[17-02-2012] O Revolução Digital já testou o Galaxy Nexus! Vem conhecer os pontos fortes e menos fortes deste smartphone Android no nosso Teste RD!

O Galaxy Nexus foi (supostamente) lançado hoje em Portugal pela mão da Vodafone. Mas, felizmente, tivemos acesso durante alguns momentos ao novo smartphone do Google, construído em parceria com a Samsung, e que é o primeiro a ser lançado no mercado com o novo Android, o Ice Cream Sandwich (versão 4.0).

Apresentação Galaxy Nexus

Depois de termos brincado com ele, já temos uma primeiro opinião sobre o mesmo. Querem saber o que achámos? Ora contamos tudo já de seguida.

Foi nas instalações da Samsung Portugal que fomos recebido para uma pequena demonstração privada sobre o novo Galaxy Nexus. E foi uma demonstração “interactiva” já que cada um dos presentes tinha uma unidade do Galaxy Nexus para mexer e brincar à vontade.

Primeiro reflexo: comparar com o Galaxy S II. Ora o Galaxy Nexus, apesar de ter um ecrã maior consegue ter quase a mesma largura e ser apenas ligeiramente mais alto. Para tal contribui o facto de terem desaparecido os botões físicos da frente do telefone o que faz com que o ecrã cubra praticamente na integralidade a frente do Galaxy Nexus.

Apresentação Galaxy Nexus

Segundo reflexo: ligar o bicho. Enquanto assistimos ao boot do telefone (com um vídeo muito engraçado) vamos ouvindo o responsável da Samsung debitar os trunfos do smartphone: Android Ice Cream Sandwich, processador dual-core, máquina fotográfica ultra-rápida e com modo panorâmico, velocidade de funcionamento e NFC.

Em termos de velocidade, não há volta a dar: este é de facto o smartphone Android mais rápido que já tivemos em mãos. Acham o Galaxy S II rápido? Acredito que sim e com toda a razão. Mas depois de mexer no Galaxy Nexus durante quase hora e meia, acreditem que se nota a diferença em termos de velocidade de resposta. Incrível.

Ora vejam lá o vídeo que se segue e que nos mostra um pouco do que podemos encontrar no Galaxy Nexus:

No que toca ao Ice Cream Sandwich gostei da velocidade e do sistema em si. A interface foi bastante melhorada e realmente a inclusão de elementos do Honeycomb foi uma escolha muito acertada. Também o NFC está bem implementado, através daquilo que o Google chama de Android Beam. Queremos partilhar um link, um vídeo do YouTube, uma foto ou um contacto? Basta colar dois Galaxy Nexus costas-com-costas. Imediatamente sentimos o telefone a vibrar, carregamos no ecrã e o conteúdo é partilhado para o outro telefone. Simples, eficaz e realmente interessante.

Impressionante também é a velocidade a que conseguimos tirar várias fotografias seguidas: carregando repetidamente no disparador vamos ouvindo o “clic-clic-clic” de forma contínua e praticamente sem tempo nenhum de intervalo. Muito bom. O modo panorâmico funciona também ele muito bem mas teremos de olhar para ele com mais cuidado para ter uma percepção mais certa sobre a sua utilidade. Outra coisa que teremos de testar melhor é o desbloqueio do telefone com recurso à nossa cara. O ambiente não era o mais adequado (pouca luz ambiente) mas mesmo assim deu para ver que o desbloqueio, quando nos reconhece, funciona de forma muito rápida.

Apresentação Galaxy Nexus

Já em termos de design, como disse, o Galaxy Nexus revelou-se para nós mais pequeno do que esperávamos. Por exemplo, é mais pequeno que o Nokia N9 ou o HTC Sensation XL. Aliás, podem comprovar isso na foto que se segue e onde o Galaxy Nexus se encontra no meio.

Apresentação Galaxy Nexus

E no vídeo a seguir, podem ver o design deste smartphone:

Os materiais são bastante agradáveis ao toque e o peso do telefone equivale muito o peso de um Galaxy S II. Interessante também é a ligeira curvatura do corpo do Galaxy Nexus que lhe confere bastante conforto no manuseio.

