[MWC 2012] Sony Xperia U

O smartphone mais barato da gama Xperia chama-se Sony Xperia U. É vocacionado para as pessoas mais novas e permite uma certa personalização de cores.

Sony Xperia U

O grande destaque vai para a barra transparente que no caso do Sony Xperia U vai mudando de cor consoante a tonalidade da imagem que estamos a ver ou consoante a música que estejamos a ouvir.


Apesar do novo Sony Xperia U ser o smartphone mais barato da gama, não significa necessariamente que é um telemóvel barato. O Xperia U pertende ao segmento dos smartphone de gama média e o seu foco é conteúdos multimédia. O preço anunciado é de 260€.

As características técnicas do Sony Xperia U

O Sony Xperia U é um smartphone mais compacto, do género do iPhone 4S. É basicamente feito de plástico e por isso tem um peso um pouco mais reduzido que o habitual (110 gramas). As características principais do Xperia U são o ecrã de 3.5″ com uma resolução de 800 x 480 pixeis com a tecnologia Bravia da Sony, tem um processador 1GHz dual-core STE U8500, tem 512MB de memória RAM, 8GB de memoria interna (2GB 4GB estão reservados para o sistema e apenas 4GB estão disponíveis para o utilizador), e lê cartões micro SD até 32GB não tem leitor de cartão micro SD. As tecnologias sem fios presentes no Xperia U são 3G, Wi-Fi, DLNA, Bluetooth, NFC e aGPS.

A câmara do Xperia U é de 5 megapixeis, tem auto focus, grava a 720p e tem um flash LED. Existe também uma câmara frontal mas é apenas VGA. O som está a cargo da tecnologia xLOUD da Sony e também tem Rádio com suporte RDS.

Mede 112 x 54 x 12 mm, tem uma bateria de 1320 mAh e pesa 110 gramas. É dos mais leves que tivemos na mão.

Sendo um telemóvel mais virado para a malta jovem e conteúdos multimédia, a Sony fez questão em sublinhar os tempos de autonomia que o Sony Xperia U tem: 45 horas de música, 6 horas de vídeo e 6h30min de conversação. Precisamos de testar para confirmar ;)

O Sony Xperia U permite-nos trocar a cor das tampas e até da parte que está por debaixo da barra de acrílico transparente.
Podemos alternar entre branco, amarelo, ou cor de rosa.

O nosso vídeo e galeria de fotos do Sony Xperia U

Página oficial do Xperia U

Endereço de Email

  1. Pedro Osório

    Este Smatphone é mesmo espectacular!
    A nível de tamanho estou contente visto os 3.5″ serem raros, com este tamanho associo logo ao iPhone! Na minha opinião, este Sony Xperia U irá ser um sucesso de vendas, tem tudo o que se pode querer num Smartphone!

    Um aparte, tenho visto tópicos pela web acerca deste modelo, existe um grande ponto de interrogação relativamente a certas especificações! Felizmente, os visitantes da RD podem ter uma vantagem, o vosso trabalho que no qual é muito fidedigno e apreciado ;)

    Responder
  2. Carlos Santos

    Boa tarde,

    Obtive, por parte da Vodafone, operadora que tem este equipamento para venda na sua loja online, a informação que este smartphone não possui slot para microsd, e que a memória interna é de 4 gb, não podendo ser expandida.
    Todas as outras informações conferem com as vossas.

    Obrigado

    Responder
  3. Joao Moreno

    Ola, eu comprei esse Smartphone hoje e realmente confirma-se… Não tem entrada MicroSD e tem apenas 4GB de memoria.

    Responder
  4. danylo

    Acho que tem um adaptador para microSD não tenho a certeza, mas de resto o telemóvel é bom? Vale a pena comprar?

    Responder
  5. rui

    Os unicos pontos fracos é a memoria e um pouco a bateria. Mas tem tanta velocidade como o iphone4 e o melhor design de sempre para jovens. Excelente smartphone!;)

    Responder
  6. rui

    E sim danylo o smartphone é espetacular se puderes de certeza que nao te vais arrepender, supera p iphone3gs em praticamente todos os aspetos

    Responder
  7. Nuno Martins

    Boa noite, ando a ver telemoveis, assim desta gama, e este foi um que saltou-me a vista, pois andei a ver um Nokia N97 usado, mas desisti, visto que esta bastante ultrapassado, e depois virei-me para a samsung, e os modelos que me despertaram interese foram os Galaxy S, e o Galaxy Ace, mas só fico com um pé atraz, com este Sony, pois esta comfirmado que ele não vai além dos 4Gigas de memoria…

    para os mais entendidos, esta será uma boa aposta?já me falaram que o Galaxy Ace, é melhor, em tudo, mas pela comparação que fiz da fixa tecnica dos mesmo, o Ace, fica atr´z em termos de rapidez!e fica a frente em termos de memoria expansiva!

    Podem me dar umas luzes neste aspecto?

    Obrigado

    Responder
  8. João Lopes

    Olá Nuno.
    Eu apostava mais no Xperia U. Vai receber o Android ICS e como tem cartão microSD o problema da memória é facilmente ultrapassado.

    Mas nada melhor do que conseguires meter as mãos em ambos (Ace e Xperia U) caso estejas mesmo indeciso :)

    Responder
  9. João Lopes

    Não tem entrada de microfone?
    Não tem entrada de microSD?
    Não tem entrada de micro SIM?

