Depois de vos ter mostrado as principais novidades e de ter dado a volta a 14 stands, chegou a altura de fazermos um balanço quer do Mobile World Congress deste ano como da primeira presença do Revolução Digital na “Feria de Barcelona” para cobrir o maior certame de telecomunicações do mundo.

Mobile World Congress 2011

Este ano a GSMA (associação responsável pela organização do MWC) conseguiu plenamente os seus objectivos: ultrapassou em mais de 20% o número de visitantes do ano passado, tendo chegado aos 60.000 este ano, 3.000 dos quais eram CEOs. Isto prova bem a importância que o MWC tem ganho ao longo dos anos.

Numa área de mais de 58.600 metros quadrados, foram mais de 13.000 as empresas a marcarem presença em Barcelona para apresentar as suas novidades e divulgarem os seus serviços.

Depois destes números, será que posso dizer que o MWC 2011 foi um sucesso total? Eu diria parcial. Isto porque o número de dispositivos apresentados ficou um pouco aquém das expectativas (aqui há uma quota parte de culpa para o CES que roubou, logo no início do ano, algumas das novidades ao salão de Barcelona) assim como pela ausência quase total da Nokia do certame. Sim, eles tinham três stands na mesma (QT, Navteq e Nokia Siemens Networks) mas faltava O stand da Nokia para que a festa estivesse completa.

Pessoalmente, gostei imenso do que vi. Foram quatro dias intensos, cansativos mas altamente compensadores, quer pelos contactos efectuados como pela possibilidade de poder conhecer de perto as maiores novidades que irão marcar este ano de 2011. E o melhor disso tudo é que pude ir partilhando convosco quase tudo o que ia vendo, nomeadamente através da visita aos seguintes stands:

Em jeito de balanço vou deixar-vos agora com uma espécie de prémios RD atribuídos aqui por mim e num critério puramente pessoal. Aqui vai.

Melhor Smartphone: Motorola Atrix – Menção Honrosa para o LG Maximo 2X / Samsung Galaxy S II
Melhor Tablet: Samsung Galaxy Tab 10.1 – Menção Honrosa para o RIM PlayBook / LG Maximo Pad
Melhor Stand: Samsung – Menção Honrosa para a Motorola

Confesso que tive imensa dificuldade na elaboração deste “top”. Principalmente nos tablets onde não posso deixar de referir que gosto muito do tamanho físico do LG Maximo Pad e do sistema operativo do Playbook, ou ainda o ASUS Transformer, muito versátil. A escolha é muito difícil, acreditem. Nos smartphones, foi mais fácil pois fiquei deslumbrado com o Atrix e as propostas da LG e Samsung.

Ao nível do Revolução Digital, foram mais de 500 fotos tiradas e mais de 60 artigos publicados com um único propósito: informar-vos de uma forma nunca antes feita em Portugal, sobre um dos maiores eventos tecnológicos do mundo. Mais: fomos pioneiros na internet lusa ao fazer o primeiro relato ao vivo de uma conferência de imprensa, neste caso a conferência da HTC.

Tudo isto nos enche de orgulho e satisfação mas não nos esquecemos de uma coisa: tudo isto foi apenas possível de realizar graças ao vosso apoio e amizade. Por isso espero que o trabalho desenvolvido vos tenha agradado e já sabem: se tiverem alguma crítica ou sugestão, estejam à vontade. E se quiserem elogiar, também gostamos ;)

Finalmente resta-me dizer que, apesar deste ser o post de balanço do MWC 2011, ainda vamos continuar nos próximos dias a voltar ao certame através de todos os vídeos que filmei durante a feira e que vão agora começar a ser editados e publicados ;) E se quiserem ver o rever todas as notícias publicadas relacionadas com o certame, podem fazê-lo através desta página.

Hasta la vista!

Endereço de Email

17 COMENTÁRIOS

  1. por isso mesmo se chama revolução digital está aqui para revolucionar :D
    da minha parte só tenho a agradecer e dar-te os parabens Nastase pela cobertura da feira.
    deve ter dado muito prazer mas tambem muito cansaço principalmente estando sozinho e mesmo assim sempre em cima do acontecimento,és GRANDE Nastase :D
    abraço.

  2. Parabéns! Foram um dos poucos blogues portugueses a estar presente no encontro…embora haja mais blogs o RD foi o que mais imagens trouxe, mais opiniões e informações em primeira mão.
    Gostei particularmente da ideia dos stands e ainda da actualização em directo da conferência da HTC.
    Parabéns Nastase, parabéns Revolução Digital

    • Por acaso tinha ideia de que com pessoal do blog mesmo, éramos os únicos mas isso também não interessa nada. O que conta mesmo é que os portugueses possam ter, na sua língua, cada vez mais e melhor informação!

      Obrigado pelos elogios Filipe ;)

  3. Muitos e muitos parabéns! Tem sido bom acompanhar-vos ao longo do tempo mas neste caso particular foi a melhor e maior cobertura que vi em português do evento.

    Parabéns Nastase e todo o pessoal do RD. Continuem assim!

  4. Muito bom sim senhor, estão de parabéns.

    Só tive pena de não poder ver os vídeos à medida do desenrolar do acontecimento mas acredito que para uma pessoa só, o que foi feito já deve ter dado muito trabalho.

  5. Boa noite RD,

    Parabéns, deve ter sido difícil fazer aquele trabalho todo sozinho.
    Mas há um proverbio que diz “quem corre por gosto não cansa”.
    E o resultado está á vista. muito bom, mesmo.

    Continuem assim que nós gostamos

  6. Da há uns tempos para cá não tenho dúvidas e esta cobertura do WMC é prova disso: este é sem dúvida o melhor blog de tecnologia português!

  7. Parabéns. Deve ter sido uma maratona muito cansativa da sua parte, Nastase.
    Não quero esconder a minha questão que é a seguinte:
    Porque é que a APPLE não participou neste evento? Vimos Marcas asiásticas, norte-americanas, mas a grande maçâ não vimos exposta :)
    FORÇA! ;)

    • Olá Jorge. A Apple nunca comparece neste tipo de evento. Pelo menos de forma oficial porque em conversas estava omnipresente :) É a filosofia da empresa: prefere apresentar os seus produtos em eventos próprios…

      Obrigado pelo simpático comentário!

  8. Olá. Estou providenciando uma entrevista para ser publicada na revista digital Promo Insights. A revista tem como foco tendências em marketing promocional. Estou à procura de alguém que tenha ido no MWC 2011 (GSMA Mobile World Congress) – Barcelona para participar da entrevista. Teria um telefone ou e-mail para contato, para conversarmos e ver se você poderia ser fonte na matéria? Tenho urgência, preciso fechar a matéria até dia 20. Grata pela atenção.

Partilha a tua opinião