Sony Xperia Z1: as nossas primeiras impressões

O Sony Xperia Z1, o novo telefone de topo da empresa nipónica, acabou de ser oficializado na IFA em Berlim. No entanto o Revolução Digital, representado por mim, já teve oportunidade de mexer durante uns breves (muito breves!) minutos nesta nova proposta da Sony.

Sony Xperia Z1

Apesar de não nos ter sido possível (leia-se: autorizado) tirar fotos ou filmar o dispositivo, deu para ter uma ideia do que nos espera. E as primeiras impressões não poderiam ser melhores!

Qualidade de construção e design melhorado

O design quadrado do Xperia Z, em conjunto com as suas arestas “vivas” não agradou a toda a gente. Aliás, sendo um telefone a puxar para o grande essas mesmas arestas poderiam, consoante a posição em que o seguramos, torná-lo um pouco desconfortável.

Para remediar a isso a Sony resolveu arredondar um pouco as partes laterais do Xperia Z1, tornando-o muito mais agradável ao toque. Para isso também contribui o salto na qualidade de construção. Apesar de manter o revestimento em vidro à frente e atrás, as laterais do Xperia Z1 são agora em alumínio. O toque frio e robusto do metal dão a este smartphone uma sensação de robustez e qualidade que agrada assim que se pega no telefone.

Sony Xperia Z1

O Xperia Z1 será disponibilizado em Portugal em duas cores: branco ou preto. Mas em cada uma delas a Sony optou por um pequeno truque que dá um novo estilo ao telefone: nas laterais há uma variação de cor que faz com que quando olhamos para o equipamento este nos pareça mais fino do que na realidade é.

Além disso a Sony conseguiu aumentar o nível de resistência à água relativamente ao Xperia Z. O mais curioso é que apesar disso a Sony deixou de utilizar uma tampa de protecção para o jack de 3,5mm. Sim, este fica constantemente aberto. Então mas o telefone não é resistente à água perguntam vocês? É. Para garantir isso a Sony afirma ter recorrido a tecnologia “caseira” de nano-protecção que faz com que esta ligação seja estanque.

Sony Xperia Z1

Aliás, para o demonstrar a pessoa da Sony que nos mostrou o Xperia Z1 enfiou, literalmente, o telefone dentro de água com o jack a ser copiosamente molhado. Resultado? O telefone, como seria de esperar, continuou a funcionar :)

A Sony também melhorou o design num ponto que me parece importante: voltamos a ter um botão dedicado para a câmara fotográfica. Além do jeito natural que isto dá, esta inclusão faz com que seja muito mais fácil tirarmos fotos debaixo de água e assim aumentar o leque de opções criativas.

Fotografia de topo

O representante da Sony que nos mostrou o Xperia Z1 não se cansou de repetir uma coisa: o Xperia Z1 representa tudo o que de melhor a Sony faz. Isso reflecte-se na câmara fotográfica deste smartphone pois inclui três elementos de elevada qualidade, de modo a produzir no final fotos que nos permitam (diz a Sony) deixar a nossa máquina fotográfica compacta em casa.

Sony Xperia Z1

O primeiro elemento é a nova lente do tipo G, que se estreia num dispositivo móvel. Com este tipo de lente consegue-se fotos com mais detalhe e menos distorção. Em termos técnicos estamos a falar de uma lente com uma abertura de f/2.0 (excelente para ambientes de baixa luminosidade) e uma focal grande angular de 27mm.

O sensor é o segundo elemento deste conjunto fotográfico que mereceu especial cuidado por parte da Sony. É que o Xperia Z1 tem um sensor de 20,7 megapixels do tipo Exmor RS. Fisicamente bastante maior do que costumamos encontrar em dispositivos móveis, este sensor é inclusive o mesmo que equipa certas compactas de gama média da Sony.

Finalmente temos o processador de imagem BionZ que promete contribuir para imagens captadas com uma qualidade acima da média dos dispositivos móveis. Não pude trazer fotos tiradas pelo Xperia Z1 mas do que vi há de facto aqui muita qualidade e este será com certeza um dos pontos a testar com cuidado quando recebermos este smartphone para testes.

Em cima disso a Sony desenvolveu uma série de novidades a nível de software que parecem muito promissoras mas sobre isso, também, falaremos mais em detalhe aquando do nosso teste.

