O primeiro contacto que tive com o Sony Ericsson Xperia Arc foi durante o Mobile World Congress de Barcelona, há uns meses atrás. E na altura, se bem se lembram, a primeira impressão que tive do Arc foi bastante positiva.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Embalagem

Mas como não sou uma pessoa facilmente impressionável, fiquei com curiosidade em ter este novo smartphone mais tempo em minha posse para poder tirar conclusões mais concretas.

E foi isso mesmo que aconteceu nos últimos dias sendo que agora estou em condições de partilhar convosco a minha opinião sobre o Xperia Arc!

Apresentação

O Sony Ericsson Xperia Arc é o novo smartphone topo de gama da Sony Ericsson e vem colocar-se num mercado ocupado por modelos como, por exemplo, o Samsung Galaxy S ou Nexus S que testámos, respectivamente, aqui e aqui. E o mínimo que se pode dizer é que a chegada do Arc é um pouco conturbada, muito por culpa da experiência menos positiva que houve com o X10 e o seu processo de actualização de software.

No entanto, e olhando para o lineup que a Sony Ericsson delineou para este ano, parece que a estratégia da empresa está a mudar. E para melhor: modelos como o Xperia Arc ou Xperia Play estão a concentrar as atenções de muita gente e há de facto razões para isso.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Frente 3/4 com ecrã ligado

O Sony Ericsson Xperia Arc é um smartphone elegante, com um design fino e leve que o coloca, a par das suas características técnicas e preço de venda, no mercado dos telefones topo de gama. Pouco fica a dever aos modelos actuais, principalmente graças ao seu processador de 1GHZ com o GPU Adreno 205 ou ainda o ecrã de 4,2 polegadas.

No entanto, o que o distingue realmente é o seu sensor fotográfico, do tipo ExmoR de 8 megapixels e que é um dos grandes pontos fortes deste telefone. Mas já lá vamos.

Antes de aprofundarmos a nossa análise ao Sony Ericsson Xperia Arc, vamos primeiro olhar para a sua lista de características para todos ficarmos a saber do que estamos a falar.

Características técnicas

De seguida deixo-vos as características técnicas do Sony Ericsson Xperia Arc:

Processador
Fabricante Qualcomm
Modelo Snapdragon MSM8255
Velocidade 1GHz
GPU Adreno 205
Software
Sistema operativo Google Android 2.3 (Gingerbread)
Interface Sony Ericsson
Memória
RAM 512MB
ROM 512MB (287MB acessíveis ao utilizador)
Ecrã
Tipo ecrã Táctil LCD TFT Capacitivo Multitouch
Profundidade de cor 16M
Tamanho 4,2 polegadas
Resolução 480×854 pixels
Áudio
Saída 3,5mm
Rádio FM Sim, com RDS
Comunicações Móveis
Bandas GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS800, UMTS850, UMTS1900, UMTS2100
Ligações de dados CSD, GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA, HSPA+
Controlador Qualcomm MSM8255
Ligações
Cartões de memória microSD/HC até 32GB (inclui cartão de 8GB)
USB 2.0, ficha microUSB
Bluetooth Sim, 2.1 com EDR e A2DP
WiFi 802.11 b/g/n
Fotografia e Vídeo
Tipo Sensor CMOS ExmoR
Resolução 8 megapixels (3264×2448 pixels)
Focagem automática Sim
Flash LED Sim
Formatos gravação imagem JPEG
Formatos gravação vídeo 3GP, MPEG4 (max 1.280x720p@30fps)
Outras funcionalidades Saída HDMI 1.4, vídeo out a 720p, geotagging, estabilização de imagem, detecção de rostos e sorrisos
Leitor Multimédia
Compatibilidade áudio MP3/eAAC+/WMA/WAV
Compatibilidade vídeo MP4/H.263/H.264/WMV
Receptor GPS
Protocolo NMEA 0183
Chip Qualcomm MSM8255 gpsOne
Assisted GPS Sim
Bateria
Tipo Iões de lítio
Capacidade 1.500mAh
Tempo de conversação 7 horas
Tempo de stand-by 400 horas
Tempo de reprodução musical 31 horas
Dimensões
Corpo 63 x 125 x 8,7 mm
Volume 68,5 cm3
Peso 117g (com bateria)

Embalagem e acessórios

A embalagem em que vem acondicionado o Sony Ericsson Xperia Arc é rectangular, com os lados a azul e o topo e fundo em branco. Os materiais que a compõe são agradáveis ao tacto e de boa qualidade.

