Aqui há uns dias o Revolução Digital recebeu uma máquina fantástica com um sistema operativo que já está descontinuado. Esta combinação fora do vulgar chama-se Nokia N9 + Meego.

Teste RD - Nokia N9: Embalagem

Não será fácil fazer o Teste RD sabendo que vamos mexer num software que não teve grande adesão ou que não foi muito publicitado, e que provavelmente não será incluído em mais nenhum dispositivo.

Mas ao relembrarmos-nos do vídeo de lançamento do Nokia N9 que publicámos aqui no RD voltámos a ficar novamente entusiasmados e curiosos em saber até que ponto o MeeGo é uma alternativa aos outros sistemas operativos que já bem conhecemos. E, ainda sem termos metido as mãos na massa, estamos curiosos por saber porque é que a Nokia decidiu ainda assim lançar para o mercado um sistema que, na altura do seu lançamento, já sabia que não o iria utilizar mais…

O Teste RD está disponível no próximo clique ;)

Apresentação

Todos nós conhecemos o nome Nokia. É daquelas marcas que cresceu connosco e que sempre associámos a telemóveis eficazes, bons e inovadores, mas ultimamente temos presenciado a queda de um gigante à medida que outras empresas ganham o seu lugar no mercado. Houve uma altura em que era o Hardware que fazia a diferença. Quem tivesse a melhor máquina, vendia mais mas chegámos a um ponto em que praticamente todos os fabricantes de telemóveis têm uma oferta muito parecida e o Software começou a ter muito mais importância.

Aqui ainda há muito espaço para crescer.

Teste RD - Nokia N9: Frente (ecrã bloqueado)

É também sabido que a Nokia abandonou o Symbian (na gama dos smartphones) para se aliar à Microsoft e ao seu promissor Windows Phone Mango. Contudo a última join-venture da Nokia foi com a Intel e o resultado foi uma nova máquina Nokia desenhada à medida para um novo sistema operativo baseado em Linux chamado MeeGo.

A nova máquina chama-se Nokia N9 e tem um processador Texas Instrument de 1GHz, 1GB de RAM, ecrã AMOLED de 3,9″ e vem com 16GB de espaço em disco. Apresenta um design soberbo, é um pouco mais pequeno que um Galaxy S e pesa 135 gramas.

Teste RD - Nokia N9: Home Aplicações

O MeeGo é um sistema operativo Open Source, baseado em Linux e que pretende ser mais do que um sistema para telemóveis. O MeeGo ambiciona ser um verdadeiro sistema multiplataforma e abraçar-se a vários tipos de máquinas ou sistemas para os poder transformar e disponibilizar ao utilizador as suas funcionalidades de um modo simples e uniforme. Dirige-se tanto para os utilizadores mais comuns que querem coisas que funcionem como para os utilizadores mais atrevidos que querem experimentar ou desenvolver aplicações open-source.

Passadas umas semanas após o anuncio do Nokia N9 a Nokia anunciou que abandonou oficialmente o MeeGo…

Características técnicas

A utilização do Nokia N9 cria quase sempre a mesma reacção: “Ah, até é rápido” e a maior parte das pessoas que disseram isto até têm boas máquinas (Galaxy, iPhone 4, HTC…)! Muitas delas confessaram que subestimaram o telemóvel quando o viram. É bonito e tal mas lá por dentro deve ter um motor pequenito. Ficavam ainda mais espantadas quando descobriam a quantidade de aplicações que estavam a correr em background. “Não é dual-core?” era outras das frases que vinham acompanhadas com uma expressão de espanto :)

O peso é agradável, as cores do ecrã são muito nítidas e a resposta ao toque é muito boa.
Desta vez a Nokia decidiu abolir os cartões microSD e disponibiliza dois “tamanhos” muito distintos: 16GB e 64GB. Ou precisas ou não precisas de espaço… não há cá meio termo.

De seguida deixo-vos as características técnicas do Nokia N9.

Processador
Fabricante Texas Instruments
Modelo Cortex A8 (single core), TI OMAP 3630 chipset
Velocidade 1 GHz
Instruções ARMv7
Gráficos PowerVR SGX530
Software
Sistema operativo MeeGo, v1.2 Harmattan
Interface MeeGo
Memória
RAM 1GB RAM
Interna 16/64 GB
Comunicações Móveis
Bandas GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS850, UMTS900, UMTS1700, UMTS1900, UMTS2100
Ligações de dados GPRS, EDGE (Classs 33), UMTS, HSDPA até 14.4 Mbit/s, HSUPA até 5.76 Mbit/s
Ecrã
Tipo ecrã AMOLED Táctil Capacitivo
Tamanho 3,9 polegadas
Resolução 480×854 pixels
Cores 16 Milhões
Densidade 251 pixels/polegada
Outros Detalhes Gorilla Glass, ligeiramente curvado
Áudio
Saída 3,5mm
Formatos Suportados MP3, WAV, eAAC+, WMA, FLAC
Rádio Tem (mas não está acessível)
Outros Detalhes Melhoramentos de som Dolby Mobile e suporte para Dolby Headphones
Ligações
Cartões de memória Não tem
Bluetooth Sim, 2.1 com EDR e A2DP
WiFi 802.11 b/g/n, WiFi Hotspot
USB microUSB v2.0
Fotografia e Vídeo
Tipo Sensor CMOS
Resolução Fotografia 8 megapixels(3264×2448) atrás + 0.3 megapixels frontal
Resolução Vídeo HD 720p@30fps
Focagem automática Sim
Flash LED SIM (dois)
Formatos gravação imagem JPEG, PNG
Formatos gravação vídeo MPEG4, H.264 / Video HD 720p@30fps
Formatos Leitura vídeo MP4, H.264, H.263, WMV, AVI
Outros Detalhes Lentes Carl Zeiss, Geotagging, Detecção de face, Foca no toque
Receptor GPS
Assisted GPS Sim
Mapas Nokia OVI Maps
Bateria
Tipo Li-ion
Capacidade 1450 mAh (BV-5JW)
Stand by Até 380h (2G) / Até 450h (3G)
Conversação Até 11h (2G) / Até 7h (3G)
Multimédia Até 50h
Dimensões
Corpo 116.5 x 61.2 x 12.1 mm (76 cc)
Peso 135g (com bateria)
Cores Preto, Azul cian e Mangenta
Outras funcionalidades
  • Acelerómetro
  • Java (MIDP 2.1)
  • SNS integrado
  • Sensor de luz
  • TV-out
  • micro SIM
  • Bussola Digital
  • NFC – Near Field Communication
  • Browser com WAP 2.0/xHTML, HTML5 e RSS feeds
  • Sensor de proximidade
  • Micro para minimizar ruído
  • IMAP, POP3, SMTP, Microsoft Exchange
  • Screen SWIPE
  • Aplicações desenvolvidas em QT

Embalagem e acessórios

A embalagem do Nokia N9 é um paralelipipedo (com 8 x 7 x 13,5cm) todo da cor “azul Nokia” :) Na face apresenta o telemóvel em tamanho real e diz “Nokia N9″ num azul que brilha à passagem da luz. Atrás tem descritas algumas das características do Nokia N9 e o conteúdo da embalagem. É 100% reciclável e tem o simbolo da FSC (o que significa que os seus materiais foram obtidos de uma forma ecologicamente responsável).

