BMW trabalha em chave NFC para o carro… e não só

Recentemente falámos aqui no RD, do sistema de pagamento por NFC que está a ser testado pela LG na Europa. Ora então, parece que o NFC está na moda e hoje trazemos mais uma novidade, desta vez ligada aos automóveis, mais concretamente ao gigante alemão BMW e os seus planos de inclusão do NFC nas chaves dos carros.

BMW NFC

Como parte integrante do sistemas Connected Drive que irão equipar os futuros modelos da marca oriunda da Baviera, estas novas chaves poderão dar acesso a diversos serviços interessantes. Por exemplo, através da ligação ao sistema de navegação, entretenimento e (supomos nós) acesso à Internet montado no automóvel, o condutor poderá comprar um bilhete de comboio, ou reservar um quarto num hotel. Depois de “descarregada” a informação para a chave, o condutor poderá usar a chave para validar a sua entrada no transporte ou no Hotel. Outra hipótese é a ligação da chave à informação bancária do condutor, permitindo-lhe fazer pagamentos, como a conta do tal hotel, utilizando a mesma chave (tal como o sistema dos smartphones LG).

Tendo em conta que todo este sistema de ligação chave-sistema ConnectedDrive-informação utilizador é fechado e encriptado, a BMW advoga que esta solução é mais segura do que a da utilização dos smartphones. Nós podemos até concordar, mas tendo um smartphone com NFC, as possibilidades de utilização, controlo e personalização serão muito mais abrangentes. Uma chave, por muito avançada que seja, nunca suportará software da mesma dimensão que um smartphone. Tipicamente, será mais vantajoso haver uma forma de trocar os dados, também via NFC entre a chave e um smartphone.

Mas isto ainda é futurologia, e teremos ainda que esperar algum tempo até sair a nova versão do sistema Connected Drive, que ainda está na fase R&D para podermos saber quais as verdadeiras potencialidades deste sistema. Deixamo-vos também um vídeo que vos explicará melhor o que é que eles pretendem fazer com a inclusão do NFC nas suas chaves, e também uma breve demonstração das potencialidades do uso do NFC no dia-a-dia.

Lá que tem pinta, tem!

SW, out!

Fonte

Endereço de Email

Deixar uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.