Galaxy S4 da Samsung já é oficial!

[24-06-2013] O Revolução Digital já testou o Samsung Galaxy S4! Vem conhecer os pontos fortes e menos fortes deste tablet no nosso Teste RD!

Tal como era esperado, a Samsung anunciou oficialmente esta madrugada o seu novo smartphone Android topo de gama. Estamos a falar, claro, do novo Samsung Galaxy S4 que foi apresentado num evento organizado em Nova-Iorque. Querem conhecer o Galaxy S4?

Samsung Galaxy S4

Muitos rumores circularam antes do dia de hoje e do anúncio oficial da Samsung. Se na altura do lançamento do Galaxy S3 pouca informação fidedigna tinha saído para a rua, desta vez quase tudo o que se falou acabou por se revelar verdadeiro.

Ora vejamos o que o Samsung Galaxy S4 traz de novo e se o novo modelo da gigante sul-coreana consegue rivalizar com os seus concorrentes de peso como o HTC One e o Sony Xperia Z.

Galaxy S4: um ecrã de altíssima resolução

Tal como os seus concorrentes já conhecidos, o Galaxy S4 vem com um ecrã Full HD. De praticamente 5 polegadas (4,99 para ser mais exacto), o ecrã do Galaxy S4 tem uma definição de 441ppp o que é realmente muito bom.

Além disso a Samsung desenvolveu uma nova funcionalidade que faz com que as cores, contraste e brilho do ecrã sejam automaticamente ajustadas consoante o que estamos a fazer.

Galaxy S4: mais e melhores funcionalidades

O foco do Galaxy S4 parece mesmo ser o software em detrimento do hardware. Algo que seria de prever pois a nível de hardware as coisas estão a ficar cada vez mais complicadas para inovar e realmente surpreender.

Por isso o software e as funcionalidades que um smartphone tem tornam-se cada vez mais importante. A Samsung está ciente disso e incluiu no Galaxy S4 uma série de coisas novas.

Além de ter melhorado o seu S-Voice (que ainda esperamos que esteja disponível em Português…) com coisas como a leitura de SMS, o Galaxy S4 vem com coisas como o S Voice Drive (para interagirmos pela voz com o telefone enquanto conduzimos) ou o S Translate que permite fazer traduções. Estas traduções podem ser de voz ou de texto através de um sistema de reconhecimento de caracteres.

Há também o Smart Switch, a piscar literalmente o olho a quem quer mudar para o Galaxy S4 vindo de outras plataformas (alguém disse iOS?). O Smart Switch permite fazer uma cópia de todos os nossos dados guardados no nosso telefone actual e depois passá-los, através do PC, para o Galaxy S4.

O Air View é uma nova tecnologia que permite utilizar o ecrã… sem lhe tocar. Ou seja: se tivermos as mãos molhadas, podemos interagir na mesma com o ecrã. Engraçado, sobretudo se estivermos a cozinhar e precisarmos de ver o resto da receita que fomos ver à net no Galaxy S4 :)

O Smart Pause, tal como já tínhamos visto, faz com que o Galaxy S4 consiga detectar quando deixamos de olhar para o ecrã e colocar automaticamente em pausa um vídeo que estejamos a ver.

Galaxy S4: As novidades fotográficas

A Samsung colocou um grande ênfase em melhorar a sua câmara e dotá-la de novas funcionalidades.

A primeira é o Dual-Shot que permite utilizar as duas câmaras (a principal e frontal) em simultâneo: assim temos a família em grande na foto principal e uma pequena foto sobreposta de quem esteve a segurar o telefone.

O Sound & Shot permite gravar cinco segundos de áudio antes de tirarmos a foto. Confesso que não vejo bem a utilidade disto mas de certeza que haverá quem encontre algo de engraçado e criativo para dar utilidade a esta funcionalidade.

Outra novidade é o Drama Shot: o Galaxy S4 consegue tirar 100 fotos em quatro segundos e depois fazer uma composição dramática da cena.

Há também o Eraser que permite remover automaticamente objectos de uma fotografia. Algo que já tínhamos visto pela mão da Scalado… o ano passado. Não se lembram: ora vejam aqui.

Galaxy S4: um telefone saudável

A Samsung apostou forte na saúde com o Galaxy S4 e vai disponibilizar uma série de acessórios que nos permitem monitorizar o nosso peso ou ritmo cardíaco, enviando depois os dados para o smartphone.

