Mais um Teste RD e desta vez o modelo Nokia que temos para apresentar é o Nokia C5-00. É um telemóvel prático, potente e fiável. Tem o formato tradicional de candybar mas sem descurar algumas das capacidades dos novos smartphones.

Teste RD - Nokia C5: Frente inclinada

O Nokia C5-00 é daqueles telemóveis feitos para as pessoas que querem algo mais do que um simples telemóvel. Podem não utilizar as funcionalidades todas, mas gostam de saber que se precisarem podem sempre contar com elas :) O Teste RD que se segue dá-nos a conhecer quais as virtudes e as limitações deste pequeno Nokia C5-00.

Apresentação

O Nokia C5-00 enfrenta finalmente o Teste RD. Depois do Revolução Digital ter anunciado o seu lançamento há quase um ano, a Nokia disponibilizou-nos um C5 para testarmos e abusarmos :)

No entanto, uma nota: a versão testada pode não corresponder exactamente à versão final visto que o Nokia recebido é um protótipo. Debaixo da bateria diz: “PROTO, Property of Nokia, Not For Sale”. Diz também “MADE IN CHINA” mas isso já não admira :P

O Nokia C5-00 é um telemóvel simples, com o formato tradicional, tem GPS, 3.5G, câmara de 3.2 megapixels, Symbian S60 e uma bateria que pode durar quase uma semana :)

Teste RD - Nokia C5: Frente a 3/4

Certamente devem estar a perguntar-se qual a razão de dizermos Nokia C5-00 e não apenas Nokia C5. É que actualmente existe um telemóvel da Nokia, com o mesmo nome mas com funcionalidades um pouco diferentes. Trata-se do Nokia C5-03 que se assemelha mais a um smartphone como os conhecemos hoje em dia pois vem com ecrã táctil. Mas aposto que a bateria não dura tanto como a no Nokia C5-00 :P

O Nokia C5-00 é um telemóvel que passou um pouco mais a meta do que lhe era exigida. Apesar de ter um ecrã demasiado pequeno, o C5 inclui na mesma um browser e aplicações que, em casos pontuais, podem ser úteis.

Características técnicas

De seguida deixo-vos as características técnicas do Nokia C5-00:

Processador
Tipo ARM 1136JF-S
Velocidade 600MHz
Software
Sistema operativo Symbian OS 9.3
Interface S60 3ª Edição, c/ Pack 2
Memória
RAM 128 MB
ROM 256 MB
Ecrã
Tipo TFT
Tamanho 2.2″
Resolução 320 x 240pixels
Áudio
Saída auscultadores 3.5mm
Colunas Mono
Toques polifónicos Até 64 acordes
Comunicações Móveis
Bandas GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS900, UMTS2100
Ligações de dados CSD,HSCSD, GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA
Ligações
Cartões de memória microSD, microSDHC, TransFlash, até 32GB
USB micro USB
Bluetooth 2.0
Redes sem fios Não tem
Fotografia e vídeo
Tipo sensor CMOS
Resolução 3.2 Megapixeis
Flash LED
Focagem automática Não
Formatos gravação imagens JPEG
Resolução Vídeo 640 x 480 pixeis, 15fps
Formatos gravação vídeo 3GP, MPEG4
Outras funcionalidades Câmera frontal com 0.31Megapixeis
Leitor multimédia
Rádio FM
GPS A-GPS, antena interna, protocolo NMEA0183
Bateria
Tipo Iões de lítio
Capacidade 1050mAh
Tempo conversação 12h (GSM), 4.9h (WCDMA)
Tempo em espera 630h (GSM), 670h (WCDMA)
Dimensões
Corpo 112 x 46 x 12.3 milímetros
Peso 89.3 gramas (com bateria)

Embalagem e acessórios

Desta vez não tivemos direito a uma versão xpto conforme aconteceu no teste do Nokia E72. Recebemos uma embalagem de cartão branco, com as famosas letras Nokia a azul e lá dentro vinha apenas o telemóvel Nokia C5-00, o carregador e o cabo de ligação de dados.

