O primeiro voo do RoboBee, o robot mosquito

O departamento de robótica da Universidade de Havard desenvolveu o RoboBee, um robot mosquito que está a ser desenvolvido há 10 anos e que é do tamanho de uma moeda de 1 cêntimo. Ainda precisa de energia e de um controlo remoto externo, mas já voa!

RoboBee-mel


O RoboBee é um dos robots mais pequenos do mundo. O seu tamanho é similar a uma moeda de 1 cêntimo e o ser formato é muito semelhante ao de um mosquito. Outros números interessantes são o seu peso que é de apenas 80 miligramas, o comprimento das asas é de 3cm (cada uma), a frequência com que as asas batem é de 120 vezes por segundo e conseguem fazer todos os movimentos até um ângulo máximo de 110 graus.

robobee-dedo

É muito semelhante a um insecto e esta foi uma das maiores dificuldades desta equipa pois segundo eles muitas das teorias e tecnologias que foram desenvolvidas na área da engenharia aeroespacial, nomeadamente para aviões e helicópteros não se aplicam a objectos tão “microscópicos”.

O RoboBee em acção…

O grande feito (para além da sua construção) foi a capacidade de controlar o RoboBee em pleno voo. Se já alguma vez brincaram com um daqueles helicópteros comandados remotamente, já sabem que é preciso alguma perícia para manter um voo estável.
Se desactivarem a hélice traseira, então é ainda mais difícil estabilizar o brinquedo.

O mesmo se passa com o RoboBee. Existem apenas duas asas que oscilam de cima para baixo de maneira a tentar empurrar o ar e elevar o robo. Não é fácil controlar um robo tão leve e com tanta actividade mecânica.

Nas próximas versões a equipa de Harvard quer construir um RoboBee ainda mais leve para que seja possível transportar uma fonte de energia e um programa de voo, para que seja 100% autónomo. Na versão mais futurista, terá um módulo de comunicação de rádio para que seja possível controla-lo à distância.

RoboBee_pilha

Por isso, se andarem a viajar por aqueles lados e tiverem a ser incomodados por um mosquito, olhem bem para terem a certeza de que não vão esmagar um projecto cientifico de 10 milhões de Dólares! :P

Fonte

Endereço de Email

Uma resposta

Deixar uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.