[Teste RD] HP Officejet Pro 8600 Plus

Ora então cá estamos nós para mais um Teste RD. A HP enviou-nos uma grande impressora, daquelas que faz tudo e precisa apenas de um fio… o da electricidade!

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_06

Já há muito tempo que não experimentávamos uma impressora, por isso vamos lá então ver como é que anda este mundo da tecnologia :D

Apresentação da HP Officejet Pro 8600 Plus

A HP continua a apostar em impressoras compactas prontas a utilizar em qualquer escritório de uma PME. Estas impressoras são geralmente multi-funções que juntam os serviços de impressão, fax e digitalização. A última impressora do género testada pelo Revolução Digital foi a HP Officejet 4500 wireless, que se revelou ser mais lenta do que o desejado. Agora chega-nos a HP Officejet Pro 8600 Plus que em principio será do mesmo género só que com características mais actualizadas e novas funcionalidades.

O design é mais profissional, tem um painel táctil enorme, não é tão compacta como a anterior mas tem uma peça que permite imprimir dos dois lados da folha. Tem leitor de cartões do tipo MMC, SD e MS, tem uma porta USB, uma entrada RJ-45 (que podemos dispensar devido à existência de um módulo wireless) e duas RJ-11.

Uma das novidades que estamos curiosos por testar é o HP ePrint. Podemos enviar um email para a impressora que ela imprime imediatamente o documento.

Mas será que continua com as mesmas prestações que a Officejet 4500? :-? A HP diz que não. São anunciadas até 35 páginas por minuto, mas já no outro teste verificámos que não é bem assim e na realidade imprimimos muito mais lento. Mas só há uma maneira de saber… É levar este teste avante e tirar as conclusões no fim.

Características técnicas da HP Officejet Pro 8600 Plus

Tal como tem sido costume nos testes do Revolução Digital, antes de utilizarmos a HP Officejet Pro 8600 Plus vamos primeiro ver as suas características completas.

Hardware
Memória 128MB
Interfaces 1x USB 2.0; WiFi 802.11 a/b/g; 2x RJ-11, cartões de memória (Memory Sticks e SD)
Energy Star Sim
Capacidade bandeja 250 folhas entrada / 150 folhas saída / 35 folhas copiador automático
Tinteiros 4: preto, ciano, magenta e amarelo
Dimensões 493 x 460 x 315 milímetros
Peso 12,4Kg
Impressão
Tecnologia Jacto de tinta HP Thermal Inkjet
Qualidade de impressão Até 1200×600 dpi (preto) / 4800x1200dpi (cores)
Impressão sem margens Até 210x297milímetros (A4) ou 216×279 (formato USA)
Velocidade de Impressão
A4 – preto Até 35ppm (Rascunho) / até 20ppm (Equivalente ISO)
A4 – cores Até 35ppm (Rascunho) / até 16ppm (Equivalente ISO)
Consumo energético
Desligada Manualmente cerca de 0,22W
Desligada Programaticamente cerca de 2,21W
Repouso cerca de 6,63W
Activa Até 34W
Alimentação Transformador externo, 100V ou 240V, 50Hz ou 60Hz
Ruído
Impressão rascunho Até 60dB
Compatibilidade
Windows 2000, XP 32/64bits, Vista 32/64bits, 7 32/64bits, Mac OS X 10.4+, Linux
Fax
Resolução 203x196dpi
Memória 100 páginas
Velocidade 4 segundos por página
Fax a Cores Sim
Outras funções Agendamento, encaminhamento, barramento de spam, re-marcação de números, memória de 99 números
Digitalizador
Resolução Até 4800dpi
Profundidade de cor 24 bits
Níveis de cinzento 256
Alimentação automática de folhas Sim
Sensor automático de papel Não
Fotocopiadora
Resolução Até 1200×600 dpi (preto e cores)
Velocidade de cópia Até 35 cpm (rascunho a preto)
Número máximo de cópias 99
Redimensionamento de cópias entre 25 e 400%

Nota: ppm significa “páginas por minuto” e cpm significa “cópias por minuto”

A velocidade de cópia e de impressão desta HP multi-funções é promissora: 35 páginas por minuto no melhor caso e 16 páginas quando queremos mais qualidade… É mais rápida mas também é mais barulhenta do que a HP 4500. Ao nível da resolução de impressão e de cópia são sensivelmente iguais.
As funcionalidades melhoraram e agora até temos um painel táctil tal e qual como nos smartphones :D

Embalagem e acessórios

A embalagem onde vem a HP Officejet Pro 8600 Plus é enorme. É muito maior do que a impressora e o seu peso total é de 18,2Kg. A impressora HP vem acomodada no meio de peças esferovite e vem já quase toda montada e pronta a ser utilizada. A única peça que traz à parte é o encaixe traseiro que lhe permite fazer impressões na frente e no verso das folhas.

A gestão da alimentação está embutida na impressora e portanto o cabo de alimentação é normalíssimo e pode ser comprado em qualquer loja de electrodomésticos.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_55

E porque é que esta caixa é tão grande? Ora na caixa vêm:

  • Impressora HP Officejet Pro 8600 Plus All-in-One
  • Acessório HP para impressão nos dois lados da folha
  • Tinteiro jacto tinta HP 950 Preto
  • Tinteiro jacto tinta HP 951 Cyan
  • Tinteiro jacto tinta HP 951 Magenta
  • Tinteiro jacto tinta HP 951 Yellow
  • Cabo de alimentação (120 cm)
  • Cabo telefone (150 cm)
  • Poster de instalação
  • Livro de instalação em 6 linguas
  • CD-ROMs com software e com drivers para Windows, Mac e guia de instruções

O Software que vem nos CD-ROMs são o HP Printer, barra de ferramentas Microsoft, HP Update, e loja online HP.

