600.000 Macs infectados com um vírus

Quem disse que os Mac não têm vírus? Pois é, para os que ainda andavam enganados desenganem-se porque os tempos de descanso para os utilizadores Mac acabaram. Foi descoberto um trojan que afecta os computadores da maçã e que potencialmente armazena dados pessoais sensíveis como passwords.

Apple Logo Vírus

O malware não é novidade nenhuma nos Mac, no entanto nunca um antes tinha tomado estas proporções. Estima-se que cerca de 600.000 computadores possam estar infectados, sabendo-se que a grande maioria está em território norte-americano. A companhia de anti-vírus Russa que divulgou a informação referiu que o BackDoor.Flashback.39 já se encontra a circular há alguns meses, e que a sua principal função é roubar dados privados através de uma vulnerabilidade descoberta no Java.

A Apple já disponibilizou um patch para corrigir este problema, por isso para se certificarem que ficam seguros corram a actualização de sistema.

Para os mais curiosos, podem sempre correr os seguinte comandos no Terminal, e caso obtenham “The domain/default pair of (/Users/User/.MacOSX/environment, DYLD_INSERT_LIBRARIES) does not exist” então estão livres desta! Eu estou, e espero sinceramente que trojans como este não fiquem na moda.

Seguem-se os comandos(basta abrir o Terminal e fazer copiar colar):

1: defaults read /Applications/Safari.app/Contents/Info LSEnvironment
2: defaults read ~/.MacOSX/environment DYLD_INSERT_LIBRARIES

Fonte

Endereço de Email

  1. Tiago

    Então mas é um virus ou um malware? É que os virus instalam-se de forma automática nos sistemas mediante programas e ficheiros, e os malwares só se o utilizador os “instalar”, como aquelas actualizações de flash que aparecem em sites porno e afins. E malware sempre existiu para Mac, assim como para todos os grandes sistemas operacionais. Virus também já existiram alguns, é pena que os hackers (no verdadeiro sentido da palavra) tenham de ter também acesso ao computador que querem infectar. ;)

    De qualquer forma, para malware, e tendo em conta o universo Mac, não são números elevados. As pessoas têm é de ter consciência do que descarregam da internet…

    Responder
  2. boizao

    esqueceram se de avisar que o virus nao é um “virus”
    é um malware que passou as defesas por causa de uma actualizaçao do java que permitiu a infecçao
    a culpa é da Oracle que deixou passar esta falha ;)

    Responder
  3. JooM

    praticamente todos os SO tem falhas, portanto é normal..a vantagem do sistema do mac era o baixo numero de utilizadores que utilizavam essa plataforma, desde uns anos para esse numero cresceu muito e, como tal, começaram a haver essas situações..

    convem que os utilizadores do mac parem com essa mania da perfeição e comecem a tomar cuidado com os sites que visitam e/ou o que instalam no pc para prevenir esses problemas..

    grande parte das vezes em que temos um vírus no computador é o utilizador que tem culpa.

    Responder
  4. Clovão

    kkkkkkkkkkkk agoar vem falando que não é “virus” depois vão falar que é engano hahahaha O povo da Apple acha que não pega “virus” vai sonhando… QUalquer um pode pegar virús, o úsuario que é seu melhor antivirus ;)

    Responder

Deixar uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.