[CES 2012] Microsoft Booth Tour Dia 1

Olá amigos. Depois de mais um dia passado a correr de um lado para o outro, cá estou de novo para vos contar o que de mais interessante se passou durante a visita exclusiva que fizemos ao “cantinho” da Microsoft aqui no CES 2012 em Las Vegas.

CES 2012 - Stand Microsoft

[Nastase] Não percam a galeria de fotos onde podem ver imagens dos ultrabook da Acer e Samsung assim como dos Nokia Lumia 800 e Lumia 900.
Se quiserem acompanhar em directo as aventuras do nosso Sidewalker no CES, basta seguir a nossa conta Twitter em www.twitter.com/rdigital_blog! [/Nastase]

Xbox, Kinect e o caminho para a experiência Integrada

Fomos recebidos no espaço da Microsoft no CES de forma muito agradável e acolhedora, numa “sala de estar” montada no loft, que é como quem diz na área reservada para a imprensa convidada. Em cada extremo da sala, duas consolas Xbox com Kinect davam-nos a possibilidade de testar algumas das coisas que tínhamos visto ontem em acção, mas primeiro começamos por falar um pouco (mais) dos planos de evolução da Microsoft para os próximos anos. E, como não podia deixar de ser, a palavra de ordem continua a ser a mesma: Metro.

CES 2012 - Stand Microsoft

O design e estilo deste “novo” interface da Microsoft é uma presença constante em todo o espaço, e o objectivo é simples: familiarizar o mais depressa possível o público com aquela que vai ser a cara de todos os produtos e serviços do gigante do software para os próximos anos. O que se pretende, e ninguém se cansa de nos dizer, é que num futuro já bastante próximo, qualquer que seja o produto Microsoft que utilizemos, as possibilidades e facilidade de interacção e partilha de informação com outro qualquer produto seja o mais simples e rápida possível.

CES 2012 - Stand Microsoft

Todos os colaboradores Microsoft que simpática e amavelmente nos demonstravam produto atrás de produto, tinham o seu “modo de evangelização” em força plena e total, esforçando-se para nos convencer a voltar para uma “casa” (i.e. os produtos e serviços da Microsoft) que agora está de cara lavada e muito mais “apelativa”. O mercado está a dar cada vez mais importância à forma como as coisas “se mostram” (os interfaces bonitos e estilizados), do que a como e se elas funcionam bem.

E como tal, logo desde o início deste dia fiquei com a distinta sensação de que a Microsoft veio para este seu último CES, não para mostrar novidades frescas e bombásticas, mas para (tentar) consolidar a sua nova imagem, voltar a cativar utilizadores e alimentar a nossa esperança de um futuro mais… mais… Metro.

Ultrabook: leve, fino e competente

Passando mais para a parte do hardware, foi-nos apresentada uma looonga lista de “novidades” no que toca ao hardware e, claro está, os Ultrabooks estão na ordem do dia. Já ontem vos tinha dito que durante o keynote foi-nos apresentado um vídeo que mostrava alguns destes novos, finos e leves portáteis. Pois agora tivemos a oportunidade de os ver ao vivo e a cores.

CES 2012 - Stand Microsoft

Já falámos aqui no RD tanto dos Samsung Series 9, como do Asus Zenbook e acreditem quando vos digo que se achavam que eles ficam bem nas fotos, então ao vivo ainda são mais bonitos.

CES 2012 - Stand Microsoft

Alumínio escovado, plásticos reluzentes e até vidro são alguns dos materiais empregues para construir estes novos modelos de portáteis que prometem não pesar mais nas nossas malas, mas que se portam tão bem ou melhor que um modelo tipo “cavalo de carga”. Sim, porque bastava passarmos para o outro lado do expositor, para conhecer as novas linhas de portáteis para o mercado empresarial e educativo, onde se troca a leveza e estilo, pela autonomia generosa, poder gráfico, som rico e imagem vibrante.

Art of Touch: Ratos com estilo e novas formas

Ben Reed, da divisão de hardware da Microsoft deu-nos a conhecer melhor algumas das criações mais recentes da Microsoft em termos de hardware. Não, não estou novamente a falar de portáteis ou tablets, mas sim das quatro principais (e únicas) linhas de produtos criados pela Microsoft que se encaixam nesta categoria, e que são: Ratos, Teclados, Webcams e Auriculares.

A filosofia de criação de hardware da Microsoft assenta em quatro pilares fundamentais: conforto, design, controlo e aproximar o utilizador de quem lhe é mais importante. O conforto é garantido pela aderência a princípios rígidos de ergonomina, garantidos pela inclusão de um médico especializado nestas equipas de desenvolvimento, que certifica que cada um destes novos Ratos ou Teclados sejam confortáveis, mas que ao mesmo tempo previnam o aparecimento de problemas.

CES 2012 - Stand Microsoft

Art of Touch (www.artoftouch.com) é o site criado pela Microsoft, que sendo mais uma “experiência social” do que um simples site de publicidade, permite aos utilizadores dos Ratos da linha Touch, criar verdadeiras obras de arte com um simples movimento do rato. Os movimentos do rato, bem como a sua velocidade e direcção são interpretados directamente no site, e utilizando “pincéis” criados especialmente para o efeito por artistas plásticos convidados, os desenhos aparecem de forma quase mágica no ecrã, e sem qualquer tipo de possibilidade de fazer “undo”. Ou seja, tudo o que se fizer é imediatamente gravado para a posteridade, podendo depois ser visto por todo o resto do mundo. Recomendo que visitem o site, e experimentem por vocês mesmos.

Quanto aos ratos propriamente ditos, em breve teremos mais novidades :D.

Em resumo…nada de novo, outra vez

Pois é, continuamos na mesma. Apesar de mostrar e tentar fazer ver ao público que está a trabalhar árdua e afincadamente nos seus produtos, a Microsoft não traz nada de realmente novo a este CES. Nada que nos faça dizer “UAU!” a plenos pulmões. Mas será que isto é mau? Eu pelo menos não acho que seja.

CES 2012 - Stand Microsoft

O importante a reter é que aquilo que a Microsoft tem vindo a fazer de bom nos últimos tempos, continua ainda a ser bom, e tem ainda uma grande margem de progressão. Eu por mim, estou ansioso por experimentar esta “integração total” entre os produtos e serviços do gigante de Redmond. Mas primeiro, e já amanhã de manhã bem cedo (NDR: lá para as nossas 17 horas), teremos finalmente a tão aguardada demonstração do Windows 8. Fiquem atentos!

SW out!

[Nastase] Não percam a galeria de fotos onde podem ver imagens dos ultrabook da Acer e Samsung assim como dos Nokia Lumia 800 e Lumia 900.
Se quiserem acompanhar em directo as aventuras do nosso Sidewalker no CES, basta seguir a nossa conta Twitter em www.twitter.com/rdigital_blog! [/Nastase]

As fotografias tiradas para este artigo tiveram o patrocínio da Samsung NX11

Galeria de imagens

Estas foram as fotos que tirei ao longo deste primeiro dia no stand da Microsoft:

As fotografias tiradas para este artigo tiveram o patrocínio da Samsung NX11

Partilha a tua opinião!

O teu endereço de email não será publicado