O cabo USB que normalmente acompanha este tipo de dispositivos é vendido à parte! O tinteiro preto normal dá para imprimir cerca de 1000 páginas e os tinteiros a cores dão para imprimir cerca de 700 páginas. Existem também a versão XL que aumenta o número de folhar impressas para 2300 e 1500 respectivamente.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_54

Como já é hábito do departamento de marketing da HP, foi-nos fornecido à parte um kit de jornalistas onde podemos encontrar mais um conjunto de tinteiros e um bloco de folhas de alta qualidade (tudo novo) caso o material que já vinha a ser utilizado não fosse suficiente. Muito obrigado HP.

Tanto a caixa como os desperdicios interiores são 100% recicláveis :)

Design e aspecto geral

O tamanho da HP Officejet Pro 8600 Plus é talvez o ponto do design que gera mais discussão. Uns dizem que é demasiado grande e outros dizem que tem o tamanho ideal. Ninguém diz que é pequena porque é impossível dizer isso :P.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_50

Esta impressora multi-funções sem fios é ideal para ter num escritório de um empresa de pequena ou média dimensão, ou então naquela divisão lá de casa que funciona como escritório. Se têm filhos que precisam de uma impressora para os trabalhos da escola, então dificilmente encontrará um espaço no quarto deles ou na sua sala comum pois é preciso ter uma mesa dedicada só para esta super-impressora. E se pensam que é grande, então fiquem a saber que ainda pode ser maior pois existe um acessório que lhe permite acrescentar outra bandeja extra para fornecer mais papel (aumenta a capacidade em mais 250 folhas).

A seguir outro ponto que as pessoas quase de certeza vão falar é do ecrã táctil de 4,3″. Trata-se de um ecrã táctil resistivo tão grande e brilhante como o ecrã de um smartphone. Para além disso existem outros botões tácteis fora da área do ecrã. Estes botões permitem-nos retroceder para o ecrã anterior, permitem-nos ir para o ecrã inicial (home), cancelar trabalhos (X), requisitar ajuda (?) e permitem-nos alternar entre as várias páginas de um ecrã (se bem que também podemos arrastar com o dedo para o lado tal e qual nos telemóveis). O ecrã encontra-se inicialmente na vertical mas tem também uma regulação mecânica que permite regular a inclinação do ecrã até quase 50º.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_10

O plástico da HP Officejet Pro é baço e parece ser à prova de dedadas pois é preciso ter as mãos mesmo muito sujas (tipo com o creme de uma Bola de Berlim :P) para deixar marcas. Mas a zona do painel tátil é brilhante e é aqui que se notam mais a sujidade uma vez que é obrigatório passar por aí para fazer o que quer que seja.

Esta impressora existe apenas numa combinação de cor – preto com castanho escuro, tem os cantos todos arredondados, os botões estão todos na parte frontal e a cablagem está toda na parte traseira. De cima para baixo temos o alimentador automático para o scanner, logo a seguir temos a tampa e o scanner propriamente dito, de seguida vem a zona dos cartuchos, a zona onde o papel pousa depois de impresso e por fim a bandeja de papel.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_13

O alimentador automático do scanner não é uma opção que se possa remover. Ele é a própria tampa do scanner, tem uma regulação para a largura da folha a copiar e permite abrir uma tampa para podermos aceder aquela zona onde a folha encrava. Mas não gostei muito da pega que temos de utilizar para levantar a tampa. Não está explicita (como na bandeja), não é horizontal e não é reforçada… Com muito uso adivinham-se alguns problemas nesta peça. Outro ponto negativo é o facto de não conseguirmos fazer a cópia de um livro aberto com a tampa sobre o vidro. Isto porque ao contrário de outras versões, só apenas uma dobra da tampa desta HP tem uma folga para permitir que a tampa se eleve alguns centimetros (cerca de 2cm) para compensar a lombada do livro.

Os cartuchos são acessíveis através da parte frontal da impressora e tem de se baixar praticamente toda a zona frontal (aquela onde estão as letras a dizer “HP Officejet Pro 8600 Plus”). Tem de ser feito com a impressora ligada pois os tinteiro no seu ponto de repouso estão atrás do painel e precisam de energia para se deslocarem de modo a ficarem acessíveis para serem removidos. Aqui na parte frontal temos também o botão On/Off, a zona de inserção dos cartões de memória (SD, MS, MMC) e uma porta USB para ligar uma memória flash.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_25

A bandeja é totalmente removível e tem 3 configurações possíveis: na largura, no comprimento do papel e tem uma opção extra que lhe permite transformar numa bandeja para formato Legal (que é um papel mais comprido). Tem também uma zona de encaixe para o dedo para poder remover as folhas, tem uns autocolantes a informar como é que se deve colocar o papel e qual é a zona que vai sair impressa. Infelizmente é preciso retirar a bandeja toda para poder aceder à patilha que ajusta as folhas e como é sabido, a maior parte do pessoal gosta mais de abrir apenas meia bandeja e colocar apenas 20 ou 30 folhas lá para dentro, o suficiente para imprimir o seu trabalho! :P

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_32

Na parte de trás temos vários autocolantes brancos que destoam do resto da impressora e temos também uma peça saliente que é a peça que permite fazer e impressão nos dois lados da folha. Os conectores para os cabos encontram-se todos do mesmo lado. Mais em baixo temos a ligação à tomada, logo mais acima temos a porta USB-B, depois a entrada RJ-45 para os cabos de rede e por fim duas entradas RJ-11 (a dos telefones convencionais), uma de entrada e outra de saída.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_23

A HP Officejet Pro 8600 Plus ascenta sobre quatro pontos muito discretos (nenhum deles na bandeja). No fundo existe um pequeno circuito electrónico visível. Não sabemos para que serve mas é melhor ter cuidado.