Teste RD - Nokia N9: Embalagem

A embalagem pode-se abrir colocando o paralelipipedo na vertical e puxando a capa para cima. CUIDADO para o telemóvel não cair para a frente! Nós recomendamos antes colocar a caixa na horizontal e puxar uma pequena patilha de papel que permite extrair o conteúdo da embalagem. O Nokia N9 encontra-se logo ali a repousar, envolvido numa capa de plástico protectora. Existe uma pequena prega na tal capa que permite remover o telemóvel da moldura preta onde está inserido.

Depois temos mais dois patamares. No primeiro, mesmo por baixo do telemóvel encontramos uma capa de silicone para o Nokia N9, o manual de instruções rápidas e os papeis das garantias em Português. Vem também um papel informativo a dizer que a garantia da Nokia para a bateria é de 12 meses! Temos mais uma patilha de papel :P que nos permite então aceder ao resto dos componentes que acompanham a máquina: carregador, cabo de dados e auriculares.

Mas nada como ver o vídeo a seguir para terem uma ideia melhor desta embalagem.

Conteúdo da caixa:

  1. Telemóvel Nokia N9
  2. Capa preta de silicone
  3. Manual de instruções (em PT)
  4. Carregador USB
  5. Cabo USB (USB-A e microUSB) (120cm)
  6. Auriculares (ou phones) (80cm até à divisória + 30cm até a cada auricular)
Teste RD - Nokia N9: Conteúdo da embalagem

O carregador do Nokia N9 é diferente de todos os que já tinha visto até agora. É um cilindro com 2cm de raio e 2cm de espessura. Fica giro numa sala (funciona até como protector para os bébés não meterem os dedos) mas o que eu gosto mais é que a sua forma permite colocar este carregador atrás de um móvel sem dobrar o fio (coisa que acontece com o meu actual telemóvel). Apesar das suas dimensões reduzidas, a temperatura do carregador pouco se altera durante a sua utilização.

Teste RD - Nokia N9: Carregador

Os auriculares que acompanham o Nokia N9 são também cheios de design. São todos pretos, têm um comando remoto com apenas um botão e não têm qualquer tipo de borrachas. O plástico brilhante utilizado na sua construção risca-se com muita facilidade.

Design e aspecto geral

Não quero exagerar, mas este é um dos telemóveis mais bonitos e mais simples que eu alguma vez já vi. Faz-me lembrar a sensação de admiração quando vi o primeiro iPhone.

A estrutura do Nokia N9 é uma peça única (vulgarmente designada por unibody) feita de um composto plástico chamado policarboneto. Os topos foram selados e é difícil entender como é que juntaram os componentes. Não se vêem quaisquer parafusos, não tem saliências, tem três botões prateados na lateral (Volume e ligar/bloquear) e umas entradas no topo.
Update: O FCavaleiro publicou aqui uma noticia onde a Nokia nos mostra como é que fez o Nokia N9 :)

A capa de silicone não lhe tira a beleza pois tem exactamente a mesma forma e está adaptada para o swipe.

Teste RD - Nokia N9: Frente

À frente temos o ecrã de 3.9″, feito em vidro, e as letras Nokia em prateado no topo. Mas o ecrã não ocupa toda a área do vidro. Dista 1cm do topo e do fundo do vidro e 3mm das laterais. O ecrã é AMOLED e tem uma resolução de 854×480 pixeis o que faz com que o Nokia N9 seja o telemóvel Filandês com mais resolução de sempre. É ligeiramente curvado nas arestas para melhorar a experiência do Swipe dos ecrãs e usa a tecnologia ClearBlack para melhorar o contraste das cores. A Nokia revelou que não existe nenhum espaço entre o vidro e o display o que faz aumentar a sensação de estarmos mesmo a tocar nas coisas.
Mais abaixo, já fora do ecrã mas dentro da moldura negra, temos a câmara frontal e um led branco que só sabemos que existe quando pisca.

Teste RD - Nokia N9: Traseira

Atrás diz “Nokia | Carl Zeiss Tessar”, tem o flash e a lente da câmara fotográfica de 8 megapixeis. O seu peso dá a sensação de que se trata de uma máquina robusta e está muito bem distribuído. Não se desequilibra nem escorrega das mãos.

No manual de instruções que acompanha o Nokia N9 (uma das aplicações pré-instaladas é um manual de instruções em Português) temos acesso à informação das zonas onde se encontram as antenas das respectivas ligações sem fios ou de rádio.

Mas isto não quer dizer que o Nokia N9 seja perfeito. Não gostei do topo e do fundo esquinados. Entram em contradição com o redondo espetacular das laterais. Isto do design tem muito que se lhe diga… é como a arte :)

Na parte do fundo gostei da coluna e do microfone mas não gostei das letras a dizer “CE bla bla”.
No topo gostei da tampa da entrada micro USB. É uma tampa de plástico, rígida e faz um pequeno clique quando se fecha. Quando está aberta fica muito saliente e portanto é mais propicia a azares do que se fosse uma tampa em borracha, mas isso iria destoar do resto da estrutura.

Teste RD - Nokia N9: Topo

Agradou-me o facto da entrada do auricular (o jack de 3.5mm) estar no topo do Nokia N9 mas não me agradou o lado que escolheram (o esquerdo). A entrada dos auriculares devia ter sido colocada no lado direito pelo simples facto de que quando estamos com o Nokia N9 na horizontal (só roda para o lado esquerdo) e com os auriculares colocados, limitamos muito a acção da mão esquerda e se a entrada estivesse no outro tal não acontecia.

A tampa deslizante tem a sua piada (as letras a dizer “< 2 slide" é um plástico informativo) mas comecei a não gostar dela pelo simples facto de que toda a gente que mexe no Nokia N9 faz deslizar a tampa por curiosidade o que faz com que o cartão SIM saia, que já agora é na realidade um micro SIM, e eu nunca me lembro do PIN! :S Preferia mais que fosse como a tampa da ligação USB e tivessemos de empurrar o cartão SIM para o fazer sair.

Teste RD - Nokia N9: Câmara frontal

O Nokia N9 está disponível em quatro cores: Preto, branco, azul e vermelho.

