Samsung Galaxy Note 10.1 (GT-N8000), a nossa análise [Teste RD]

O Samsung Galaxy Note 10.1 (GT-N8000) mudou muito desde a primeira vez que o vimos, em Barcelona há quase um ano. A Samsung aprimorou o conceito, fez algumas alterações e finalmente lançou há algumas semanas o irmão mais novo e maior do Galaxy Note.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Frente

A Samsung enviou-nos um Galaxy Note 10.1 para testarmos e podermos partilhar convosco as nossas opiniões sobre este interessante tablet. O Teste RD ao Galaxy Note 10.1 está mesmo a começar!

Apresentação

Apresentado oficialmente no final do verão de 2012, o Galaxy Note 10.1 é um tablet muito interessante. Poderosamente equipado graças a um processador quad-core e 2GB de RAM, o Galaxy Note 10.1 funciona sobre o Android (versão 4.1.1 na unidade que testámos) e vem com um “detalhe” que faz toda a diferença: a S-Pen.

Esta caneta, inicialmente introduzida no primeiro Galaxy Note, está mais esbelta e agradável de se manusear. E dá uma liberdade de acção e um tipo de utilização que muda realmente a forma como interagimos com um tablet. Mas sobre isso falaremos mais à frente.

Devido a essa mesma S-Pen e algumas aplicações que a Samsung incluiu no Galaxy Note 10.1 este é um tablet que acaba por apontar a um conjunto de pessoas que precisam ou gostam ainda de escrever à mão mas que querem ver a sua produtividade aumentada. Além, claro, dos artistas que, tal como a Samsung já demonstrou algumas vezes, conseguem tirar um partido especial deste tablet.

Antes de começarmos a analisar a fundo o Galaxy Note 10.1 proponho-vos dar uma curta vista de olhos pela lista de características técnicas que compõem este tablet.

Características técnicas

De seguida deixo-vos as características técnicas do Samsung Galaxy Note 10.1:

Processador
Fabricante Samsung
Modelo Exynos 4412
Núcleos 4 x Cortex-A9
Velocidade 1,4GHz
Instruções ARMv7
GPU ARM Mali-400
Software
Sistema operativo Android 4.1.1
Interface TouchWiz
Memória
RAM 2GB
Tipo RAM LPDDR2 SDRAM
Interna 32GB
Tipo Flash EEPROM
Comunicações Móveis
Bandas GSM850, GSM900, GSM1800, GSM1900, UMTS850 (B5), UMTS900 (B8), UMTS1900 (B2), UMTS2100 (B1)
Ligações de dados GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA (5,76Mbps), HSPA+ (21Mbps)
Ecrã
Tipo PLS TFT
Tamanho 10,1 polegadas
Resolução 1.280 x 800 pixels
Densidade 149,2 pixels / polegada
Protecção Corner Gorilla Glass
Áudio
Controlador Wolfson WM1811AE
Saída Jack 3,5mm
Colunas Estéreo
Formatos Leitura Áudio MP3/WAV/eAAC+/Flac
Ligações
Cartões de memória microSD(HC)
USB USB 2.0 OTG
Bluetooth Sim, v4.0
WiFi 802.11 b/g/n dual-band (2,4 e 5 GHz) com DLNA e WiFi Direct
Saída HDMI Sim, Full HD
Fotografia e Vídeo
Tipo Sensor CMOS
Resolução 2.592 x 1.944 pixels (5.04MP) + sensor frontal de 1.600 x 1.200 pixels (1,92MP)
Focagem automática Sim
Flash Sim, LED
Formatos gravação imagem JPG
Formatos gravação vídeo 3GP, 3G2, MPEG4 1080p@30fps
Formatos leitura vídeo MP4/DivX/Xvid/FLV/MKV/H.264/H.263
Receptor GPS
Tipo NMEA 0183
Assisted GPS Sim
GLONASS Sim
Bateria
Tipo Li-ion
Capacidade 7.000mAh
Dimensões
Corpo 262 x 180 x 8,9 milímetros
Volume 419,7 cc
Peso 600 gramas

Olhando de relance conseguimos facilmente ver que os destaques caem no processador, na memória RAM e na S-Pen.

O primeiro porque se trata de um Exynos 4412, quad-core com núcleos Cortex A9 a funcionar a 1,4GHz. O GPU é um Mali-400 o que à partida deixa indicar um desempenho gráfico de topo. Em segundo lugar temos então a memória RAM que tem uma capacidade de 2GB. Já há alguns dispositivos no mercado com esta quantidade de RAM mas esses ainda são a excepção o que neste caso faz do Note 10.1 uma boa excepção.

A S-Pen, tal como dito mais acima, é outro factor de destaque e falaremos dela em detalhe mais à frente. Para finalizar ainda podemos destacar a gigantesca bateria de 7.000mAh que promete uma boa autonomia.

Embalagem e acessórios

A embalagem em que vem o Samsung Galaxy Note 10.1 é muito semelhante ao que a empresa coreana nos tem vindo a habituar. Em cartão reciclado e impressa com tinta de soja, a embalagem tem o tamanho estritamente necessário para acomodar o tablet e os (poucos) acessórios que o acompanham.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Embalagem Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Embalagem
Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Carregador Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Cabo USB

Falando em acessórios. O que encontramos além do Galaxy Note 10.1 é um cabo USB (que permite recarregar a bateria do dispositivo e transferir dados), um carregador de parede, uns auscultadores e… mais nada. Quem quiser algum tipo de capa ou um pano para limpar o ecrã terá de os comprar à parte.

De seguida podem ver o nosso vídeo de unboxing (desembalagem) deste Samsung Galaxy Note 10.1:

E agora, se fizerem o favor de continuar a ler, vamos olhar em detalhe para o design e aspecto geral deste Galaxy Note 10.1 ;)

Design e aspecto geral

O Samsung Galaxy Note 10.1 é um tablet com um design muito agradável. O modelo que recebemos é branco, com uma lista a cinzento a toda à volta do dispositivo. Muito bem construído, o Galaxy Note 10.1 apresenta materiais de boa qualidade e agradáveis ao toque, conferindo ao conjunto uma agradável sensação de solidez. Aliás, ao torcê-lo um pouco (não forçamos muito…) nota-se que o equipamento não emite qualquer ruído o que é muito bom.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Traseira

Na frente do tablet encontramos o grande ecrã de 10,1 polegadas que é do tipo PLS e tem uma resolução de 1.280 x 800 pixels. Isto faz com que a densidade seja de aproximadamente 149ppp. Não é retina mas garanto-vos que este ecrã impressiona pela sua qualidade, tanto a nível de cores como de contraste. É de facto um dos melhores que vimos num tablet.

Além do ecrã a frente do Galaxy Note 10.1 tem também a câmara para vídeo-conferências (de 1,9MP), os sensores de luminosidade e duas colunas, uma de cada lado do ecrã. Este design faz com que ao vermos um filme na horizontal o som seja mesmo estéreo :) O som, no global, é muito bom e o volume máximo impressiona pois não esperamos que um dispositivo com esta espessura consiga debitar um volume tão alto e sem distorções. Bom ponto.