Instalação

Sendo uma impressora wireless, decidi tirar mais partido desta funcionalidade para não ter de andar a esticar cabos para o router. A instalação foi muito muito fácil. Se o vosso router tiver o botão WPS – Wi-Fi Protected Setup – então basta ligar a impressora, ligar o wireless, carregar no botão WPS durante 3 segundos e depois os dispositivos lá se hão-de entender (demora cerca de 30 segundos). :)

Se quisermos também podemos optar por ligar um cabo de rede (quando é detectada rede existe um LED verde ao pé da ligação que começa a piscar), mas nesse caso a opção Wireless desactiva-se automaticamente. Temos de optar por apenas um meio de conexão. Caso se trate de uma rede tradicional com um servidor de DHCP, então funciona tudo às mil maravilhas e sem qualquer problema.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_Linux - Estados dos Tinteiros

E como estamos num “mundo ligado”, a instalação dos drivers da impressora é quase feita de uma maneira transparente (tanto em Linux como em Windows). Basta aceitar as condições, dar um nome à impressora e já está.

Em Linux foi só fazer: Adicionar Impressora -> Impressora na Rede -> “A detectar Impressora” -> “HP Officejet Pro 8600, é esta?” -> “A procurar drivers” -> “A sua HP está pronta a ser utilizada”. A HP também disponibiliza drivers e mantém uma página de ajuda para o sistema Linux. No Windows foi só meter o CD e seguir os passos simples, tal como outro instalador qualquer.

Mas a HP providenciou algum software extra para auxiliar a configurar algumas das opções desta impressora multi-usos. Uma ajuda muito boa é a configuração do ePrint para que possamos imprimir directamente a partir da web. O software que acompanha esta impressora multi-funções permite-nos aceder às configurações da impressora mas também tem um programa (que no fundo é um link para uma página web) onde podemos configurar o serviço HP ePrint da nossa impressora. É muito fácil e ficamos a conhecer o nome do email que está directamente associado à impressora. Depois basta enviar um email com um anexo que a impressora imprime esses documentos.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_Aplicação_HP_Software_disponivel

Os requisitos mínimos são:

  • Windows – XP SP3, Intel Pentium II 233MHz, 750MB de disco, porta USB, leitor de CD/DVD (ou Internet) e IE6
  • Mac – OS X v10.5, PowerPC G4 ou Intel, 500MB de disco, porta USB, leitor de CD/DVD (ou Internet)
  • Linux – Suse (v11.4), Fedora (v15), Mint (v11) Debian (v6.0) e Ubuntu (v8.04), kernel 2.4.19

Para acedermos ao servidor Web que está na HP basta aceder ao endereço IP atribuído à impressora pela rede. No nosso caso bastou aceder a http://192.168.1.84/ no browser.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_Aplicação_HP_Painel_Control_da_impressora

Impressão de documentos

Como já tivemos a oportunidade de observar aqui no Revolução Digital, as impressoras a jacto de tinta têm geralmente um pequeno problema em despachar trabalho, isto quando comparadas às impressoras laser. Dá uma sensação de lentidão, porque 4,4 páginas por minuto pode parecer muito mas há quem faça muito melhor.

Demora 54 segundos a ligar. Mas podemos configurar a impressora para já estar ligada quando chegamos ao escritório :)

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_Material_Impresso

Mas a HP está empenhada em rivalizar com a velocidade de uma impressora laser e por isso esta Officejet Pro consegue debitar um máximo de 35 páginas por minuto! Observámos que é na a primeira página onde é gasto mais tempo… São precisos 12 segundos para imprimir uma simples página em modo rascunho, ou 14 segundos se escolhermos em modo normal ou qualidade. Mas muito sinceramente não sei como é que eles apuram este valor pois durante os nossos testes o máximo que conseguimos foi em rascunho, 20 páginas por minuto isto se descontarmos já a primeira página porque senão este valor baixa para 18 páginas por minuto.

Atenção que contamos o tempo desde que a impressora dá sinais de vida até acabar de imprimir o que foi pedido. Não estamos a contabilizar o tempo de enviar a informação para a impressora.

Imprimimos 24 páginas do Documento de referência Spring 3.0 (PDF) onde podemos encontrar texto e imagens. Configurámos a impressora para imprimir duas páginas frente e verso (ou seja, 4 páginas por folha) e o resultado foi:

  • Rascunho – 1:29 (dá 8 ppm)
  • Normal – 2:02 (dá 5ppm)
  • Qualidade – 2:04 (dá 5ppm)

Apenas uma página só com texto do mesmo documento.

  • Rascunho – 12s
  • Normal – 14s
  • Qualidade – 14s

Imprimimos o resto do Documento de referência Spring 3.0 (PDF). Foram quase 180 folhas, frente e verso, em rascunho e demorou 40 minutos. Tivemos de alimentar com folhas uma vez e tivemos também de retirar as folhas do tabuleiro uma vez. Nunca houve uma folha que ficasse encravada! Durante a impressão “em massa” a HP 8600 ia limpando os tinteiros periodicamente (daí o tempo ser um pouco superior ao teórico) e quando falta papel é exibido um aviso no computador mas também um aviso na impressora. Há um aviso sonoro, aparece uma mensagem no ecrã da HP e depois é só carregar em continuar.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_Diferentes_modos

Os testes de impressão foram todos realizados em papel Navigator de 80gm2. A HP também nos forneceu dois tipos de papel especial, o HP All in-One Printing Paper (CHP710) e o Hp Profissional Inkjet Paper 180 matt (Q6592A). Também imprimi umas páginas numa impressora laser para comparar.

As impressões feitas em modo Rascunho saem, como já seria de esperar, um pouco mais cinzentas que as impressas em modo normal. Nota-se alguma imperfeição nas letras, mais notório nas letras grandes a negrito (como é o caso dos titulos) e nas imagens a HP utiliza uma técnica “pixel sim, pixel não” e por isso a imagem fica um pouco ponteada.

A impressão em modo Normal é bastante satisfatória. E possível ler perfeitamente letras com tamanho 6. Visto à lupa notam-se algumas imperfeições nas letras com poucos traços. Um género de letras borradas onde parece que a tinta se arrastou um pouco.

A impressão em modo Qualidade são quase iguais às do modo normal mas aqui as letras estão mais nítidas e parece que as letras em modo normal estavam mais em negrito…

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_35

Ao compararmos as impressões jacto tinta com a impressão laser, continuamos a verificar que a laser é mais perfeita e mesmo visto à lupa as letras laser não têm arrasto nenhum embora tenham diferentes tonalidades de cor preto ao longo da letra, enquanto que nas letras da jacto tinta a tinta está dispersa de uma forma uniforme.

