Uma das novas funcionalidades apresentadas pela nova versão de Android é o reconhecimento facial que permite desbloquear o telefone mas têm chovido criticas devido a falhas de segurança triviais.

ICS Falha de reconhecimento facial

A ideia é gira e apesar de ainda não funcionar muito bem, facilita um pouco a vida mas a questão de uma falha de segurança é um bom motivo para destruir o seu sucesso.

A nova versão do Android, mais conhecida por Ice Cream Sandwich, disponibiliza um novo modo de desbloquear o smartphone. Utiliza a câmara frontal para fazer um reconhecimento facial e caso a imagem corresponda à imagem configurada o telemóvel fica desbloqueado.

Mas já várias pessoas tinham alertado para os problemas que os algoritmos de reconhecimento facial podem trazer a sistemas de segurança. Podem funcionar bem nos filmes mas na realidade ainda não é bem assim.

Actualmente, para furar um sistema destes basta exibir uma fotografia do dono do telemóvel para facilmente ter acesso ao resto da informação. Para demonstrar o quão fácil é, houve um individuo que tirou uma foto a si próprio com um telemóvel, foi à galeria ver a foto tirada e exibiu a sua foto a um Galaxy Nexus (que já tem esta tecnologia) e o resultado não foi surpreendente. Vejamos no vídeo que se segue:

Outra desvantagem que ainda ninguém referiu é o facto de o reconhecimento facial obrigar-me a andar sempre com a barba feita e por isso tenho de me levantar uns minutos mais cedo!

Claro que sempre podemos tirar uma foto mais estranha (tipo Mr. Bean) mas já se imaginaram no metro a fazer essa cara para desbloquear o telemóvel? :P

Fonte

Endereço de Email

4 COMENTÁRIOS

  1. Lembro-me que a toshiba tinha algo parecido nos portáteis, que na verdade só servia mesmo era para sobrecarregar e de que maneira o arranque do computador e já eles avisavam que feições semelhantes podiam desbloquear o acesso… nunca fiando!! Bem sei que todas as invenções tem que começar por algum lado, mas inceramente deviam era perder tempo a tornar o android mais apelativo, principalmente a nível de aplicações para tablets.

  2. caro NMSS

    o meu toshiba L650-1FU tem reconhecimento de face e o arranque é normal!
    ja o tenho à um ano!

    e nao basta a parte frontal da cara tens obrigatoriamente de virar a cara em AMBOS os sentidos direito e esquerdo para ele ler fazer varias leituras e armazenar os dados todos da tua face!

    logo UMA foto nao funcionaria na tecnologia toshiba a não ser que tivesses um molde 3D da minha cara!

    aqui em casa já tentaram entrar no portátil pelo sistema de face e nunca conseguiram!

    contudo claro HÀ sempre falhas!

    eu ja assisti na minha escola de formação a uma falha grave de segurança através de Impressões digitais que supostamente era infalível.

    simplesmente o pequeno scaner ficou com a marca do utilizador anterior (sujo) e o meu amigo bastou colocar o dedo por cima mas a leitura ESPANTOSAMENTE foi feita às marcas deixadas pelo tipo anterior e não ao dedo dele!

    algo impossível certo? nao existem impressões digitais iguais! mas aconteceu!

    meu amigo entrou na sessão do outro utilizador nos computadores da escola e podia ter feito 30 por uma linha ali que a culpa recairia num inocente!

    a partir dai reviu-se o software de leitura e começou se a limpar os scaners após cada utilização

  3. Essa história da impressão digital é bizarra, mas acontece…
    E já agora Luís, já experimentou fazer o teste com o Toshiba?
    Se colocar uma foto da sua cara a uma certa distância que pareça que tem tamanho real, o computador não se deixa enganar?

    E quando vai desbloquear o portátil, tem de estar a olhar fixamente ou pode estar a fazer vários movimentos com a cabeça e ele detecta que o Luís.

    Eu já vi isso a funcionar num Asus, mas não sei como funciona na Toshiba.

  4. caro joao

    nunca experimentei com uma foto!

    mas sei que tenho de virar a cara ligeiramente em ambos os sentidos ( direita e esquerda ) Obrigatoriamente para ele fazer a leitura e consequentemente o log in!

    pus a sensibilidade no max. ou seja muito mais detalhe da minha face é retirado e mais minucioso é o scan!
    MAS nao basta olhar fixamente para o ecrã. OBRIGATORIAMENTE há que virar o rosto para a direita e esquerda!

    é sem duvida uma leitura 3D se tal se pode afirmar

Partilha a tua opinião