Chegou Google Drive!

Com o lançamento de mais e mais plataformas de armazenamento online como já falámos tantas vezes aqui no RD (DropBox, iCloud, SkyDrive, entre outras) soluções offline como esta podem realmente ter os dias contados.

Google Drive

A Google obviamente sem querer perder a corrida tratou de espicaçar a malta com sinais de que algo novo estava para chegar e cumpriram. Chegou o Google Drive!

À primeira vista a página de entrada é apenas o Google Docs renovado, no entanto há novidades associadas! E não foi apenas o nome que mudou…

As novidades vão desde o aumento do espaço disponibilizado até à possibilidade de edição online. O espaço de 5GB prometido foi concedido e há packs para aumentar esse espaço mediante uma avença mensal.

Mas é a edição online que traz as novidades mais apelativas. Pode ser feita em conjunto com outras pessoas em simultâneo, colaborando para um resultado melhor: afinal “duas cabeças pensam melhor que uma“, certo? E há uma quantidade enorme de aplicações já disponíveis na Google chrome web store.

Google Drive apps

A que mais gostei até agora foi a wevideo que permite editar vídeo das mais variadas formas: ‘corte e costura’, aplicar efeitos, alterar luminosidade e afins, aplicar legendas e texto, entre muitas outras opções. Vejam o vídeo e vejam lá se não parece facílimo!

Mas ainda há mais para desvendar. A preparação parece-me completa e o ataque é feito em todas as direcções. Se no aspecto do serviço online a quantidade de novidades e características são mais do que consigo explorar num bocado, a disseminação para outras plataformas não ficou esquecida. Podemos efectivamente aceder a partir de qualquer local e de qualquer dispositivo.

Google Drive - múltiplas plataformas

A app para smartphones e tablets Android está pronta a usar e ainda que se pareça com a anterior app do Google Docs, foi actualizada e melhorada. Pena é que ainda não permita instalar para o cartão…

Google Drive app para smartphones e tablets

Vejam como fica num tablet:
Google Drive num tablet

E como não não podia deixar de ser há ainda uma aplicação para PC e MAC que permite sincronizar o que está online com o nosso computador e vice-versa.

Aplicação pc e mac

E se considerarmos que a sincronização em alguns sites online é um serviço pago, portanto aqui saímos mesmo a ganhar.

Mas além disso ainda há todo um mundo por explorar, cheio de novidades e sinergias como por exemplo com o Google+ em que a partilha de conteúdos com o nosso ‘círculo’ de amigos existentes está à distância de um clique.

Google Drive +

Para o fim deixei algo que considero tão útil quanto as anteriores mas com a simplicidade de não precisar de qualquer intervenção nossa. A partir de agora, creio eu porque antes não havia testado, é possível abrir mais de 30 tipos de ficheiros diferentes directamente a partir do browser, mesmo sem ter a aplicação instalada no nosso computador! É o que eu chamo de um “all-in-one“.

Google Drive: all-in-one

Por exemplo, se não tiver photoshop na minha máquina, posso abri-la no Google Drive. Bom, não acham?

Em jeito de conclusão não posso deixar esta feature de fora: é grátis! lol :)

Fonte

Endereço de Email

  1. Rubenzab

    Boas. A Google mais um passo à frente…
    Mas ainda não se encontra disponivel.
    Pelo menos estou a tentar activar e recebo uma mensagem que serei informado mal este sistema esteja “aberto”

    :\

    Vamos lá esperar mais um pouquinho… Estou ansioso para lhe meter as mãos em cima.. eheheh..
    Exelente o vosso trabalho. Obrigado…

    Responder
  2. Pedro Rafael

    Boas Rubenzab

    eu já tenho acesso desde o momento em que fiz o artigo.
    mas tb já ouvi falar de malta que ainda n tem.

    talvez tenha algo a ver com a idade da conta ou assim…
    vai tentando que vale a pena.

    Responder
  3. Rubenzab

    Pois é. Já estou em lista de espera… :)
    Eles estão a abrir gradualmente o acesso, se calhar para não sobrecarregar o sistema… hummm…
    Quando receber um e-mail por parte da Google, também já poderei aceder.

    Responder

Deixar uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.