Imprimir com o papel mais convencional da HP atenua um pouco as coisas pois a tinta já não borra tanto. Mas imprimir no papel HP Profissional (o mais grosso de todos e deve ter umas 100gm), a impressão fica muito, mas mesmo muito boa, quase como uma laser.

Demos um conjunto de várias páginas iguais a várias pessoas diferentes para elas as colocarem por ordem de qualidade. A maior parte conseguiu coloca-las na ordem correcta e houve mais dúvidas entre a jacto tinta Normal e jacto tinta Qualidade (algumas preferiam a Normal) e houve dúvidas entre a impressão laser e a impressão jacto tinta no papel HP Profissional. Ficou notório que o papel faz a diferença.

A HP Officejet 8600 também é um pouco mais barulhenta que a sua antecessora pois chega a atingir os 60 décibeis. No vídeo a seguir podem ver a multi-funções em acção.

Impressão de fotos

Infelizmente não imprimimos nenhuma fotografia em papel fotográfico. A impressão de fotografias em papel normal, com qualidade alta não correspondeu às nossas expectativas :( As fotografias ficam muito granuladas e a tender para o esbranquiçado. Nota-se principalmente na cor preta. Também imprimimos uma imagem A4 com uma alta definição no papel HP Profissional e o resultado não foi melhor. Aqui a imagem não ficou tão esbranquiçada mas os contornos das figuras estavam um pouco esbatidos. Só que o pior ainda estava para vir… Notam-se várias linhas horizontais na imagem que correspondem ao avanço do papel quando se está a imprimir!

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_Riscas_na_foto

Quanto à secagem, é bastante boa pois nunca conseguímos sujar os dedos. A impressão de fotografia no papel de 80gm faz com que este fique um pouco enrugado devido à quantidade de tinta, mas após um período mais prolongado de secagem o papel volta ao normal.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_08

Quando ligamos uma memória externa à impressora (seja um cartão SD ou uma memória flash), são detectadas logo todas as fotografias existentes e é exibida uma galeria de fotogradias no ecrã da impressora. Tudo muito fixe. Mas infelizmente só conseguimos ver as fotos e não conseguimos ter acesso a documentos :(

Fotocopiadora

As funções de Fotocopiadora e de Digitalizadora são a outra face de uma impressora multi-funções. A HP Officejet Pro 8600 Plus (fogo, que nome tão comprido! :P) tem um alimentador automático para fazer cópias que leva até 35 folhas e dá para ajustar a vários tamanhos de folhas (menor ou igual ao A4) e envelopes. As folhas originais entram por cima, saem logo por baixo e a cópia sai no mesmo sítio das impressões.

Assumindo que a impressora está em stand-by, são preciso no mínimo 3 toques para fazer a primeira cópia mas para as fotos seguintes é preciso apenas um. A HP 8600 permite-nos copiar uma folha dos dois lados e dá-nos a escolher se queremos em duas páginas ou só numa folha tal como o original.

Caso já tenhamos pressionado o botão de imprimir e caso nos tenhamos enganado, podemos sempre pressionar o botão x vermelho do painel e anular a acção.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_03

Em relação à qualidade da impressão, a cópia sai sempre mais clara do que a original. No entanto temos uma opção “Mais claro/Mais escuro” (que no início eu não entendia porque é que tinha tanto destaque), e que nos permite ajustar a luminosidade. Por defeito o valor é “Normal”. Se ajustarmos então esta parte, as cores são iguais e a definição é muito boa.

Mas olhando com mais atenção, para nosso espanto, a cópia não sai igual ao documento original. :-? A parte da cópia estava a ser feita com uma folha de testes do Ubuntu que tem um género de moldura com 7 rectangulos, todos com um traço diferente, e reparámos que a moldura estava diferente. Concluímos que tanto o scanner da bandeja automática como o scanner normal não conseguem apanhar a folha na totalidade. E ainda por cima deslocam a imagem em relação à imagem original. Se utilizarmos a bandeja automática a imagem fica posicionada 1 mílimetros para baixo e 2 milimetros para a direita. Se utilizarmos o scanner normal, a imagem fica deslocada 3 milimetros para a esquerda e 2 milimetros para cima!

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_14

Quanto à velocidade, para copiar uma folha de um lado e outro com qualidade boa, temos de esperar 1 minuto e 25 segundos no total (45s para a primeira página, mais 20s para secar a primeira página e depois são mais 25s para imprimir a segunda página). Se for só para copiar uma página no modo rascunho, então bastam 20 segundos.

Digitalizadora

A digitalização sofre do mesmo problema de deslocação de imagem. A nível da qualidade o resultado é bastante satisfatório.

São precisos alguns cliques (5) para conseguir fazer a primeira folha. Mas as folhas seguintes são rápidas. A parte boa é que podemos digitalizar documentos directamente para o dispositivo de memória que está inserido na impressora, para um dos computadores da rede (ou para uma pasta específica que está partilhada na rede) ou então enviar um email para algúem com o documento digitalizado.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_16

As folhas a digitalizar devem ser colocadas no canto inferior esquerdo do vidro. Como já referimos a tampa da Officejet Pro 8600 Plus não sem a capacidade de se elevar em relação ao vidro de modo a podermos digitalizar uma folha de um livro com o livro aberto. É possível fazer, claro, mas temos de abrir a tampa por completo.

Fax

A HP introduziu na caixa um guia de instalação rápida para as pessoas instalarem um fax numa rede de escritórios e conviver ao mesmo tempo com os outros dispositivos. A instalação é bastante simples e até tem uma opção de auto-teste para verificar se está tudo ok com a configuração e com a rede. O Fax imprime a uma velocidade de 4 páginas por minuto, temos de inserir o número de telefone antes de ler a folha, ou escolher da lista de memória que guarda até 99 números. Segundo a HP podemos ter até 100 páginas em memória.