Com uma abertura tradicional (basta retirar a tampa para cima), somos logo brindados com o Xperia Arc, colocado bem no centro. Por baixo encontramos o resto dos acessórios que vêm com o Xperia Arc:

  • Cabo USB;
  • Carregador;
  • Auricular;
  • Documentação;
Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc:Conteúdo embalagem

Notamos logo de início a falta de um cabo HDMI. Então um dos pontos destacados na caixa é o facto do Xperia Arc ter saída HDMI para ligação a um televisor e a Sony Ericsson não incluiu nenhum cabo para o efeito? Infelizmente este tipo de pormenor não tem sido falha exclusiva da Sony Ericsson pois alguns construtores continuam a deixar de fora este tipo de detalhe. Detalhe, certo, mas que deixa o comprador, que acabou de dar centenas de euros por um telefone, um pouco desiludido.

Design e aspecto geral

O Sony Ericsson Xperia Arc é um smartphone bonito: fino, elegante e com uma qualidade de construção bastante aceitável é difícil não gostarmos do aspecto deste telefone. As linhas curvas que a Sony Ericsson escolheu para o Arc fazem com que ao olhar pareça mais fino do que realmente é. E a parte de trás? Aquele degradé de cores, que faz variar e tonalidade entre o azul escuro e um cinzento claro é do mais belo efeito.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Traseira 3/4

Na frente do telefone a Sony Ericsson optou por não incluir os 4 botões do costume mas sim três. Mecânicos, estes botões são o botão home, de retrocesso e de menu. Engraçado é o facto de haver dois leds, um em cada separação dos botões, que emite uma pequena luz entre os mesmos e que dá um certo toque de classe. Bem visto.

Na traseira do telefone temos o flash LED e o sensor de 8 megapixels.Na parte superior pois na parte inferior encontramos o logótipo da Sony Ericsson assim como o altifalante do telefone. Um pouco acima do meio temos um pequeno orifício. E o que é? O segundo microfone do Xperia Arc que lhe permite fazer cancelamento activo de ruído.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Traseira 3/4

Nas laterais, temos do lado direito o disparador da máquina fotográfica, a porta micro-USB e os botões de volume. Do lado esquerdo temos a saída de áudio de 3,5 milímetros. No topo do telefone encontramos a saída HDMI (protegida por uma pequena porta de plástico) e o botão de alimentação. Este último é (demasiado) pequeno e fundo pelo que nem sempre é fácil ligar/desligar o ecrã do Xperia Arc. Na parte inferior do Arc, não há nada a não ser o microfone.

O ecrã tem uma diagonal de 4,2 polegadas (resolução de 480×854 pixels) e apresenta uma qualidade razoável. Não é o melhor ecrã que já vimos num smartphone (o Super-AMOLED da Samsung continua a ser o alvo a abater neste aspecto) mas mesmo assim apresenta umas cores e contraste bastante bons. Em exterior, não tive grandes dificuldades em utilizar o Xperia Arc o que é um ponto positivo.

No geral, o telefone passa o teste do design e construção com alguma facilidade: os materiais são bons e o peso do telefone encontra-se bastante bem equilibrado conferindo-lhe um manuseamento agradável. Do lado menos bom, temos a colocação da saída áudio (na lateral do telefone) e o que me pareceu ser um ligeiro espaçamento entre o topo do ecrã e o corpo do telefone o que irá levar, sem dúvida, à acumulação de pó nesse sítio.

Sistema operativo

Um dos grandes atractivos deste Sony Ericsson Xperia Arc é o facto de vir com o Android 2.3. Apenas alguns modelos actualmente no mercado, como o Nexus S (o nosso Teste RD), funcionam já sobre a mais recente versão do sistema operativo móvel do Google. Por isso a curiosidade era ainda mais acrescida na hora de mexer com o Xperia Arc.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Detalhe botões frontais

E se podemos torcer um pouco o nariz ao facto do Xperia Arc ter “apenas” 512MB de RAM, a verdade é que não notei qualquer problema relacionado com falta de memória: com algumas aplicações abertas (internet, mail, música, vídeos, etc…) a troca entre elas foi sempre bastante fluída e sem sobressaltos.

