A Apple mostrou aquele que irá ser o seu próximo sistema operativo, o Mountain Lion. Este sistema é basicamente uma actualização do actual Lion, tal como aconteceu com o anterior Snow Leopard, e promete trazer bastantes novidades, especialmente no que toca aos serviços baseados na nuvem. Vejamos então já a seguir as novidades.

osx mountain lion

A Apple já disponibilizou aos developers certificados uma versão developer preview, que já permite ficar com uma ideia de como será a futura actualização do OSX. As principais novidades são mesmo a aproximação do OSX ao iOS com a integração de conceitos como as notificações (na imagem abaixo) ou o Game Center.

notification center

Uma das grandes novidades que pode desde já ser experimentada por todos os utilizadores com OSX Lion é o substituto do iChat, o Messages, que permite que possam ser enviadas mensagens, vídeos e fotos de qualidade elevada de forma ilimitada entre dispositivos com OSX e iOS. Esta aplicação vai continuar a suportar os comuns protocolos IM, Jabber, Yahoo! Messenger e Google Talk.

gatekeeper

Noutras novidades temos o Gatekeeper (que podem ver na imagem acima), uma funcionalidade que vai permitir manter um total controlo das aplicações que têm permissão para serem executadas no computador, conseguindo assim uma maior restrição a aplicações maliciosas. Os Game Center, Notes e Reminders marcam também presença no novo Mountain Lion, sendo que apresentam um funcionamento semelhante ao do iOS.

Um dos pontos cruciais desta nova versão é o inovador sistema de notificações e alertas, o Notification Center, que vai permitir seguir as notificações do Mail, Calendar, Messages e Reminders de forma muito mais eficiente.

De notar que todo este sistema será centrado no já conhecido iCloud, que vai permitir uma interligação entre dispositivos Apple muito interessante. A integração com o Twitter directamente nas aplicações do sistema, como o Safari (na imagem abaixo), vai estar também presente enquanto que as API’s de desenvolvimento de software estão a ser consideravelmente melhoradas com vista à criação de aplicações cada vez melhores e mais eficientes. Esta versão agora analisada é ainda muito inicial, pelo que se espera que ao longo dos próximos meses surjam mais algumas novidades sobre este novo sistema operativo.

novo safari

O OSX é agora um sistema operativo maduro, e com os seus mais de dez anos de existência tem apresentado uma evolução coerente e confiável como o seu crescimento tem mostrado. A Apple continua sempre a dizer que este sistema operativo não é para concorrer com ninguém, uma vez que é único no segmento, mas julgo que se começa a avizinhar um verdadeiro adversário para o Windows, uma vez que as vendas de computadores e dispositivos Apple não param de crescer e a interligação entre os mesmos está cada vez mais refinada.

Fonte

Endereço de Email

1 COMENTÁRIO

  1. LOL
    isso sao novidades para o MAC
    mas para quem usa Ubuntu nao é novidade nenhuma
    Muitas das features do OSX ja existiam no Ubuntu ha bastante tempo (anos)

Partilha a tua opinião