Teste RD - Nokia C5: Conteúdo Embalagem

Contudo, após uma visita a um ponto de venda, pudemos constatar que o pacote normal traz:

  • Telemóvel Nokia C5-00;
  • Cartão Nokia microSD com 2 GB;
  • Cabo de dados USB (com ligações standard A e micro-B (1.20m);
  • Auriculares Nokia WH-102;
  • Carregador Nokia AC-8 (1.50m);
  • Bateria Nokia BL-5CT;
  • Manual de Instruções;

O cabo USB tem uma peça de plástico para ajudar a manter o cabo arrumado e bem dobrado na gaveta. Bem visto.

Teste RD - Nokia C5: Cabo USB

Design e aspecto geral

O Nokia C5-00 tem o formato standard de um telemóvel do estilo candybar. Ecrã na parte superior, botões de navegação ao centro e teclado numérico na parte inferior. Na parte dos botões centrais, existe um botão de navegação em forma de quadrado clicável no centro, rodeado de 6 outros botões. Ainda na parte superior, podemos encontrar a câmara frontal e o auscultador.

Teste RD - Nokia C5: Frente

Ao contrário dos outros telemóveis Nokia deste género, o C5-00 deixou de ter o botão On/Off no topo e esta funcionalidade passou a estar incluída no botão de terminar a chamada. O topo do Nokia C5-00 está agora ocupado com a entrada microUSB, com a saída de áudio de 3.5mm e com a entrada para o carregador Nokia.

Teste RD - Nokia C5: Topo

Na lateral direita do Nokia C5-00 podemos encontrar os botões de Vol+, Vol- e a entrada para o cartão microSD. A lateral esquerda não tem botões e tem apenas uma ranhura para passar uma pequena fita. O fundo do telemóvel não tem nada. O microfone encontra-se embutido no teclado, entre a tecla 0 e a tecla #.

Teste RD - Nokia C5: Lateral Direita

Na parte traseira do Nokia C5, encontramos a câmara de 3.2 megapixels, a tampa da bateria (a única parte de metal do telemóvel) e a saída de duas mini colunas que fazem um grande barulhão! :) O que mais me chateou neste telemóvel foi a parte de retirar a bateria. A ranhura que geralmente existe, está situada na lateral da bateria, mas não é suficientemente funda para podermos remover a bateria apenas com um dedo. É preciso ajudar com uma faca ou ter uma unha de guitarrista. A bateria até já está sem tinta nessa zona de tantas pessoas que já tentaram removê-la…

Teste RD - Nokia C5: Traseira sem tampa

De resto, a versão testada do é em tons de cinza, tem uma moldura metalizada a toda a volta, a câmara não tem qualquer saliência (como eu gosto :) ) sendo que o Nokia C5 é muito equilibrado e fácil de manusear só com uma mão. Existe também a opção de comprar este telemóvel com um teclado branco o que dá sempre mais um pouco de estilo!

O peso (89.3 gramas) é agradável e, apesar da leveza, o Nokia C5-00 dá uma sensação de ser bem construído. No bolso mal se nota que se anda com um telemóvel. Mede 112 x 46 x 12.3 milímetros e tem um volume de 56cc.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe câmara fotográfica

Como tenho um Nokia 6303, era inevitável não fazer comparações e acho mesmo que prefiro o Nokia C5-00 :P O tamanho do ecrã é igual, têm o mesmo formato mas a grande diferença é o equilíbrio da máquina.

O Nokia C5-00 não escorrega tanto e é muito mais fácil escrever mensagens só com uma mão. Não se tem a sensação de o telemóvel estar sempre a pender para o lado do ecrã. O Nokia C5-00 tem o ecrã mais perto do topo, a consola é um pouco maior mas fica exactamente na mesma posição e tem um teclado com teclas maiores e sem espaços entre si.