Sistema operativo

O sistema operativo chama-se MeeGo, é Open-Source e baseia-se em Linux. Infelizmente a Nokia decidiu partir para outras bandas e anunciou que o Nokia N9 será um dos poucos telemóveis, senão o único, a utilizar o MeeGo. Mas não foi só a Nokia que abandonou o MeeGo. Na página oficial do Meego é anunciado que este sistema foi descontinuado para dar lugar a um novo chamado Tizen (que eu acho que é basicamente a mesma coisa mas terá talvez outras regras…)

A versão do MeeGo que está instalada no Nokia N9 é a 1.2 Harmatam. Apesar do processador da Texas Instrument não ser dual core, o MeeGo faz um excelente trabalho ao disponibilizar ao utilizador a funcionalidade de multitask de uma maneira tão óbvia que até parece natural. Quando trocamos de aplicação, o MeeGo baixa imenso a prioridade do processo da aplicação no CPU de modo a que ele não consuma quase nada, mas se precisar continua a executar a aplicação (por exemplo, continuar a fazer um download). Só quando voltamos à aplicação é que o processo volta a ter uma prioridade superior.

Teste RD - Nokia N9: Aplicações em execução 2 Teste RD - Nokia N9: Aplicações a correr

De todas as vezes que utilizei o telemóvel, só por duas situações senti que a temperatura tinha aumentado (nota-se mesmo!). Também por duas vezes foi preciso reiniciar à força o Nokia N9. Corri propositadamente muitas aplicações pesadas (10), trocava muitas vezes entre elas e interagia sempre um pouco e mandei fazer o download de um ficheiro grande. Chegou ao ponto de parar tudo durante a realização de um swipe para outra app e esperei para ver quanto tempo demorava a recuperar. O Nokia N9 passou para um modo em que começou a mexer-se sozinho (como se estivesse a fazer o que eu já lhe tinha pedido há 5min) e depois voltou a bloquear. Tive de carregar prolongadamente no botão ON para efectuar um reset.

Mas também já tive mais de 20 aplicaçõe abertas e o Nokia N9 não se engasgou, o que prova que depende muito das aplicações que estamos a utilizar e do que estão a fazer.

Poderia-se dizer que o MeeGo não está a tirar partido de todas as funcionalidades/capacidades do Nokia N9. Por exemplo, o Nokia N9 tem antena de rádio (receptora e emissora) mas não existe ainda na OVI Store uma aplicação de rádio FM, ou por exemplo ainda não dá para fazer vídeo chamada. Só que isto é mais do domínio das aplicações que ainda estão a crescer e a aparecer pois a plataforma e a API de desenvolvimento dá-nos acesso a todos os componentes.

Por exemplo, o Meego disponibiliza já funcionalidades que fazem uso da tecnologia NFC. Emparelhar dispositivos nunca foi tão fácil… basta tocar uma vez com o Nokia N9 numa coluna de som que também tenha NFC para termos música ambiente na sala. Para desemparelhar, basta voltar lá e tocar novamente. E o sistema funciona muito bem. Quando estamos emparelhados com algum outro dispositivo o Nokia N9 encaminha automaticamente a informação para o outro gadget (no caso da coluna, a música toca logo lá).

Teste RD - Nokia N9: Consola Teste RD - Nokia N9: Matar aplicações

O sistema de ficheiros está organizado como num outro qualquer sistema Linux mas para o utilizador normal é tudo muito transparente. Apesar de a Nokia anunciar dispositivos N9 com 16GB e 64GB, não significa que este espaço está todo disponível para o utilizador. Por exemplo, na versão de 15,8GB (para sermos correctos), 4,2GB estão reservados para a instalação de aplicações, 2,1GB estão também reservados para dados próprios dessas mesmas aplicações e só os restantes 9,5GB é que estão ao dispor do utilizador. A versão de 64GB é idêntica e apenas disponibiliza mais espaço para colocarmos os nossos vídeos e MP3s.

Na OVI Store ainda não existem aquelas aplicações que normalmente utilizamos para fazer testes e comparações entre os vários telemóveis (por exemplo, o Quadrant do Android).

Interface

Fiquei apaixonado por esta interface. É verdade que é uma interface que não nos dá a liberdade total mas tem um conceito que torna a navegação muito simples: é o conceito de Swipe (atenção, eu não disse Swype, o teclado virtual, mas também tem :) ). Sempre que queremos mudar de aplicação basta arrastar a aplicação como se estivessemos a trocar de ecrãs. O truque está em começar a arrastar a partir de fora do ecrã.

A aplicação que abandonamos fica a correr em background e podemos aceder-lhe mais tarde a partir de um outro ecrã. Se quisermos mesmo fechar a aplicação, então arrastamos de cima para baixo. Simples e eficaz. Não há botões e é bastante intuitiva. Quando temos o Nokia N9 na horizontal, a ideia é a mesma. Se puxarmos para baixo a aplicação fecha, se puxarmos para o lado mudamos para outra aplicação.

Caso nunca comecemos por arrastar de fora do ecrã então temos o comportamento normal ao qual já estamos habituados: andar com o ecrã para os lados ou para cima e para baixo, fazer zoom in, zoom out ou em certos casos, fazer duplo clique para adaptar o conteúdo à janela.

Teste RD - Nokia N9: Swipe de um jogo Teste RD - Nokia N9: Swipe na vertical

O Nokia N9 tem então três ecrãs principais. O ecrã das aplicações, o ecrã dos programas em execução e o ecrã das notificações ou notícias.

O ecrã das aplicações pode ser considerado a home pois é o primeiro sítio para onde vamos quando desbloqueamos o ecrã. As aplicações que temos instaladas no Nokia N9 estão dispostas numa grelha com 4 colunas, com fundo preto. Podemos trocar a ordem dos ícones mas temos sempre de obdecer à grelha. Não temos a liberdade de espalhar a nosso belo prazer os ícones por vários ecrãs ou de fazer grupos de aplicações ou mesmo de instalar widgets conforme existe em outras interfaces. Mas isto ainda é um sistema em evolução e por isso não me admira nada que isso saia numa próxima versão.

A seguir temos o ecrã dos programas em execução, dispostas um grelha de duas ou três colunas verticais (o utilizador pode optar). Lá temos um screenshot do ecrã que estavamos a ver quando decidimos mudar de aplicação. Podemos ter muitas aplicações em execução (não sei se há limite) e para voltar a ela basta clicar nela. Se quisermos terminar definitivamente a aplicação, também o podemos fazer através deste ecrã bastando para isso clicar longo e depois escolher qual a aplicação que queremos fechar.

Teste RD - Nokia N9: Home Aplicações Teste RD - Nokia N9: Remover aplicações

Por fim temos o ecrã das notificações e dos eventos. No topo temos o nome da nossa localização (a cidade), o dia da semana (que nos permite aceder ao calendário), um pequeno resumo do estado do tempo e depois temos acesso às últimas mensagens das feeds subscritas ou às mensagens colocadas no Facebook e nas demais redes sociais que temos configuradas. A integração das várias redes sociais é bastante transparente, fácil de lidar e até é fácil para criar as contas.

Teste RD - Nokia N9: Ecrã Eventos Teste RD - Nokia N9: Estados

Em quase todas as aplicações temos uma barra horizontal (com cerca de 3mm) onde temos o estado da bateria, o sinal da rede, o nome da rede, qual a ligação de dados que estamos a utilizar (WiFi, 3G, bluetooth…), as horas, o nosso estado nas redes sociais (disponivel ou ocupado) e uma área para notificação de mensagens. Quando carregamos nessa barra espande-se um ecrã onde podemos seleccionar o perfil, o volume, a ligação de dados e a disponibilidade nas várias redes sociais.