Apresentação Galaxy Nexus

Depois de sairmos desta apresentação (e infelizmente não conseguimos trazer nenhum Nexus connosco para testar), a ideia predominante que ficou é realmente a velocidade de execução e as novidades trazidas pelo Android ICS. Claro que agora vamos esperar (im)pacientemente que nos possam enviar um destes lindos meninos para analisarmos e testarmos a fundo sendo que só depois disso poderemos ter uma opinião concreta sobre o Galaxy Nexus.

Mas, à primeira vista, até acreditamos que este possa mesmo ser o melhor smartphone Android da actualidade ;)

Endereço de Email

22 COMENTÁRIOS

  1. Depois desta apresentação, simples e resumida (não deixaram o Nastase mexer muito no brinquedo, que maldade!…), fiquei com uma tremenda dúvida: afinal, qual é o melhor smarthphone da Samsung: o Glaxy S II ou este Nexus?…
    Creio já ter lido algures que o Nexus será bastante mais barato do que o Galaxy II…
    Ora como eu estava à espera de 2012 para ver como será o Nokia 800 (com o SO da Microsoft) e compará-lo com o noco (?) Galaxy que parece vir a caminho, fiquei mesmo baralhado.
    Por isso, peço ao Nastase a gentileza de me esclarecer esta dúvida…
    Valeu, meu amigo?

  2. Peço desculpa pelas gralhas, mas como tenho um braço ao peito, só escrevi com um dedo…
    Queria escrever “Galaxy” e “novo(?)”.
    ……………………
    Então: Galaxy SII ou Galaxy Nexus?…

  3. É um bom telemovel mas se nós analisarmos bem ele sera igual ao nexus s que foi o 1º dispositivo a sair com gingerbred a 450E o que dá uma diferença de 100E visto que o modelo referido pela vodafone custa 550E, como ja referido é um bom telefone mas se voces forem pacientes entaõ aceitem o meu conselho e esperem mais uns meses,aguardem a concorrencia ela podera trazer modelos topo de gama e modelos a preços assessiveis, este é o meu conselho,espero ter ajudado.

    Obrigado.

  4. Boa Pergunta Nobre Luso, realmente o Nastase deixou-me com a impressão de que o nexus é melhor que o Galaxy S II…
    Como “detentor” de um Galaxy s II pergunto-me se quando ele receber a actualização para o ICS não voltará a tomar o trono…

    • É prematuro para dizer qual deles é melhor. Actualmente, a nível da interface e velocidade de funcionamento, o Nexus está acima. Mas como dito no artigo, só mesmo tendo-o durante uns dias seguidos para se conseguir ter uma ideia concreta. Espero que não demore muito até lá :)

  5. Boa cobertura Nastase.
    Dado todo o buraco que foi o lançamento pela Vodafone (que vergonha, nem se dignavam a dar uma resposta decente quanto confrontados) e todos os flops que este flagship da Google está a ter, estou muito sinceramente a ficar com um pés atraz… vendi o meu SGS para adquirir este mas estou a tender para o SGSII.. Só é pena que ainda não tenha descido um pouco mais.

  6. Nem deve descer muito mais Ricardo Borges…o galaxy nexus criou muita espectactiva mas vai-se confirmando cada vez mais que é um produto no máximo equivalente ao S2, este que já cá anda há mais de 6 meses e está muito mais maduro e com confirmação para ICS. Por isso, a samsung não tem necessidade de descer o preço do S2 porque simplesmente vai continuar no topo dos androids.
    Até diria mais, quando sair o ICS para o S2, se a samsung for esperta junta esse factor às specs dele e juntamente com alguma publicidade tem mais umas quantas vendas garantidas.

  7. Criação de pastas… Deja vu com o iPhone? Android não me convence mesmo. Gostava de saber a duração da bateria. Provavelmente muito fraquinha, como qualquer dispositivo android que se preze.

  8. Gostei da “pré-análise” mas acho que essa afirmação de “ser mais rápido que o SGSII” algo subjectiva apesar de muitos reviewr´s cometerem esse erro talvez se deixando levar pelo hype. Passo explicar:
    Primeiro, está-se a afirmar algo que daqui a 1 ou 2 meses já poderá ser novamente mentira visto que o SGSII vai receber o ICS igualmente e em termos de interface tem grandes probabilidade de voltar a ser líder visto que tem melhor hardware e corre a uma resolução mais baixa.
    Segundo, devem dizer que é mais rápido que o SGSII sim mas só na interface, no resto, o pior hardware e a maior resolução do galaxy nexus não perdoam, já existem vídeos dos 2 lado-a-lado e o SGSII principalmente em aplicações 3D (pelo menos as compatíveis com o ICS) ou vulgo benchmark´s arrasa completamente o galaxy nexus.