Sistema operativo

O sistema operativo que vem instalado no Nokia C5-00 é o Symbian 9.3 (ou Symbian S60 v3.2). É sem dúvida um sistema operativo camaleão visto que consegue adaptar-se a vários tipos de telemóveis. E para além disso, é open-source! :)

Teste RD - Nokia C5: Ecrã principal

As aplicações incluídas no Nokia C5-00 têm sempre a opção “Sair” disponível. Caso troquemos de aplicação sem clicarmos em “Sair”, então a aplicação fica a correr como aplicação de fundo. Depois, no menu de aplicações, os ícones ficam com um pequeno sinal que indica que a aplicação (ou alguma aplicação dentro de uma pasta de aplicações) está a correr.

Existe uma opção para ver quais é que são aplicações que estão em execução, ou como se diz na gíria, que estão a correr, e podemos alternar entre elas (há um atalho na tecla “home” que permite aceder a este gestor de tarefas).

No arranque, o Nokia C5-00 demora 16 segundos a ficar operacional :( mas depois disso é relativamente rápido. Não quer dizer que não haja algum menu que encrave ocasionalmente, mas mesmo a navegar no cartão de memória microSD , a pesquisa por um qualquer ficheiro é fluida e não é penosa.

Interface

A interface é limpa e rápida. Só existe um ecrã principal onde podemos colocar em destaque os nossos contactos preferidos e as aplicações mais utilizadas. Para além disso, podemos visualizar as tarefas do dia e visualizar o assunto do último email recebido.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe ecrã principal

No Nokia C5-00, o facto da opção On/Off ser agora no botão de terminar chamada faz com que apareça muitas vezes o menu de desligar o telemóvel e a primeira opção disponível é logo “Desligar”. Aconteceu-me muitas vezes desligar o telemóvel sem querer tal era a pressa de clicar nas teclas para sair daquele menu :P

Teste RD - Nokia C5: Detalhe teclas direita

Uma opção muito útil quando estamos a escrever mensagens é que os símbolos mais utilizados ficam em destaque logo quando clicamos na tecla que nos permite aceder a todos os símbolos disponíveis. Parece que não mas sempre dá para aumentar um pouco a rapidez de escrita!

Internet e redes sociais

No que toca à navegação Internet e redes sociais, as aplicações incluídas no Nokia C5-00 estão muito bem dimensionadas para o ecrã de 2,2 polegadas. Apenas nos sites da Internet temos a necessidade de andar com o rato (ou com os elevadores) de um lado para o outro. O browser (designado por BrowserNG/7.2.6.2) suporta mais do que uma página em aberto em simultâneo, mas também temos o Opera Mini disponível o que é sempre bom. O Flash é que não não está disponível.

O Facebook e o leitor de emails (que suporta várias contas) estão bastante simples e é muito fácil de navegar. Não têm todas as opções disponíveis mas têm o essencial. A configuração destes serviços é muito fácil. Basta dar o endereço email e a password que o Nokia C5 trata do resto por nós.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe botões volume

O Nokia C5-00 testado vinha apetrechado com um monte de aplicações. Youtube, Hi5, Facebook, Qik (stream de Vídeo em directo), Frindster, MySpace. Mas isto também está tudo disponível na loja Ovi pelo que mesmo que comprem um C5 que não venha com estas aplicações, é fácil instalá-las.

Um aviso: a aplicação de chat é um vício!! Suporta a maior parte dos protocolos existentes. Mas, apesar de ser muito útil, torna-se um pouco aborrecido manter uma conversa com um teclado destes. Isto porque o tempo de resposta é sempre mais demorado do que quando estamos no PC e por isso tive colegas meus a reclamar que eu estava a escrever devagar! Impacientes :P Também conta o facto de que não sabiam que eu estava a teclar num telemóvel com teclado numérico! Mas mesmo assim há que reconhecer que o corrector ortográfico é bom e como as teclas são grandes, raramente se falha uma palavra.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe teclado

O ponto desfavorável no Nokia C5-00 podia ser a ausência de WiFi. Não para navegar na net mas mais porque já não faz sentido andar com cabos para trás e para a frente. Mas como tem Bluetooth podemos fazer as mesmas coisas que fazemos com um cabo de dados, embora que um pouco mais devagar :P