O MeeGo tem também um género de atalho para 4 aplicações mais utilizadas. Se arrastarmos uma qualquer aplicação apenas até meio do ecrã e prolongarmos um pouco mais o toque, aparecem 4 ícones (telefone, chat, câmara e browser) que podemos logo utilizar.

Teste RD - Nokia N9: Atalhos Teste RD - Nokia N9: Protecção de ecrã com mensagens

A protecção de ecrã… :) A protecção de ecrã tem duas fases: quando bloqueamos o telemóvel e quando entra em poupança de energia. Quando bloqueamos o ecrã visualizamos um papel de parede (configurável) com a tal barra superior, as horas, o dia do mês e notificações (caso existam). Ao entrar em poupança de energia, fica tudo preto excepto as horas que se vão mexendo ao longo do ecrã (como se trata de um ecrã AMOLED isto gasta muito pouca energia). Quando temos alguma mensagem (SMS ou chat) ou chamada não atendida ou email, debaixo das horas é exibido um simbolo que nos indica o tipo de notificação que temos pendente (por exemplo aparece uma @ quando temos um email por ler). Para acender o ecrã podemos carregar no botão lateral ou então fazer duplo clique/toque no ecrã. Agora acedemos ao ecrã bloqueado e lá temos logo um resumo da mensagem que recebemos.

Há pouco deu-me vontade de rir porque quase ninguém sabia desbloquear o ecrã. Era mais normal para as pessoas que não tinham um Smartphone do que para aquelas que já estão viciadas numa certa maneira ou lógica. Mas quando temos alguma mensagem, é mais fácil pois a tendência é arrastar a messagem e nesse caso vamos logo para a aplicação que nos permite visualizar o resto da informação.

Uma falha que detectei (mas que pouca gente dá importância) está relacionada com situações de emergência. O Nokia N9 não exibe qualquer tipo de ajuda a indicar como se desbloqueia o ecrã nem permite a realização de telefonema de emergência com o ecrã bloqueado. Mas se mandarmos bloquear o telemóvel (no MeeGo só temos a opção de código de desbloqueamento) aí já aparece a opção de chamada de emergência, mas mesmo assim é preciso passar pela primeira fase.

Se formos um pouco mais exigentes na crítica, também podemos dizer que os três principais ecrãs do Nokia N9 funcionam apenas na vertical. Idealmente deveríamos poder fazer as mesmas coisas mas com o Nokia N9 na horizontal.

As chamadas no Nokia N9 não surpreenderam. A qualidade de som é boa, a neutralização do ruído também e a captação de rede funcionou sempre muito bem, mesmo naqueles cantos lá de casa que nós sabemos que devemos evitar :)

Na funcionalidade telefone os números são bastante grandes e quando digitamos algum aparece logo no topo no tamanho máximo e depois vai diminuindo à medida que vamos digitanto mais números, mas o último digitado fica sempre em destaque (fica a branco e os outros a cinzento). Depois ao fazer a chamada, caso tenhamos uma conta do Skype configurada, podemos optar se queremos utilizar a rede telefónica ou se queremos utilizar VoIP. Uma funcionalidade que não temos mas que era muito fixe de ter era aquela em que começamos a digitar o nome da pessoa no teclado do telefone e os contactos começam a aparecer filtrados.

Internet e redes sociais

O browser chama-se Nokia Browser 8.5 e não tem tabuladores. Cada vez que abrimos uma nova janela é a mesma coisa que abrir outra aplicação e fica disponivel no ecrã das aplicações abertas. O Flash não é suportado e o pessoal do MeeGo é mais adepto do HTML5. No site html5test.com, alcançou 255 pontos (em 450 possíveis), e já houve alguém que alcançou os 272 pontos com o Meego (e que corresponde actualmente ao 2º lugar no raking). Já agora, a informação enviada pelo User Agent do browser aos sites é: “Mozilla/5.0 (MeeGo; NokiaN9) AppleWebKit/534.13 (KHTML, like Gecko) NokiaBrowser/8.5.0 Mobile Safari/534.13″

A activação de cookies ou o acesso às definições do browser é uma tarefa muito dificil (e até agora impossível). Existem sites em que nos é exibida a mensagem “Por favor active os cookies para poder continuar”. Mas podemos sempre utilizar outro browser (o Fennec por exemplo) para dar a volta ao assunto.

De resto, a experiência de navegar na web é razoável, tem as limitações de termos um ecrã pequeno e por isso temos de utilizar muitas vezes o zoom ou o pinch to zoom (que está muito bem implementado no MeeGo). Uma funcionalidade que eu gostaria de ver melhorada era o facto de quando estamos a movimentarmo-nos num site com o zoom feito, não permitir a deslocação aos movimento dos elevadores mas sim ao movimento do dedo. Deste modo podemos fazer deslocações na diagonal em vez de ter de fazer duas operações (colocar para baixo e depois para o lado)…

Teste RD - Nokia N9: Browser Teste RD - Nokia N9: Aplicação social Facebook

Nas primeiras utilizações do Nokia N9 fiquei um pouco desiludido com a escrita de texto. No Nokia N9 as teclas estão um pouco juntas e por isso é muito comum falhar quando estamos a escrever com os dois polegares. Cheguei-me mesmo a irritar e pensei “isto não pode ser possível, estes tipos não iam deixar isto assim…”. E é verdade. O Nokia N9 que recebemos tinha as ajudas todas desactivas e muitas das vezes era muito lento a reposicionar o cursor. Após a última actualização veio a luz… Swype e algumas melhorias na introdução de texto. Agora sim, a experiência de escrever mensagens é muito boa, a sugestão de palavras também (o Meego vai aprendendo o que utilizamos mais), não apresenta sinais de lentidão. A edição de texto também é excelente. Temos ao nosso dispor uma lupa para posicionar o cursor (toque longo) e temos as opções de seleccionar e copiar o texto que queremos.

Contudo, a edição de texto nos campos de um site ainda apresenta uns pequenos defeitos. Não temos as funcionalidades de edição de texto (e aqui ainda se pode observar o comportamento lento e irritante) e nos campos que tem password aparece durante 1 segundo a última letra inserida.

A utilização de várias redes sociais está muito bem conseguida e começa-se a consumir “redes sociais” de uma maneira muito simples e rápida. Mas só nos permite ter o Facebook e o Twitter e só podemos ter uma conta de cada activa (quem tiver duas contas de Facebook tem de andar a fazer login e logout entre elas). Neste aspecto o Meego ainda é um bocado castrador pois não permite integrar mais redes sociais no ecrã de eventos. Por exemplo, instalei o 4Square e a informação só está disponível através da aplicação instalada. Idealmente o Meego deveria disponibilizar uma nova conta para incluir as novas mensagens nas restantes aplicações e ecrãs do Meego.