Na traseira do Galaxy Note 10.1 encontramos, na parte de cima, a câmara principal (que é de 5 megapixels) e o flash LED. Toda esta parte da câmara está revestida de cinzento e de um material ligeiramente diferente do que o resto da traseira do tablet, que é branca.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Lateral Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Fundo
Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Topo Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Botões volume e alimentação

As laterais do tablet não têm nada sendo que na parte de baixo temos, ao canto, a S-Pen (que fica bem arrumada dentro do corpo do tablet) e o conector para o cabo USB, que permite recarregar a bateria do Note 10.1 assim como transferir dados para a memória interna. No topo do tablet encontramos a maioria dos controlos: botão de alimentação, botões de volume, entrada para um cartão microSD, porta de infravermelhos, saída de som 3,5mm e a entrada para um cartão SIM (normal) que permite que o Galaxy Note 10.1 se ligue a redes de dados 3G.

A porta de infravermelhos permite transformar o Galaxy Note 10.1 num comando remoto universal, que nos permite controlar a nossa TV ou box de televisão por cabo. A Samsung até inclui uma aplicação dedicada para este efeito.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Porta Infra-Vermelha

No que toca ao WiFi, a captação de sinal é bastante rápida e torna-se muito fácil ligar o Note 10.1 a uma rede sem fios graças às várias opções disponíveis (nomeadamente a possibilidade de configurar uma rede através do botão WPS). De seguida podem ver a medição de sinal feita sendo a imagem da esquerda corresponde ao Galaxy Note 10.1 e a da direita a um Galaxy S3:

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot Teste RD - Samsung Galaxy S3: Screenshot (Wifi Analyzer)

Como podem ver as medições, efectuadas no mesmo sítio, indicam que o Galaxy Note 10.1 capta um pouco menos de sinal mas na prática não foi nada que nos impedisse um correcto funcionamento no acesso à rede e internet. Nas várias redes em que liguei o Galaxy Note 10.1 o comportamento foi sempre bastante bom e exactamente como esperado, não tendo detectado aqui problema nenhum.

No geral o Galaxy Note 10.1 é um tablet bonito, bem construído, ergonómico, nem muito pesado nem muito leve e que é fácil de segurar com apenas uma mão (apesar de que ao fim de alguns minutos o cansaço no braço possa começar a acumular :) ).

Sistema operativo

O Samsung Galaxy Note 10.1 funciona sobre o sistema operativo Android que, no caso do modelo que recebemos, vem com a versão Jelly Bean 4.1.1 com a build JRO03C.N8000XXBLK2. Uma coisa que se nota de imediato é que de facto o pessoal do Google tem feito um bom trabalho na optimização e fluidez do sistema.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

A versão que corre no Galaxy Note 10.1 é por isso mesmo bastante fluída e muito agradável de se utilizar. Quase nunca notamos engasgos na utilização do tablet, mesmo quando utilizamos o multi-window e estamos a utilizar duas aplicações em simultâneo. Claro que para isso contribui também o processador do Galaxy Note 10.1, bastante poderoso, e sobretudo o facto de termos à nossa disposição 2GB de memória RAM.

Para quantificar esse desempenho recorremos, como de costume nos Testes RD, a algumas aplicações de benchmark: AnTuTu e Linpack. Começando por este último, que se foca principalmente na capacidade de processamento do dispositivo, obtivemos uma média de 56,409 Megaflops no teste single-core e de 105,21 Megaflops no teste multi-core. São valores de facto bastante interessantes.

Por seu lado o AnTuTu é um teste que procura quantificar de forma mais global o desempenho de cada dispositivo sendo que neste caso obtivemos um resultado de 15.935.

Nota: Como metodologia de teste utilizamos dez repetições de cada utilitário para obter a média ponderada, valor que consideramos final.

Interface

Em cima do Android Jelly Bean a Samsung colocou a sua já habitual interface TouchWiz UI. Esta interface foi aqui ligeiramente modificada para se adaptar à S-Pen. Por exemplo, quando retiramos a caneta, o Galaxy Note 10.1 abre um pequeno menu lateral onde podemos de imediato lançar algumas das aplicações que tiram partido da S-Pen. Isto permite que possamos, de forma muito rápida e prática, lançar o S-Note e estarmos a tirar notas num piscar de olhos.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

Apesar de termos notado alguns (poucos) momentos em que a interface parou durante uns curtos segundos, no geral o TouchWiz é bastante rápido e fluído. Claro que tem as suas especificidades que o tornam diferente da concorrência e haverá com certeza coisas que cada um gostará e outras nem tanto. Mas no global esta é uma interface já bastante madura e com um leque de extras, em relação à interface base do Android, muito bem vindos.

No que toca ao software que inclui, o Galaxy Note 10.1 vem com o já famoso Paper Artist, que permite retocar e dar um toque artístico a fotos ou imagens que tenhamos armazenadas no Note 10.1. Há também o S-Note e S-Memo que permitem tirar notas e apontamentos de forma muito simples e prática. No que toca a assistentes pessoais, temos a presença do S-Voice (o Siri da Samsung) mas este, infelizmente, continua a não estar disponível em Português (apesar de nos ter sido prometido que iria chegar durante o segundo semestre de 2012…).

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

Outra novidade muito interessante – e que dá muito, muito jeito! – é o Multi-Window. O Android, apesar de ser um sistema que permite a execução de várias tarefas em simultâneo (vulgo multi-task) apenas permite que utilizemos realmente uma única aplicação ao mesmo tempo. A Samsung decidiu que hoje em dia este tipo de dispositivos já têm potência mais do que suficiente para levar mais além este conceito e criou o Multi-Window.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

Esta nova funcionalidade (que acredito irmos ver chegar a outros dispositivos e outras marcas em breve) permite que, tal como num computador “normal”, possamos ter duas aplicações, lado a lado. Ou seja: podemos estar a escrever um email e a ver um vídeo ao mesmo tempo, quer seja no Youtube através da sua aplicação (ou pelo navegador internet) ou mesmo no leitor multimédia do Note 10.1. Esta possibilidade dá imenso jeito e é realmente muito bem vinda. Ainda para mais a sua utilização é muito simples e fácil.

Ainda no que toca a software incluído, a Samsung colocou no Galaxy Note 10.1 o PS Touch, da Adobe. Com esta versão do Photoshop adaptada a uma utilização táctil a S-Pen faz realmente maravilhas e acredito que para quem gosta e precisa de editar fotos e imagens esta seja uma das melhores soluções com mobilidade disponível no mercado.

Para terminar, apenas uma curta referência para o facto da Samsung também incluir de origem uma aplicação que permite fazer uso do emissor de infra-vermelhos do Note 10.1 e torná-lo num controlo remoto para a nossa televisão e demais equipamentos. Funciona bastante bem mas, infelizmente, não consegui fazer com que funcionasse com a minha box do Meo o que fez com que perdesse um pouco do interesse. Esperemos que a base de dados de equipamentos suportados possa crescer para tornar esta funcionalidade ainda mais útil!

Internet e redes sociais

O navegador internet que vem incluído no Galaxy Note 10.1 é aquele a que o Android e a Samsung nos têm habituado ao longo dos tempos. E enquanto o Chrome para Android não for lançado em versão final, é com este navegador que vamos surfar.