Multimédia e Lazer

Jogos esqueçam. O Nokia C5-00 dá para entreter enquanto vamos nos transportes públicos, mas não dá para entreter o suficiente ao ponto de falharmos a paragem desejada :)

O download de vídeos é bastante rápido. Houve uma vez em que estava a ver coisas do youtube e estava a achar um pouco lento porque parava muitas vezes. Só depois notei que tinha apenas o GPRS activo para experimentar outras coisas. Quando liguei o 3G, foi como se estivesse ligado ao fio! :) O pior é o saldo. Quanto mais rápido vez, mais torras o saldo a que tens direito. E depois podem aparecer contas desagradáveis caso a tua operadora não te barre o acesso… cuidado com isto!

Quando se tem o acesso de dados inactivo, então torna-se muito aborrecido estar sempre a negar o acesso à rede pois o telemóvel irá, a pedido de algumas aplicações, perguntar-nos se queremos activar a ligação de dados. A única maneira mais cómoda que eu arranjei de fazer isso foi forçar a introdução de uma password para aceder à Internet.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe teclas esquerda

A visualização de vídeos no Nokia C5-00 em si não é nada de especial. O ecrã é muito pequeno por isso dá para ver curiosidades ou vídeos curtos até 2 ou 3 min. Quem tentar ver uma série estará a colocar de parte a qualidade e estará apenas a matar o vício e a cuscar como é que a história evolui.

Temos também disponível o Quickoffice, o Zip e o Adobe Acrobat Reader para nos permitir visualizar ou editar algum documento. Pode parecer que nunca vamos utilizar isto mas é daquelas coisas que só damos valor quando precisamos delas por isso ainda bem que estão disponíveis :)

Uma parte menos boa do Nokia C5-00 é o acesso ao cartão microSD. Sim, fica posicionado do lado direito, protegido por uma pequena tampa, mas o problema é que está muito fundo em relação ao corpo do C5-00 e por isso é preciso ter uma unha comprida ou auxiliar com outra peça mais pontiaguda para remover o cartão.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe entrada microSD

Fotografia e vídeos

Neste campo não existe opinião. Não existe opinião porque o Nokia C5-00 não deixa abrir a aplicação de fotografias e de vídeo. :(

Tentou-se arranjar outras aplicações através da loja OVI mas pelos vistos é a câmera que tem algum tipo de problema. Portanto não foi possível testar nem a câmera traseira nem a câmera frontal. Claro que isto se deve muito provavelmente ao facto de termos tido acesso a um protótipo e não a um modelo definitivo e acreditamos que tudo funcione bem. Só não deu foi para vermos qual a qualidade das fotos e vídeos produzidos pela câmara.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe flash

Outros sites dizem que a câmera do Nokia C5-00 não é nada de especial e a imagem fica com muito ruído. Não tem focagem automática mas tem um flash LED com um alcance de 1.5 metros. De resto, uma vez que é uma câmera de 3.2 megapixels, produz fotografias de 2048×1536 pixels e faz vídeos VGA a 15fps. A câmera frontal filma também a 15fps e com uma resolução de 144×176 pixeis. Em ambas a distância mínima de focagem é de 25cm.

GPS

O Nokia C5-00 traz o Nokia Maps gratuito (mas só até ao fim de vida deste telemóvel) e na pasta das aplicações GPS temos outros serviços ao nosso dispor, tais como: Guia Michelin, Lonely Planet, serviço de partilha de localização no Facebook, e ainda podemos contratar outros como o Time Out ou o Insight Guides.

Teste RD - Nokia C5: Detalhe entrada cartão SIM

O Zoom In e o Zoom Out funcionam muito bem e de forma muito rápida. O cálculo de percursos é bom e é veloz a recalcular rotas caso nos enganemos. Não faz as vezes de um TomTom (sobretudo devido ao ecrã mais pequeno) mas serve para safar numa situação de falta de orientação.