O ecrã de eventos também funciona como leitor de feeds (é lá que também temos acesso às últimas noticias do RD). Se quisermos mais detalhes basta clicar no comentário para ir abrir directamente a respectiva aplicação.

Teste RD - Nokia N9: Aplicação Social Twitter Teste RD - Nokia N9: Gestão de contas

Loja de Aplicações

À semelhança de outros sistemas operativos, também existe uma loja ou um repositório online de aplicações :) Como já devem ter lido, o MeeGo acede à Nokia OVI Store para encontrar mais aplicações para instalar no dispositivo, algumas gratuitas, outras pagas, algumas boas e outras menos boas. Mas nem todas as aplicações disponíveis na OVI Store podem ser instaladas no Nokia N9, mas quando acedemos através do MeeGo, já só aparecem aquelas que podemos mesmo instalar (e são muitas!).

Teste RD - Nokia N9: Aplicação TimeToGo

Mas os utilizadores do Nokia N9 não dependem unicamente da OVI Store para poderem descarregar aplicações. Podem ir aos vários sites que existem que disponibilizam aplicações feitas propositadamente para o MeeGo. Funciona tal e qual como quando temos um ficheiro .deb para instalar num sistema Debian (uma variante de Linux). Claro que esta parte não é tão entusiasmante para o utilizador comum que não comprou chatices, mas para outros isto é um sinal de liberdade.

Teste RD - Nokia N9: Loja de aplicações OVI Teste RD - Nokia N9 My-Meego

Multimédia e Lazer

O leitor de música é do género da maior parte dos players da concorrência mas com mais umas ideias engraçadas. Por exemplo, quando não tenho a capa do álbum de MP3, é gerada uma capa (só com letras) baseada no nome do album. Quando estamos a ouvir um álbum o ecrã divide-se em dois. Na parte superior fica a capa do CD e na parte inferior temos os controles e para trocar para a próxima música basta deslizar o dedo em cima da capa. Mas ainda não descobri como é que temos acesso à lista das músicas do album que estamos a ouvir (sem termos de voltar ao menu inicial do leitor).

Teste RD - Nokia N9: Loja de música OVI Teste RD - Nokia N9 A ouvir uma música

Temos então os botões de volume sempre disponíveis (mesmo quando o ecrã esta bloqueado) e até temos um feedback visual quando alteramos o nivel do som (aparece a barra de volume). Após a última actualização do MeeGo, o ecrã de bloqueado disponibiliza informação acerca da música que estamos a ouvir e podemos inclusive mudar de música ou colocar em pausa sem ser preciso desbloquear o telemóvel.

Os auriculares/phones são bons. Não têm nada a ver com os do último teste. Com o som no máximo não se nota distorção, não consigo ouvir a minha voz e os meus colegas também não ouvem barulho. Nota-se que está um pouco mais alto mas nada demais. Tem 21 níveis de volume e são mais curtos ao início (há mais níveis de “volume baixo”).

Teste RD - Nokia N9: Lateral direita

Gostei do pormenor do Nokia N9 colocar o leitor de músicas em pausa quando removemos o auricular. Só topei isto quando deixei cair o Nokia N9 sem querer… no worries, ficou todo inteiro e sem riscos. Safei-me dessa vez mas infelizmente o Gorilla Glass é falível. Após uma semana de andar com o Nokia N9 no bolso da minha mochila, juntamente com as chaves de casa, cabos USB, carregadores, bolachas e sabe-se lá mais o quê, começaram a aparecer os primeiros riscos, daqueles tipo “fio de cabelo” que mal se notam mas que estão lá…

Teste RD - Nokia N9: Aplicação Video Teste RD - Nokia N9: Aplicação Youtube

Para fazer o teste ao leitor de vídeo copiaram-se dois vídeos de 1,5GB cada um sendo que um deles era um ficheiro MKV com qualidade de 720p e outro era um ficheiro AVI resultante de um rip normalíssimo de um filme de animação. A reprodução do DIVx correu bem, as cores são fantásticas e não existem quebras na visualização. O MKV de 720p (verdadeiros) é impossível de ver. Encrava mesmo muito e o som até chega a desaparecer tal é a quantidade de informação que o CPU tem para processar.

Já que falamos de som no âmbito dos filmes aproveitamos para dizer que ouvir os filmes no Nokia N9 (sem auriculares) é uma experiência desagradável. O som sai todo pela coluna do lado direito visto que não existe coluna no lado esquerdo. Por isso ver filmes só com os auriculares colocados e aí sim é aquilo que estamos à espera.

Ambos os ficheiros têm olegendas na mesma pasta mas o leitor que vem por omissão não tem qualquer opção para as exibir. Foi preciso arranjar um outro player (optou-se por um que não está na OVI Store) que até nos permite escolher a cor e o tamanho da letra, mas não se conseguiu pôr a funcionar correctamente com as legendas :(

Talvez numa próxima versão.

Jogos

Existe um elevado número de jogos disponíveis para o Nokia N9. Alguns deles até fazem uso da funcionalidade NFC para incentivar o uso das novas tecnologias :) Por exemplo, a versão do Angry Birds para o Nokia N9 tem uns niveis que só são desbloqueados quando houver interacção com outro Angry Birds via NFC.

Teste RD - Nokia N9: Jogo Angry Birds

Regra geral os jogos fluem bem e quando fazemos swipe para outra aplicação ficam em pausa. Mas nem tudo funciona a 100%. No jogo do Need For Speed por vezes notam-se algumas falhas nos gráficos e se fizermos swipe quando o jogo está a meio de um vídeo, então o Nokia N9 fica muito lento durante os próximos 5-10 segundos. Mas também há que haver bom senso na utilização.

Produtividade

O Nokia N9 tem uma aplicação chamada “Documentos” que é na realidade um leitor dos formatos mais conhecidos e utilizados de documentos. No teste foram testados documentos escritos em Word (versão de 2003 e de 2007), Excel, PowerPoint, PDF, TXT e documentos OpenOffice. Funcionou tudo bem, o zoom é rápido assim como a navegação nos documentos. O tamanho médio dos documentos rondava os 3MB. Claro que a capacidade multimédia deste leitor não se assemelha a uma aplicação de Desktop pois por exemplo aquelas apresentações interactivas e com som não são exibidas como num PC. Temos apenas acesso a cada um dos slides.
Este leitor disponibiliza também a funcionalidade de procura de texto nos vários documentos. Funciona muito bem e o seu comportamento assemelha-se ao find do FireFox.

Teste RD - Nokia N9: Aplicação Documentos Teste RD - Nokia N9: PDF aberto

Como já foi dito, trata-se apenas de um leitor. Para editar documentos tem de se recorrer a outras aplicações tais como o Koffice ou o QuickOffice (que ainda não existe para MeeGo mas não deve tardar).

De origem o Nokia N9 não traz nenhum gestor de ficheiros mas existem vários gratuitos na OVI Store (uns mais avançados que outros) que até colocam logo um ícone de acordo com cada tipo de documento.
Para os utilizadores mais audazes ou para os programadores, o MeeGo disponibiliza um perfil de programador que nos deixa aceder a mais aplicações e também nos permite ligar o Nokia N9 ao PC em modo de desenvolvimento.