O navegador do Note 10.1 revelou-se muito rápido na maioria dos casos, sendo até dos mais rápidos que experimentei. Inexplicavelmente no entanto, por vezes “encrava” um pouco no scroll. O mais curioso é que esse comportamente não era propriamente linear pois no mesmo site, com os mesmos conteúdos, a maior parte das vezes funcionava muito bem e apenas nalgumas ocasiões aparecia o problema.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

Mas tirando isso, que foi apenas muito ocasional, este é um navegador bastante bom e com muitas opções que nos permitem personalizar e adaptar o seu uso às nossas preferências. Há um modo Leitor, acessível através de um pequeno ícone verde que surge na barra de endereço quando o carregamento da página termina, que nos permite ler os conteúdos das páginas que visitamos de forma muito simples. Nesse modo conseguimos fazer zoom e o texto ser adaptado de forma automática. Já no navegador principal, e isso é algo de que nos andamos a queixar há muito tempo, isso não acontece: ao fazermos zoom (que, por sinal, funciona de forma muito fluída) o texto não é ajustado ao zoom que escolhemos fazendo com que por vezes tenhamos de andar para a esquerda e para a direita de modo a podermos ler o texto que pretendemos.

No que toca ao cliente de email, temos a possibilidade de configurar contas POP3, IMAP e MS Exchange pelo que a grande maioria das necessidades neste campo está coberta. No que toca ao Exchange não consegui experimentar mas no caso do POP e IMAP as coisas funcionam bastante bem. O cliente de email é bastante rápido e faz aquilo que dele esperamos, de forma eficiente.

Quanto a redes sociais a Samsung decidiu continuar a seguir uma tendência que se tem vindo a acentuar nos últimos tempos: não inclui qualquer aplicação para lhes aceder. Se dantes até incluíam aplicações próprias que agregavam as nossas redes no mesmo sítio agora nem as aplicações oficiais incluem. Nada que seja realmente grave a até pode ser, se pensarmos bem, positivo: assim cada um é livre de instalar as aplicações que quiser, sem ser influenciado por software previamente instalado.

Uma vez instaladas as aplicações que pretendemos, tudo funciona como seria de esperar pelo que não será por aqui que deixarão de estar constantemente ligados às actualizações e partilhas dos vossos amigos, quer seja no Twitter, Facebook, Google+ ou qualquer outra rede.

Produtividade

Cada vez mais os tablets são vistos pelas pessoas como um possível substituto de um computador. Mas para que isso possa realmente acontecer, este tipo de dispositivos terá – forçosamente – de começar a permitir uma maior produtividade. Aos poucos vamos chegando lá sendo que no caso específico do Samsung Galaxy Note 10.1 as coisas nesta área até que funcionam bem.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: S-Pen Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: S-Pen
Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: S-Pen Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: S-Pen

Começando pela inevitável S-Pen temos a possibilidade de tirarmos notas à mão, desenhando gráficos ou recorrendo também ao reconhecimento de escrita que permite “traduzir” notas manuais em texto digital. Já vi um Note 10.1 a ser utilizado numa reunião onde participei e claramente era uma mais valia em relação ao meu caderno e lápis ;)

O vídeo que se segue mostra-vos algumas das capacidades da S-Pen:

Além disso a Samsung também inclui o seu próprio calendário, o S-Planner, que permite partir da base do calendário do Google acrescentando-lhe algumas novidades e extras que permitem uma maior organização dos nossos eventos e/ou tarefas. O S-Planner permite também incluir mais dados a cada registo o que pode ser muito útil, sobretudo a nível empresarial.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

Já no que toca a documentos a Samsung inclui no Note 10.1 o Polaris Office. Esta aplicação Android consegue já um belo trabalho no que toca à criação e edição de documentos ditos “Office”. Criar ou editar um documento de texto, folha de cálculo ou apresentação é bastante fácil sendo que o Poaris Office é compatível com documentos do Office 97-2003 e 2007 o que é já bastante bom. Há vários modelos (templates) disponíveis sendo que a integração com a nuvem também não foi esquecida: é possível configurar o Polaris Office para que este se ligue directamente a serviços como a Box, DropBox ou Google Drive e possa criar e editar de forma directa documentos que estejam armazenados num desses serviços.

Multimédia e Lazer

Uma das coisas que mais gostamos nos produtos da Samsung é a sua grande versatilidade como leitores multimédia, com um suporte muito alargado para os mais variados tipos de ficheiros.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Coluna de som

Olhando para o leitor de vídeo conseguimos fazer com que todos os formatos que experimentámos (MP4, 3GP, AVI, DivX, Xvid, MKV) fossem correctamente reproduzidos, mesmo tratando-se de vídeos de alta resolução. Aqui vê-se que a Samsung faz um esforço em dotar o seu leitor de vídeo de descodificação por hardware. Este leitor até suporta legendas de forma nativa o que é extremamente prático e faz com que não tenhamos que nos preocupar em recodificar vídeos antes de os passar para o tablet: basta copiar os ficheiros do vídeo e legendas (desde que tenham o mesmo nome) para que tudo funcione.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

E com o multi-window, de que falámos há pouco, é muito engraçado podermos continuar a ver o nosso vídeo enquanto navegamos no Facebook ou escrevemos um email. E mesmo ao reproduzir um vídeo em HD e lançar o Facebook, por exemplo, tudo continua a funcionar de forma muito fluída.

O leitor de música é também ele bastante bem pensado e funcional. Aqui a Samsung também dotou o seu leitor de um suporte para muitos tipos de ficheiros. Tudo funciona de forma simples e transparente.

As opções de gestão de música funcionam bem e no global é um leitor bastante bem conseguido. Temos também acesso a um equalizador manual o que poderá agradar a quem se interessa mais por este mundo e sabe como mexer em filtros passa-baixo, passa-banda e passa-alto :)

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

De notar ainda que a Samsung integrou o seu AllShare (DLNA) nestas duas aplicações. Tanto no leitor de música como no leitor de vídeo conseguimos aceder directamente aos conteúdos multimédia dos dispositivos que estão na nossa rede. É de facto bem pensado e funciona muito bem.

No que toca a jogos, o Galaxy Note 10.1 é uma verdadeira máquina de entretenimento. O poderoso processador quad-core junto com os 2GB de RAM fazem com que os jogos corram todos (pelo menos o que experimentámos :) ) de forma super-fluída e rápida. Desde jogos de gráficos exigentes como o Dead Trigger a jogos mais fracos, é realmente um regalo jogar neste tablet da Samsung.

Podem ver de seguida alguns exemplos desses jogos em funcionamento:

O ecrã do Galaxy Note 10.1 é realmente muito bom e, aliado ao alto desempenho do processador, permite-nos de facto ter uma experiência superior no que toca a jogos. Se além disso ligarmos um comando Bluetooth então temos aqui uma bela consola para quem gosta de passar várias horas a jogar ;)

Fotografia e vídeos

As fotos produzidas pela câmara de 5 megapixels do Galaxy Note 10.1 são de qualidade bastante aceitável. Em exterior as fotos apresentam um bom equilíbrio de cores, tendo bastante detalhe e definição. Já em interior, como sempre, tudo depende muito do tipo e intensidade de iluminação mas em regra geral a qualidade das fotos desce uns furos. No global julgo que é uma câmara que consegue captar fotos bastante aceitáveis e satisfatórias.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste
Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste

A aplicação que gere a câmara é bastante completa, incluindo coisas como um modo de detecção de sorrisos (que tira automaticamente a foto quando as pessoas fotografadas sorriem), um modo panorama, e share shot que permite partilhar facilmente as fotos tiradas com os nossos contactos que nelas apareçam.