Autonomia

Como não tem um ecrã táctil nem de grandes dimensões, o Nokia C5-00 tem obrigação de durar mais do que dois dias. E dura. A bateria, apesar de não ser muito potente (1050mAh e 3.7V – o que equivale a 3,9Wh pois a potência é igual à tensão vezes a intensidade) numa utilização normal consegue durar até 5 dias. Esta “utilização normal” a que me refiro é ter o 3G sempre ligado, utilizar o GPS pelo menos uma vez durante a semana, ver o mail e ir falar no chat várias vezes ao dia, ouvir pelo menos uma hora de música (ou rádio), ver alguns filmes no youtube e alguns sites enquanto vou para o trabalho, e claro, falar cerca de 1h30min ao telefone.

Teste RD - Nokia C5: Traseira com tampa tirada

Portanto, acho que é bom para um utilizador médio que faz um pouco de tudo. Não testei estar sempre ao telefone durante um dia inteiro para testar a bateria porque para além de ser doloroso para o ouvido iria ser muito doloroso para a carteira :P

Resumindo e concluindo

Tipicamente quem ainda compra um telemóvel com este formato não tenciona navegar na Internet nem fazer muito uso da câmara fotográfica nem das aplicações para trabalhar documentos. Os utilizadores procuram este telemóvel essencialmente para fazer chamadas e ter uma boa autonomia. O Nokia C5-00 faz isso bem, mas ainda faz mais qualquer coisa. É quase como que um canivete suíço. Pode não ter uma chave de parafusos grande, mas pelo menos tem. Pode não ter um GPS como um TomTom, mas pelo menos tem :)

Teste RD - Nokia C5: Ecrã principal a 3/4

No início o preço era muito alto para um aparelho como este, mas actualmente custa €160. É um preço justo pois temos quase todas as funcionalidades dos telemóveis topo de gama, mesmo que num ecrã mais pequeno.

Pontos a favor :)

  • Autonomia;
  • Construção;
  • Funcionalidades;

Pontos contra :(

  • Falta de WiFi;
  • Câmara sem focagem automática;
  • Acesso da bateria;

Obrigado a todos por me terem acompanhado nesta review do Nokia C5-00. Se tiverem alguma dúvida coloquem-nas pois se não formos nós, haverá sempre alguém para vos responder :)

Galeria de imagens

Estas são as fotografias que foram tiradas ao Nokia C5 durante a realização deste teste:

Endereço de Email

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa analise.

    Sou utilizador intensivo deste equipamento.

    E já agora vou abrir mais o jogo…

    A autonomia é mesmo o seu ponto a favor, sou capaz de fazer uma média de 5h por dia ao telefone e estou sempre, mas sempre quase a mandar mensagens, até durante as aulas, e dura-me 2 dias exactos, ao 3º dia de manha já está a pedir o carregador, mas durante a aula das 8h carrega que é uma maravilha.
    É duro que nem osso, já mandou grandes trambulhoes, alguns deles de chapa, em azulejo de casa de banho, até fiquei branco, mas quando peguei no equipamento e voilá, nem um arranhão.

    A capa metálica traseira, está cheia de riscos e com a tinta a descascar… não ligo muito mas fica feio, logo, não tem muita durabilidade essa peça.

    GPS… nunca consegui por aquilo a funcionar, lá descarreguei os mapas mas nada… também não me faz falta, a ultima vez que usei um GPS passei-me da cabeça, pedi indicações a 2 pessoas e cheguei ao destino! Não é azelhice minha, mas também era um GPS de um Samsung M1 lool (agora riam-se!)

    Os pontos mais negativos deste telemóvel, e são mesmo negativos, não há volta a dar…

    Antena, é ruim, muito ruim, perde sinal do nada e faz muitas interferências, há ali uma posição qualquer na forma como seguramos, estilo iPhone que lixa as chamadas todas, eu descobri isso quando deixei de encostar tanto a palma da mão na capa metálica da bateria e colocar os dedos tanto em cima. A verdade é que eu também sou uma pessoa muito eléctrica, apanho muito facilmente choques de estática. Mas de qualquer das formas, tenho um Nokia 5530 e um Samsung M1, que ando sempre com eles nos bolsos, e esses portam-se bem neste caso, por isso… é falha do telemóvel.
    E isto acontecia antes de ele cair as varias vezes e já foi à Nokia e fez aqueles testes de rede todos e tava tudo OK!