O S Health, aplicação que vem com o Galaxy S4, permitirá depois termos um histórico da nossa evolução e assim detectarmos problemas mais cedo. A Samsung garante que será quase como ter um médico no bolso mas se fosse a vocês não iria já a correr retirar a vossa inscrição no centro de saúde ;)

Galaxy S4: As características técnicas

Resumindo as características técnicas, o novo Samsung Galaxy S4 vem com:

  • Ecrã Super AMOLED de 5 polegadas com resolução Full HD (1.080 x 1.980 pixels) e densidade de 441 ppp;
  • Processador Exynos octo-core com a tecnologia big.LITTLE a 1,6GHz (ou Qualcomm quad-core a 1,9GHz dependendo da região);
  • 2GB de RAM;
  • 4G LTE;
  • 16/32/64GB de memória interna;
  • Câmara principal de 13 megapixels com lente f/2.2;
  • WiFi, Bluetooth, NFC e receptor GPS;
  • 8 sensores, incluindo sensores de humidade e temperatura;
  • Porta de infra-vermelhos;
  • Bateria de 2.600 mAh;
  • Dimensões: 136,6 x 69,8 x 7,9 milímetros;
  • Peso: 130g;
  • Sistema Operativo: Android 4.2;

Daqui temos a destacar o processador que, dependendo do país, será o Exynos octo-core com arquitectura big.LITTLE. Estamos muito curiosos com esta arquitectura que promete aumentar bastante a autonomia dos nossos dispositivos. O Galaxy S4 também é um smartphone 4G LTE. Tudo isto funciona sobre o Android 4.2 Jelly Bean.

A nível da câmara temos então um sensor de 13 megapixels, do tipo BSI (para um melhor desempenho em ambientes de pouca luminosidade) e com uma lente com uma abertura de “apenas” f/2.2. Pena não vermos uma abertura um stop maior (f/2.0) como têm os HTC One ou Nokia Lumia 720.

Este novo Galaxy S4 vem com um design antigo, praticamente igual ao do Galaxy S3. Nisto a Samsung parece querer continuar a seguir as pisadas da Apple que pouco ou nada tem evoluído no design dos seus iPhone.

Por outro lado a nível técnico temos alguns melhoramentos, mas nada que consiga realmente espantar.

É mais a nível de software e funcionalidades que a Samsung consegui destacar-se. Há uma multitude de novas coisas que a gigante sul-coreana incluiu neste equipamento e que acabam por clivar a diferença para os seus concorrentes.

O Samsung Galaxy S4 será colocado à venda no final de Abril em 155 países sendo que muito provavelmente Portugal será um deles. O preço de venda é que ainda não é conhecido mas não deverá ser nada baixo.

Agora que já se conhece tudo (ou quase) acerca deste novo Samsung Galaxy S4, o que acharam? Tentados a comprar?

[pais id="pt"]



[/pais]

40 Respostas

  1. Rui

    Tanta inovação no hardware e software, mas como é que ficamos a nível de autonomia? Para que quero tanta função se as tenho que usar com precaução para não ficar sem carga?

    Falo por experiência própria, pois não consigo dar uso a todas as funções do meu android por receio de ficar sem carga…

    Responder
  2. lp032

    podemos dizer k tanta espera pra ver algo k desiludiu um pouco a nivel de design. talvez seja diferente dps de o ter na mao. mais fino, textura diferente. mas a unica coisa k vem trazer alguma curiosidade é mesmo o software. é impressionante o avanço tecnologico k a samsung está a ter. e a vantagem k começa a ter em relaçao às outras marcas. agora é só esperar até o ter na mao.

    Responder
  3. Luis soares

    muito sinceramente…
    so vi duas tecnologias novas de software que me despertaram interesse! de resto nada me espantou: S voice e S drive! o resto nao me cativou quase nada!

    na minha sincera opiniao… prefiro o HTC ONE!

    Responder
  4. Alvesdosreis

    Gostei bastante do que vi, é verdade que a nível de design não inovaram pouco, mas acho que não é por isso que deixa de ser uma grande máquina. As cores, o brilho, a definição que aquele ecrã tem, é delicioso! Só espero vir, mais para a frente, tirar as minhas dúvidas em relação do S4 vs Sony Xperia Z! Qual deles será a melhor ecolha.

    Cumprimentos RD.

