[Teste RD] Nokia E72

O Revolução Digital teve à sua disposição o Nokia E72. Uma boa arma de negócios pois dá-nos a possibilidade de ter um pequeno escritório na palma das nossas mãos.

Teste Nokia E72 - Detalhe botões

Esta review durou duas semanas e só carregámos o telemóvel… duas vezes :) Vejamos então qual foi o resultado da experiência E72.

Apresentação

Os telemóveis do estilo BlackBerry (ecrã largo e teclado qwerty numa única peça) são os dispositivos preferidos das pessoas que verdadeiramente trabalham com o telemóvel. É raro ver um iPhone ou um Galaxy S nas mãos das pessoas que utilizam o telefone para trabalhar. Vêem-se nas mãos dos CEOs é verdade :) mas eles precisam de passar a mensagem de que os negócios vão de vento em poupa. Agora comerciais, pessoal dos recursos humanos, pessoas muito atarefadas e com muitas reuniões, precisam de telemóveis fiáveis, duráveis e com boas funcionalidades.

Teste Nokia E72 - E72 com capa

A gama ‘E’ da Nokia – Enterprise Series – tem os telemóveis mais vocacionados para este tipo de serviços. E como tudo o que está associado ao nome “profissional” dá sempre uma ideia de ser melhor, ainda nos aguça mais o apetite para testar um telemóvel destes :P

A Nokia enviou-nos o Kit E72 Navi no final do ano 2010. Como devem calcular, quase que podemos dizer que “até ferveu” com tantas chamadas e tantas mensagens, mas verdade seja dita, aguentou-se bem! :)

Características técnicas

De seguida deixo-vos as características técnicas do Nokia E72:

Processador
Tipo ARM 11
Velocidade 600MHz
Software
Sistema operativo Symbian OS 9.3
Interface Series 60 v3.2
Memória
RAM 250MB
ROM 128MB
Ecrã
Tipo TFT – 16 Milhões de cores
Tamanho 2.36″
Resolução 320 x 240 pixels (QVGA)
Áudio
Saída 3.5mm
Comunicações Móveis
Bandas GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS900, UMTS2100
Ligações de dados CSD, GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA
Ligações
Cartões de memória microSD (Max 16GB)
USB micro USB
Bluetooth V2.0 com A2DP
Redes sem fios Wi-Fi 802.11 b/g, Nokia VoIP 3.0, HSDPA, HSUPA, GPRS e EDGE
Fotografia e vídeo
Resolução 5 MegaPixeis, 2592 x 1944
Flash LED
Focagem automática Sim
Formatos gravação imagens JPEG, Exif
Formatos gravação vídeo AMR e AAC stereo
Outras funcionalidades GPS, com suporte A-GPS
Bateria
Tipo Iões de lítio
Capacidade 1500mAh
Tempo conversação GSM – 9h, WCDMA – 6h, VoIP – 13h
Tempo em espera GSM – 792h, WCDMA – 868h, WLAN – 110h
Dimensões
Corpo 114 x 58.3 x 10.1 milímetros
Peso 128 gramas (com bateria)

Embalagem e acessórios

A Nokia desta vez presenteou-nos com uma embalagem completa. A caixa do Nokia E72, é simples. Um tradicional rectângulo de cartão.

Teste Nokia E72 - Conteúdo Embalagem

O Kit Nokia E72 Navi vem com:

  • Telemóvel Nokia E72
  • Bateria
  • Carregador
  • Auricular
  • Cabo de dados
  • Suporte para o Automóvel
  • Ventosa para o vidro
  • Bolsa de transporte
  • Correia de pulso
  • Cartão de memória
  • Manual de instruções

Traz também muitos panfletos, tipo guias rápidos, a divulgar as novas funcionalidades do software.

Junto aos auriculares estão também 3 conjuntos de borrachas com diferentes tamanhos para melhor adaptarmos às nossas orelhas. O auricular também tem um microfone e um botão para atender/desligar as chamadas.