Para tentarmos quantificar o desempenho do Xperia Arc, fizemo-lo passar pelos benchmarks do costume: FP2S, Linpack e Quadrant. Os resultados vêm já a seguir:

FPS2D
  Xperia Arc Galaxy S Desire
Média (fps) 58 55 59
Stdev 5,17 4.59 9,03
Linpack
  Xperia Arc Galaxy S Desire
MFLOPS 36,955 8.458 6.949
Tempo (s) 2,27 0.64 0.78
Norm res 5,68 3.36 3.36
Precisão 2.220446049250313E-16 2.220446049250313E-16 2.220446049250313E-16

Como podemos ver, o Sony Ericsson Xperia Arc apresenta um desempenho bem interessante. No Quadrant, o Arc saiu-se com uma pontuação de 1.369 pontos. Claro que estes dados são sempre a tomar com uma pintada de sal mas pelo menos dá para termos uma ideia das capacidades do Arc.

Interface

A interface com o utilizador com que somos brindados no Sony Ericsson Xperia Arc é uma interface desenvolvida pela própria Sony Ericsson e que traz algumas novidades em relação ao Android base. Para além da aplicação TimeScape (mais sobre ele um pouco mais à frente), a principal alteração prende-se com a lista de aplicações instaladas no telefone.

Na lista de aplicações a Sony Ericsson dá-nos um pouco mais de margem de manobra para ordenar e organizar as aplicações que temos no telefone. Podemos escolher organizar as aplicações por ordem alfabética (o costume) ou por popularidade. Isto é: as aplicações que mais utilizamos ficam no topo da lista, logo mais acessíveis, sendo que as aplicações menos utilizadas são relegadas para segundo plano. Além destas duas opções podemos nós próprios definirmos a ordem das aplicações: nesse modo os ícones das aplicações disponíveis ficam a “dançar” sendo que podemos arrastá-los para a posição desejada. Depois, é só confirmar as alterações que fica tudo no sítio que queremos. Simples e eficaz!

Internet e redes sociais

Outra novidade introduzida pela Sony Ericsson é o TimeScape que agrupa num único sítio os mais recentes eventos ocorridos: últimos SMS, mails e updates do Facebook ou Twitter. Um pouco confuso, confesso. Sobretudo se tivermos uma rede de amigos prolífera em updates nas redes sociais… No entanto, o eye-candy associado é do mais belo efeito e acabamos por conseguir aceder à nossa vida social num único sítio o que poderá ter as suas vantagens.

Ao nível do browser internet, o navegador incluído no Android 2.3 é realmente muito bom e rápido. Não houve página que não conseguisse abrir, tudo de forma rápida e com um grau de compatibilidade quase perfeito. Mesmo páginas carregadas de javascript foram bastante bem manuseadas pelo browser.

Multimédia e Lazer

A nível de multimédia e lazer o Sony Ericsson Xperia Arc portou-se como seria de esperar num telefone de gama alta: os vídeos são lidos de forma fluída e sem sobressaltos. A nível de música, a aplicação que gere a reprodução dos nossos títulos preferidos funciona muito bem, é fácil de interagir e cumpre perfeitamente o seu propósito.

Útil é a inclusão do protocolo DLNA que nos permite, tal como tem vindo a ser hábito em cada vez mais dispositivos, partilhar e receber conteúdos multimédia (vídeos, fotos, músicas). Funciona bem e a sua configuração não apresentou grandes problemas. O posicionamento da saída para fones do Xperia Arc é que não é, a meu ver, a mais adequada: na lateral do telefone, torna-se muito incómodo ligarmos auscultadores e meter o telefone no bolso enquanto ouvimos música…

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Porta HDMI

Tal como o Máximo 2X (que testámos aqui), o Sony Ericsson inclui uma saída HDMI. Mas, ao contrário da LG, a Sony Ericsson não incluiu nenhum cabo HDMI juntamente com o telefone. Isto faz com que quem pretenda usufruir desta funcionalidade tenha de desembolsar mais umas dezenas de euros para poder ligar o telefone ao nosso televisor. Este facto acaba por ser frustrante pois quando compramos um equipamento deste tipo queremos logo poder experimentar todas as suas funcionalidades. Não ver incluído um cabo HDMI (quando ainda por cima a saída HDMI é dos pontos mais destacados na comunicação da Sony Ericsson sobre o Arc), é, de facto, aborrecido.

