Há algum tempo vimos aparecer os primeiros processadores para dispositivos móveis com oito núcleos de processamento. No entanto estes apenas utilizam quatro núcleos de cada vez pelo que não eram “verdadeiros” octo-core. Hoje temos para vos mostrar o primeiro smartphone a vir com um SoC de oito núcleos da MediaTek e digamos que poderá ser um dos equipamentos de preço médio mais cativantes de sempre: eis o UMI X2S.

UMI X2S

Oito núcleos de processamento

A notícia chegou há poucas horas e certamente deverá agradar a quem procura um smartphone Android de baixo custo mas ainda assim deveras interessante.

O dispositivo em questão veio pelas mãos da chinesa UMI e deverá ser o primeiro smartphone a vir com um SoC que tem oito núcleos de processamento que permite utiliza-los simultaneamente.

Comecemos então pelas características técnicas deste UMI X2S:

  • Ecrã Full-HD de 5 polegadas;
  • SoC octo-core MT6592 a 1,5Ghz da Mediatek;
  • 2GB de RAM;
  • Sensor fotográfico de 13 megapixels com lentes Sony;

Relativamente à memória interna existe a indicação de que terá 32GB mas não existe menção a suporte de cartões MicroSD, pelo que a memória não deverá ser expansível.

A UMI também não indicou se este dispositivo teria acesso às redes 4G LTE mas como o SoC presente nele já suporta essa tecnologia é então bem provável que já tenha acesso a essas redes.

Convém também relembrar que este SoC utiliza núcleos Cortex-A7 e segundo vários testes na internet, este deverá encontrar-se um pouco abaixo do actual Snapdragon 600 batendo o Nexus 4 por uma boa margem, pelo que a performance não será nada má.

Os preços começam nos 245$, um valor até muito aceitável tendo em conta as características técnicas. Infelizmente não existe indicação de quando chegará ao mercado e nem se prevê para já que chegue a sair da China.

O que acham deste UMI X2S? Seria um equipamento que ponderariam adquirir?

Endereço de Email

2 COMENTÁRIOS

  1. Embora este tipo de telemóveis não estejam disponíveis fora da China, existe uma loja espanhola que faz revenda dos mesmos:
    http://www.powerplanetonline.com/
    É uma questão de tempo e disponibilidade até este modelo aparecer à venda.
    Neste momento, podem ver os modelos à venda aqui:
    http://www.powerplanetonline.com/ecommerce/categories/categories.cfm?id=507&perPage=9&orderBy=price&orderByDirection=ASC&filterCustomTag=181&filterCustomTag=182&filterCustomTag=183&filterCustomTag=184&filterCustomTag=186&filterCustomTag=207&filterCustomTag=208&brandsList=519

Partilha a tua opinião