Festival IN traz inovação e criatividade a Lisboa em Novembro

Num altura de sérias dificuldades económicas em todo o mundo, muitos apontam o caminho da inovação e criatividade como uma das soluções a seguir para darmos a volta a esta situação. Nesse sentido, e para aumentar toda esta dinâmica, Lisboa vai receber daqui a sensivelmente um mês aquele que promete ser o maior evento do mundo sobre Inovação e Criatividade. O Festival IN (site oficial).

Logo Festival IN

E o Revolução Digital foi escolhido como blogue oficial do festival.

Lisboa capital mundial da inovação e criatividade

Além de querer fomentar estes dois conceitos tão importantes hoje em dia a organização do Festival IN colocou-se um objectivo muito ambicioso: colocar Lisboa e Portugal no mapa da Inovação, Criatividade e empreendedorismo, tornando-a a capital mundial destes temas.

É também a primeira grande concentração de actividades, ideias, protótipos e produtos inovadores e criativos em Portugal.

Para tal o Festival IN vai “aterrar” no Parque das Nações, na actual FIL, entre os próximos dias 14 e 17 de Novembro. Serão 4 pavilhões da FIL onde iremos poder observar o que de melhor se faz no mundo da inovação e criatividade.

Haverá durante todo o festival um elevado número de conferências e apresentações onde serão abordados temas importantes nas áreas do empreendedorismo, inovação, criatividade e âmbito social. Tudo para que possamos ver as ideias que por aí andam assim como, quem sabe, ajudar-nos a ter boas ideias em áreas como o ambiente, artes visuais, arquitectura, cinema, design, videojogos, multimédia ou ainda tecnologia.

Empreendedorismo e investimento para apoiar boas ideias

Mas ter boas ideias, querer inovar e ser criativo infelizmente pode não chegar. Há que conseguir ter visibilidade e, até, algum investimento monetário associado.

Maior visibilidade para quem está a lançar-se

No que toca à visibilidade a organização do Festival IN decidiu mudar a forma de acesso a este tipo de feiras. Ao invés de disponibilizar apenas espaços para stands, muitas vezes caríssimos, o próprio festival vai inovar e lançar aquilo que chamam de “espaço startup”.

Espaço Startup

Trata-se de um espaço acessível (custo de 50 euros + IVA) e onde startups ou pequenas empresas poderão exibir as suas ideias ou produtos. No fundo, é uma espécie de montra que permitirá a qualquer um chegar a mais gente e ganhar um balanço que poderá ser fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.

Investidores à espreita de boas ideias

Do lado monetário o empreendedorismo actual assenta em parte na ideia dos Business Angels. São investidores que procuram colocar o seu dinheiro em boas ideias que lhes possam trazer retorno no futuro. Para o empreendedor é uma excelente oportunidade de financiar o seu projecto cedendo, por exemplo, uma parte dos lucros da empresa.

Não sei se conhecem o programa norte-americano chamado Shark Tank. O conceito é simples: pessoas inscrevem-se para poder apresentar de forma muito curta o seu projecto a quatro empresários de sucesso.

Se os candidatos conseguirem cativar um (ou mais até) desses empresários, poderá aceitar uma proposta de parceria com eles e assim financiar a sua ideia.

O Festival IN vai precisamente pegar neste conceito e permitir que quem se inscrever possa ter a oportunidade de apresentar o seu projecto e ideias frente a frente com quem tem potencial para o financiar.

Um evento a não perder

Como podem ver o âmbito do Festival In enquadra-se perfeitamente naquilo que é hoje em dia necessário: inovação e criatividade para criar novos produtos ou conceitos (de que tanto gostamos de falar aqui no Revolução Digital).

Por isso fica aqui o desafio: apareçam na FIL entre os dias 14 e 17 de Novembro e quem sabe não vos surja uma ideia que poderá mudar o vosso o futuro!

Do nosso lado, o Revolução Digital vai nos próximos dias ter mais conteúdos relacionados com o Festival IN para partilhar convosco. Vamos também oferecer bilhetes para poderem ir ao Festival IN pelo que é mesmo uma questão de ficarem atentos ;)

Endereço de Email

Uma resposta

  1. Angelo Brito

    Antes de mais Parabéns por serem o blogue oficial do festival :)

    Venham daí mais festivais e feiras deste tipo… e até que venham E3’s entre outros… receberemos de braços abertos :)

    Responder

Deixar uma resposta

O teu endereço de email não será publicado.