Vimos muita coisa durante o MWC 2012 em Barcelona. Na lista do que mais nos impressionou ficaram com certeza as aplicações da Scalado. E não é que os simpáticos senhores da (des)conhecida empresa Sueca nos enviaram – em exclusivo para Portugal – a primeira aplicação que vão publicar em nome próprio?

Scalado Album

Trata-se do Scalado Album, está disponível há minutos no Google Play e é… é… uma aplicação a descobrir em mais um Teste RD!

Apresentação

A Scalado é uma empresa de que poucos terão ouvido falar até agora (a menos que nos tenham seguido atentamente durante o MWC 2012 ;) ). No entanto esta empresa originária da Suécia anda nos nossos bolsos há já muito tempo, graças ao software que desenvolve para muitos fabricantes. Este software foca-se principalmente na área da fotografia.

Até agora tem-se mantido muito debaixo da asa dos seus muitos parceiros. No entanto a Scalado julga que está na hora de se afirmar e começara a comercializar directamente ao público as suas aplicações. O Scalado Album é a primeira abordagem da Scalado. Trata-se de uma aplicação que visa substituir a galeria de imagens que vem de fábrica com o nosso smartphone Android.

E o que podemos esperar deste álbum? Uma velocidade de funcionamento supersónica e uma incrível capacidade para lidar com imagens muito, muito grandes. Antes de passarmos às nossas opiniões sobre este Scalado Album deixo-vos o vídeo de apresentação oficial desta aplicação:

Funcionalidades e Utilização

Se viram o vídeo acima então já sabem que a Scalado garante que esta é a galeria de imagens mais rápida do mundo. Desfaço desde já o nosso veredicto: a Scalado não mente! O Scalado Album é muito muito rápido. Ao lançar pela primeira vez a aplicação há um ligeiro atraso devido ao facto do Album estar a procurar todas as imagens disponíveis no nosso smartphone ou tablet.

Teste RD - Scalado Album Teste RD - Scalado Album

No entanto, depois disso é extremamente rápido. As fotos estão muito bem organizadas: podemos aceder-lhes na tradicional vista “tudo ao molhe” mas também separá-las por fotos apenas tiradas com a câmara, fotos tiradas próximo de nós , por mês de captura, por localidade ou pelas pastas em que estão guardadas no nosso dispositivo. Em todas estas vistas temos acesso a um pequeno ícone em cima à esquerda que nos permite ver o mapa geográfico com as fotos colocadas no sítio onde foram tiradas. Muito bom.

Olhando com atenção começamos a notar que as miniaturas de certas imagens mexem. Heim? Claro que não imagens mas sim vídeos! Isto porque em vez de colocar os vídeos apenas com uma miniatura e o tradicional triângulo de “play” por cima, o Scalado Album mostra-nos alguns frames do vídeo captado, dando-nos uma pré-visualização do mesmo. Mas o melhor para perceberem tudo isto é verem o vídeo de análise que fizemos ao Scalado Album:

Ora se viram bem há também outra funcionalidade muito interessante no Scalado Album: a sua capacidade para mostrar imagens enormes. Sim, a imagem de teste utilizada tem um tamanho de 19MB e uma resolução de 180 megapixels. É mesmo enorme. No entanto, e contrariamente a outras galerias de imagem, o Scalado Album consegue lidar sem qualquer problema com imagens deste tamanho. Claro que não será propriamente expectável que andemos a brincar com fotos tão grandes no nosso dia a dia e muito menos no nosso smartphone mas ainda assim demonstra a optimização e poder desta aplicação.

Como em qualquer galeria de imagens podemos ainda partilhar as fotos com qualquer serviço ou rede social cuja aplicação esteja instalada no nosso dispositivo. Podemos ainda rodar imagens (muito rápido também) assim como recortá-las ou indicar a sua utilização como foto de contacto e/ou imagem de fundo.

Teste RD - Scalado Album Teste RD - Scalado Album

Ao longo do tempo que utilizámos o Scalado Album encontrámos no entanto alguns bugs ocasionais, nomeadamente na reprodução de vídeos em formatos como Dvix, Xvid ou MKV. No entanto é de salientar que a versão que testámos era uma versão de testes, muito provavelmente diferente daquela que podem descarregar no Google Play. Além disso a Scalado garantiu-nos que irá dar um intenso suporte ao Album de modo a conseguir corrigir rapidamente alguns eventuais problemas.

Resumindo e Concluindo

O Scalado Álbum acabou de ser disponibilizado no Google Play. Tivemos o privilégio de o poder testar antes de todos e a conclusão não poderia ser melhor. Trata-se, inegavelmente, de uma melhoria muito significativa em relação às várias galerias de imagens que por aí andam. A velocidade de execução, capacidade para trabalhar com imagens muito grandes e simplicidade de uso fazem desta uma aplicação que se torna rapidamente incontornável para todos os que utilizam intensamente a câmara fotográfica dos seus smartphones.

Teste RD - Scalado Album

E o preço? $0,99 o que dá menos de 90 cêntimos de euro. Tendo em conta a superioridade e qualidade deste Scalado Album garanto-vos que cada cêntimo despendido nesta aplicação é um valor muitíssimo bem gasto. Tão altamente recomendado que leva o Selo de Platina do Revolução Digital!

Pontos a favor :)

  • Muito rápido;
  • Boa organização das imagens;
  • Pré-visualização de vídeos directamente na galeria;
  • Preço acessível;

Pontos contra :(

  • Alguns bugs para corrigir;
Selo RD - Platina

O que significa este selo?

Quem quiser adquirir o Scalado Album pode fazê-lo neste link ou então ler o seguinte código QR. Está disponível para qualquer dispositivo Android que funcione sobre a versão 2.3 ou posterior.

Scalado Album QR Code

Para terminar resta-me agradecer a vossa companhia em mais um Teste RD e colocar-me à vossa disposição para qualquer dúvida, crítica ou sugestão que tenham!

Endereço de Email

5 COMENTÁRIOS

  1. interessante a funcionalidade do mapa. mas para isso o GPS tem de estar ligado, certo?

    realmente a funcionalidade e a velocidade são merecedoras do selo dado… o mesmo já não posso dizer da app que vem de raiz no meu ‘desire’.

  2. Instalei no meu xperia s, parece-me bom mas o player de videos integrado dão suporta os videos feitos no telemóvel, aliás (isso nada tem a ver com o scalado em si) o player nativo tb não, assim como o mixzing premium e no mx player trava mt

  3. Raul,
    Esta aplicação da Scalado é sem duvida muito mais rápida que o álbum que vem com o S2, não se trata de potencia mas sim optimização, eu também tenho um S2 e notei uma enorme diferença

  4. No xperia s é muito mais rápido que o original, desde o ultimo update que ficou com um bug mt chato: a visulizar fotos, ao passar para modo vertical (ou vice versa) volta à 1º foto, espero que corrijam isto, pois por esse motivo, quando quero ver fotos uso a galeria :(

Partilha a tua opinião