A Sony apresentou o seu novo smartphone, o Xperia Sola, que tem como particularidade vir com uma tecnologia da qual nunca tínhamos ouvido falar: o Floating Touch ou “toque flutuante”. O que será?

Sony Xperia Sola

Antes de falarmos deste floating touch, olhemos para as características técnicas deste smartphone. O Xperia Sola vem equipado com um ecrã de 3,7 polegadas (resolução de 854 x 480) com Reality Display e o processador de imagem Mobile BRAVIA. O processador “a sério” é um ST-Ericsson U8500 dual-core que funciona a 1GHz sendo que podemos também encontrar no Sola um sensor fotográfico traseiro de 5 megapixels.

Claro que as conectividades do costume estão também elas presentes: WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth, receptor GPS e porta microUSB às quais se juntam o muito bem vindo NFC (que nos permite utilizar as Smart Tags da Sony). O sistema operativo é o Android 2.3 Gingerbread sendo que a Sony já prometeu para o verão uma actualização para o Sola que trará o Ice Cream Sandwich.

Quanto ao Floating Touch. Trata-se de uma nova tecnologia exclusiva da Sony e que nos permite interagir com o ecrã… sem lhe tocar. Isto porque o dito ecrã consegue detectar os movimentos do nosso dedo a uma altura máxima de 2cm!
Segundo a Sony isto cria uma nova forma de interacção com o telefone e dá-lhe um toque mágico. Só não sei é se será muito prático mas nada que um Teste RD não resolva :)

O floating Touch, devido ao tipo de tecnologia utilizada é que não permite a detecção de vários dedos em simultâneo: ou seja, aqui não há multi-touch…. Pelo menos no ar pois se tocarmos no ecrã aí sim poderemos recorrer a vários dedos. Se quiserem saber mais sobre o Floating Touch podem ler mais informações nesta página

Aqui temos também um vídeo sobre as capacidades deste Floating Touch:

Tudo isto num corpo que mede 116 x 59 x 9,9 milímetros e pesa 107 gramas. Bastante leve para um telefone deste tamanho :) O preço de venda é ainda desconhecido sabendo-se apenas que o Sony Xperia Sola deverá ser colocado à venda durante o segundo trimestre deste ano.

Endereço de Email

7 COMENTÁRIOS

  1. Ok!
    Isto serve basicamente para…
    …nada

    Agora é o principio de alguma coisa, depois de amadurecida e de serem criadas aplicações que tirem proveito “disto” talvez a coisa pegue

    Até pq eles só quiseram apresentar a tecnologia e escolheram ou modelo fraquito e não um topo de gama

  2. Mas uma coisa que nunca percebi porque é que não á nenhum telm com a versão Android 3, passam todos do Android 2.3 para a versão 4???

  3. Para já é de realçar o esforço da Sony em apresentar alguma inovação ( ao contrário dos supostos lançamentos bombásticos que no fim são uma mão cheia de nada.)
    O smartphone tem um aspecto agradável aos olhos e diferente de todos os outros.
    Com respeito ao Floating Touch ao menos serve para manter o ecrã sem dedadas :-D

  4. se fosse apresentado num evento da apple era uma ideia fantastica e muito à frente, abrindo um novo mundo de possibilidades, assim “não serve para nada” :D

Partilha a tua opinião