Além disso temos à nossa disposição alguns efeitos que podemos aplicar (normal, preto e branco, sépia, negativo) assim como a possibilidade de definirmos a compensação de exposição ou o balanço de brancos.

A galeria de imagens é bastante rápida na transição entre fotos e muito agradável de se utilizar.

Já em vídeo, o Galaxy Note 10.1 consegue produzir bons vídeos se bem que não nos importaríamos de ver um sistema de estabilização de imagem mais eficaz, sobretudo porque filmar com um tablet destas dimensões implica sempre mais alguns “tremeliques”. De seguida deixo-vos com um exemplo de vídeo filmado com um Samsung Galaxy Note 10.1:

GPS

Sejamos sinceros: quem compra um tablet de 10 polegadas não deve de estar propriamente a pensar utilizá-lo como navegador GPS. A menos que sejam engenhocas e o queiram colocar na consola do carro :) De qualquer forma é sempre bom termos um receptor GPS, nem que seja para marcar as fotos que tiramos com o local onde… foram tiradas.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

Neste ponto o receptor GPS incluído no Galaxy Note 10.1 funcionou bastante bem, sendo muito rápido a captar a nossa localização, mesmo estando o 3G desligado. Durante a sua utilização não notámos qualquer perda de sinal anormal pelo que neste ponto o Galaxy Note 10.1 passou o teste com distinção.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

Apesar de tudo o que disse um pouco mais acima, claro que quem quiser utilizar o Note 10.1 para se orientar por essas estradas fora também poderá fazê-lo. De fábrica o Note 10.1 vem com o já incontornável Google Navigation, que requer uma ligação à net para funciona na sua plenitude (apesar de podermos descarregar partes do mapa para utilizá-lo off-line). Quem preferir uma solução que dispense mesmo a ligação à net há o TMN Drive.

Ambas as soluções funcionam muito bem pelo que não deverão ter problema algum em encontrar e chegar ao vosso destino.

Autonomia

A autonomia do Galaxy Note 10.1 era um dos pontos que tinha mais curiosidade em testar. Quando olhamos para o papel e para a lista de características deste tablet salta à vista a grande capacidade da sua bateria, com os seus 7.000mAh!

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Screenshot

E de facto a bateria não desilude sendo que foi, provavelmente, o tablet com maior autonomia que já tive em mãos. Para terem uma ideia, consegui, com uma utilização moderada quase 5 dias de utilização com uma única carga. Isto incluiu ver os emails algumas vezes por dia, navegar um pouco na internet e jogar cerca de 1 horas todos os dias.

Numa utilização mais intensiva, com muitos dados 3G à mistura, consegue-se com alguma facilidade que o Galaxy Note 10.1 aguente dois dias o que é francamente bom.

Resumindo e concluindo

Cortando a direito, o Samsung Galaxy Note 10.1 é um dos melhores tablets Android que já experimentámos, senão mesmo o melhor. O seu poderoso processador, aliado a uma RAM que lhe dá margem de manobra e a um ecrã soberbo já por si dão argumentos interessantes a este tablet.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Ecrã Ligado

No entanto a adição da S-Pen traz todo um leque de possibilidades que fazem com que esta proposta da Samsung seja ainda mais interessante.

Um corpo com materiais de boa qualidade, um design agradável, um desempenho de topo, uma autonomia alargada e uma versatilidade ímpar fazem deste Samsung Galaxy Note 10.1 uma séria opção a ter em conta por todos os que procuram comprar um tablet.

Pontos a favor :)

  • Design;
  • S-Pen;
  • Autonomia;
  • Fluidez global;
  • Versatilidade;
  • Multi-Windows;

Pontos contra :(

  • Preço;
  • Browser por vezes envcrava;
  • Bateria não removível;
  • Conector proprietário para ligação ao PC;
Selo RD - Ouro

O que significa este selo?

Página oficial: Samsung Galaxy Note 10.1

E com isto chegámos (quase) ao fim da nossa review ao Galaxy Note 10.1. Ainda podem ver mais à frente a galeria de imagens assim como exemplos de fotos e vídeos tirados por este tablet. Espero que tenham gostado desta análise e que vos possa ser útil. Se tiverem alguma dúvida, sugestão ou crítica não hesitem em entrar em contacto connosco!

Galeria de imagens

Estas são as fotografias que foram tiradas ao Samsung Galaxy Note 10.1 durante a realização deste teste:

Fotos e vídeos de teste

As fotos aqui expostas foram redimensionadas.

Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste Teste RD - Samsung Galaxy Note 10.1: Foto de teste

Vídeos de teste

Mais vídeos no canal YouTube do Revolução Digital.

95 Respostas

  1. Marco Freitas

    Eu como sou um possuidor de um Note 10.1, digo que não concordo com certos pontos deste teste. Eu aconselho às pessoas que estão a pensar em adquirir um equipamento destes que usem bem os 15 a 30 dias que as grandes plataformas comerciais dão para testar os equipamentos.

    Responder
    • Emanuel

      Boas, pode sermais especifico? Estou a pensar adquirir um Note 10.1 ou um Windows Surface e estou com duvidas.

      Obrigado
      Emanuel

      Responder
      • Marco Freitas

        Para te tirar as dúvidas eu não acho que o tablet tenha uma boa construção, até acho precisamente o contrário, acho a construção do mesmo terrível, o display é um “íman” de impressões digitais, (se comprares arranja um paninho para andar sempre com o tablet), a caneta está com defeito, sendo que esta já é a segunda que tenho (vou mandar à garantia quando acabar o segundo semestre), tem lag, o que já é característico nos equipamentos Android. Eu comprei-o com 30% de desconto, ou seja, 489€ um preço justo, até porque é o único tablet com um stylus de jeito, agora 699€ é um preço abusivo. O que eu aconselho é aproveita os dias que as grandes superfícies comerciais dão para testar o equipamento, e vê se gostas do mesmo. Eu conheço pessoas que compraram por 699€ e estão felizes, eu não ficava…

  2. Dennis

    Se me permitem,na minha opiniaõ existe um contra aí mais.A Batéria Removivel.Sinceramente eu devo admitir que o unico tablet(se podemos assim considerar) que tem batéria removivel é o Note2! A serio, eu naõ sei se existe Tablet’s com batéria removivel mais eu nunca vi e essa é a minha opiniaõ! ;-)

    Responder
  3. marcelo

    exelente teste RD adoro este tablet so nao compro porque decidi ter comprado o note 2 AHHHHHHHHHH ganda pedro adoro o teu trabalho muito bom!!!!!!!!!!