A impressora dá prioridade à chamada e ao fim de alguns beeps atende automaticamente e começa a imprimir. Também temos a opção de barrar números de telefone sem ter de telefonar para a operadora.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_Instalacao_Esquema_Fax

Como não testámos com um número de Fax dedicado, sempre que estamos ao telefone, não podemos receber um Fax porque dá sinal de linha ocupada.

Custos de Impressão

A Officejet Pro 8600 Plus tem 4 encaixes para tinteiros. Três tinteiros HP 951 de cores (mangenta, amarelo e cyan) e um HP 950 preto. Cada tinteiro tem um encaixe diferente e por isso é impossível enganarmo-nos na posição e misturar as cores.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_52

O tinteiro preto é o que tem mais capacidade e dá para imprimir até 1000 páginas, enquanto que os tinteiros de cor dão para 700 páginas. Mas atenção porque esta impressora também pode levar tinteiros XL e neste caso o tinteiro HP 950XL dá para imprimir 2300 páginas e os HP 951XL dá para 1500 páginas.
É possível comprar os tinteiros HP 950 XL em separado mas não é possível comprar os tinteiros HP 950 (simples) à parte. Só em conjunto e custa $35.

Tinteiros Preço Impressões Custo por página
Normal XL Normal XL Normal XL
HP 950 $22 $30 1000 2300 $0,022 $0,013
HP951 $12 $23 700 1500 $0,017 $0,015

Os custos encontram-se dentro dos mesmos valores das outras impressoras HP testadas aqui no Revolução Digital. É um resultado satisfatório embora queiramos que custe sempre menos :Dem comparação a uma impressora laser da mesma marca, a poupança é de quase 50%.

Resumindo e concluindo

A impressora desiludiu um pouco na parte da rapidez porque, tendo em conta os dados da HP, a expectativa estava muito alta. Apesar de termos notado algumas lacunas nesta impressora multi-funções e apesar de ser uma impressora grande, gostariamos de ter esta ferramenta de trabalho no nosso escritório. É poupada, desempenha muitas funções, tem umas funcionalidades web interessantes e é bastante versátil.

teste-rd_hp_officejet-pro-8600-plus_38

É uma impressora boa para um escritório que tenha vários computadores e que também tenha pessoas a trabalhar na rua. Tendo em conta que actualmente a tendência é poupar papel, o tabuleiro é suficientemente grande para uma semana de trabalho. Tem é de se ter o cuidado de ter a plataforma das folhas sempre estendida pois caso contrário as folhas que chegam do Fax ou de algum documento via email vão parar todas ao chão.

Pontos a favor :)

  • WiFi;
  • Funcionalidades web;
  • Faz frente e verso;
  • É poupada;
  • Tabuleiro extensivel;

Pontos contra :(

  • O ecrã resistivo às vezes não obedece;
  • O scanner desloca alguns milimetros a imagem;
  • Não lê documentos a partir dos suportes externos;

A HP está no bom caminho e achamos que a HP Officejet Pro 8600 Plus é mais uma etapa desse caminho. Se a próxima versão tiver alguns dos problemas aqui apontados resolvidos e se for ainda mais rápida, então teremos chegado a uma ferramenta de escritório muito boa.

Se for para ter em casa e desde que não se queira fazer impressões profissionais, então é mais do que suficiente. Só que o preço em Portugal ronda os 259€ tornando-a assim uma impressora um pouco para o caro, uma vez que a HP tem outras impressoras com funcionalidades parecidas mas com um preço mais acessível. Na Internet é possível adquirir este produto a partir de $175.

A decisão oscilou entre Prata e Ouro, mas a falha na digitalização e o preço em Portugal fez com que ficasse pelo patamar prateado.

Selo RD - Prata

O que significa este selo?

Página oficial do produto

[pais id="pt"]
A HP Officejet Pro 8600 Plus ao melhor preço:



[/pais]

E com isto acabámos mais um teste no Revolução Digital. Se tiverem alguma dúvida ou questão sobre a HP Officejet Pro 8600 Plus, cá estamos!

Galeria de fotos da HP Officejet Pro 8600 Plus

De seguida deixo-vos as fotos tiradas à Officejet 4500 Wireless durante a elaboração deste teste.

75 Respostas

  1. jose luiz

    Olha estive analisando esse teste que fizeram e está muito bom, mais tem alguns detalhes que vocês não levaram em conta.

    A HP diz nos documentos que a velocidade é feita usando o teste da ISO, com uma pagina com 5% de cobertura, você usaram paginas com mais de 5%, é claro que a impressão iria demorar mais que o informado.

    Pede para o pessoal fazer o teste usando a pagina da ISO, que regulamenta a velocidade ai você podem avaliar.

    se não me engano você escreveram que não entende como a HP avalia essa velocidade, pois ta ai, só pegar a pagina ISO disponível e fazer o teste.

    Obs.: Essa pagina ISO é para todos fabricantes. #ficadica

    Responder
  2. Cleidinaldo

    Gostaria de saber onde encontram esse cartuchos hp 950 e 951 – Normal e XL – desse preço… o hp 950XL custo por volta de R$ 90,00 e os hp 951XL R$ 70,00. Assim sendo a análise custo de impressão ficou totalmente comprometida!

    Responder
    • João Lopes

      Eu não aconselhava mas deve ser possível.
      Tem de ser tão fino e resistente como o papel normal mas o maior problema deve estar na parte de receber a tinta de um jacto. Deve borrar imenso :(

      Responder
  3. marco antonio

    boa tarde João Lopes,comprei a impressora officejet pro 8600 e nao estou conseguindo tirar cópias,por exemplos..da identidade frente e verso que fique na mesma folha lado a lado,agradeço desde já abraços!!!!!

    Responder
    • João Lopes

      Olá Marco. Tirar cópia do mesmo documento para ficar na mesma página acho que tem de ser feito em vários passos. A impressora já não está com o RD para poder se é possível fazer isso com apenas dois passos.

