A Intsig contactou o Revolução Digital para darmo a nossa opinião sobre duas das suas aplicações móveis, a CamCard e a CamScanner. Estas duas aplicações já tiveram milhões de downloads e têm tido um feedback muito positivo por parte dos seus utilizadores. Hoje vamos ver com mais detalhe a aplicação CamScanner.

Intsig-CamScanner

Apresentação

A empresa INTSIG foca-se nas áreas de reconhecimento de imagens, de padrões e reconhecimento de escrita manual. É detentora de inúmeras patentes nesta área e trabalha com algumas das maiores empresas de hardware (Motorola, Samsung, HTC, Lenovo, ZTE). Recentemente decidiu lançar-se no mundo das aplicações móveis a apostou em aplicações que usam e abusam das suas mais valias: o conhecimento e as patentes.

Teste RD - CamScanner (HTC)

A primeira aplicação que lançaram chama-se CamScanner e consiste em efetuar um género de uma cópia de documentos ou de fotografias para criar um documento PDF para o podermos utilizar online. Atualmente existem versões para iPhones e para dispositivos Android mas também já existem versões para iPad! :)

Funcionalidades

A função principal do CamScanner é construir documentos PDF. Trata-se portanto de um utilitário de trabalho que pode facilitar a vida a muitos consultores, vendedores, engenheiros, e a todas as outras profissões que utilizem o formato PDF para troca de informações. Esta ferramenta é praticamente um scanner de bolso :)

Teste RD - CamScanner (HTC) Teste RD - CamScanner (HTC)

Para além de fazer o scan (ou a cópia) a documentos e colocá-los num único documento PDF a aplicação CamScanner também nos permite enriquecer o documento com alguma informação de modo a conseguirmos fazer uma gestão mais eficaz dos documentos que criámos. Isto graças ao sistema de tags que nos deixa criar e anexar várias tags ao mesmo documento mas também graças ao sistema de procura que filtra os ficheiros à medida que vamos digitando o nome do documento que queremos abrir.

Depois temos várias opções para dar seguimento ao ficheiro PDF criado. Podemos fazer upload para um sistema de ficheiros na Cloud (como o DropBox, o SkyDrive ou o Google Drive). Podemos enviar para outro smartphone via BlueTooth ou podemos enviar como o anexo de um email.
Quanto às fotografias tiradas e tratadas pelo CamScanner podemos fazer directamente o upload para uma das várias rede sociais (Facebook, Twitter, Google+, Flickr, Picasa), podemos obviamente utilizar a imagem como anexo de um email e também podemos enviar para outro smartphone via bluetooth.

Teste RD - CamScanner (HTC) Teste RD - CamScanner (HTC)

A funcionalidade que mais se destaca a seguir à capacidade de construção e manipulação de documentos PDF é a funcionalidade do tratamento de imagem. Podemos selecionar a área que queremos obter de um determinado scanner, podemos alterar o brilho, controlar o contraste das cores, podemos rodar a imagem e podemos dar também um toque no detalhes das letras (este é um dos algoritmos feitos pela INTSIG).

Por fim também ficámos surpreendidos com a capacidade de podermos voltar a refazer tudo mesmo depois do PDF já estar criado, ou seja, podemos voltar à imagem atual que deu origem a cada página e podemos dar um tratamento diferente.

Utilização

Android

Para experimentar o CamScanner utilizámos dois smarphones. Um HTC One V com Android 4.0 e um iPhone 4 com iOS 6 mas vamos dar mais enfase ao modelo Android e deixaremos o iOS mais para depois.

A primeira vez que tentámos utilizar a aplicação no sistema Android fomos logo barrados pelo facto de não termos um cartão microSD no smartphone. :( Como sabem o sistema Android está instalado nos mais variados smartphones e por isso este “pequeno problema” não deverá acontecer em smartphones que não tenham a opção do cartão microSD. A aplicação faz um controlo no tamanho da memória total e decide se é ou não necessário mais memória. No caso do HTC One V foi…

Teste RD - CamScanner (HTC) Teste RD - CamScanner (HTC)

Inserido o cartão SD começámos a explorar a aplicação e uma das coisas que gostámos logo no CamScanner foi o manual QuickStart. Trata-se de um documento composto por sete imagens que nos informam de como devemos proceder para utilizar as várias funcionalidades da aplicação. O manual QuickStart tem imagens e a descrição dos passos de uma forma muito sucinta.