    Responder
  4. Emanuel

    Boas, excelente review que me ajudou a decidir a comprar este equipamento, estava indeciso entre este o Windows Surface, mas fiquei muito surpreendido com a potencialidade deste tablet. Espero não me vir a arrepender. Obrigado pelo trabalho desenvolvido. Emanuel

    Responder
  5. Vera

    Bdia,Pedro. Af,é tanta informa que deixa a gente doida. Mas eu estou pensando mesmo no Galaxy Note ao invés do Galaxy 2 10.1. Achei a velocidade maior. Uma informação. O Surface não tem teclado nativo? Só aquele que podemos adaptar? Seria uma opção, apesar de ter lido várias materias criticando. Aliás, o povo adora criticar a Microsoft. Mas prefiro ele ao IPAD. O IPAD so serve para ver fotos, filmes e internet. Muito limitado.

    Responder
  6. Luiz Fernando

    Aos amigos Portugueses,

    sou possuidor de um Galaxy Note 10.1, além de um iPad 2. Por gosto, prefiro usar o Note ao iPad. Por qualidade e aplicativos, o iPad é o melhor.

    Os problemas do Note, além da construção tosca, inaceitável para o preço cobrado pela empresa, tem seus lags (por causa da interface da Samsung. Se trocar por outra mais leve, os lags desaparecem), além dos aplicativos Android que ainda deixam a desejar em qualidade no que tange aos tablets.

    Uma coisa que notei, é que o som do iPad é superior ao do Note, sendo melhor para escutar músicas em alto volume.

    No positivo, o uso da SPen e agradável e útil. Se vc gostar de desenhar, então este é o seu aparelho. Existem muitas demonstrações desta função no YouTube.

    Acho que o Android ainda precisa evoluir nos Tablets e que a interface da Samsung é muito mal desenvolvida. Tirando estes problemas, o aparelho é agradável e vale a pena adicionar a sua coleçao de gadgets.

    Quanto ao Microsoft Surface que foi citado comparativamente em alguns comentários, utilizei um tablet com Win 8 e adorei o desempenho, entretanto, ainda faltam muitos aplicativos, especialmente se saindo do mercado norte americano. Se for para adquirir um, de preferência a versão Pro, onde terá um verdadeiro substituto para seu notebook/desktop, além de um tablet, porém sem esperar longas horas de uso com a bateria.

    Luiz Fernando Ramos de Almeida.

    Responder
  7. pedroq

    bom dia,

    gostei da informaão detalhada, e sou d e acordo que este e o melhor tablet que saiu para venda ate a data, ja experimentei varios outros mas este sim permite-nos faxer praticamente tudo e quase substituir um laptop….
    no entanto noto um problema, a bateria ( pelo menos no meu) e nao sei se me podem ajudar a exvlarecer este problema que é o seguinte:
    * sempre que o ponho a carregar, demora mais de 15h. ficar a 100% e o tempo util da bateria nunca é superior a 8h, sera que e algum defeito de fabrico?
    e ainda tenho k carregar a bateria com o tablet desligado pq se tiver ligado ele nao carrega, aparece um x por cima da bateria descarregando-a ate mais rapido.. ja nao sei o k fazer, se alguem me puder ajudar com isso agaradecia..

    cimprimentos

    Responder
    • giovani

      Vc provavelmente deve estar carregando em algum dispositivo USB, o x aparece p informar que a bateria nao esta sendo carregada, geralmente quando se pluga um USB, quando vc desliga o aparelho o consumo dele cai, daí com muito custo alguma energia do usb carrega ele, o ideal eh carregar na tomada por causa da maior amperagem da rede. O mei nao carrega nada em lugar nenhum, mostra q esta conectado que esta carregando mas a porcentagem da bateria só cai

      Responder
    • Matheus Gomes

      Olá todos, eu possuo o Tablet Samsung Galaxy Note 10.1 a mais ou menos uns 5 meses, e que maquina, realmente uma maravilha, mas com o tempo, notei esse demora para carregar, houve um dia, que deixei ele na tomada, à 00:00h e ele só carregou completamente às 17:00h, ou seja, realmente uma demora de quase 1 dia completo, o que não deveria acontecer pela excelência do aparelho! O meu carrega desligado, pois já tive uma vasta experiência com aparelhos Samsung e verifiquei que carregar ligado, ou utilizando o aparelho, acaba ocasionando o vício da bateria do mesmo. O meu aparelho depois de ligado, tem o tempo determinado pelo fabricante de duração de bateria, chegando a 10h de bateria com o wi-fi ligado, com o 3G aproximadamente umas 7h, vendo filmes, percebo que cada filme dependendo da duração consome de 15% a 17%, aceitável, agora se deixar ele quietinho no seu canto, chega a 3 dias, ou mais tranquilo, ou seja, o meu problema também é a demora na carga, o que é chato, pois dificulta o uso do aparelho quando se precisa dele etc, e pelo pouco que li, vou fazer a troca do cabo USB dele, apesar de ser novo, original, e eu armazenar tudo em embalagem original de fábrica, se o problema insistir, aviso a todos aqui, mas digo a vocês, não se preocupem com os problemas do seu aparelho, todo tablet tem problemas, inclusive os da famosa Apple, aproveitem seu Galaxy Note 10.1, e quem estiver na dúvida comprem sim ele, pois o iPad, já me deu muito mais dor de cabeça e gastos, que o meu Note, abraços, sucesso e sorte a todos!

      Responder
  8. Valéria

    Bom dia Pedro.
    Eu tbm estava com esse problema em meu Tablet Samsung, troquei o cabo de alimentação, pois o técnico me informou q o Tablet estava reconhecendo como transferência de dados e não como alimentação de energia. Troquei o cabo e tudo se resolveu…
    Espero ter ajudado,

    Responder
  9. Edson

    Vê se entendi, todo Tablet note 10.1 que demora mais de 15h para carregar pode ser problema do cabo de alimentação? Por outra porque que quando ele está ligado não carrega?

    Responder
    • Danielle

      olha o meu so carrega desligado e qdo ligado aparece x na bateria comprei ele com cabo ja sem ser original ja comprei 2 cabo o cara testa no dele um menor 7 polegas ok, qdo coloca no meu queima o cabo poe no dele fica x ele falo q é defeito no meu aparelho agora como? se ele carrega desligado demora mas carrega agora mesmo caro vo arrisca um original oq vcs me falam me ajuda to apavorada qto dinheiro ja gastei, o cara falo tb q a fonte q uso é pirata 1 amperes tem q ser de 2 ou superior o do cara aguenta pois é menor e a fonte aceita vcs concordam, se alguem puder me add no face danysfreitas ou no msn PRECISO DE LUZ ME AJUDEM

      Responder
      • Denise Pedroso

        Tenho o mesmo problema em carregar o meu, só funciona se estiver desligado. Detalhe: O meu é todo original, carregador que veio com ele.

      • Valquiria

        O meu Note 10.1 carrega em menos de 5 horas e a bateria dura mais de três dias! (Uso para redes sociais e alguns jogos).. quanto a vídeos já cheguei a assistir até 7 hrs seguidas e ainda fiquei com cerca de 35% de carga! Aconselho que procure uma assistência técnica pois o seu pode está com defeito..