    Não quero com isto desvalorizar o produto, nem de perto, nem tenho interesse porque nem tenho nenhum dos 2, mas só que deve-se ter calma e deixar o hype por ser um google phone, senão acontece como já se vai vendo por aí, pessoal a compra-lo e a ficarem desiludidos com a compra, alguns que os trocaram pelo SGSII e agora andam arrependidos.

    cumps

    • Nelson, daí ter feito essa ressalva no artigo. Esta foi a sensação com que ficámos ao fim de uma hora e pouco de utilização mas tudo isto tem de ser confirmado com um teste a sério, depois de mais tempo com o telefone.

      Obrigado pelo teu comentário!

  9. Sim Nastase, eu também percebi. Queria apenas salientar aquele factor muito por causa do hype que se vive, e que já se começam a ver arrependimentos simplesmente porque esses user´s se deixaram levar sem se informarem.

    Obrigado nós (vulgos leitores) pelas grandes análises que fazes.

    cumprimentos

  10. Nelson, sinceramente não acredito que daqui a um mês ou dois o SGS2 receba a actualização para o ICS, ainda por cima quando tem que passar pelas nossas operadoras.. aponto para os 4~6 meses.
    A grande vantagem do nexus não é o hardware topo de gama, mas sim o software e as actualizações constantes (o telemovel não é só hardware) e sim marcar o trending em termos de funcionalidades (sem botões fisicos, NFC).

  11. Ricardo, a actualização por parte da samsung está apontada para o inicio do próximo ano, claro que quem comprou bloqueado deverá esperar o dobro do tempo pela operadora mas isso é o lado “negro” de quem quis poupar uns trocos em relação ao livre.

    Para todos os casos, é certo que o SGSII o vai receber, e como tem um hardware melhor e visto o tempo de mercado, é um telemóvel mais maduro e neste momento mais barato, não tenho duvidas que a comprar agora iria para o SGSII.
    É verdade que um google phone tem actualizações constantes mas na prática isso no ginberbread não se tem traduzido em nada de especial.

  12. Compreendo, e realmente a ideia de comprar um telemovel mais barato como o SGSII agrada-me, mas continua a meter pena o ecrã mais pequeno e de menor resolução, visto ler muitas páginas web no smartphone.
    Também se arranjam muitos bons negócios no ebay do SGSII..

  13. Ainda não vi o ecrã do nexus, mas já vi o do note ao lado do SGSII e apesar de se notar efectivamente a maior resolução pensei que a diferença ia ser maior, talvez o facto do ecrã do SGSII ser um sAmoled Plus vs um Pentile ajude. Em termos de leitura de páginas WEB se já no SGSII se tem de recorrer ao zoom para ler documentos e páginas, no nexus então nem se fala. Quanto ao tamanho, pelo que sei, o nexus com os botões só tem um tamanho util de 4.3″, igual ao SGSII…nesse aspecto talvez fosse melhor o note até.

    Exacto, com o SGSII já existem bons negócios, principalmente daqueles que com o hype estão a vender ao desbarato para irem para o nexus…não há melhor altura para comprar um SGSII que agora. Até porque quem aproveitar esses negócios daqui a 6meses não perde um terço dos euros que vai perder com o nexus se o comprar agora que está bastante caro para o que oferece.

  14. Então mas ao ter mais resolução não deveria facilitar a leitura ?
    Já li que os botões apenas descontam 0,05″, ou seja a área efectiva seriam 4.60″, maior que no SGSII

  15. Não, ao ter mais resolução vai caber mais conteúdo no ecrã logo para uma área igual ou parecida o conteúdo vai ter de ser bem mais pequeno. Visto que para os dpi´s do ecrã do SGSII já se torna muito difícil ler sem zoom.

    Botões de 0.05″? hehe isso nem 1mm e meio dá…para isso mais vale nem ter botões. Nas review apontam para 4.3″ efectivos de ecrã, acho bem mais razoável os 0.35″ de barra (8mm) que os 0.05″, quem disse esse valor certamente se enganou.
    Mas nas comparações entre o nexus e o SGSII podes facilmente constatar aquando no interface que a área do ecrã é igual à do SGSII.

Partilha a tua opinião