Quanto a jogos, tivemos oportunidade de experimentar uns títulos da Gameloft sendo dois deles o Let’s Golf 2 HD (o Let’s Golf original vem pré-instalado com o telefone) e o Spider-Man: Total Mayem. Confesso que fiquei muito surpreendido com o Spider-man, um jogo rápido e viciante. Muito bom. Uma nota no entanto: ao jogar por largos minutos, notei que o canto superior esquerdo do ecrã (com o telefone na horizontal) teve tendência a aquecer um bocado. Estranho…

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Entrada cartão SIM e microSD

No campo do multimédia, é verdade que o Xperia Arc cumpre perfeitamente hoje em dia. No entanto tenho algumas dúvidas quanto à sua capacidade de encaixe face aos recentes e próximos lançamentos por parte da concorrência. Isto porque o hardware que o acompanha é um hardware considerado de topo hoje em dia mas que já se encontra, por exemplo, ultrapassado pelo Máximo 2X da LG. E se metermos na equação os muitos próximos lançamentos de Galaxy S II da Samsung ou Máximo Black e Máximo 3D da LG (entre outros), então ficamos com a sensação que o Arc poderá ficar para trás em pouco tempo…

Fotografia e vídeos

Um dos grande trunfos do Sony Ericsson Xperia Arc é, sem dúvida, o seu sensor fotográfico. Do tipo ExmoR (retro-iluminado), o sensor apresenta uma resolução de 8 megapixels e fornece-nos a possibilidade de gravarmos vídeos em 720p a uma velocidade de 30 imagens por segundo.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Foto de teste

Este sensor, por ser retro-iluminado, consegue um desempenho em ambientes com menos luminosidade superior ao que estamos habituados a ver noutros smartphones ou dispositivos móveis. O flash LED também ajuda nesta tarefa se bem que o flash teve tendência para ser demasiado forte nalgumas ocasiões. No global, as fotos tiradas são de boa qualidade sendo que a aplicação que gere a câmara é bastante completa, com muitas funcionalidades.

A ter de apontar um ponto menos positivo, destacaria a lente pois o sensor tem qualidade suficiente para justificar uma aposta por parte da Sony Ericsson numa lente com outro gabarito (como a Nokia faz, por exemplo, com as lentes Carl-Zeiss).

Graças ao receptor GPS incluído no Xperia Arc, temos também a possibilidade de marcar as nossas fotos com a localização geográfica onde foram tiradas. Ao nível da partilha, podemos enviar fotos e vídeos aos nossos amigos de diversas formas: via aplicação Postcard, bluetooth, Facebook, Gmail, MMS, Picasa ou Wath’s App. A edição de fotos é que é praticamente inexistente mas para colmatar essa falha podemos sempre passar pelo Market e descarregar o Photoshop para Android :)

Aqui fica um vídeo de exemplo filmado com o Xperia Arc:

GPS

O receptor GPS incluído no Sony Ericsson Xperia Arc portou-se exactamente como seria de esperar. Aliás, hoje em dia esta tecnologia já atingiu uma maturidade assinalável o que deixa pouca margem de flutuação no desempenho entre os vários equipamentos disponíveis no mercado. A captação de sinal funciona de forma muito rápida (poucos segundos) quando temos o 3G ligado sendo que sem essa funcionalidade estar activa, o telefone demorou um pouco mais a adquirir a nossa posição.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Detalhe interior câmara e flash

Como aplicação que gere a navegação GPS temos o já incontornável Google Navigation: como sempre, funciona muito bem (apesar da pesquisa por vezes falhar devido a nomes mal inseridos nas base de dados do Google) e as rotas calculadas pareceram-me sempre as mais correctas.

Autonomia

Autonomia. Para muitos um dos calcanhares de Aquiles dos telefones modernos. E o Sony Ericsson Xperia Arc não é propriamente o modelo que virá contradizer este facto. Não digo com isto que comprometa mais do que os seus concorrentes mas também não faz melhor.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Carregador

Isto porque a autonomia do Sony Ericsson Xperia Arc situa-se dentro daquilo a que estamos habituados hoje em dia: em utilização intensiva, com jogos, navegação internet por 3G e vídeos à mistura, dificilmente chegará ao fim do dia ainda com vida. Em utilização mais moderada, podemos contar com um dia e meio de autonomia. Por isso, e como temos vindo a dizer ao longo dos nossos testes, andarmos com um cabo USB por perto é altamente recomendável.

