Já são conhecidos os números relativos à venda de telemóveis do último trimestre de 2011. E os três primeiros classificados actuais são… a Nokia, Samsung e Apple!

IDC

Comparando com igual período do ano passado, a LG perde o terceiro lugar para a firma da maçã e vê a sua quota de mercado descer drasticamente em cerca de 42%, passando a deter 4,1% do mercado contra os anteriores 7,6%. Junto à LG está agora a ZTE que consegui aumentar a sua quota de mercado no último trimestre do ano passado em 8,9% ficando agora a apenas 0,1% da gigante sul-coreana.

No topo da classificação a Nokia também perdeu mercado descendo de 30,7% para uns ainda assim confortáveis 26,6%. A Samsung chega em segundo lugar com uma quota de mercado de 22,8% contra os anteriores 20% o que dá ainda assim uma bela subida de 20,9%.

IDC

Mas a rainha dos ganhos de mercado foi mesmo a Apple que nos três últimos meses de 2011 conseguir aumentar a sua quota de mercado em 128,4%, ultrapassando assim a LG e monopolizando 8,7% das vendas de telemóveis. Ok, ainda longe dos dois primeiros mas não deixa de ser uma subida bastante forte, impulsionada, é certo, pelo recente iPhone 4S.

No que toca ao ano de 2011 no seu todo, as posições mantêm-se: Nokia em primeiro com 27%, Samsung em segundo com 21,3% e Apple em terceiro com 6%. Logo de seguida aparece a LG com 5,7% do mercado e a ZTE com 4,3%.

IDC

Será que esta tendência é para se manter ao longo deste ano de 2012? Tudo dependerá da atitude dos consumidores e se continuaremos a ver uma mudança acentuada de hábitos de consumo, deixando de parte os feature-phones (grande aposta até agora da Nokia e LG) e adoptando ainda mais os cada vez mais baratos smartphones. 2012 promete :)

Fonte

Endereço de Email

SEM COMENTÁRIOS

Partilha a tua opinião