    Responder
  5. CarlosMachado

    Ainda estava com um bocadinho de esperança que o design fosse diferente mas afinal não.. Mas não deixa de ser bonito e gosto especialmente do Preto Carbon. No que diz respeito ás novas funcionalidades são um espetáculo mas eu não usaria muito delas no dia a dia, talvez apenas o story album, o controlo por voz (telefonema, sms, drive) e o knox. Tambem gostei muito das novas capas de protecção em especial a S View Cover. Agora quero é ver com os meus próprios olhos e utilizá-lo

    Responder
  6. aj

    Está visto, este ano acho que o telemóvel do ano vai ser mesmo um Sony. Gostava ainda de saber se este novo modelo continua a ter o vidro do ecrã a sobrepor-se ao rebordo do ecrã, ou seja, vidro até às laterais do telemóvel o que o torna frágil em caso de quedas uma vez que numa queda lateral o vidro sofre o impacto levando-o a partir/estalar.

    Responder
  7. jeff

    È so pra gastar mais dinheiro!!!

    So falta no ano que vem sair o S5… babozeira cara tanta inovacao sendo que nao vai usar o tempo todo e nao vejo graca em uma tela tao grande… é grande demais… é melhor comprar um Note ou um tablet do que ficar andando com uma saboneteira por ai ,sendo que com o dinheiro que iria gastar com um aparelho desses eu preferia dar de entrada em um bom carro.É bem legal essa tecnologia mas acho que eles tem mto mais escondido nas mangas e pq sera que nao colocaram isso no S3 se ele tambem é tao poderoso assim? eu acho que é jogada de marketing…

    tirando o processador que é mais rapido (claro) tenho certeza que o S3 podia ter as outras funcoes que tem nele so que eles vao lancando aos poucos pra fazerem agente gastar mais dinheiro!!!

    Responder
      • Jeff

        Nao vi nada de mais neste post apenas mais uma pergunta no ar… sera? sera que vai chegar pra eles tambem?…

        eu acho que se eles quisessem ja teriam feito isso pois um bom exemplo é o galaxy S2 ate hoje recebe atualizacao ele tem um hardware mto bom entao porque ja nao fizeram isso antes?… tenho certeza que nem exploram todo o potencial do S3 entao pra que ja lancar outro aparelho? tanta propaganda tanto suspense que podia se chamar Galaxy S3S ou Galasxy S3 turbo…mesmo assim nao volto do meu ponto de vista “ISSO É SO PRA GASTAR DINHEIRO” Puro Marketing!!!

    • Ze

      LOl, dar o valor deste smartphone para dar de entrada pa um bom carro??? podias ter arranjado um exemplo bem melhor !!! grande carro que ias comprar sem duvida

      Responder
      • Jeff

        e vc tem um melhor? se vc vai ter grana no bolso pra desembolsar… vai na fe!!! otimo pra ti que deus te de sorte e te abencoe que vc consiga! \o/

        É so meu ponto de vista velinho eu so dei um exemplo de carro pra quem nao tem como pagar e certamente qdo um aparelho desse chega aki no brasil chega a custar uns R$ 3.000 e com isso da pra dar de entrada em um carro legalzinho pra poder curtir ou comprar um TV 3D quem sabe… isso que eles fazem é pra quem tem tem condicoes de bancar sem medo de ser feliz… nao é meu caso mta gente gostaria de ter um otimo celular como esse mas é akele negocio como o povo antigo diz… so podemos olhar com o olhos e lamber com a testa… quem tem condicoes va e compra! mas acho isso ridiculo é minha opiniao e sabe que opiniao é que nem bunda cada um tem a sua!

        volto a dizer “ISSO É SO PRA GASTAR DINHEIRO”

  8. Luis costa

    De facto fiquei triste por não ver um novo design no entanto já se esperava apenas melhoramentos no software e claro no processador. Mas este ano não me surpreendeu mais do que a huawei/Sony/htc. Julgo que se tivesse um s3 não trocaria por este pois muito provavelmente os seus donos vão ver as novas funcionalidades incluídas numa próxima actualização. E digam o que disserem o que vende é o design e o resto é acréscimo. Não há nada veja que possa fazer de relevante que já não pudesse fazer com um s3, isto é pura e simplesmente para gente rica.

    Responder
  9. OLIVARES ROCHA

    Esta desculpa esfarrapada de terem de lançar o celular com 2 tipos de processador por causa de LTE é a mais descarada forma de potencializar o lucro com as vendas em países ditos emergentes (onde, por causa das restrições econômicas e comerciais, o produto chega encarecido, dando mais “status” (sic) aos seus portadores, que pagam qualquer preço pela vaidade) beneficiando assim justamente quem paga menos, como nos países europeus e nos EUA, criando uma nova espécia de dumping… Pretendia comprar, mas pela discriminação, acho que vou esperar mais um pouco e procurar um aparelho (gosto da Samsung) e marca menos manipuladora…

    Responder
    • Ze

      Tenho de concordar contigo, pk nao lançar logo o 4g para todo lado !!!
      Gosto bastante da samsung mas neste aspecto esta a ficar muito “applezada”… a isto se chama consumismo!!!