    Segundo… o Firmware, é apetrechado de Bugs! Já é a 3ª vez que o levo à faca, sempre que sai um Firmware novo, vou logo a correr alterar, mas mesmo assim resolvem-se uns problemas e criam-se outros… O equipamento encrava a atender chamadas, antes desligava-se… mas com o firmware mais recente encrava, recebo uma chamada, atendo e das duas uma, ou encrava ou atende mas não dá sinal, só quando a outra pessoa desliga é que ele volta a reagir.
    Isto é… irritante, tanto que fiz esta experiência com os técnicos da Nokia e foi à faca novamente, mas o problema persiste, e para me mandarem o equipamento para arranjar no estrangeiro para um problema que é comum se investigarem na Internet, mais vale a pena “sobreviver” ao mesmo…
    A sorte é ter um tarifário que me permite retornar as ligações que “encravam”, se fosse daqueles que anda sempre com o saldo a 0€ e só liga para os Moche ou Extreme, estava tramado e perdia clientes…

    Terceiro… o ecrã, é mauzinho que até doí nos olhos, então o ângulo de visão do mesmo é a coisa mais absurda do mundo, é normal olharmos de frente para um ecrã e este mostrar a imagem a 100% sem perdas, ora aqui é ao contrario, tenho que torcer um pouco o ecrã para realmente notar os verdadeiros contrastes das cores. Enfim, a imagem do ecrã é má, por isso quando acordo e quero ler mensagens ou escrever, é para esquecer… valha-me ter decorado as teclas e ter um dicionário bem configurado, ou seja, escrevo a mensagem e rezo para que vá bem escrito, pois olhar para o ecrã após acordar dá cabo dos olhos, já no meu Nokia 5530 e Samsung M1, o ecrã é espectacular.

    Som… ao nivel de um MP3 dos chineses, seja com auscultadores ou em alta-voz.

    De resto, falhazitas no Software, o botão vermelho estar junto do “c” então para corrigir mensagens é um sacrilégio, por vezes minimiza a aplicação… bahhh, e depois súbitos soluços… enfim…

    é pequenino, excelente autonomia, teclado para cegos e quem gosta de escrever a full-speed, e com S60 o que permite uma gestão ao nível dos tijolos da Nokia… é pequenino mas dá para fazer muita coisa!

    Não me arrependo de comprar, alias, nem o devolvo, mesmo com todos estes problemas, mas claro, sem os mesmos, era perfeito.
    Lamento apenas que a Nokia não lhe tenha dado a atenção devida, pois… podia ter sido um dos melhores telemóveis que a nokia já construiu.

  2. Muito obrigado por este ponto de vista detalhado e sincero :) É sem dúvida uma mais valia para os nossos leitores, terem uma opinião tão fundamentada.

    Eu utilizei o telemóvel durante 15 dias e não tive assim tantos problemas. O som da chamada era bom, não notei quebras do sinal, o GPS funcionava. Só a câmara fotográfica é que não estava boa. Pelos vistos tive alguma sorte :)
    Admiro a sua coragem para dizer que continua a ser fiel ao Nokia C5-00! :D

  3. É um excelente aparelho. Como diz o analista, com muita propriedade, uma espécie de canivete suíço dos celulares. Se precisar internet, ele tem. Gps, ele tem. Lanterna, ele tem, etc. Poderia ser melhorada a função agenda. E há poucos aplicativos de agenda na loja ovi. Sugestão, usem a tela branca, é a melhor. Não percam tempo baixando temas.

  4. Boa noite, tanho um problema no meu Nokia C5-00, o ecrã deixou de funcionar e eu pensando que o problema era dali troquei o ecrã, mas o problema continuou e o ecrã não acende á mesma.
    Será que alguém me pode ajudar?

Partilha a tua opinião