Resumindo e concluindo

No final deste teste, e tendo em conta o panorama actual no mundo dos smartphones, a sensação que fica é que o Sony Ericsson Xperia Arc é um telefone muito bom: não se destaca em nenhum ponto em particular (tirando, talvez, o seu sensor fotográfico) mas consegue manter um equilíbrio de utilização muito aceitável e agradável fazendo dele um dos melhores terminais actualmente disponíveis no mercado.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Frente browser

No entanto a sensação que fica é que o Xperia Arc chega atrasado. Se tivesse aparecido há uns 3-4 meses atrás, levaria sem dúvida um selo dourado do RD. Contudo, o timing não nos parece o mais adequado tendo em conta a oferta que alguns concorrentes já têm (ou em breve terão) pelo que lhe vamos atribuir um selo de prata.

Pontos a favor :)

  • Android 2.3
  • Sensor ExmoR de 8 megapixels
  • Design, fino e leve

Pontos contra :(

  • Não há cabo HDMI incluído
  • Saída jack 3,5mm pouco prática
  • A concorrência já está a ultrapassar o Xperia Arc…
Selo RD - Prata

O que significa este selo?

Página oficial: Sony Ericsson Xperia Arc

Mais uma vez agradeço-vos por nos ter acompanhado na descoberta de mais um produto, neste caso do Sony Ericsson Xperia Arc. Se tiverem alguma dúvida ou questão, não hesitem em entrar em contacto.

Termino agradecendo também à Gameloft pela gentileza ao ceder-nos os jogos necessários para testar convenientemente este telefone.

Galeria de imagens

Estas são as fotografias que foram tiradas ao Sony Ericsson Xperia Arc durante a realização deste teste:

Fotos de teste

As fotos aqui expostas foram redimensionadas. Podem ver os originais na nossa galeria Flickr.

Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Foto de teste Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Foto de teste Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Foto de teste Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Foto de teste Teste RD - Sony Ericsson Xperia Arc: Foto de teste

Vídeos de teste

Mais vídeos no canal YouTube do Revolução Digital.

Endereço de Email

51 COMENTÁRIOS

  1. Acho estranho o telefone testado não ter o cabo HDMI pois quando adquiri o meu esse cabo estava presente na embalagem.

  2. Eu comprei um desbloqueado, e apesar de reconhecer que é muito bom, a mim não me encantou tanto como estava à espera, motivo pelo qual me estou a desfazer dele por 375 (custou 549). vodafone2_1_0_9_4_5_0

  3. 1 – A versão desbloqueada tem efectivamente o cabo HDMI incluido

    2- Porque é que o jack 3.5mm é pouco prático? Eu acho normal, ou seja, excelente!

    • Joao
      Obrigado pelo esclarecimento.
      Quanto ao ponto 2, porque eu ao por o telefone no bolso das calças, com uns auscultadores cuja ficha sai mais de um centímetro para o lado, não me dá jeito. E o cabo dos fones fica dobrado a 90º, forçando-o. Prefiro quando o jack 3.5mm está no topo ou fundo do telefone. Mas isso acaba por ser um detalhe…

  4. Nastase,

    Esclarecido.
    É de facto um detalhe, quanto a mim uma opinião muito pessoal. Eu não vejo nenhum inconveniente…

    Por isso é que não concordo com os pontos negativos :)

  5. Parabéns pelo vosso site!
    Ultimamente acompanho quase diariamente o RD porque ando a pensar comprar um telemóvel novo e não sei qual escolher…
    Vi no site da TMN que já saiu o Sony Ericsson Xperia NEO. Queria saber se vão fazer alguma review ao telemóvel e gostava de saber se já têm alguma opinião dele?
    Mais uma vez parabéns pelo site e desejo uma boa continuação do excelente trabalho.

    • Olá Luís, ainda que gostas do nosso trabalho :)

      Temos sim intenção de vir a testar o Neo mas pelos planos (e produtos já na fila para serem testados) penso que não será ainda este mês. De qualquer forma estive com um Neo em mãos no MWC em Barcelona, em Fevereiro, e achei um telefone interessante. Infelizmente foram poucos minutos, insuficientes para ter uma ideia concreta sobre as suas reais capacidades.