      Responder
      • Olivares Rocha

        Já tive celular Palm, já tive da Microsoft, só não tive da Apple que sempre achei mais embalagem que utilidade. Pulei pro Android que me fornece melhor relação custo/benefício e autonomia ( mas o mesmo controle rastreamento/vigilância em termos de privacidade.).

        Tenho um SII e estou ainda muito satisfeito – comprei-o há 2 anos quase, por algo próximo a 260 euros, quando no mercado valia 700 euros, sem plano de telefonia atrelado. Pretendia comprar o GSIV, mas por tudo que vi a grande diferença entre o GSIII e o GSIV é mesmo processamento (a diferneça de tamanho da tela é insignificante e a resolução não pesa muito pra mim pra eu pagar o preço de 2 GSIII pra ter um GSIV).

        Aqui pro Brasil vem a versão quadcore, mais barata pra Samsung, mas que vai custar aqui mais caro que a octcore ai pra vcs (quase o dobro do preço)… então vou esperar os preços do GSIII cairem mais – pode demorar um ou 2 meses (a lei do mercado, procura e oferta é cruel) mas sei que vou ter um GSIII pela metade do preço do GSIV… Ai espero a atualização pro Android do GSIV e vou ter quase todas as funcionalidades nele tbm. Sei q processamento vai ser um “gargalo”, mas sou calmo, não tenho pressa pra nada mesmo… rsrsrsrsr
        Sei que tem gente que 800, 900 euros não é nada, que tem gente que faz qualquer coisa pra ter o melhor, que tem gente que gosta de ostentar, enfim tem gosto pra tudo. Mas para mim, valorizo muito meu suado $ pra gastar com alguma coisa que realmente valha a pena… (tenho padrão de vida confortável, gosto de celular e tecnologia em geral, mas acho que este tipo de mercado está muito inflacionado pelo consumismo e pela vaidade humana – o celular está para os homens (assim como um automovel) com está para as mulheres uma bolsa de grife, um sapato de marca, etc… é minha modesta opinião…

      • Olivares Rocha

        Esqueci de dizer, a função S Health me pareceu mesmo muito útil interessante a atraente mesmo….

        Mas acredito que é mais pelo software e acessórios que pelo celular GSVI mesmo – acho que, devidamente atualizado, o GSIII poderá rodar estes aplicativos S Health com os mesmos acessórios…. talvez mais lento, mas acho que a pressa é inimiga da perfeição… rsrsrsr

  10. Nuno Miguel

    Isto pareçe-me por demais normal…qualquer um que se aproxime do topo tem tendencia para ganhar tiques de …”ditador”.

    Responder
    • Luis Soares

      ontem escrevi e torno a repetir. so me interessou o S-drive e S-voice para auxiliar durante a condução todos os dias!

      o resto sao aplicações que raramente usaríamos. sejamos realistas!
      e agora falam em incorporar algumas dessas funções no S3? (e quiçá no S2?)

      então para quê comprar o s4? que tiro no pé a Samsung deu….

      Responder
      • ze

        Isso depende, passo a explicar-me:

        Eu tenho um Lg max black, e tou a pensar mudar para um melhor, o s3 vai ser mais barato, mas por outro lado o s4 ja e full hd, 5p, 4+4core, melhor bat, android4.2.2, para mim irá fazer mais sentido dar mais uns trocos e ter algo mais actulizado e moderno.

        Agora que tem um s3 mudar para s4, ja vou de acordo contigo que n faz sentido a ser que tenhas bolsos xeios. !!!

      • Jeff

        Tenho que concordar! é como eu ja tinha dito antes no meu comentario acima pq ja nao fizeram antes? deu um otimo tiro no pe!!! samsung se tornou uma marca manipuladora infelizmente.

      • Ze

        N, ninguem deu tiro no pé a nada.

        Que eu saiba como eu á milhoes de pessoas que n tem o S3, logo o s4 faz sentido como escolha.

        O povo ta habituado a tretas novas pa tudo e mais alguma coisa, mas quanda a fixes boys da apple lançam um Iphone ta espetacular, inovação !!! Que e que mudam? processador, IOS e mais umas merdinhas, tal como a samsung fez agora
        Entao todos os anos a Apple da tiros nos pes kes ver??