      Em principio terá de copiar primeiro um dos lados do documento utilizando o scanner e a seguir terá de mover o documento para outra posição, voltar o documento, pegar na folha com a primeira impressão, voltar a colocar na bandeja exatamente na mesma posição que estava originalmente e premir para copiar…

      Responder
  4. antonio carlos rizzi

    gos taria de saber qual a capacidade do scanner, se é possivel scanear frente e verso e salvar em pen drive. hp office jet pro 8600 e a 8600 plus. obrigado.

    Responder
  5. Armando Lima

    Boa tarde João, estou em dúvida na compra entre os modelos hp office jet pro 8600 (R$ 499,00) e a 8600 plus (R$ 799,00), porque não consegui identificar a diferença entre ambas que justifique a diferença de preço! Preciso digitalizar processos diariamente, necessitando digitalizar frente e verso. Desde já lhe agradeço pela atenção!

    Responder
    • João Lopes

      A maior diferença está em fazer cópia dos dois lados sem ter de virar a folha manualmente. Tem também a capacidade de enviar directamente para um endereço na rede, enquanto que a pro 8600 só permite guardar numa pasta de rede, ou numa memória.
      Realmente a diferença de preço aí é enorme. Se digitalizar frente e verso é mesmo uma coisa que faz com frequência (tipo 50 vezes ao dia) então eu aconselhava procurar uma máquina mais profissional e comparar preços.

      Responder
  6. GIlvandro

    João Lopes,comprei a multifuncional hp pro 8600 e tintas pigmentada com a e quando imprimo fotos a imagem sai com pingos brancos, acho que a tinta nao penetra o suficiente e escuras, ja troquei para vários tipos de papel.

    Responder
  7. Thiemy Pelacani

    Gostaria de saber como faço para digitalizar várias folhas frente e verso, em um só arquivo. Deve ser feito pelo flatbed ou document feeder? Estou tentando de todas as formas e só consigo digitalizar no document feeder, em um arquivo, se eu ignorar o verso dos documentos (que também quero digitalizar). Então, será que poderia me ajudar com essa questão? Preciso digitalizar em um único arquivos, folhas frente e verso. Obrigada.

    Responder
    • João Lopes

      Nós não ficamos com o material por isso não sei responder a essa pergunta. :( Pode ver aqui no Manual (http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c03026382.pdf) como digitalizar frente e verso.

      Em princípio deveria ser colocar apenas as folhas no document feeder, dizer que queremos digitalizar, frente e verso e indicar que queremos guardar num documento pdf. Depois a impressora deveria puxar as folhas e digitalizar ambos os lados… devia ser simples.

      Responder
  8. Priscila

    Estou buscando uma impressora multifuncional colorida, estilo a HP 8600 e fiquei na dúvida quanto a ser a PLUS ou não. Quanto pedi ao meu fornecedor para fazer a cotação de compra veio a surpresa que a HP 8600 está tendo sérios problemas de cabeça de impressão, com entupimento que exigem a troca. Fiz pesquisa na internet e isto infelizmente se confirmou. Entretanto, não tive a confirmação se a HP 8600 PLUS veio para corrigir este defeito e se o defeito era na HP 8600 apenas. Sabe algo relacionado a este problema? Não gostaria de ficar refém de defeito da HP. Já tive um problema de uma leva de note deles que já foi o suficiente…

    Responder
  9. Ronaldo Geraldello

    O grande e grave problema da impressora é o visor, quando nao vem queimado, como a primeira que adquiri, não passa da garantia e apresenta esse defeito crônico.
    Eu taambém tive problemas com notebook Hp embora marca famosa a bateria deixa a gente na mão, pois com pouco tempo de uso não recarrega mais.

    Responder
  10. Dinha

    oi João eu achei essa impressora 8600 muito boa mas estou com uma uma duvida trabalho com xerox e ela aceita bulk sera que ela aguenta rojão?

    Responder
  11. Andressa

    A minha é a 8600 e já deu problema no painel que já foi trocado por estar na garantia. Porém a multifuncional foi com um problema para o reparo da HP e voltou com outro, não aguento mais esse atendimento horrível e demorado, mínimo de 1 hora cada ligação e isso sem contar os absurdos que ouvimos dos atendentes e a velha história de passar a ligação para outro setor e não resolver nada. No termo de garantia consta que temos direito ao atendimento do técnico no local, o que tbém não é verdade, se quiser reparo na garantia depois de muitas ligação é necessário encaminhar por correio e aguardar até 15 dias úteis e se tiver sorte de não vir com outro problema e vc ter que voltar para o telefone.

    Responder
  12. ERICA MORAES

    por favor gostaria de saber quais são os passos para impressão frente e verso da hp pro8600. desde ja obrigada.

    Responder
  13. reginaldo

    boa tarde , gostaria de saber se esta hp offijet pro 8600 inprime em poste.obrigado por esta enformação.

    Responder
  14. ERICA MORAES

    Desde ja obrigada por suas resposta . Mas a pergunta é quais são os procedimentos que faço para realizar impressao de documentos em dois lados frente / Averso. este teste por site sai mas quando peço impressão por word. não consigo mim ajuda por favor envia-me os passos. OBRIGADA DEUS TE ABENCOE SEMPRE…….

    Responder
  15. josé alves

    Comprei uma HP 8600 pro 911n e após instalar via usb não conseguia copiar ou scanear. Em contato telefônico com o suporte HP, após todos os testes e reinstalação de soft’s chegou-se a conclusão de que havia defeito, tendo sido autorizado o envio da impressora para a manutenção da garantia, para uma empresa terceirizada em Sorocaba/SP. Após uns quinze dias a impressora foi devolvida e, para minha surpresa com o mesmo defeito, embora tenham informado a troca do carro do scan e placa lógica. Estou decepcionado com essa impressora e preste a acionar a HP judicialmente. Essas falhas têm me trazido transtornos nas atividade que tenho que realizar.