  6. Parabéns pela detalhada revisão! Gostaria de acrescentar que no meu caso também recebi o cabo HDMI na caixa, não sei se a inclusão de acessórios varia conforme o país ou a operadora. No meu caso comprei direto da Sony Ericsson, desbloqueado e fabricado no Brasil, embora osacessórios, cabos, bateria e carregador sejam todos fabricados na China. Tenho reparado que nos EUA a versão comercializada tem origem chinesa, provavelmente fabricado pela mesma Foxconn que o fabrica no Brasil e fabrica outros aparelhos famosos, como os da Apple, na China. A versão disponível no Brasil é a LT15a, em outros mercados vi que pode ser a LT15i para atender diferentes frequências de operação. Qual a origem dos aparelhos vendidos na Europa?

    Sobre o Infravermelho perguntado acima… fiz testes com vários aplicativos que não detectaram a existência dele e acho que o manual não se refere a ele, tudo indica que não tenha. Porém alguns aplicativos não detectaram o sensor de luz, o próprio manual indica sua existência ao lado do sensor de proximidade. Não existe opção no menu para ativar ou desativar o controle automático do brilho da tela, o que faz muitos pensarem que a função está indisponível. Deveriam ter colocado instruções sobre isso no manual. Li que ao selecionar o brilho no nível 50%, o automático se ligará, assim como vem ligado por padrão de fábrica. Alguns reviews sem saber disso avaliaram o brilho da tela sem que estivesse em 100%. Falha da Sony Ericsson em complicar tanto a função. Mas encontrei uma maneira melhor através de Widgets como power widgets e widgetsoid que permitem selecionar entre 3 níveis pré-determinados e o automático controlado pelo sensor.

    Minha decepção é com o Wi-fi que não se comporta de maneira estável, fica sempre desconectando e reconectando, o que corta downloads maiores em andamento. Tenho visto outras reclamações sobre isso, inclusive no fórum de suporte da Sony Ericsson.

  7. Caro amigo da RD. Gostaria de lhe informar que eu comprei um Xpéria Arc diretamente da Sony, e o mesmo veio com o Cabo HDMI. A sony Ericsson deve ter lido seu comentário a respeito da falta desse cabo, e então passou a inclui-lo na embalagem.

  8. Realmente eu achei que a Sony Ericsson demorou muito prá lançar o Xpéria Arc e os outros tambem, eu até passei Imail reclamando, devido aos outros concorrente estarem apresentando seus produtos e a Sony Ericsson ficando prá trás. Mesmo assim eu estou gostando do aparelho.

  9. Eu sei que o xperia não foi desenvolvido para empresas mas a verdade é que acabei comprando um e fiquei desapontado com o facto de não haver serch geral eficaz, quando sicronizo meus contactos com conta google par o tlm e depois quero pesquisar clientes ou fornecedores por empresa caargo notas observações ou email não dá!!! apenas por nome, não se justifica com tanta tecnologia….espero que os Up Grade resolvam isto

  10. Parabéns pela revisão e demonstração do sony xperia arc muito bom ,quero comprar um mas to com dúvida se vale a pena ou não, queria a vossa opinião desde ja agradeço.

  11. Eu sei que sou TOTO;
    Agradeço k me ajudem a criar um novo contacto. Não sei, e já tentei várias vezes e no fim vou ver à minha lista de contactos , e NADA, Estou furioso
    Obrigadinho a quem souber e me quiser explicar. Ando nervoso e já atirei o telm. ao chão duas vezes….

  12. Eu sou fanatico pelos aparelhos da Sony ericcson,adorei o sony ericsson arc é um aparelho muito elegante,estive vendo as suas funções e tenho duas perguntas a faser
    1 porque que a memoria interna do arc é muito pouca,e ja não uzão dispositvos infra vermelhos e o seu carregador é semelhante a uns aparelhos da nokia e o sansung gallax?
    2 porque que o arcS so tera 25% de velocidade em relação ao arc

  13. V.M.PEREIRA estou na mesma situação já tentei sincronizar contactos e nada passei todos para cartão de memória do antigo e coloquei no novo, não sou capaz de sacar nem sequer acertar horas e data , alguem que me ajude p f 914451812
    obrigado desde já

  14. V.P não te consideres TÓTÓ, ninguem nasce a saber já andar, temos de aprender e aprende-se caminhando, é o que estamos a tentar, com ajuda se possivel

  15. Estou prestes a comprar o meu primeiro smartphone, e estou indecisa entre o arc e o lg maximo black. Qual a vossa opinião?
    Parabéns pelo trabalho feito

  16. Parabéns pelo site!

    Esta teste, deu para esclarecer bastantes duvidas. Mas gostaria de saber se vão testar o Xperia Arc S, porque eu estou pensando em comprar um mas estou um pouco pé atrás quanto á resistência do seu material nomeadamente da tela! Se alguma me podesse pelo menos esclarecer quanto a esta duvida agradecia :)

  17. Obtive o Sony Ercson Xperia Arc S e estou-me a desfazer dele, o wi-Fi é péssimo! Não detecta o Zon Hub cá em casa, já adicionei várias vezes e nada!
    O Bluetooth também não é compatível com o Sistema Parrot da minha viatura, por isso apesar de ser muito bonito… não passa disso mesmo!