      • Jamy

        A SOLUÇÃO PESSOAL!!

        criei minha conta agora só pra informar a vcs.
        comprei o meu tb todo original há 2 dias. também passou cerca de 17 HORAS pra carregar. entrei agora a noite no google e pesquisei. entrei aqui e fiquei desesperado achando q meu produto estava com DEFEITO. no icone da bateria tb ficava um x vermelho. mesmo ligado a bateria só caia de porcentagem. entao eu tive uma ideia SIMPLES:
        peguei o carregador original do meu GALAXY TAB GT 1010 e coloquei no meu galaxy note 10.1. pra minha SURPRESA no icone o X vermelho sumiu!!!! tá carregando normalmente agora! em poucos minutos sabiu de 84% para 95!! e ele nao carregava qd ligado a tomada. façam isso! abraço!

      • Denise Pedroso

        Voltou a funcionar perfeitamente. Estava com receio de enviar p/ assistência técnica.
        Uma coisa que me lembrei foi que esse problema havia começado após ter conectado ao computador via usb.

  10. Claiton

    Olá tenho uma duvida. Gostaria de saber se é possível, fazer apresentações de slides, videos, fotos, etc., por meio de retroprojetores através do Galaxy Note 10.1? Abraços

    Responder
    • Fábio

      Boa tarde Cleiton estou com o mesmo problema, pelo que percebi é um ponto fraco no N8000. Ele se conecta a um projetor através de um adaptador próprio hdmi aonde o mesmo tem que estar conectado ao carregador. Acho uma péssima jogada da samsung ate porque deveria já vir com esse tipo de saída, e o pior houve uma regressão de tecnologia quanto a isso, o P1000 possui também esse mesmo problema porém ele pode ser usado um cabo AV e ser ligado diretamente sem precisar estar conectado na tomada, ótimo quando se tem um projetor portátil.

      Responder
    • Daniel Pereira

      Existe um aparelho chamado Samsung AllShare Cast Dongle, que é equivalente ao Apple TV. Você transmite a imagem do seu Note Samsung para o aparelho via Wi-fi, e liga em qualquer TV ou Projetor por cabo AV ou HDMI.

      Responder
  11. thiago

    o meu note demora umas quatro horas para carregar se vc ficar uasndo ele caregando vai dura mais se vc nao usar ele carregando ele vai durar umas tres horas

    Responder
  12. thiago

    claiton o meu cria slides ele vem com o criador de video fiz um slide da minha sobrinha que ficou show de bola agora eu nao sei o que e retroprojetores voce quer dizer projetores de imagem igual do cinema eu acho que tem mais nunca tentei pois nao tenho um projetor

    Responder
  13. giovani

    Não sei o motivo, mas o meu Samsung Tablet Note 10.1 está com 3 semanas de uso, nada de diferente aconteceu, mas eu coloco ele para carregar ele mostra que esta havendo recarga mas a porcentagem da bateria só cai, nao é problema com o cabo,, ele faz a leitura de que esta sendo conectado a uma rede de energia AC, mas nao carrega, alguem com problema similar? Att

    Responder
    • Jamy

      Giovani

      A SOLUÇÃO!!

      criei minha conta agora só pra informar a vcs.
      comprei o meu tb todo original há 2 dias. também passou cerca de 17 HORAS pra carregar. entrei agora a noite no google e pesquisei. entrei aqui e fiquei desesperado achando q meu produto estava com DEFEITO. no icone da bateria tb ficava um x vermelho. mesmo ligado a bateria só caia de porcentagem. entao eu tive uma ideia SIMPLES:
      peguei o carregador original do meu GALAXY TAB GT 1010 e coloquei no meu galaxy note 10.1. pra minha SURPRESA no icone o X vermelho sumiu!!!! tá carregando normalmente agora! em poucos minutos sabiu de 84% para 95!! e ele nao carregava qd ligado a tomada. façam isso! abraço!

      Responder
  14. Airton

    —> DICA PARA QUEM ESTÁ PENSANDO EM COMPRAR: Esperem pra ver se a Samsung vai oferecer uma solução definitiva para o problema. Se ela ficar só trocando o aparelho a cada reclamação, corre-se o risco de o novo aparelho vir com o mesmo problema.

    Estou com o mesmo problema com a bateria, o que me faz pensar que é um problema maior na fabricação do produto, não sendo um problema pontual no meu aparelho.
    Há dois dias venho notando que ele não carrega mais com a mesma velocidade. Antes desligava e botava pra carregar à noite, de manhã estava carregado. Fiz umas contas e ele está carregando hoje a uma velocidade de 1% a cada 10 minutos (mesmo carregando desligado), o que dá um período de carga de quase 17 horas.

    Responder
    • Jamy

      A SOLUÇÃO PESSOAL!!

      criei minha conta agora só pra informar a vcs.
      comprei o meu tb todo original há 2 dias. também passou cerca de 17 HORAS pra carregar. entrei agora a noite no google e pesquisei. entrei aqui e fiquei desesperado achando q meu produto estava com DEFEITO. no icone da bateria tb ficava um x vermelho. mesmo ligado a bateria só caia de porcentagem. entao eu tive uma ideia SIMPLES:
      peguei o carregador original do meu GALAXY TAB GT 1010 e coloquei no meu galaxy note 10.1. pra minha SURPRESA no icone o X vermelho sumiu!!!! tá carregando normalmente agora! em poucos minutos sabiu de 84% para 95!! e ele nao carregava qd ligado a tomada. façam isso! abraço!

      Responder
      • jamy

        Eh o q falei acima: colocou o carregador e o cabo do galaxy tab 7 gt- p 1010 nele. Resolveu totalmente esse problema de recarga dele. Hoje ele ccarrega 100% em umas 4 horas no maximo.

  15. Zoraida AP de Souza

    Como posso transferir as fotos de meu note para meu tablet note samsung galaxy N-8000 ?

    Responder
    • João Tavares

      Solução fácil, usa uma conta de cloud, como o dropbox por exemplo, que as fotos ficam disponíveis em todos os aparelhos com acesso á net que tenhas. : )

      Responder
  16. Fabio

    Ví nas descrições que galaxy note gt-8000 possui gorilla glass. Pergunto se existem versões diferente pois o que comprei não trás nenhuma informação no manual. Qual seria a fonte dessas informações? Grato. Obs. o meu consta que foi produzido na Coréia, comprei no Brasil.

    Responder
  17. Paulo

    Boa tarde, tenho um note 10.1, mas de uns tempos pra cá a bateria não dura quase nada, além disso não consigo carregar por completo, deixo a noite inteira, o dia inteiro e nada.. Chega até a metade no máximo…

    O carregador original dele quebrou, estou usando o da minha esposa, que tem o galaxy tab 2, os carregadores são iguais?

    Estou até pensando em mandar pra assistência, o que acha?

    Abraços e parabéns pelo site..