No topo encontramos a caixa de Pesquisa para chegarmos ao documento mais rapidamente (caso tenhamos muitos) e no canto direito encontramos o botão de opções (poderá não existir noutros modelos com Android pois poderá ser um dos botões do smartphone). No fundo temos quadro botões virtuais que servem para começar logo a trabalhar na construção de um documento. O primeiro liga logo a câmara fotográfica e começar logo a copiar documentos. Temos outro botão que permite abrir a galeria e escolher uma fotografia já previamente tirada. O 3º botão é para acedermos às Tags definidas e por fim temos o botão de “editar em série” que permite escolher vários documentos e aplicar várias ações em bloco.

Teste RD - CamScanner (HTC) Teste RD - CamScanner (HTC)

Bastam apenas três passos para criar um documento: tirar a fotografia do papel, escolher a zona que queremos e aplicar o filtro de melhoramento de imagem.

Quando vamos tirar a foto e estamos a utilizar o modo câmara, o CamScanner dá-nos a possibilidade de escolhermos as funcionalidades do sistema ou as funcionalidades da aplicação. Claro que há mais vantagem em utilizar as da aplicação porque estão mais otimizadas. Por exemplo, podemos ativar o modo “batch” e tirar várias imagens de seguida que a aplicação vai juntando logo todas num mesmo documento para no fim o tratarmos. Caso contrário temos de tratar cada página logo imediatamente.

O crop, ou seja, o recorte da imagem (ou seja, o ato de selecionar uma determinada região) é feita com base num trapézio de quatro lados. em cada aresta e em cada canto existe um circulo que podemos deslocar para vários lados da imagem. Um pormenor muito bom é que quando estamos a arrastar a bola, surge um outro circulo em outra área do ecrã perfeitamente à vista do utilizador e no seu interior tem o zoom da imagem e uma pequena cruz que nos permite apontar com precisão a zona onde queremos largar o dedo. :)
Mas o crop também é inteligente e na maior parte das vezes consegue analizar a imagem e ajustar logo a área que queremos recortar. Quando o trapézio está laranja quer dizer que não é possível fazer aquele corte, quando está azul então podemos prosseguir.
Quando avançamos para a última fase, a área escolhida faz zoom e ajusta-se ao ecrã. Depois passa o tal filtro de melhoramento de imagem que podemos ajustar através de três elevadores. Ao fim destes três passos falta apenas dar um título ao documento e se quisermos podemos continuar a adicionar mais páginas voltando a fazer o mesmo processo.
Para cada página do PDF podemos também adicionar notas. Existe uma seta amarela do lado direito do ecrã que nos dá acesso a um género de post-it para escrevermos pequenos textos com o teclado Android. As notas são compatíveis com o standard das notas dos documentos PDF e por isso estão presentes no documento final.

Por norma as fotografias são guardadas e mantidas pela aplicação CamScanner mas também temos a opção de guardar as fotos na galeria juntamente com todos os outros documentos.

O tamanho dos documentos aumenta conforme o número de páginas e a resolução das fotografias utilizadas para construir um documentos. Geralmente um documento PDF com 4 páginas preenchidas ocupa cerca de 1,5MB e como geralmente estamos a utilizar 3G todos os bytes têm outro significado :P Pode tornar-se um pouco demorado fazer o upload do documento.

Teste RD - CamScanner (HTC) Teste RD - CamScanner (HTC)

Contudo o CamScanner não nos permite tratar a informação dos documentos nem rabiscar nos documentos. Por exemplo, não podemos sublinhar ou desenhar uma circunferência à volta de uma determinada informação. Isto tem de ser feito com o Adobe Acrobat por exemplo (que geralmente abre logo depois de gerarmos o PDF). O CamScanner não tem quaisquer funcionalidades de reconhecimento de texto presente nos documentos.
Também notámos que o CamScanner polui um pouco o cartão microSD. Cria pelo menos quatro pastas diferentes na raiz do cartão.

iPhone

Aqui pouco mais há a dizer. As funcionalidades são as mesmas assim como o modo de utilização. Os botões são um pouco diferentes e estão adaptados à interface do iOS.
Nas fotografias vemos algum texto sublinhado e uma pesquisa de palavras mas não está a ser feito com a aplicação CamScanner. Está a ser feito com a aplicação de PDF do iOS mas isto serve para provar que a cópia do documento produzido tem a qualidade necessária para que estas ferramentas consigam efetuar o reconhecimento de caracteres.

