vídeo de demonstração da Piratebox, que também está incluído na wiki.

Bem, eu por mim já sei o que vou levar para a minha próxima LAN party… e vocês? :D

SW, out!

Fonte

Endereço de Email

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu vou juntar uns euros a parte e vou fazer este projecto,
    Achei bastante interessante, e ate poder ser adaptado como outras funções,
    só ideias :D

    Abraços

  2. Posto depois,

    Devo criar um pequeno blog onde podem seguir passo a passo o projecto,
    Espero conseguir, não estou muito habituado a linux mas não e nada do outro mundo.

    Abraços

Partilha a tua opinião