Com o avanço das tecnologias, os smartphones começaram a incorporar novas nanotecnologias para proteger os seus ecrãs. Muitos dos smartphones e telemóveis da actualidade passaram a utilizar um vidro que permite não só resistir aos riscos como também aos choques: o Gorilla Glass.

Gorilla Glass

Mas será que podemos mesmo confiar nesses materiais? O site XDA-Developers resolveu realizar um teste para responder a essas questões e muitos outras.

A autora do vídeo que se segue realizou os mais variados testes a 2 dispositivos (1 dos quais tinha protecção Gorilla Glass e o outro um material “apenas” anti-riscos), demonstrando não só as diferenças entre ambos como também os mitos que por vezes são criados.

O vídeo tem cerca de 16 minutos de duração mas vale bem a pena ser visto, pelo menos para quem tem curiosidade nestas coisas:

Apesar de podermos apontar o facto dos testes não serem muito exactos nem realizados com grande qualidade ou em ambiente controlado, servem ainda assim para tirarmos algumas dúvidas relativamente a um assunto tão importante como é a segurança do nosso querido smartphone :)

Fonte

Endereço de Email

7 COMENTÁRIOS

  1. “Enquanto os iPhone utilizam um material anti-riscos, muitos Android de topo utilizam um “vidro” que permite não só resistir aos riscos como também aos choques: o Gorilla Glass”

    !?
    1. Porque vidro está entre aspas!?
    2. Porque “muitos Android”!?
    3. Porque “Android de topo”!?
    4. Porque o iPhone é mencionado como se não o usasse!?

    De facto:
    1. Corning Glass é vidro. Mesmo vidro e lá por ter um tratamento especial não passa a “vidro”;
    2. Aqui é que se deveria aplicar as aspas em “Android” – é um SO e não qualquer marca de terminal como por exemplo o iPhone. Já que é “muitos Android” então deveria ser “os iOS”, não?
    3. Muitos terminais que usam Android mesmo de baixo preço usam Gorilla Glass. E não só já que é usado em quase todos os terminais que usam Bada, WP, Linux, sistemas proprietários como por exemplo da LG e Samsung, etc., etc..
    3. Esta é verdadeiramente inacreditável – foi o próprio St. Jobs quem deu origem a este tipo de utilização deste vidro quando o começou aplicar nos iPhone!
    Todos os modelos da Apple usam este vidro Gorilla Glass da Corning e a única diferença é acrescentam uma camada oleofóbica na superfície.

    Em resumo, a grande maioria dos smartphones em uso utilizam de facto este vidro Gorilla Glass.

    PS: Quanto à camada oleofóbica – tem as suas vantagens porém tem uma que é de grande importância – perde a cor e mancha. Fica ao critério de cada um mas na minha opinião prefiro comprar uma película destas e aplicar no meu terminal do que esta vir de origem e não poder ser mudada caso aconteça um acidente ou manche. Como é óbvio, também no iPhone se pode colocar uma película adicional…

  2. Eu não posso ver o vídeo aqui no trabalho. Ou seja, como não foram colocadas conclusões acerca do dito, esta notícia não adianta praticamente nada.

    Que dúvidas são tiradas? Deveriam dizer algo sobre isso…

  3. Grande merda. Os tijolões da motorola aguentavam tudo isso quase que diariamente muito antes do iPhone ou dos “android” pensarem em existir.:D

Partilha a tua opinião