  18. Olá… Gostaria de saber sobre o som desse smartphone, amo os aparelhos da Sony Ericsson pois eu estou pensando seriamente em comprá-lo em 2012!
    Aguardo resposta!

    Obrigada!

  19. Comprei um Xperia Arc S e estou satisfeitissimo com ele, GIGANTE ecrã e uma rapidez incrivel, a grandiosa aplicação Timescape é muito boa e a sincronização dos contactos com o facebook e hotmail é perfeita e num mesmo contacto poderemos aceder a muitas informações dessa pessoa.

    Juliana, quanto ao som esse é bastante bom mas para mim o seu unico pecado é na localização da coluna que é atras. De resto não tenho nada a apontar

  20. Olá boa noite,

    Antes de mais já consegui colocar o Wifi a funcionar, liguei para a Zon e mudaram o canal de Wifi e fucnicona na boa.

    V.M.Pereira e Armindo Sousa, para importar os contactos basta:

    Pressionar no ícone dos contactos -> Depois na tecla da Direita Lado inferior direito do telemóvel (tecla física(Menu)) -> Imp.Contactos.
    Depois pergunta se é do cartão SIM ou do Cartão de Memória.

    Espero que ajude.

    Cumprimentos

  21. V.M.Pereira para criar um novo contacto basta, Ir ao ícone telefone, marcar o número, carregar em guardar, depois aparece-lhe a lista de contactos, entre a barra que diz procurar e a Letra A tem a opção criar novo contacto. Carregue Aí, coloque em contactos do telefone, Preencha os campos e carregue em Concluído.

    Espero ter ajudado.

  22. Boa noite,

    eu gostaria de saber se estão a pensar testar o SOny Ericsson Xperia Ray. Acho que um telemóvel bastante interessante ao nível de características e também de tamanho (eu que sou apreciador de telemóveis não muito grandes. Para além disto, tenho uma dúvida, qual a melhor compra, o Sony Ericsson Xperia Ray ou o Samsung Galaxy W? Gostava que quem pudesse dar a sua opinião me ajudasse.

    Obrigado,

    Bruno

    • Olá Bruno. Infelizmente nunca experimentei a sério nenhum dos dois para poder dar uma opinião devidamente formada. Tínhamos pensado testar o Ray mas até agora ainda não surgiu essa oportunidade. Espero que possa acontecer em breve.

  23. Já tive o x-10 mini e tive a infelicidade de não obter tanto sucesso com o aparelho devido a bateria ter pouca durabilidade, gostaria de saber se o Sony Ericsson Xperia Arc veio com o mesmo problema ou conseguiram acertar esse indesejavel

  24. Srs, Minha dúvida era pq seria tão mais barato que o Razr. Acredito que após comprar entendi. O meu parou de funcionar com 1 dias de uso e agora que preciso da assistência, descobri que só tem 3 em São Paulo. Posso ser simplesmente um cara azarado, mas também completamente arrependido!

  25. Comprei o sony ericson xperia arc e confesso que foi uma verdadeira desilusão. Não aconselho ninguém emsmo a comprar um. Faz hoje um Mês que o comprei e já não funciona. Estava só em casa e fiz uma chamada hoje de manhã e coloquei-o na minha secretária, sem tocar mais nele. Passado uma hora precisei de fazer uma chamada e ele não mais ligou. Reparei que tinha uma pequena risca do lado direito do ecrã com uns 2 milimetros. Essa risca foi crescendo lentamente e ao fim da manhã tinha aumentado até ao outro lado do ecrã. Entreguei para arranjar e como está na garantia, estou à espera do que me vão dizer. Com certeza que vão alegar mau uso e que parti o ecrã. Nada disso ele fez isso sózinho. Quero dizer que ´+e muityo fino e tem pouca resistência. Deveria ter mais resistencia para um telemóvel de 300 euros. Tenham cuidado. Não comprem.

