Foi detectado um malware para o Skype que tem como objectivo gerar BitCoins para outras pessoas. Este malware está a conseguir infectar cada vez mais computadores à medida que o tempo passa. Desconfiem se o vosso CPU começar a disparar para os 100%.

bitcoins


A Kaspersky identificou um novo malware na Internet chamado Trojan.Win32.Jorik.IRCbot.xkt. Este malware está de alguma forma associado ao Skype e o seu objectivo é utilizar tempo de processamento do CPU para gerar BitCoins.
Uma breve análise concluiu que o malware quando fica activo faz uma chamada a um servidor na Índia para ir sincronizar informação e buscar os dados de que precisa para começar a gerar BitCoins. Segundo as últimas estatísticas deste servidor, estava a receber 2000 clicks por hora.

skype-india-malware

A maior parte dos computadores infectados situam-se para já na Rússia, na Alemanha, Itália, Espanha e alguns países do Leste da Europa. A maior parte dos anti-vírus ainda não foi actualizado para detectar este malware.

O que significa gerar BitCoins?

O BitCoin é uma moeda virtual distribuída pela Internet e utilizada para comprar coisas virtualmente. Não existe nenhuma entidade (ou bancos) responsável pela gestão desta moeda pois ela fica guardada e associada unicamente a uma pessoa de cada vez. Mas o BitCoin também tem um valor real. Na semana passada atingiu o valor record de $135.

bitcoin-valor

Qualquer pessoa pode gerar BitCoins em sua casa. O algoritmo computacional garante que uma pessoa só pode gerar um BitCoin de tempos a tempos (tipicamente 2 meses). Funciona um pouco como o FarmVille que só deixa ter uma colheita após determinado tempo da plantação. Como é um sistema distribuído, está também desenhado para tornar as coisas justas e por isso é difícil ter um super computador a gerar BitCoins a uma velocidade maior do que a dos outros. O algoritmo consegue balancear bem as coisas. É difícil mas não é impossível e no mundo da Informática sabemos que é raro analisarmos todos os casos possíveis e imaginários.

Aqui fica um pequeno vídeo a explicar como funciona o BitCoin.

A ideia deste malware é ter um super-computador distribuído para conseguir gerar BitCoins com mais velocidade e tentar enganar o sistema. Por isso avisem os vossos colegas deste problema caso algum deles se queixe de que o seu computador está mais lento e de que a ventoinha está sempre a trabalhar! :P

skype-bitcoins-malware

A melhor maneira de evitar este problema é não clicar em links aleatórios que aparecem no Skype, a não ser que tenham a certeza do que vão ver.

Fonte

Endereço de Email

2 COMENTÁRIOS

Partilha a tua opinião