Teste RD - CamScanner (iPhone) Teste RD - CamScanner (iPhone)

Os PDFs gerados podem ser protegidos por com uma palavra passe mas isso não nos impede de acedermos ao seu conteúdo via CamScanner, ou seja, os documentos enviados vão protegidos mas o material e o projeto criado no CamScanner não.

Resumindo e Concluindo

O CamScanner é uma daquelas aplicações que devem fazer parte das ferramentas virtuais de qualquer empresário. É útil e pode-nos safar em muitas situações. Por exemplo, eu costumo utilizar para enviar faturas para a sede da minha empresa para reaver o dinheiro das despesas que tive quando viajo em trabalho. Não preciso de ter um scanner ou uma impressora comigo. :)

Existe uma versão gratuita que coloca uma marca de água na página, exibe publicidade e limita o número de páginas por documento. A versão paga custa 3,99€ e é totalmente ilimitada e sem publicidade.

Teste RD - CamScanner (HTC) Teste RD - CamScanner (iPhone)

Um ponto em que a aplicação CamScanner poderia melhorar facilmente era dar a oportunidade do utilizador escolher a densidade dos pontos por pixel, o dpi. Na maior parte das vezes não é preciso ter tanta definição para documentos simples. Se pegarmos nas fotografias e num computador dissermos que queremos imprimir todas para um mesmo documento PDF, facilmente geramos ficheiros com 300KB que são muito mais fáceis e rápidos de fazer upload e não ocupam depois tanto espaço em disco. Mas claro, perde-se a oportunidade de podermos modificar qualquer página do documento depois de termos gerado o PDF.

Pontos a favor :)

  • Rápido e versátil
  • Facilidade de utilização
  • Proteção dos documentos
  • Gestão de documentos

Pontos contra :(

  • Tamanho do PDF
  • Pode requer cartão microSD
Selo RD - Ouro

O que significa este selo?

Para terminar resta-me agradecer a vossa companhia em mais um Teste RD e colocar-me à vossa disposição para qualquer dúvida, crítica ou sugestão que tenham!

Galeria de imagens

Estas são as fotografias e os screenshots que foram tiradas à aplicação CamScanner da INTSIG durante este teste:

Endereço de Email

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu ja tinha experimentado e acabei por comprar a versao paga para o meu tablet. Um destes dias precisei de consultar um processo de centenas de paginas num Tribunal e levei o tablet, digitalizei tudo quanto precisava, ficheiros com mais de 50 paginas, fiz 2 ou 3.

    O unico senao e o tamanho em que o ficheiro PDF fica com um tamanho bastante consideravel, acima de 30 ou 40 megas cada um!!!

    Se voces eventualmente falarem com os “developers” da aplicaçao, podem sempre dar essa sugestao, esforçarem-se por conseguir compactar os ficheiros em PDF!!!

  2. Boa tarde! Tenho um Iphone 5. Utilizei o Canscanner para digitalizar uns documentos.
    Agora, preciso imprimir os documentos. Conectei o cabo do Iphone no PC e nao consigo localizar os arquivos para os imprimir. Só localizo as minhas fotografias.
    Já revirei o telefone de todas as formas e nao consigo fazê-lo. Vc saberia me explicar o q está acontecendo ??
    Grato.
    André.

    • Humm, eu não tenho um iPhone para lhe poder indicar como fazer, mas diria que a melhor maneira é procurar os documentos através da aplicação CamScanner e não a partir do computador.
      Depois o melhor é também enviar os documentos para o computador através de um email ou através de um serviço de Cloud e só depois tentar imprimir.

      Boa Sorte

  3. Sei que a matéria é antiga, mas se alguém ler e puder me ajudar agradeço. o meu camscanner é para windows phone. e não consigo achar os pdf’s gerados em LUGAR NENHUM.

    não tem uma pasta “camscanner” no cartão sd nem na memória interna do telefone, quando clico em cima do documento criado não existe a opção de salvar no cartão sd ou na memória interna, e quando procuro por todos os arquivos pdf salvos, esse não aparece de jeito nenhum. não sei mais o que fazer.

      • com essa ultima atualização tava como o mesmo problema.
        os arquivos apareciam no app, mas no PC não aparecia o pdf.
        vc so tem que abrir o arquivo pelo app e apertar o botao “har”, que fica na barra em baixo.
        depois é so reconectar o celular que o pdf aparece na pasta do camscanner

Partilha a tua opinião