Mas quem for um adepto fervoroso de aplicações da Google então vai ficar um pouco desiludido. Ainda não existe nenhuma versão oficial que possa ser utilizada em offline e a versão online depende muito do browser. A melhor alternativa ainda é instalar uma aplicação chamada GApp que é no fundo um browser optimizado para a utilização de ferramentas da Google.

Teste RD - Nokia N9: Swype Troca Teste RD - Nokia N9: Agenda

A aplicação de email permite configurar várias contas de email (exchange, gmail ou outra desde que tenha pop3) e podemos ver o correio todo junto ou separado por caixas. No MeeGo podemos configurar a frequência com que as caixas de correio devem ser consultadas (permite até mesmo escolher diferentes períodos durante o dia).

A aplicação Agenda permite gerir várias agendas ao mesmo tempo e como faz uso do padrão CalDAV permite configurar e sincronizar com várias agendas online, como por exemplo, o Google Calendar. Sincronizei os meus contactos com outro telemóvel (Symbian) e correu tudo bem. O Meego também tem a funcionalidade de unir ou emparelhar contactos que é excelente nas situações em que temos diferentes informações da mesma pessoa em dispositivos diferentes.

Fotografia e vídeos

O Nokia N9 não foi pensado para ser uma boa opção na área da fotografia ou do vídeo (ao contrário do Nokia N8), mas um aparelho destes não ter câmara era a morte do artista. Daí que optaram por uma câmara com uma lente Carl Zeiss com uma abertura de f2.2 e de 8 megapixeis para não destoar tanto do resto da máquina. :P

Tem autofocos mas também podemos indicar no ecrã qual o objecto que queremos focar, tem zoom digital de 4x (os botões de volume permitem ajustar o zoom) e disponibiliza as funcionalidades mais básicas. Para ajudar nas fotos à noite, o Nokia N9 tem dois LEDs junto às lentes que funcionam como flash.

Teste RD - Nokia N9: Aplicação Câmara Fotográfica Teste RD - Nokia N9: Galeria de fotos

Já depois de tirada a fotografia temos a oportunidade de a editar, retocar (podemos por exemplo retirar os olhos vermelhos) e manter na mesma a fotografia original. Como tem GPS, o geotagging é mais uma opção disponibilizada pelo Nokia N9.

Quando acedemos à galeria é-nos exibido um mural com muitas fotografias e vídeos redimensionados. Ao clicarmos numa qualquer fotografia fica em fullscreen ou se quisermos também podemos aceder ao tamanho original. O Zoom é feito com os dois dedos e o Nokia N9 tem uma resposta muito rápida.

Teste RD - Nokia N9: Foto flor

No que diz respeito à filmagem, a resolução máxima é de 720p HD a 30fps, permite fazer filmagens no formato 16:9 e grava o som stéreo. Tem os habituais controlos de exposição: quando estamos a filmar está sempre a focar automaticamente e como podemos ver no vídeo abaixo o arrastamento da imagem quando fazemos movimentos bruscos é quase nulo. No global os vídeos produzidos são bastante satisfatórios e então se pensarmos que a maior parte deles vão parar ao Facebook ou ao Youtube acho que é mais do que suficiente.

Assim como em todos os outros smartphones, as fotografias e os vídeos parece que têm muito mais qualidade quando vistos no próprio dispositivo pois quando se vê no computador notamos logo que é uma foto ou um vídeo de um telemóvel. Em interior ou à noite tanto as fotografias como os vídeos têm muito ruído e são um pouco granulados mas quando há bastante luz as fotografias e os vídeos ficam bastante nítidos. Mas é a tal coisa: se queremos tirar fotos para colocar no Facebook ou vídeos para o Youtube, então o Nokia N9 faz um excelente trabalho. Se queremos tirar fotos para imprimir e oferecer, então é melhor utilizar uma máquina a sério.

Quando ligamos o Nokia N9 ao computador e se tivermos o Nokia Suite (versão 3) instalado e com a opção de sincronização activa, então todo o conteúdo multimédia é automaticamente copiado para as respectivas pastas do Windows (imagens e vídeos).

GPS

No Nokia N9 existem duas aplicações dedicadas ao GPS. Chamam-se Mapas e Conduzir, estão ambas interligadas mas a interface dos menus é diferente. Lá por detrás está a já conhecida aplicação Nokia Maps (com mapas da autoria da NavTEQ Maps). O mapa que vem de origem vem bastante completo com informação acerca dos pontos de interesse locais e lojas, mas a versão do mapa é de 2009 (a CRIL ainda não está completa). A actualização do mapa é gratuita (a actualização precisa de fazer o download de 95MB) mas no fim concluí que ainda continua desactualizada.

Ambas as aplicações são bastantes simples. Têm a opção de ver os mapas em 2D, 3D ou satélite (é em 2D mas com a fotografia da paisagem). O zoom in e o zoom out são bastante rápidos, o ecrã está limpo e dá mesmo destaque ao mapa e tem-se a vantagem de ter os mapas offline.

Teste RD - Nokia N9: Aplicação Mapas Teste RD - Nokia N9: Aplicacao Correr

Quando vamos a conduzir a senhora é muito educada :) e quando saímos da estrada a aplicação posiciona-nos na estrada mais próxima (recalcula muito rapidamente o novo caminho). Só quando estamos mesmo fora do mapa e a estrada mais próxima ainda é distante então é que o sinal nos diz que estamos a andar em terras nunca antes alcatroadas. Faz zoom in e zoom out consoante a nossa velocidade e consoante nos aproximamos de uma saída. Ah, e a senhora não se cala para ter a certeza de que vamos pelo caminho correcto.

Mas captação de satélites não estava fácil. Já sem dinheiro para o 3G e longe de uma rede Wifi, demorei cerca de 15 minutos para obter a minha localização. Depois de fixar o sinal e quando estamos a seguir as instruções de direcção demora a admitir que não temos sinal. O Nokia N9 também permite utilizar um receptor GPS externo via bluetooth.

No fim de utilizar o GPS, não o consegui desligar. Notei depois que tinha a opção de “partilhar o meu local” activa e por isso o sinal do GPS não desaparecia. Contudo não senti que este pequeno “incidente” tenha afectado a bateria.

Autonomia

A bateria de 1450mAh do Nokia N9 está totalmente inacessível. É preciso enviar o Nokia N9 para a marca caso haja algum problema com a mesma.