Conclusão

O tempo disponível para “brincar” com o Xperia Z1 foi muito curto mas ainda assim deu para ver que o novo processador Qualcomm Snapdragon S800 (quad-core e a funcionar a 2,2GHz) parece querer cumprir com todas as promessas e expectativas.

Sony Xperia Z1

O Xperia Z1 em que mexi tinha uma fluidez assinalável, com todas as transições entre os menus do telefone a ocorrer sem qualquer engasgo. Juntando a isso uma parte fotográfica que promete e uma qualidade de construção assinalável podemos dizer que saí deste encontro com o Xperia Z1 verdadeiramente com “água na boca” e vontade de poder passar mais tempo com este brinquedo.

Felizmente, segundo a Sony, não deverá tardar muito até podermos receber a nossa unidade de teste e aí sim conseguirmos verificar se todo este interessante potencial se confirma ao longo de um período de utilização “normal”.

Até lá se tiverem alguma questão ou algum tipo de teste que querem que façamos, não hesitem em perguntar: tentaremos responder a tudo no nosso Teste RD ao Xperia Z1!

24 Respostas

  1. Francisco

    A qualidade de construção em relação ao Iphone e ao Galaxy está semelhante? melhor? …

    Este telemóvel tem Gorilla Glass ?

    Responder
      • Francisco

        Obrigado pelo esclarecimento, só tenho mais algumas perguntas e nao chateio mais =P

        – Em relação ao ecrã, o que acharam? comparando com o Iphone e do Galaxy 4? está melhor ? ao mesmo nível? ou pior?

        – O telemóvel não é demasiado grande? consegue ser ergonómico e confortável?

        – a interface android neste telemóvel é boa?

        – bateria? será boa? é algo que eu acho que se devia dar mais atenção… a “potencia” não é tudo

        Cumprimentos

      • Diogo

        Mete um S4 ao lado deste Z1 e compara o ecran e vais ver que o super amoled e muito inferior ao triluminius…

      • Diogo

        Fica um video para quem quiser ver lado a lado o Xperia Z1 vs Galaxy S4 vs LG G2.

  2. Henrique

    de facto parece ser uma grande maquina mas mesmo assim espero ansiosamente pela apresentação do galaxy note 3 para ver por qual troco o meu s4

    Responder
  3. AlvesdosReis

    Que espectáculo!! Espero que seja tão bom como se espera. Sempre gostei da sony, sempre teve uma qualidade acima da média e um bom design. Então estes ultimo Xperia nem se falam. O Z1 promete, vamos la ver se e desta que cometo uma loucura.

    Responder
  4. Pedro Araújo

    Vai ser este o substituto para o meu S3. Este é de longe o smatfone mais bonito que anda por aí.
    Toca a poupar uns trocos.

    Responder
  5. gabriel paraiso

    Acho que este sem dúvida é o lançamento Android mais bombástico de sempre. Numa altura em que cada topo de gama que sai é superado por outro no espaço de um mês, parece-me que a sony criou aqui um “monstro” que não será superado nos próximos meses. Consegue um conjunto de características impressionantes.
    Apostou em “tudo” do melhor, outros lançamentos publicitam o processador mais rápido, mas têm uma câmara apenas razoável, outros porque têm a melhor câmara mas falta-hes os resto.

    Xperia z1:
    O melhor processador da actualidade, uma câmara fabulosa com processador dedicado, resistente à água, ecrã com tecnologia nova, design de cortar a respiração!!

    Só tenho pena de não dar para fazer como os padfone e embutir-lhe um ecrã para tablet

    Responder
      • Filipe

        Obrigado pela sua resposta
        Estou mortinho que enviei uma unidade de teste para si, espero que seja dentro de pouco tempo que chegue
        Ja agora aproveito para dar-lhe os parabens pelo site e pelos testes rd, sao muito bem conseguidos, os seus testes RD sao formidaveis e bem pormenorizados :)

      • Pedro Anastácio

        Filipe, o Xperia Z1 já chegou. A chegada dele foi comemorada com foto no nosso Facebook e Google+ (que recomendo a seguir para terem mais fotos deste smartphone antes de chegarem aqui ao site ;) )

        Abraço e obrigado pelos elogios que nos dão força para continuar!

  6. Nelson Pedrosa

    Alguns sites anunciam que o Sony Xperia Z1 vem equipado com tv digital, podem confirmar essa informação?

    Não sendo eu muito entendido nestas coisas, tv digital é a nossa TDT?

    Obrigado.

    Responder

Partilha a tua opinião!

O teu endereço de email não será publicado