Bloco de Notas (24-03-2011)

Bloco de Notas

No Bloco de Notas de hoje vamos falar do sistema operativo da Motorola, das novidades do Chrome 11, da chegada de televisores 3D sem óculos da Samsung, da fim da produção dos Motorola Xoom, das dúvidas da Nokia perante o Windows Phone 7 e ainda do espaço em disco ocupado por todos os Tweets enviados desde a criação do Twitter.

Motorola prepara sistema operativo?

É um dos rumores do momento: a Motorola andará a trabalhar no seu próprio sistema operativo. A ideia é poder controlar totalmente o sistema e libertar-se das desvantagens do Android como a fragmentação de versões (fragmentação, diga-se de passagem, muito culpa de empresas como a Motorola que não actualizam os seus equipamentos). Este novo sistema operativo será, ao que tudo indica, orientado para a web com uma forte integração de HTML5. Resta-nos esperar se tudo isto se confirma.

Chrome 11 entende-nos

Ainda nem nos habituámos muito bem à versão 10 que o Chrome 11 já dá que falar. Literalmente. Isto porque esta nova versão irá implementar a API HTML Input Speech que, tal como o nome indica, permite-nos preencher campos de formulários falando para o browser. A nossa bela (ou não) voz é depois transferida para um servidor que a converte em texto e o devolve ao browser que preenche então o campo pretendido. Além disso o pessoal do Google afirma que já começou a trabalhar na integração do CSS 3D, acelerado por hardware, pelo que podemos esperar, num futuro não muito distante, o aparecimento de efeitos 3D nas nossas páginas web preferidas!

Nokia não deverá utilizar o WP7 nos seus tablets

Apesar do acordo anunciado que faz com que o Windows Phone 7 passe a ser o sistema operativo prioritário nos seus smartphones, a Nokia já afirmou por várias vezes não querer colocar todas as fichas no mesmo cavalo. Prova disso são as dúvidas que está a ter quanto à utilização do WP7 nos seus tablets, ponderando várias alternativas entre elas o MeeGo. Será que aquele conceito para o MeeGo ainda tem alguma hipótese de ver a luz do dia?

E ainda…

  • A Samsung acredita que a chegada de televisores 3D sem óculos só deverá acontecer daqui a 10 anos.
  • A produção dos Motorola Xoom poderá terminar em Junho de 2011. Será para se concentrarem no Xoom 2?
  • Desde a sua criação, já foram enviados no Twitter 20 terabytes de Tweets . Um número impressionante, sem dúvida.

Partilha a tua opinião!

O teu endereço de email não será publicado