    Paulinho

    Responder
    • Jamy

      A SOLUÇÃO PESSOAL!!

      criei minha conta agora só pra informar a vcs.
      comprei o meu tb todo original há 2 dias. também passou cerca de 17 HORAS pra carregar. entrei agora a noite no google e pesquisei. entrei aqui e fiquei desesperado achando q meu produto estava com DEFEITO. no icone da bateria tb ficava um x vermelho. mesmo ligado a bateria só caia de porcentagem. entao eu tive uma ideia SIMPLES:
      peguei o carregador original do meu GALAXY TAB GT 1010 e coloquei no meu galaxy note 10.1. pra minha SURPRESA no icone o X vermelho sumiu!!!! tá carregando normalmente agora! em poucos minutos sabiu de 84% para 95!! e ele nao carregava qd ligado a tomada. façam isso! abraço!

      Responder
      • Jamy

        ah, só um detalhe: qd coloquei o carregador do galaxy GT-P1010, X vermelho no icone da bateria do note 10.1 sumiu. ficou um raio no lugar indicando que tava carregando.

  18. Mauro Zahner

    Nao consigo tirar o som que a camera do galaxy note n8000 faz quando se tira uma foto. Oh barulhinho chato. Alguem sabe como deixar a camera no modo silencioso?

    Responder
    • Sérgio Lopes

      Mas qual a dúvida em relação ao outlook!

      Eu uso a app outlook e funciona muito bem no meu note 10.1

      Satisfeito! !

      Responder
  19. Leticia

    Seguinte: Eu deixei meu Tablet Galaxy Note 10.1 descarregar totalmente (até desligar) e coloquei pra carregar. Assim que coloquei, apertei o botão de ligar e apareceu algumas palavras em branco, vermelho, Amarelo, azul (algo assim, não lembro direito), bem pequenas do lado superior direito. Deixei ele lá, carregando. Depois de horas ( + ou – 3hs), voltei e apertei o botão de ligar, ele não ligou. Mudei de conector, esperei alguns minutos e não ligou.
    Não sei o que fazer!!!! Me ajudem! eu só o tenho 1 semana.

    Responder
    • João Lopes

      Olá Leticia.
      Pode tentar fazer um hard reset ao seu Note: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZPBlZQMWpUw

      Mas pelo que li agora na Internet, existem muitas pessoas com problemas similares depois de terem recebido uma actualização para o Android 4.1.1.
      A solução dessas pessoas foi ir à loja onde compraram para eles falarem com a Samsung e lhe resolverem o problema.
      Se só tem o seu há uma semana, de uma certa maneira está com sorte porque pode sempre utilizar a garantia. :)

      Responder
    • Antonio harres

      O samsung galaxy note tem a memória interna de 16/32/64 gigabites e tem suporte de até 64 giga em cartão de memória, na versão “ice cream sandwich” não podem ser instalados aplicativos nem jogos na memória externa nativamente.

      Responder
  20. Ricardo Marone

    Meus caros amigos Portugueses,

    Não sei como a Samsung em Portugal se comporta. Porém aqui no Brasil são excelentes na pré venda e péssimos na pós venda. O meu 10.1 note com 6 meses de uso, pifou o display (“defeito de fábrica”) e carcaça, na entrada da pen, está descascando (saindo a tinta), mesmo usando a capa de proteção original. Sendo também, nesse caso “defeito de fábrica”. A Samsung não se responsabiliza por esse “defeito”, mesmo sendo obrigada por lei, por chamar de defeito estético. Essa empresa apronta muito com os consumidores aqui!

    Responder
  21. mara

    oi gostaria de saber como devo fazer p acessar as redes sociais q eu nao consigo de jeito nenhum.. no meu galaxy note. obrigada

    Responder
  22. ana

    Ola. Sou muito utilizAdora do sistema operativo Android pois já tive o Samsung galaxy s2 tendo atualmente o s3
    Estava a pensar comprar um tablet mas estou indecisa entre o galaxy note 10.1 e o iPad 4
    Podem me ajudar na minha decisão?
    Obrigada

    Responder
      • João Tavares

        E tenho um galaxy S4 para depois não virem dizer que estou a puxar a brasa á sardinha da apple….O iPad continua a ser o melhor tablet do mercado.

  23. Diogo Gomes

    Boas, vou comprar no olx um samsung galaxy note 10.1, Gostaria de saber se o codigo *#0*# funciona no tablet para o testar como deu no meu samsung galaxy s3. Senão outros códigos q façam o mesmo efeito. Agradeço uma resposta para me ajudar, desde já obrigado pelo site

    Responder
  24. zaqueu

    por favor…. bom dia…. eu estou fazendo uma facu de teologia e muitas apostilas e livros em PDF, consigo ler bem com ele posso aumentar as letras sulinhar,ver ao mesmo tempo dicionário, copiar paginas para outra pasta pra trabalho, consigo em sala de aula ir anotando no NOTE com a caneta como um caderno…..OBRIGADO ……………….

    Responder
  25. YUri

    Oi Pedro Nastacio… So uma perguntinha importANTE!!!

    QUando qualificastes o ASSUS TRANSFORMEr, Ponderaste sobre os difersos modelos, com 3g, sem 3g e o tf700 se não me engano.. explicastes as diferenças, que são até faceis de entender!

    QUANto ao galaxy 10.1 eu gostaria de saber: quanis as diferenças entre o N8000 e o N8013 por exemplo? acho que so existem estas duas varações ,correto? porque dos numeiros 00/12 no fim????

    Aguardo respostas, obrigado… Ah – alguns vem escrito ”DARK GRAY”! É so por causa da cor??!!??!? Agurado. Otimo ”review’!

    Responder
    • Yuri

      de outtro modo: mesmo se utilizar uma versão só com o WI-FI, é possivel adaptar um MODEM 3g externo no talblet??

      NO mesmo caso – mesmo sem a versão com 3g, a versão só com wiFI tem entrada para conexão 2g, para ligações telefonicas e internet 2g??

      Obrugado!

      Responder
  26. Daniel

    Olá, o meu chegou hoje. Gostaria de saber se é normal ter que tirar aquela folga na ponta da caneta para ela começar a escrever, meio que “forçando” um pouquinho. Obrigado, até mais.

    Responder
  27. José Luiz Pereira

    Comprei o modelo 8013, que tem a s.pen instrumento especial para desenhar . Entretanto o icone de produtividade que faz as maravilhas da s.pen nao aparece no visor do aplicativo. Ja fiz de tudo para faze-lo aparecer mas nada deu certo. O site da samsung fornece um numero de telefone que nunca esta no ar.
    Estou decepcionado.

    Responder
  28. jean carlos de souza

    Tenho um 10.1 n8000 d samsung, quero utilizar para dar aulas em um projetor. já procurei tudo quanto é cabo, mas nenhum parece resolver. Alguém poderia me ajudar?

    Responder
  29. Joao Salgado

    Olá pessoal, tenho o tab2 10.1 e de um momento para o outro deixou de carregar normalmente, com o carregador ligado á corrente eléctrica demora uma eternidade a carregar, ja fui comprar outro carregador e o problema mantém-se, aparece uma cruz por cima da bateria como quando está ligado ao pc, alguem me pode ajudar?

    Responder
    • Pedro Anastácio

      Isso não é de todo normal. Geralmente (e como comprovou ao comprar um novo carregador) tem a ver com o próprio equipamento e não com o carregador. O melhor mesmo é levar o tablet até à assistência técnica. Boa sorte!
      ________________________________
      Acompanha o Revolução Digital no Facebook, Google+, Twitter e YouTube!