      • Jeff

        Nao quero ver nada!!!

        volto a dizer: deu um tiro no pe e “ISSO É SO PRA GASTAR DINHEIRO”

      • Ze

        Entao se n kes nada, nem sabes ter uma conversa e vens com essa treta de prepotente, veste a tanguinha e volta pa selva donde vieste de ó ” FARINHA DE MANDIOCA TORRADA de meia tigela ” e para de xatear quem quer falar sobre isto

      • Jeff

        huumm ficaste nervosinho! kkkkkk coitado!

        da pra ver que gente como voce foi criado no meio de burro que so fica dando coice que nao tem educacao pra falar com ninguem, vc nao se da ao luxo nem de respeitar uma simples opiniao de uma pessoa e ja leva pra ignorancia… é minha opiniao pronto e acabou to nem ai pro que vc fala cabeca fraca tenho pena de gente assim nao sabe levar na esportiva… cuidado com o coracao viu? ficar estressado faz mal a saude! kkkkk

      • Pedro Anastácio

        Zé, todas as opiniões são bem vindas aqui no RD. E valorizamos todas até certo ponto.

        Se não sabes dar a tua sem ser ordinário, mal educado e xenófobo, agradecemos que te contenhas.

      • Jeff

        Credo!
        putz acho vc vive assim…
        deu um tiro no pe e “ISSO É SO PRA GASTAR DINHEIRO” kkkk

        Nota: comentário editado pela moderação

      • Jeff

        Eu apenas quis expor minha opiniao mas tem gente que nao sabe respeitar a opiniao dos outros kerendo ser a voz da razao e ja levam na ignorancia é por isso que o mundo esta do jeito que esta hoje nao importa da onde venho se estou no brasil ou nao,como sao os valores monetarios daki enfim foi so um exemplo mas é pessoas como estas que demonstram quem realmente elas sao que nao tem consenso nem por causa de uma simples opiniao exposta, um ponto de vista,uma pequena liberdade de expressao e a pessoa se exaltou por nada! sem motivos… complicado!

      • Pedro Anastácio

        É sobretudo complicado porque se há coisa que não gostamos NADA de fazer é precisamente ter de intervir na liberdade de expressão dos outros e ter de moderar comentários.

      • Jano

        O Nastase ontem falou em termo de café mas parece que alguém se enganou e bebeu um garrafão de café com cheirinho.

        Não sou para aqui chamado mas como já tive por aqui uma troca de galhardetes desagradável deixo um conselho.
        Leiam bem o que os outros escrevem. Quando se conversa por escrito com alguém que não se conhece, convém pensar sobre o que os outros querem dizer e não interpretar à nossa maneira. Isto, se a ideia é comunicar.
        Se o objectivo é descarregar frustrações, há outros sítios onde se pode fazer isso sem chatear ninguém.

      • Luis Pedro

        Não posso deixar de comentar isto, tudo bem que o pessoal se enerva ás vezes por pouco, mas tambem não posso deixar de ler que outros vem a seguir e continuar a mandar filetes e a picar de novo o que já tinha acabado.

        Caro amigo cala-se com os bitantes de garrafão e não retome algo que já terminou.

  11. Ze

    Vou citar um comentario que li num blog:

    ” That’s right, S4 is more of the same: more battery, more storage, more screen, more buttons, more CPU power, more Android updates, more features”

    Houve mudanças nao de aspecto, mas sim de hardware e software, e creio que as pessoas tao a dar demasiada importancia ao aspecto, que apenas sofreu um restyle

    Responder
    • Luis soares

      eu na minha honesta opinião.. iria mais depressa para um S3 que este S4!
      a meus olhos este S4 nao passa de um S3s apenas maior(Apple style)

      e sim a Apple deu muitos tido nos pés tanto que Steve Jobs teve de voltar À empresa para a salvar uma vez da ruina..
      so que desta vez ele nao está cá para salvar a maça de novo!

      Acho que o excelente Staff do RD deveria fazer um artigo comparativo entre o S4, o HTC ONE e o Sony Xperia Z!

      de momento o meu smarthphne de Eleiçao é o HTC ONE!

      Responder
    • Olivares Rocha

      menos o preço e o fato de ter 2 versões de processador e 3 de memória.. É uma forma de potencializar os lucros, com versões mais modestas e baratas sem de fato afirmar isso, deixando os compradores por vaidade, menos frustados…

      Responder

Partilha a tua opinião!

O teu endereço de email não será publicado