    Responder
  16. Gilton

    Boa tarde, esta impressora imprime em papel a3? imprimi em rede? tem comtador de numeros de paginas imprimidas? os cartuchos sao recarregaveis?

    Responder
  17. Gilton

    Boa tarde João Lopes, esta impressora imprime em papel a3? imprimi em rede? tem comtador de numeros de paginas imprimidas? os cartuchos sao recarregaveis?

    Responder
    • João Lopes

      Olá Gilton.
      Nós não ficamos com o material que testamos e portanto não posso verificar as perguntas que fez. Terá de ser um leitor que tenha comprado essa impressora a responder às suas questões.

      Pelo que eu me lembro, Não imprime em A3, Imprime em rede, Tem contador de páginas imprimidas e os cartuchos São recarregáveis.

      Responder
    • Fernando Guimaraes

      Boa noite! Ela não imprime em A3, Os cartuchos Originais podem sim ser recarregados, porem tem que utilizar um novo jogo de cartuchos para habilitar os antigos, tipo esvaziou enche e coloca o outro jogo e assim sucessivamente. A máquina controla sim o número de copias é só imprimir um relatório.

      Responder
  18. Roberto Carlos Alves

    Olá João,

    gostaria de saber se essa impressora scaneia as folhas sem precisar ficar colocando uma a uma? Por exemplo, colocar 10, 20 folhas e a impressora ir puxando elas para digitalizar.
    abr.

    Responder
    • João Lopes

      Sim, faz isso. Mas para conhecer ainda melhor esta impressora, deve dar uma vista de olhos aqui nos comentários para saber algumas das limitações que as pessoas foram encontrando no seu dia a dia

      Responder
  19. José Carlos (Brasilia DF)

    Prezado João Lopes,
    Parabénes pelo seu trabalho informativo. Tinha muitas dúvidas sobre esta impressora e vejo que você foi muito competente no seu trabalho.
    Obrigado.

    Responder
  20. Kelly

    Bom dia Joao,
    Gostaria de saber se a Officejet Pro 8600 imprimi frente e verso ou somente a Officejet Pro 8600 Plus?
    Obrigada.

    Responder
    • João Lopes

      Sim, a OfficeJet Pro 8600 também imprime frente o verso.
      Uma “tarefa extra” que a Plus tem em relação à outra é que consegue fazer scan das duas página da mesma folha sem a intervenção do utilizador.

      Responder
  21. Artur Vigario

    Boa noite João, estou realizando uma pesquisa para comprar um multifuncional e que já tenha o tanque de tintas(bulk ink) e me informaram sobre a Epson L200 só que os comentários não são favoráveis, me falaram da HP pro 8600 só que eu é necessário comprar o kit do bulk e instalar, bem depois de avançar mais um pouco na minha pesquisar encontrei algumas empresas(mercado livre) que já vendem a HP pro 8600 com o bulk instalado.Quero saber a sua opinião sobre a impressora e sobre o bulk, pois para mim é novidade, sempre utilizei impressoras com tonner. Abraços Artur.

    Responder
    • João Lopes

      Olá Artur. Esta impressora é a Jacto Tinta e muito provavelmente o Artur utilizava Tonner com impressora a laser. Se for o caso, então vai notar uma grande diferença na qualidade de impressão (para pior) :(
      Irá também existir diferença no preço da tinta (o tonner é mais caro) mas as contas têm de ser feitas por número de páginas e eu não sei quantas páginas é que está a imprimir actualmente com um tonner.
      Se optar por esta HP compre a Plus em vez da “normal”.
      O bulk é porreiro para fazer cópias de várias páginas mas atenção que esta impressora é destinada a pequenas empresas e não a grandes empresas, pelo que se fizer um uso extensivo da impressora durante o dia deverá optar por uma impressora mais profissional.
      Uma ideia que eu posso deixar é que o Artur envie um email ao suporte da HP a perguntar se esta impressora vai ao encontro das suas necessidades.
      Cumprimentos

      Responder
  22. Elaine

    Olá, gostaria de saber se tem a possibilidade de impressão na HP 8600 somente com o cartucho preto. Quando os coloridos acabam ela não imprime mais nada. Tem alguma forma de imprimir somente com o cartucho preto cheio e os coloridos descarregados? outra coisa, carreguei o cartucho e minha impressora não aceitou. Obrigada!!!

    Responder
    • Edson

      Não tem jeito, já tentei de tudo, e eu nunca uso colorido, somente preto, mas a tinta colorida desaparece como magica, porém essa FDP da HP, fudeu com todo mundo, tem que comprar, mesmo que vc não use colorido, senão c ta fudido, eu joguei essa porra fora e comprei uma Lexmark, Hp nunca mais, só compra quem for OTÁRIO…….

      Responder
  23. Tiago dias

    Boa Noite !!! Faço em média de 4 a 5 impressoes(coloridas) por mes em meu escritorio.Hoje tenho uma impressora a laser alugada. Pensando emreduzir custo estou pensando em comprar uma HP 8600, sera que ela suportaria uma demande de 4/5 mil paginas mês ? se não, vocês poderiam me indicar uma outra impressora que seja a laiser que suporte esta demanda.

    Obrigado

    Responder
    • João Lopes

      Olá Tiago.
      Se faz 5000 páginas por mês, então faz cerca de 230 páginas por dia. Se apontarmos para um valor de 4ppm, quer dizer que por dia a impressora terá de trabalhar pelo menos 60 minutos para imprimir tudo.
      Trabalhar 1h por dia, durante todos os dias não é problema para esta impressora. Só será problema se tiver picos de trabalho onde a impressora terá de trabalhar 8h por dia. Aí o desgaste vai ser muito maior…

      Responder
  24. Adyl Carlos

    Olá colegas, estou com um problema na minha impressora HP Pro 8600 ela começa a imprimir normalmente sem falhas ou erros mas depois de algumas páginas elas começam a sair borradas, será que o cabeçote de impressão não presta mais, ela já imprimiu mais de 15000 páginas e tem Bulk ink.