A ventosa para o vidro tem um pormenor interessante. Dá para fazer “lock”! E resulta mesmo. Se encostarmos a ventosa ao vidro é o suficiente para não cair e aguentar os solavancos do carro. Mas se trancarmos o apoio, então aí até podem chover meteoritos que aquilo não descola :) De resto é muito funcional. Consegue-se virar até um ângulo máximo de 90º. A peça onde encaixa o telemóvel, adapta-se em largura aos vários modelos, inclusive aos smartphones da actualidade.

Teste Nokia E72 - Suporte carro

Soube depois que a cena do lock da ventosa é uma coisa que já existe em mais suportes de vidro… Mas mesmo assim deixei-o escrito não vá haver mais pessoal, como eu, que ainda não sabia disto :D

Design e aspecto geral

Ao nível do design o que mais me impressionou foi o toque do Nokia E72. Tem o peso certo, as teclas são rígidas mas com um toque que dá a sensação de borracha.

As maiores novidades em relação às versões anteriores eram o ecrã, a câmara e uma tecla de navegação óptica. O ecrã do Nokia E72 é realmente melhor. Tem uma boa definição e um bom brilho.

Teste Nokia E72 - Lateral Esquerda

A navegação óptica é engraçada mas como também tem o quadrado à volta, há mais tendência a clicar mais nas suas arestas para navegar nos menus. É giro mas, no meu entender, não é “mesmo mesmo” necessário (pelo menos do modo como este funciona).

Em relação à câmara, quanto a mim, estragou a pintura toda… :( É demasiado saliente. Até pode ser que tenha de ser mesmo assim, com aquela espessura toda. Parece-nos que poderiam trabalhar um pouco mais o design de modo a disfarçar essa diferença.

Teste Nokia E72 - Traseira

O botão de On/Off que se situa no topo do Nokia E72 é demasiado fundo . Às vezes é preciso utilizar a unha para lhe chegar :) No lado direito há três botões laterais (Vol +, Vol – e Set) e no lado esquerdo tem a entrada do cartão microSD e a entrada microUSB, ambos protegidos com tampas de borracha.

Sistema operativo

O sistema operativo instalado no Nokia E72 é o Symbian S60, 3ª versão mais Pack 2. Esta versão melhora a performance do telemóvel (tanto a nível da velocidade como ao nível da bateria), melhora a usabilidade (melhoraram a trackkey, o multitask, “Firmware Over The Air” atravéz de UDP e reorganizaram os menus) e melhoraram a arquitectura (Open C, PIPS, WRT, melhor suporte multimédia e melhorias na segurança).

Teste Nokia E72 - Botões volume

Hoje a versão do Symbian S60 já vai na 5ª versão e pode ser obtido aqui.

Aplicações

Também houve grandes alterações na aplicação de mensagens instantâneas. O Nokia Messaging agora está integrado com o Email e suporta “push mail” de contas do Gmail, Yahoo, Hotmail ou até mesmo do vosso ISP. O Nokia Messaging é pago, mas quem comprar o E72 ou o E75, tem esta aplicação disponível para a vida toda :) É muito rápido a aceder a conteúdos de texto e como tem um mini-office, é possível abrir a maior parte dos anexos.

A Nokia apostou noutra “hotkey” da Internet, o Chat. O Nokia E72 tem com uma pré-instalação do Ovi Chat. Para além da conta Ovi, também suporta o Google Chat e o Yahoo Messenger. Tem uma interface bastante simples e é muito intuitivo. Mas também existem alternativas na Ovi Store (ou até mesmo fora dela). Por exemplo a aplicação de chat Nimbuzz que permite inclusive fazer chamadas VoIP.

Teste Nokia E72 - E72 com capa

O Pack 2 inclui o Quickoffice, versão 5.3, que suporta na totalidade os documentos do Office 2007! Até tem os muito usados atalhos de Ctrl-C e Ctrl-V :P

Todas as aplicações estão bem dimensionadas para o tamanho do ecrã do Nokia E72.

Já agora, aproveito para lembrar uma coisa. A Ovi Store, que no inicio parecia que não ia vingar, é a loja que os chineses mais utilizam… são feitos 3.5 milhões de downloads por dia. Portanto é de esperar que haja um boom de boas aplicações nos telemóveis Nokia :)

Interface

A interface do Symbian S60 tem uma estrutura rígida, composta por uma fila de ícones e por várias linhas que informam acerca do estado actual de várias aplicações. Apesar do seu ar antiquado, tudo isto pode ser personalizado.