    É ambígua a afirmação. Mas se não tem algo que o Ace tem e é mesmo preciso então não há nada a fazer…

    Responder
  10. Nuno Martins

    enganei, microsd!

    era isso que queria ter escrito e faltou…

    mas a minha grande questão será que os 4gb de memoria interna serão sufecientes, para meter os mapas do google, e outras aplicações que surjam, ao longo do tempo!

    essa sim é a minha questão, pois o telemovél em si, é bem mais engraçado que o Ace…

    Responder
  11. indie

    tem 8Gb’s 4 de memoria interna (acessivel ao utilizador) + 2 memoria reservada ao sistema operativo + aplicações e + 2g para os contactos.

    Responder
  12. Sérgio Santos

    João Lopes agradeço a alteração do artigo a informar que este dispositivo móvel não possui entrada de microSD conforme já foi aqui dito por vários utilizadores. Não fica bem à pagina equivocar os seus leitores levando-os a pensar uma coisa que não é. Quanto à memória este telemóvel tem 8GB internos sendo 4GB disponíveis para multimédia (videos, músicas, fotos,…) e outros 4GB reservados (2GB para sistema + 2GB para aplicações). Espero que com isto retire qualquer dúvida…

    Responder
  13. João Lopes

    Obrigado pelo sério aviso Sérgio. Esta situação tem-me passado despercebida, desculpem.
    Sendo assim Nuno, mudo a minha opinião em relação a este dispositivo. Prefiro o Samsung Galaxy Ace 2 pois custa a mesma coisa e tem o cartão micro SD.
    Para mim isto foi um grande fail da Sony. Como é que um dos seus smartphones multimédia não têm expansão de memória e disponibiliza apenas 4GB para conteúdos multimédia?! :(

    Responder
  14. Sérgio Santos

    Epa isso dos 4GB é relativo… para uma utilização normal é mais que suficiente vai se descarregando para o PC e nunca deixar encher. Atenção que esses 4GB não se inclui para aplicações porque tens outros 2GB para isso (por assim dizer tens 6GB para as “nossas coisas”). Este dispositivo tem USB-On-The-Go ou seja com um cabo específico podes ligar uma pen USB ao telemóvel como se a ligasses ao computador…

    Responder
  15. João Lopes

    Compreendo e eu até era gajo para dizer isso há uns tempos, mas agora penso diferente. Para a minha vida 4GB geralmente não é suficiente e andar com um cabo e mais uma pen não é opção. Mas pronto, a Sony tem outros dispositivos com mais capacidade :)

    Responder
  16. Jonatan "JooM" Mimoso

    Lopes,
    A que preço encontras-te o Galaxy Ace 2?É que não me parece que ambos tenham o mesmo preço..

    Responder
  17. Jaime Oliveira

    Boa tarde,
    Já ando a ver este telemóvel a algum tempo pois vou comprar um telemóvel este verão e estou indeciso entre o sony xperia u ou o nokia lumia 610 em relação o sony xperia u o que me deixa com um pé a trás é em relação a este telemóvel não ter entrada micro sd .
    Qual devo escolher ???

    Responder
  18. diogo

    45h de musica deve de ser um milagre que aconteceu, pois o meu nem da para um dia a ouvir musica e a jogar um pouco

    Responder
  19. tiago

    sem duvida um telemovel mt bom tenho um e estou satisfeito, mas a questao do xperia u ter sido criado para a malta jovem nao pega! pq a malta quer é espaço para encher o movel com aplicaçoes e a maioria dos jogos nao da propriamente para descarregar no pc e jogar.ouvi falar de um acessorio usb on the go, mas o que dava mesmo jeito era um daqueles usb pequeninos que se encaixam de lado e teriamos o problema resolvido!mas ainda nao encontrei nada disso no mercado para o xperia u. como é possivel um telemovel destes sem entrada para sd…ai ai

    Responder
  20. Adriana

    Tenho há poucos dias este telemóvel e fiquei muito decepcionada com a pouca autonomia, basicamente usando o telemóvel somente para duas chamadas por dia, tenho que carregar a bateria quase todos os dias, será defeito?

    Responder
    • luKI

      Não, não é defeito, infelizmente. Acontece o mesmo com o meu Sony Ericsson Live with Walkman e acontece *quase* o mesmo. Quase porque uso uma app chamada Go Power Master que me permite controlar e economizar a bateria muito melhor do que a que vem. Devias experimentar ;)

      Responder
  21. Sérgio Santos

    No inicio a minha autonomia também me durava muito pouco… agora apesar de dar pouca utilização chega-me a durar 1 semana…

    Responder
      • Sérgio Santos

        Brilho no mínimo, wifi 1 ou 2 vezes por dia (5/10min) umas quantas chamadas e algumas SMS… Portanto pouca utilização conforme mencionei.

        talvez exagerei quando disse 1 semana, mas 5 dias aguenta sem problemas. Se aumento o brilho do ecrã dura-me metade.

  22. Paulo Bruno

    Sony, comprei no lançamento um Xperia U. Foi a maior decepção que tive. Li todos eles, todos os comentários, e as poucas coisas que mudavam não era de sistema. Dai, comprei-o e quando atualizei a versão do Android o celular simplesmente não suportou. Comecei a literalmente passar vergonha nas rodas de amigos, pois jamais poderia oferecer meu celular para tirar um foto, já que o tempo médio para abrir a câmera, tirar a foto, armazenar e visualizar, passar de 40 segundos, e enquanto isso, todos olhando para a minha cara e perguntando se o celular era a manivela….Nunca mais.

    Responder
  23. Claro

    Eu comprei um tmb.. Tive um problema com o GPS, mas ai atualizei e ficou otimo. Não tive nenhum problema com a camera. Será que não tem a ver com sua versão? Tentou colocar a que vem direto de fábrica, pra testar?

    Responder

Deixar uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.