      Responder
  30. William Lopes

    O meu não dura nem um dia a bateria sendo que uso o dia inteiro com o 3g ligado o tempo todo. Sera que tem algum defeito ou isto é normal?

    Responder
  31. Leili Izumida

    Caro sr. Pedro Anastácio: segui com atenção sua manifestação, sobre o Galxy Note 10.1 e fiquei encantada com a precisão e profundidade de sua análise, bem como a clareza de sua exposição. Confesso que aprendi muito e fico grata. Aqui no Brasil não havia achado nada semelhante. Congratulações.

    Responder
  32. antonio

    Percebo uma diferença de sensibilidade entre o botão de volume e o botão de ligar, sendo que o botão de ligar é menos sensível. Preciso apertar com mais profundidade para ele responder.

    Além disso, para despertar o tablet há um pequeno, mas perceptível, tempo de resposta.

    Essas características são normais?

    Responder
      • Antonio Pereira

        Se eu dou um leve toque no botão de ligar, como faço com o botão de volume, ele nunca responde. Ele só responde com um toque centralizado e com mais pressão. No entanto, ele nunca falhou quando feito deste modo.
        Penso que a garantia vai me retornar dizendo que não há problema algum.

  33. Daniel

    Amigo, primeiro. Parabéns pelo o seu site. Realmente é incrível. Já vi muitos sites mas nenhum com conteúdo de altíssima qualidade como este.

    Vendo este post então, nem se fala. A apresentação do produto foi fantástica, esclarecendo as dúvidas de quem procura pelo mesmo.

    Parabéns mais uma vez.

    Responder
  34. regina rigo

    Boa noite comprei uma tablet sansug 2 10.1 polegada, tenho 4 meses de uso, ele nao esta caregando ja fis teste com outros coregado, ele so carrega se tiver desligado, entao nao sei ok aconteceu, pq ele estava carregando normal, nao estou achando carregado original, quero saber de voces ok fasso???????
    Meu email regi [email protected] por favor me de uma luz. Aquardo com urgencia.. abraço. Regina

    Responder
  35. Ronaldo

    Tenho um Note 10.1 já a uns 3 meses, não troco por nem um outro, a caneta tem muita precisão, quando se utiliza com o S note, ou seja quando o utilizo como caderno digital, digo de passagem que fiquei impressionado ao utilizado-lo como caderno, em sala de aula substitui perfeitamente um caderno convencional, a escrita flui livremente, o reconhecimento quando escrevo com a S-pen é perfeito, enclusive o reconhecimento de fórmulas matemáticas. O processador e a memoria ram, com jogos, é perfeito, não trava, não dá legues, os jogos flui livremente, inclusive os bem pesados, atualmente estou jogando o Real Race 3, jogo pesadíssimo com mais de 1g, gráficos perfeitos e jogabilidade muito boa, com simulação de física como poeira vento, derrapagens perfeito, rodando tudo com fluidez.Você pode fazer qualquer coisa, e ao mesmo tempo, assistir um vídeo em uma janela, que você posiciona em qualquer lugar da tela, consigo passar o dia inteiro com o wi-fi ligado, navegando na net, e as vezes jogando, que a bateria aguenta de boa. Essa e a minha esperiência
    com o note, só trocaria, se fosse por outro not 10.1 com processador mais potente, e mais ram, estou satisfeitissimo com ele.

    Responder
  36. Carol

    Gente, o gps era perfeito, pena que o meu sumiu. Eu preciso de um como aquele, que utiliza apenas o sinal gps. Alguem sabe o q eu posso fazer para te-lo de volta?

    Responder
  37. jose paulo

    deixei o meu tablete para carregar pela primeira vez desde 14:35 e até às 20 20:25 ainda não estava totalmente carregado será algum defeito de fábrica,gostaria de saber quantas horas é o recomendavél para carregar.é um tablete galaxy sansung note 10.1GT-N8000,desde já agradeço à atenção dispensada.

    Responder
  38. Catarina

    Boa noite. Tenho uma dúvida relativamente ao samsung galaxy note 10.1. Como faço para conseguir ouvir música e escrever um texto em simultâneo? Já tentei ver nas definições mas não consigo ver como se faz. Obrigada.

    Responder
    • Pedro Anastácio

      Olá Catarina. Basta lançar o leitor de música, por a música a tocar e depois carregar no botão home para voltar ao menu principal. A música vai continuar a tocar e aí podes escolher qual a aplicação que queres lançar.

      Espero ter ajudado!

      Responder
  39. Erika

    Amigos, esta é minha primeira experiência com tablet e ganhei esse note 10.1 n8000. Quero saber pq não consigo ver filmes e algu s videos online? Aparece a mensagem de plugins não instalado. O que devo fazer ja que o adobe shockwave não funciona no tablet?

    Responder
  40. francisco

    Bacana demais essa resenha que vocês fizeram Comprei esse monstro(N8000 Samsung) e estava até com medo de tirá-lo da embalagem. Valeu cada palavra dita e escrita. Parabéns!

    Responder
  41. Ana Carnelossi

    Solução para os seguintes problemas:
    .Demora para carregar;
    .’x’ no símbolo da bateria;
    .Descarregamento da bateria mesmo com a fonte conectada;
    Substitur o cabo usb que conecta tablet/fonte para efetuar recarga.
    Meu tablet note 10.1 apresentava todos os problemas acima…Comprei um novo cabo usb para efetuar a recarga e agora ele carrega normalmente!!

    Responder
  42. Diego

    muito bom sua página PA, meus parabnes!! ja venho ha um bom tempo com os mesmos problemas citados a respeito da bateria do galaxy n8000, vou trocar o cabo como fez a ana, c resolver compartilho com vcs, abraço a todos..

    Responder
  43. Marius

    Amigo, semana passada houve uma sobrecarga de energia na rede e todos meus equipamentos em standby queimaram. TV, DVD, modem ADSL, roteador WIFI e todas os carregadores de celular que estavam conectados na tomada, em especial a do meu tablet Galaxy Note 10.1, que estava carregando no momento (ele estava desligado). Os carregadores pegaram fogo, tamanha força da sobrecarga, incluindo o do meu tablet que teve o cabo arrancado do carregador, ficando com as pontas chamuscadas.

    Eu liguei meu tablet e ele estava funcionando. Mas qdo conectei um carregador nele, apareceu um X vermelho em cima da bateria, e ele continua descarregando, como se não houvesse nenhum carregador conectado. Resultado: meu tablet so carrega desligado e mesmo assim não chega a 100% de carga que dura um pouco mais que 1 dia em modo avião. Antes da sobrecarga, ela durava cerca de 6 a 7 dias em modo avião.

    Será que se eu trocar a bateria o problema poderá ser resolvido?

    Nota: estou usando um carregador genérico de 5v e 2A no cabo original, que está com a ponta toda chamuscada por causa da sobrecarga da semana passada. Os problemas acima listados também ocorrem quando ligo o tablet no adaptador de carro, o mesmo que sempre usei e não acontecia isso antes.

    Responder

Partilha a tua opinião!

O teu endereço de email não será publicado