  26. adoro o aparelho, ja é meu segundo em 6 meses…

    e ja vai para a manutenção ambos pelo mesmo motivo, falha no sensor de proximidade… escurece quando aproxima e trava a tela, impossibilitando o uso do mesmo ..

    ALGUEM SABE SE DA PARA DESATIVAR ESSE SENSOR ???!?!?

    fora isso adoro o aparelho!!

  27. Este telemóveçl só dá problemas. É muito fino e não aguenta a minima pressão. É muito bonito mas não é nada robusto! Na nossa vida agitada em que temos que levar o telemóvel para todo o lado e transportado em todas as situações, tem pouco tempo de vida. Estraga-se logo. Não compre! Não dá qualquer garantia! Era muito bom se fosse mais robusto. Era bom se estivesse sempre parado numa secretária! Mas nós precisamos de um telemóvel robusto que ande sempre connosco.

  28. Depois de comentários pouco positivos da minha parte, o aparelho é bom, o ser fino tem a vantagem de nem pesar no bolso.
    Alteradas as configurações o Wi-fi e Bluetooth funcionam quase na perfeição.
    Não me dá qualquer tipo de problemas.
    Este telemóvel foi descontinuado bem como qualquer um da marca Sony Ericsson que deixou de existir passando apenas a ser da SONY.
    Esses sim recomendo, o XPERIA ARC da SONY.

  29. Allonzo,

    De facto existem vários utilizadores com o mesmo problema do que tu,nos foruns oficiais da sony existem la soluções apresentadas que passam desde a introdução de código e substituição de ficheiros do sistema até a pressionar a tampa do sensor,no entanto, a melhor das soluções é enviares o teu telemovel para a sony para reparação pois foi a melhpr solução apresentada..

  30. Claudia clica no menu iniciar depois em ferramenta so reparares bem em baixo tem a opção data e hora ,to a usar a ultima versão do android 4.0.4 aka Ice cream sandwich, se bem me lembro no gingerbread é a mesma coisa espero ter ajudado.

  31. Quando as pessoas me ligam meu celular as vezes não toca, tentei ligar várias vezes e ele toca só algumas… Quando vou em bloqueio de chamada pede uma senha, que senha é essa? Quando escuto uma música e depois quero sair, não tem a opção “sair” mesmo não? Tenho que pausar mesmo?

  32. Quero saber como que eu tiro o video de apresentacao. quando paro de mecher no aparelho , fica na tela aparecendo tudo tipo demostrativo. tem como tirar isso da tela.

  33. Boas!
    Tenho um ArcS, converti um filme para MP4 que penso ser o um dos tipos de ficheiro de video que o telefone lê, mas quando coloco o filme no cartao sd do telefone ele nao consegue ler o ficheiro.
    O ficheiro fica com 2,4Gb.
    Alguem me pode ajudar?

    Cumprimentos,
    Alexandre Santos

  34. Alexandre,
    É bem provável que a sua conversão do filme para o formato MP4 não tenha sido feita correctamente, no entanto, poderá também instalar um reprodutor de vídeo no seu smartphone e que deverá conseguir reproduzir os filmes (à partida), tem por exemplo o MX Player que tem 1 versão gratuita..

  35. Boas!

    Tenho um Sony Ericsson ArcS.
    Gostaria de saber porque é que nao consigo colocar ficheiros com mais de 4Gb no cartao SD.
    Será que o cartao esta formatado em FAT? e por isso nao deixa ler ficheiros com mais de 4Gb.
    Alguem me pode ajudar?

    Cumprimentos,
    Alexandre Santos

  36. Desde que voltei a casa depois de ter ido de férias durante uma semana, que o telemóvel não deteta a rede wi-fi de minha casa. Já tentei adicionar várias vezes, mas nada, continua sem detetar! Deteta todas as redes dos vizinhos menos a de minha casa. Não sei o que fazer. Pode ajudar-me?

    • Olá Mariana.
      Pode ter acontecido que algum do seu vizinho entretanto tenha comprado um router novo e que esteja a criar algum conflito com a sua rede Wi-Fi. Tente reiniciar também o router Wi-Fi, pode ser que ele seja inteligente o suficiente para resolver o conflito. Caso contrário tem de contactar alguém com mais experiência em redes para lhe alterar uns parametros no modem.

Partilha a tua opinião