Durante os primeiros dias de utilização tinha de carregar o telemóvel ainda antes do fim do dia. Houve mesmo um dia em que só tive bateria para cerca de 6 horas…

Saí de casa para o trabalho com o Nokia N9 carregado. Durante a viagem vi uma série (aprox. 40min). Eram 9:45 quando abri o leitor de músicas, tinha 4 aplicações em background (1 browser, 2 jogos e uma aplicação de monitorização da bateria) e o 3G ligado. Ouvi música até às 14h e quando reparei o sinal da bateria já estava vermelho e o telemóvel estava mais quente do que o habitual…

Aparece uma mensagem a dizer que estou com pouca bateria. A aplicação que monitoriza a bateria diz que tenho apenas mais 7% disponível e que àquele ritmo só poderia ouvir música durante mais 5min. Desliguei então as aplicações e o 3G. Consegui ouvir mais 2h de música sem haver alguma mensagem mas depois como precisava mesmo de bateria para a noite, não arrisquei e meti a carregar.

Teste RD - Nokia N9: Definições Bateria Teste RD - Nokia N9: Aplicação Battery

O Nokia N9 precisa de 3 horas para ficar completamente carregado. O carregador, que apesar de ser um dos mais pequenos que eu já vi, não aquece quase nada.

Porém, ao longo dos restantes dias em que já fazia uma utilização mais “normal” do Nokia N9 já só precisava de carregar a bateria durante a noite. Mas a última actualização fez um milagre. Sem exagero a bateria do Nokia N9 dá para dois dias para uma utilização um pouco mais do que modesta. Vi um filme de duas horas, utilizei o GPS, joguei, ouvi 5 albuns inteiros, naveguei pela Internet (WiFi), mas verdade seja dita, só devo ter falado uns 15 minutos no total. Isto durante o fim de semana inteiro. Quando o telemóvel decide que tem de entrar no modo de poupança de energia, é exibida um género de uma pétala verde ao pé da bateria.

O teste do GPS resumiu-se a uma deslocação na estrada que durou 30min (sem 3G ligado). Parti com a bateria cheia e cheguei ao destino com 85% de bateria disponível.

Resumindo e concluindo

O Nokia N9 é um telemóvel bem construído e dotado de um sistema operativo que dificilmente (nunca?) vamos encontrar em mais telemóveis. No caso do Nokia N9 pode ficar um bocadinho a ideia que é máquina a mais para o software que tem mas quem pensar assim está totalmente enganado. Parece até que foi desenhado para este telemóvel.

Teste RD - Nokia N9: Destalhe auscultador

O MeeGo é um sistema operativo que surpreendeu pela positiva. A sensação de velocidade (na maior parte do tempo) impressiona e o swipe é como uma droga. Ficamos de tal modo viciados nele que depois temos muito tendência a dizer mal dos outros sistemas :P

Existem vários sistemas operativos para smartphones baseados em Linux, mas o MeeGo foi de todos eles, aquele que melhor me transmitiu a ideologia e a sensação de estar a lidar com um SO Linux.

Em relação às aplicações da loja Nokia, no inicio fiquei com a ideia de que haveriam muito poucas pois seria uma coisa muito fechada mas enganei-me. Existe uma comunidade significativa que desenvolve aplicações compatíveis com o MeeGo, em particular os programadores de Qt. É verdade que para termos a última aplicação xpto com que os nossos amigos andam a delirar, ainda temos de esperar algum tempo, mas de resto, as aplicações que já estão instaladas e as que já existem na loja OVI são mais do que suficientes para fazer uma utilização normal de um smartphone.

Teste RD - Nokia N9: Traseira

O Nokia N9 leva-nos a pensar que se este produto tivesse saído para o mercado uns anos mais cedo, a Nokia teria facilmente recuperado parte da quota de mercado que tem vindo a perder. O Nokia N9 juntamente com o MeeGo é um smartphone que se bate de igual para igual com os topos de gama das outras marcas.

Infelizmente pedem muito dinheiro pelo Nokia N9. São precisos €650 para comprar a versão mais barata e ainda por cima o novo Nokia Lumia 800, que é uma máquina quase quase igual, custa menos €230! Este é para mim o grande defeito do Nokia N9.

Pontos a favor :)

  • Design
  • Funcionalidades/Aplicações
  • Fluidez/Rapidez
  • Modo de funcionamento com Swipe

Pontos contra :(

  • Preço
  • Bateria inacessível
  • Não permite expansão de memória
  • Inveja
Selo RD - Ouro

O que significa este selo?

Página oficial: Nokia N9

[pais id=”pt”]
O Nokia N9 ao melhor preço:



[/pais]

Muito obrigado por terem lido o nosso teste, ficou um bocado extenso pois tinha de falar do Nokia N9 e do Meego, mas espero que tenham gostado e se repararam em alguma informação menos correcta por favor transmitam-nos para que seja corrigida o mais rápido possível.

Gostaria de agradecer aos leitores que colocaram as suas questões na Espreitadela RD do Nokia N9 em especial ao leitor Nuno Pinheiro que contribuiu com muitas opiniões, dicas e tirou dúvidas específicas.

Galeria de imagens

Estas são as fotografias que foram tiradas ao MODELO durante a realização deste teste:

Fotos de teste

Uma foto tirada durante o dia:
Teste RD - Nokia N9: Foto parque

Uma foto tirada durante a noite:
Teste RD - Nokia N9: Foto noite

Comparação entre uma foto tirada com o Nokia N9 e com o Galaxy SII:
Foto tirada com o Nokia N9:
Teste RD - Nokia N9 Foto comparação

Foto tirada com o Samsung Galaxy S II:
Teste RD - SGS II Foto comparação

As fotos aqui expostas foram redimensionadas. Podem ver os originais na nossa galeria Flickr.

Vídeos de teste

Mais vídeos no canal YouTube do Revolução Digital.

Endereço de Email

33 COMENTÁRIOS

  1. Já tive a oportunidade de experimentar um equipamento destes. Excelente qualidade e muito bom sistema operativo. Este equipamento tinha tudo para ser um sucesso, mas infelizmente é mais um tiro no pé da nokia! Estamos a falar de um equipamento que custa para cima de 600€, com um enorme potencial e…sem aplicações!!As aplicações que há não chegam para sequer ponderar este equipamento em vez de um apple ou um android qualquer… A verdade é que sem aplicações e por este preço é um completo desperdício de capacidade e de dinheiro!! Já para não falar que ainda não tinha sido lançado e já se sabia que a nokia não ia continuar com o Meego!! Mais de 600€ por um equipamento…desactualizado!!É mesmo pena a Nokia não ter investido no meego como a Samsung no bada, pois para mim estava aqui a sucessão do symbian e um fantástico sistema operativo! Para mim este é o verdadeiro erro da nokia, ter apostado no WM e não no meego!!

  2. Penso que a parte do “CE bla bla” apenas existe nos modelos que são enviados para os jornalistas, a versão a venda não tem.

  3. Parabéns pelo teste e apesar de extenso de salientar a forma como nos prende ao longo que o devoramos. Tenho este modelo e estou fascinado com ele! A comunidade parece interessante e as apss que vão saindo são bastante boas, Pena, como dizes, ser um sistema operativo com os dias contados.

  4. Nuno, quando digo que tem os dias contados refiro-me à opção da Nokia em deixar de utilizar o meego como sistema operativo . Seja como for sabemos hoje que estão para breve novas actualizações para este magnífico telefone.

