Aqueles de vocês que são utilizadores do Facebook e utilizam as aplicações móveis da rede social podem sem grandes problemas admitir que não se tratam propriamente de uma obra prima. São lentas, encravam várias vezes e têm bugs persistentes que insistem em não sair por mais actualizações que sejam feitas. Este problema é comum a todos os sistemas operativos, sendo mais evidente nuns que noutros.

Facebook Smartphone

A questão que realmente se coloca é: será que o Facebook não é capaz de fazer melhor? Muitas vozes por essa rede fora dizem que simplesmente não quer, e eu estou inclinado para tentar perceber porquê. Vamos reflectir um pouco já de seguida.

Esta questão é de facto bastante interessante: como pode uma das empresas mais valiosas do mundo não investir numa aplicação móvel decente? O Google + iniciou a sua actividade bastante depois do Facebook e já possui uma aplicação claramente superior. Esta situação é estranha, especialmente quando grande parte do tráfego gerado no Facebook vem de dispositivos móveis. Aqui entram algumas suposições que julgo serem pertinentes. É certo que a aplicação faz os mínimos exigíveis, mas não é hoje em dia o Facebook muito mais do que um simples local onde se partilham histórias, momentos ou comentários?

A verdade é que existe toda uma industria sustentada no gigante das redes sociais, basta olharmos para a Zynga por exemplo que deve grande parte do seu crescimento à bem sucedida parceria com o Facebook. A publicidade é também responsável por uma boa fatia dos lucros da rede social tendo uma crescente influência nos utilizadores. O problema pode estar precisamente aí: Terá o Facebook interesse em criar uma aplicação móvel demasiado apetecível tendo em conta que a maior parte dos jogos/aplicações não funcionam em dispositivos móveis? Não estaria desta forma a comprometer uma grande parte do seu lucro que advém destas empresas parceiras? A própria empresa já admitiu que os utilizadores que acedem por dispositivos móveis são menos rentáveis. Fica aqui a reflexão.

Teorias da conspiração à parte, é um facto que o mercado está a evoluir cada vez mais na direcção dos dispositivos móveis e se o Facebook não se moderniza na sua vertente móvel pode vir a perder utilizadores para a feroz concorrência. Podemos esperar com certeza que num futuro próximo as aplicações do Facebook se apresentem cada vez mais com publicidade e outros meios naturais encontrados para tornar os utilizadores menos rentáveis(os móveis) em mais rentáveis. A compra do Instragram foi um grande passo no sentido da modernização e o anunciado lançamento da aplicação Facebook Camera é sem dúvida um passo no bom caminho. Veremos o que a empresa de Mark Zuckerberg nos reserva para o futuro.

Fonte

Endereço de Email

12 COMENTÁRIOS

  1. Está bem que as visitas através dos dispositivos móveis são menos rentáveis, mas dá dinheiro, que é o que eles querem saber. E o que hoje é pouco rentável, amanha pode ser rentável. Eu sou utilizador de Android, e já tive 2 apps para ir ao facebook(sendo uma delas a oficial). No fim de semana passado desinstalei a app oficial, porque tem mais limitações que a outra. Se a malta do facebook não se mexe, vão acabar por ficar esquecidos, isto porque cada vez mais as pessoas vão usar smartphones e tablets.

  2. sim, de facto a aplicação oficial esta cheia de bugs e problemas.. Rúben já instalaste a ultima versão do google +? penso que esta muito melhor que a antiga

  3. Pois como utilizadores de Android compreendo a vossa frustração, realmente é a experiência que têm com a app do facebook e muitas outras podia ser bem melhor. Por isso apenas deixo uma sugestão: mudem de SO, experimentem o Windows Phone e vão ver como é tão fácil e funciona tão bem principalmente com a integração que foi feita do facebook no SO mas também a app q apesar da falta de algumas funcionalidades chegou ag à versão 2,5 e está ao nível do android e iOS com uma vantagem é muito, mas muito mais fluída, fácil de utilizar e visualmente melhor conseguida.

  4. Carlos a aplicação facebook esta mal feita, isto não depende da plataforma mas sim da optmização e da qualidade da programação que foi feita na aplicação.. penso que essa publicidade ao windows phone era desnecessário.. lol!

    bem, de qualquer maneira, ainda bem que estas contente com essa plataforma, eu gosto do android mesmo, é um computador autentico

  5. Também tentei usar o app no Android e não deu, mesmo que você não configure a sua conta nele e ou desligue as atualizações ele fica tentando se ativar no sistema operacional, com isso gera consumo de bateria totalmente desnecessário, coisa que nos smartphones faz muita diferença.

  6. Desde o início que nunca me habituei à app oficial do Facebook…além de consumir demasiados recursos. Isto em Android.

    Aconselho vivamente a experimentares o FriendCaster disponível no Play Store, é a que eu uso…mt leve e com tantas ou mais funcionalidades que a oficial.

  7. o que mais me irrita na app facebook é o facto de que quando a versão até parece estar fluída e com menos bugs eles chapam com outra versão em cima que estraga tudo. é impressionante! em vez de melhorar, piora. Esta última versão por exemplo é hiper mega lenta para não falar que ao atualizar falha imensas vezes que chega apetecer-me mandar o galaxy ao chão.

  8. @JooM não é publicidade apenas um facto. A minha irmã tem um android e sei do que falo, comparando as mesmas aplicações entre android e wp.. Quase todas as minhas aplicações apesar da falta de algumas funcionalidades (as actualizações saem primeiro para android)são melhor q as da minha irmã.. É ela própria que o diz.

    Eu não quero um smartphone que seja um pc autentico, quero um que no dia a dia funcione da forma mais limpa e fluída possível.. Para mim não é um brinquedo mas um meio de comunicação.. Para mim é desprezável ter muita personalização se o SO está cheio de bugs e mm com quad cores não tem a fluidez que um windows phone com 2 anos apresenta.. É a realidade.

  9. Carlos, se queres fluidez então talvez optavas por um telemovel mais simples, penso que se estas a falar de um telemovel com facebook e “outras aplicações” como tu dizes então já se trata de algum com um grau de complexidade maior, comparativamente com um telemovel na sua essencia de ser (chamadas e sms..) concordo que o sistema android tem um certa perda de fluidez mas isso é mesmo por ter ferramentas ou aplicações instaladas em demasia, se observares um android limpo e optimizado reparas que em nada perde com a concorrencia e nem estou a falar de um quad core.. relativamente aos bugs, deves estar a falar da versao 4.0.3, de facto esta cheia de bugs mas a versão 4.0.4 já não tem esse problema, quando tinha a versão 2.3 não tinha nenhum que reparasse.. Carlos se não queres um telemovel que, tal como dizes e com razão, “seja um pc autentico” então é de pressupor que não compares a um em que o sistema é extremamente leve mas tambem sem tanto potencial, é que o windows phone, e já estive com um lumia 800, é um telemovel limpo mas tambem simples. não tem tanta complexidade como um android, por isso mesmo a fluidez dele, penso que quando falas em fluidez deve ser relativamente aos menus, correcto? é que se comparares um S2 (nem vou para o S3) e um lumia 800, verás que o grau de complexidade e possibilidades é muito maior no S2…

    vou te ser sincero, se quero uma plataforma diferente optava pelo iphone, o windows phone se tem demonstrado concorrente de nenhum dos 2 grandes sistemas nos chamados smartphones…

Partilha a tua opinião