    Responder
  25. Olair Costa

    Obrigado pelo review. Foi o mais completo que vi na internet sobre esta multifuncional em português. Ótimo trabalho. :D

    Responder
  26. Marlene

    Qual, o problema que após recarregar os cartuchos: preto e coloridos da minha impressora hp 8600, permanece a mensagem de que estão vazios? Isso sendo a 1ª recarga?

    Responder
  27. Marlon

    Olá…tem algum problema de compatibilidade ou driver nela? Um amigo comprou, não consegue digitalizar pois dá um aviso que o cabo não está conectado….mas ela imprime, apesar de dizer que o mesmo cabo está desconectado…sendo que ele comprou um PC novo da HP junto na loja…

    Responder
  28. Evandro

    Tenho uma HPofficejet 8500, Quero comprar outra, mas claro que mais atualizada, como vi esta 8600Plus, me interessei, mas na 8500 tenho um pequeno problema com o tempo de envio de relatórios feitos em Oracle, cerca de 20seg de espera para começar a impressão, será que a 8660 melhorou este tempo? ela é compatível com win7 e win8 e com o Oracle 11g acima?

    Responder
    • João Lopes

      Olá Evandro. Essa situação que descreveu é um bocado estranha. Geralmente a aplicação que está a utilizar (neste caso Oracle 11g) utiliza os drivers que a impressora disponibilizou para o sistema operativo.
      Se o Evendro tentar imprimir para PDF também nota a diferença dos 20segundos? E se tentar imprimir um documento grande ( > 3MB) através do Word, não nota esse delay?
      As primeiras páginas demoram sempre um pouco mais tempo do que as outras. Se o documento a imprimir é muito grande acho que pode ajustar uns parâmetros no driver para aumentar o buffer de entrada de informação.

      Responder
  29. Thiago

    Estou tentando imprimir dados coloridos em preto e branco mas mesmo selecionando a opção P/B sai Colorido. Pode me ajudar?

    Responder
  30. vania

    tenho três impressoras multifuncional HP 8600 PLUS está dando uma informação, problemas na cabeça de impressão.elas estão na garantia mas eu carreguei os cartucho e vei uma formação que perde a garantia.Gostaria de saber se asi mesmo eu ainda poso recorre a garantia. Agradeço muito se poder me ajuda,obrigado

    Responder
  31. Rafael Pedroso

    Gostei pra caramba do teste, tenho uma impressora dessa e é excelente a qualidade de impressão. Só preço do cartucho que vocês pesquisaram está um pouco defasado. Se o custo com o cartucho original fosse esse com certeza iria compensar muito mais. O preço médio que se encontra o cartucho 950 na internet hoje é de R$ 50,00 + frete.

    Responder
  32. Selma Pinheiro de Freitas

    Gostaria de indicações para comprar uma multifuncional com tanque de tinta acoplado e que a impressão seja muito boa para uso doméstico pois faço impressões de matéria da faculdade e artigos por mês, em torno de 150 cópias. Eu tenho uma HP mas não aguento mais comprar tanto cartucho,é por causa do clima seco em SP, eles secam rápido.
    Agradeço muito as orientações.
    Selma Freitas

    Responder
  33. Teófilo

    Boa noite!
    Parabéns pelo grandioso e orientador trabalho.Vou imprimir quase tudo.
    Peço uma orientação sobre como configurar a impressora para, automaticamente, visualizar a impressão.
    Grato por sua atenção.
    Teófilo.

    Responder
    • João Lopes

      Obrigado Teófilo. Infelizmente já não temos esta impressora entre nós e por isso não tenho como lhe explicar como configurar a impressora.
      Pode ser que algum dos nossos leitores saiba como o fazer.

      Responder
  34. Danilo Rodrigues Rosa

    Olá amigos….

    Estou na maior dúvida… e quero a ajuda de vocês..

    Estou precisando de comprar uma impressora para imprimir Escritura Pública, que é documento oficial, e estava pensando na HP 1132 que a laser, mas depois que vi a HP 8600 Plus achei ela melhor, mas como é jato de tinta estou com receio…

    Qual delas devo comprar?

    Att.
    Danilo

    Responder
      • Danilo Rodrigues Rosa

        A qualidade de impressão é muito importante sim, principalmente por se tratar de documento público..

        Acho que vou ficar com a Laser mesmo né?

  35. Taysa Almeida

    Gostaria de saber como faço para observar as fotos do MS/DUO, cartão de memória, de uma Câmera digital no pc ao invés de só na impressora??? Toda vez que coloco o cartão na impressora, aparece as fotos nela.

    Cm faço para configura-la???

    Att. Taysa Vannoska

    Responder
  36. César Daltoé Berci

    Esta não é a primeira impressora HP que tenho, a certo tempo tivemos uma que foi substituída por uma Canon. O que me impressionou na 8600 é o fato de ter o mesmo defeito das suas antecessoras, no meio da impressão ela manda a mensagem: “Os cartuchos instalados estão danificados… substitua por novos” (faltou o otário no fim da frase!!!) Isso acontece com frequência, com cartuchos quase cheios. Ficamos mais tempo na loja trocando cartuchos na garantia do que no escritório utilizando a impressora.
    Antes que alguém diga: “Você deve usar apenas cartuchos originais…” saibam que só utilizamos cartuchos originais, é o conjunto impressora+cartucho que não presta, não seja otário você também em comprar esse lixo.

    Responder
  37. Alexandre

    Olá João Lopes. Utilizo o Ubuntu 12.04 e minha impressora está trabalhando cabeada. Mas gostaria de configurá-la para trabalhar com o sistema Wireless. Poderia me ajudar? Desde já muito obrigado.

    Responder
  38. Débora Opa Pinto

    Boa tarde!
    João Lopes,

    Estou com uma Pro8600 que esta em Japonês já tentei de tudo mas nao consigo coloca-la para Inglês. Reparei que uma mesma pergunta a cima nao teve resposta. Será que poderia me dar uma luz?

    Grata,
    Débora Opa

    Responder

Partilha a tua opinião!

O teu endereço de email não será publicado