Na configuração standard que vem com o Nokia E72 temos acesso à informação na nossa conta de email, das tarefas para o dia actual, do estado das mensagens do Chat e se estamos ligados a alguma rede Wi-Fi. Existe um ícone que permite alterar entre dois perfis previamente configurados. Isto é bastante útil para, por exemplo, comutar entre o perfil “casa” e o perfil “trabalho”.

Teste Nokia E72 - Detalhe ecrã

Quando queremos ser chamados à atenção, aparece uma mensagem em tamanho grande ou aparece um ícone na parte inferior do ecrã (depende da aplicação).

A interface do Nokia E72 é bastante rápida, não tem muitas animações, e mesmo que desabilitemos essas animações, não se reflecte na velocidade o que permite tê-las activas sem termos de abdicar de nada.

Internet e Multimédia

O navegador internet do Nokia E72 consegue abrir a maior parte dos sites sem qualquer problema. Como comportamento padrão o browser tenta “mobilizar” todos os sites que estamos a abrir, isto é, abrir a versão para dispositivos móveis caso exista.

Mas há sempre aqueles que não são redimensionáveis e por isso é muito comum termos de utilizar o rato para irmos a sítios que estão fora do ecrã. Uma das vantagens deste browser é a capacidade de configurar atalhos no teclado e isso, com a prática, aumenta imenso a capacidade de visualização da página. O suporte de flash é aceitável. O navegador tem uma grande lacuna no download de ficheiros: só permite fazer o download de formatos conhecidos; se quisermos fazer download de um .rar, não o vamos conseguir :(

Teste Nokia E72 - Frente

Todavia é aconselhável instalar ou o Opera 10 ou o Skyfire e aí sim passamos a ter uma experiência internet realmente satisfatória!

O acesso ao email é um dos pontos fortes deste Nokia E72. Basta indicarmos o nosso endereço de email e a password que o telemóvel encarrega-se de configurar o resto. O funcionamento do email é simples e eficaz e não irá decepcionar ninguém.

Câmara fotográfica

A câmara do Nokia E72 surpreendeu pela positiva. Não existem botões dedicados mas dá para fazer tudo com a tecla de navegação óptica. Basta encostar o dedo para focar e pressionar para disparar. Simples e eficaz :) O E72 tem duas câmaras. A câmara traseira é a mais potente, com 5 megapixels, lente CarlZeiss e um flash LED. O flash também faz de lanterna :)

Os menus são bastante intuitivos, não dão muitas opções mas têm lá tudo o que um utilizador normal precisa. Tem um modo inteligente para tirar fotografias panorâmicas de forma automática o que dá jeito.

Teste Nokia E72 - Foto de Teste

A qualidade das fotos tiradas pelo Nokia E72 é boa, sobretudo em exterior. Por vezes os telemóveis têm tendência a produzir fotos com um tom ligeiramente baço mas aqui no E72 isso não aconteceu. Devo de confessar que ficámos agradavelmente surpreendidos. Em temos de armazenamento, cada foto produzida (mesmo na resolução máxima) ocupa à volta de 1MB.

Teste Nokia E72 - Foto de Teste

Interessante também é a funcionalidade de panorâmicas automáticas. Não produz os melhores resultados que já nos foi dado a ver mas mesmo assim cumpre muito bem o objectivo: as colagens são bastante bem feitas sendo que apenas peca um pouco pela não uniformização da exposição.

GPS

O GPS do Nokia E72 não causou surpresas. Faz o que é pretendido. Sem o A-GPS (que faz uso da rede de dados para auxiliar a precisão do sinal), o E72 demorou a obter a localização inicial. Com o A-GPS ligado, é bastante mais rápido e nem um minuto demorou a adquirir a nossa localização.

O Nokia Maps calculou bem o trajecto para casa e mesmo depois de um desvio de última hora até ao centro de Lisboa, não foi preciso dar mais nenhuma indicação ao telemóvel para ele nos levar direitinho para casa.