  5. Daniel, para actualizares só precisas ir a Definições – Aplicações – Gerir Aplicações e passares para o separador Actualizações. Depois disso na parte superior direita do ecrã basta que faças um “refresh” a actualizações para ser feita uma procura.

  6. @NMSS
    Também concordo contigo, mas antes de falar muito alto, tenho de mexer primeiro no WM para poder comprar :)

    @Quim
    Não posso dizer que foi propositado, mas com tantas coisas para fazer, há pormenores que me escapam. Obg pelo aviso.

    @Fambra
    Obrigado. É verdade que ficou muito extenso, mas ainda havia mais coisas que eu queria contar :D só que se o fizesse já estaria a exagerar…
    Depois temos de esperar pelas novidades que o Sr. Nuno anunciou :) para vermos até que ponto o MeeGo vai continuar a mexer com a malta.

    @Daniel
    Estás-te a referir a actualizar certas aplicações ou actualizar a versão do MeeGo. As aplicações é como o Fambra disse, mas o MeeGo eu já não me lembro ao certo, mas acho que foi algo natural, tipo “over the air” quando me liguei à rede Wi-Fi.

  7. A actualização dos Nokia N9 estão a ser feitas por “ondas”, mas não tenho a certeza se as ondas estão divididas por números de série de telemóveis ou se por países. Se está com muitas dificuldades, o melhor é contactar o seu operador para dizer que não está a conseguir receber um update de firmware através da rede.

    Ou então pode optar pela actualização atravéz do PC:
    http://europe.nokia.com/support/product-support/device-software-update (seleccionar o Nokia N9).

  8. boa tarde

    entre o nokia n9 e o lumia 800 há alguma coisa que realmente influencie a escolha? e uma duvida o n9 tem navegação por voz?

  9. afinal quando sai a actualização PR 1.2 do meego ? ja saiu numa serie de países e portugal continua na memsma não ha nada para ninguem..ate o brasil ja tem em pt-pt….
    que treta pa este país de retardados somos sempre os ultimos…
    so nas estatisticas do desemprego dos incendios e dos acidentes no IC19 é que somos sempre os primeiros… ou nas aboboras de 500Kg ..

  10. @Luís
    Se se está a referir às indicações do GPS, sim. O Nokia N9 tem navegação por voz.
    Se se está a falar à navegação nos vários menus através de comandos por voz, então o Nokia N9 não tem.

    @Johnny
    Um dos chefes do projecto Meego colocou logo um post no blog da Nokia, no dia a seguir ao anúncio do lançamento da nova PR.
    http://www.developer.nokia.com/Community/Blogs/blog/n9-developer/2012/02/28/patience-is-a-virtue-when-waiting-for-a-platform-update
    Depende mais do dispositivo do que da operadora. :( Mas, apesar de não ser o recomendado, pode ligar o modo Developer, ir ao terminal e utilizar o comando apt-get tal e qual em várias distribuições Linux.
    Mas também subscrevo o que disse em relação a sermos os últimos em certas coisas boas e os primeiros em coisas menos boas…

  11. João desculpa a minha ignorancia mas diz me uma coisa… esse tal modo developer onde é k eu o ligo e explica me melhor os passos ke tenho a fazer.. pk supostamente o ke estas a kerer dizer é ke o posso sacar de outra forma nao é?? e é em portugues ??

  12. Activa-se no menu Segurança. Depois aparecem mais aplicações que pode instalar. Uma delas é o terminal. Mas depois é preciso saber Linux para saber como fazer o update manualmente e para não estragar o sistema.
    Mas como dizem no blog da Nokia, é melhor ter paciência e esperar que a actualização chegue ao seu telemóvel. Eu vou fazer o mesmo…

  13. @Johnny, parece incrível pois nem um dia depois de estarmos aqui a falar sobre este update, mas acabei de receber a mensagem para a actualização do Meego no Nokia N9. OTA! Estou curioso para chegar a casa e instalar. E aí, já chegou alguma coisa?
    Já agora, só para fazer um despiste, não quer falar sobre euromilhões para ver se esta semana acontece algo parecido? :D

  14. epáaaa tas com mais sorte ke eu que ainda agora fiz o refresh nas atualizaçoes e continua com a mesma conversa YOUR SOFTWARE IS UPDATED!….
    pronto la tenho eu de continuar a espera….
    …por favor ó joao nao me trates por voçe tenho 27 anos nao tenho 60

  15. e ja agora outra coisa…
    olha lá, ja que tens o mesmo telemovel ja agora ve la s consegues dar-me aki uma ajudazinha tu ja tentaste sacar o ADOBE FLASH ? epa ontem tava na fak e vi k tinhamos recebido isso nas aplicaçoes…(sim pk eu kuando tou nas aulas aproveito os servidores da fak para passar o tempo ligado a net atraves do tm…)e tentei logo sacar visto ke ja pesquisei uns kuantos sites ke me blokeiam pk nao tinha o flash e depois kuando ia ao site da ADOBE eles nao m deixavam sacar pk diziam ke nao tinha equipamento apropriado para obter akele software..entao nas aplikaçoes kuando vi k ja tinhamos isso para sacar tentei sacar e tal é o meu espanto quando vejo ke dizia ke o PAKOTE TAVA VAZIUUU… é klaro ke ninguem gosta de PACOTES VAZIUS NÈE??!! entao pus-me a ler e vi ke temos de sacar o firefox como browser e so assim é k konsegui depois entrar no site do ADOBE e sacar apartir de la o software FLASH…. confirmas me isso?!

  16. Não. Vi que ainda não suportava flash e desde então não me importei mais… Talvez agora, como vou mexer um pouco nisto, talvez tente meter o flash a funcionar, porque há malta que disse que já conseguiu.

  17. OK mas fika aki a dika.. pk ate no programa kuando tás para sacar do ovi store ele diz t la ke so consegues ter se tiveres o firefox instalado….

  18. Deixo aqui uma curiosidade e espero que me confirmem…
    desde que adquiri o Nokia N9 que noto que ando a levar mais choques atraves da eletricidade estatica… em termos fisicos todos sabemos que a eletricidade estatica é proveniente da fricçao de dois corpos e visto nos(donos de um N9) passarmos a maior parte do tempo a esfregar o dedo no ecrã gostaria de saber se tambem ja repararam nisto….!?

  19. Agora que falas nisso, ultimamente também tenho andado a apanhar mais choques no carro, mas acho que tem a haver mais com os sapatos :)
    Instalei o Firefox e o Adobe Flash. Funciona tudo bem, mas o plugin de flash continua a não funcionar no browser default

  20. epa ó joao se tas mesmo a falar a serio acredita ke isso deve ser por causa de esfregarmos o dedo no escra no telemovel..mas agr ke te disse vais começar a reparar mais vais ver…

  21. tenho um n9 e ele me surpreende na velocidade de processamento da internet a apps… mas o sistema ainda é muito restrito para novas apps e jogos …como instalar fora da loja nokia????

Partilha a tua opinião