Muito interessante é o facto do Maps vocalizar o nome das ruas: em vez de ouvirmos “daqui a 30 metros vire à esquerda” ouvimos “daqui a 30 metros vire à esquerda para a Avenida da Liberdade”. Sempre dá para irmos decorando o nome das ruas por onde passamos :)

Teste Nokia E72 - Auscultadores

Autonomia

O teste de fogo do Nokia E72 foi na realidade no fim do ano de 2010. Tinha carregado a bateria na quinta feira dia 30. Como devem imaginar, no dia 31 foi uma chuva de SMS, telefonemas, fotos, vídeos, Internet e, uma coisa que a maior parte não costuma fazer, mostrar o telemóvel aos amigos :) Depois do fim de ano, não posso precisar qual a quantidade de bateria que restava porque a quantidade de álcool no sangue tornava a leitura dos números muito difícil, mas sei que ainda deu para mais uns 2 dias de utilização.

Teste Nokia E72 - Carregador

“E quando uso o GPS?”, devem estar vocês a perguntar. Bem, saí de casa de manhã, com o Nokia E72 totalmente recarregado e liguei o GPS (sem o A-GPS). Fui até ao trabalho (uma hora de caminho) e ao final do dia não fui logo para casa. Tive de ir tratar de uns assuntos primeiro na confusão do centro da cidade. Mas assim que saí do trabalho liguei logo o GPS (desta vez com o A-GPS). Depois de todas estas voltas, quando cheguei a casa tinha 50% da bateria ainda disponível. Acho que não está mal.

O Nokia E72 só me deixou “ficar mal” na altura em que está prestes a ficar sem bateria. Houve uma vez em que fiz uma chamada, estava a meio da conversa e o E72 simplesmente desligou-se. Nem ai nem ui. Durante o tempo de marcar o número e começar a telefonar, nunca fui avisado que estava a ficar sem bateria… Na segunda vez que tive de recarregar, também foi assim. O aviso aparece e desaparece muito depressa.

Resumindo e concluindo

O Nokia E72 é um telemóvel útil para quem consulta regularmente o email ou fala muito no Chat. O teclado QWERTY é sem dúvida uma vantagem mas ainda requer algum tempo a habituar-nos. O acesso às páginas web é mais rápido do que nos outros telemóveis. Quando se puxa muito pela máquina a bateria dura apenas para dois ou três dias mas mesmo assim continua a ganhar neste ponto aos mais recentes smartphones. Uma boa ferramenta de negócio.

Teste Nokia E72 - Detalhe botões

Considerei o joystick óptico como um ponto contra talvez porque não correspondeu às minhas expectativas. Acabei por o desactivar pois dei comigo a utilizar mais os botões do quadrado que estão à volta: um simples clique para mover o cursor para baixo é mais rápido do que estar a deslizar vezes sem conta o dedo de um lado para o outro.

Pontos a favor :)

  • Ecrã
  • Autonomia
  • Funcionalidades

Pontos contra :(

  • Câmara saliente
  • Tecla navegação óptica

Obrigado por nos ter acompanhado na descoberta deste Nokia E72 e na partilha das nossas opiniões! Se tiveres dúvidas, críticas ou sugestões, cá estamos para responder ;)

Galeria de imagens

Estas são as fotografias que foram tiradas ao Nokia E72 durante a realização deste teste:

Fotos de teste

As fotos aqui expostas foram redimensionadas. Podem ver os originais na nossa galeria Flickr.

Teste Nokia E72 - Foto de Teste

Teste Nokia E72 - Foto de Teste

Teste Nokia E72 - Foto de Teste

Teste Nokia E72 - Foto de Teste

Teste Nokia E72 - Foto de Teste

Vídeos de teste

Mais vídeos no canal YouTube do Revolução Digital.

Endereço de Email

  1. Fenix

    Boas,

    Quanto é que este telefone tem de Ram? Na página da Nokia mostra 250 mb, mas em alguns sites tenho a indicação que são 128.

    Obrigado.

    Responder

Deixar uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.