Gran Turismo 6: a melhor razão para NÃO comprar uma PS4 este Natal

Fãs de jogos de corridas automóveis em todo o Mundo esperaram ansiosamente e finalmente chegou-se a 6 de Dezembro de 2013, o dia em que o novíssimo Grand Turismo 6 foi lançado… para a Playstation 3? Pois…Tal como vocês, eu também fiz um double-take quando li esta notícia, mas depois de investigado um pouco melhor esta “anomalia”, a minha “surpresa relativa” a este lançamento ficou dissipada.

Gran Turismo 6

E daí ter decidido dizer-vos que, se o vosso “vicio maior” são os jogos de corrida, e principalmente o Gran Turismo, se calhar é melhor não investir numa Playstation 4… para já.

Decisão estranha ou jogada de marketing?

A verdade é simples, não sou o único a concordar com ela, e peço desde já desculpas se alguém se sentir ofendido pelas minhas próximas palavras.

Para o mal ou para o bem, a Playstation 4 (PS4) ainda é “demasiado nova” para justificar o investimento.

Existem ainda demasiadas dúvidas sobre o futuro dos jogos de Playstation 3 (PS3) que, como já se sabe, não são “nativamente retro-compatíveis” com a PS4, obrigado ao uso de soluções de “Cloud Gaming” para poder jogar esses (e outros) jogos antigos.

Como tal, haverá de certeza muito e bom jogador que ao ouvir estas (más) notícias imediatamente pensa “então e o que faço agora com os meus jogos?” E dado que algumas lojas de electrónica também aceitam “retomas” de consolas antigas na compra dos novos modelos, esta “falha” poderia por si só desmotivar muitos jogadores a não comprar (já) uma PS4 neste natal.

Gran Turismo 6

Então o que dizer do lançamento apenas para PS3 do novo Gran Turismo 6? Se pensarmos bem, e à luz do que escrevi antes, se calhar este lançamento não é uma “anomalia” assim tão grande, mas uma inteligente jogada de Marketing por parte da Sony.

Gran Turismo 6 dá um novo fôlego à PS3

Todos nós sabemos que a série Gran Turismo é um dos grandes chavões do universo Playstation, e a razão porque muitos continuam a preferir a consola nipónica em vez da sua concorrente americana, a Xbox 360.

Por isso não é de estranhar que a Sony tenha escolhido lançar este novo jogo, em vésperas de mais uma época natalícia, e com isso conseguir espremer mais um pouco as vendas daquela que é uma das mais populares consolas dos últimos anos.

Atenção que não são só as vendas que vão ser espremidas com esta nova edição do Gran Turismo, já que muitos dos sites de referência notam que este jogo leva a consola da Sony ao seu limite máximo de poder de processamento e gráficos.

O que por si só não é nada de mau, se pensar-mos que estamos já na transição para a nova geração de consolas (PS4 e Xbox One).

PS3 Super Slim

Ver um jogo da qualidade do GT6 portar-se desta forma numa consola com 8 anos de idade é obra.

A opinião generalizada é a de que o jogo continua nos mesmos moldes já bem conhecidos do público, e que apenas evidencia alguns “problemas” pelo facto das exigências de processamento e de gráficos terem sido todas direccionadas para a jogabilidade e para o aspecto gráfico dos carros.

Tudo o resto, ou seja o ambiente circundante às pistas e circuitos, ficou com menos detalhe e alguns “erros” bem visíveis.

Resta-nos então esperar que o “Pai Natal” nos traga uma copia do GT6 no sapatinho para podermos dar umas voltas e dizer-vos com mais detalhe o que esperar deste, que para todos os efeitos, se pode considerar, quase como o “último suspiro” da PS3.

Mas que não deixa de ser uma excelente razão para manter esta consola na nossa sala e puxar por ela durante mais uns tempos até comprar a PS4 ;)

O que achas deste lançamento? Ira influenciar a tua decisão de compra de uma PS4 neste Natal? Achas que a Sony deveria ter lançado já o jogo para PS4? Gostaríamos muito de saber a tua opinião, por isso comenta à vontade!

16 Respostas

    • Fernando Calçada

      Dowg, nem mais…essa e uma das razoes porque acho que, pelo menos no principio a Xbox One devera vender mais.
      Obrigado pelo comentario!

      Responder
    • Pedro Anastácio

      De facto o novo Forza para Xbox Obe está qualquer coisa de fenomenal… Pena a Microsoft ainda não ter anunciado uma data oficial para o lançamento da consola em Portugal e, acima de tudo, ir falhar a época natalícia :(

      Responder
      • Dowg

        Comento do Brasil e não sabia que ainda não haviam lançado a consola por aí, é uma pena =/
        Fazem um grande trabalho no RD! Abraços!

  1. José Évora

    Esses gigantes como a Sony não se tornaram gigantes por acaso!
    Jogadas de marketing é o que não falta por esses lados!

    Daí a ser ‘bom’ ou ‘mau’ para o publico é uma questão de ponto de vista!

    (mas agora especificamente)
    muito bem pensado! essa jogada vai fazer subir as vendas tanto da PS3, por ten o jogo só para ela, como para a PS4, por ser a novidade no mercado! É sempre a facturar!
    Enfim, se alguém gasta, alguém factura!

    Quanto ao jogo, ainda não testei… mas estou ansioso! :D

    Responder
    • Fernando Calçada

      Obrigado pelo comentario Jose.

      uma pergunta: entendo pelo teu comentario que ja es (um feliz) proprietario de uma PS3. Estas a pensar fazer o “upgrade”?

      Responder
    • Pedro Anastácio

      Eu por acaso alinho mais com o teu pensamento José: também acho que isto foi uma jogada muito bem pensada por parte da Sony. Aliás, a PS4 está em ruptura de stock em muitas lojas (por acaso consegui comprar uma esta semana) e ao mesmo tempo vê-se muita gente de volta da PS3 e do GT6.

      Este Natal promete ser muito bom para a Sony :)

      Responder
  2. vitor mello

    Já comprei o ps4, o console é muito bom, apesar de ser fã do gt6 , esse fato não me influenciou na minha decisão.
    Pelo que li o gt7 sai ano que vem, pra mim o gt6 veio incompleto como você bem disse mais para ser jogada de marketing.

    Responder
      • vitor mello

        Rapaz, eu achei o gráfico demais.
        Jogando fifa 14 e comparado ao gráfico do ps3, realmente é magnífico.
        O que me deixou meio puto no início é que aqui no Brasil não pude assinar a psn plus brasileira usando meu cartão de crédito, tive que comprar aquele cartão vendido em sites, no meu caso comprei no mercado livre e criei uma conta americana.
        Caso queira me adicionar pra jogar é vitormelloeua .

        Abração!

  3. Biel

    Já joguei o jogo, e até no meu blog, fiz uma Review dele… Os gráficos dos carros estão realmente muito bons, mas os cenários deixaram um pouco a desejar… Se quiser ver a Review procure pelo meu blog tuvelgames.blogspot.com

    Responder
  4. Paulo Goulão

    Caro Fernando, como estás ?
    Já há algum tempo :)
    Ando a tentar tirar uma dúvida quando dei com surpresa com este teu post.
    Tenho um rapaz que faz 9 anos no próximo dia 21 e já há algum tempo que me anda a pedir uma playsation (não temos a 3). Os jogos que ele mais gosta são o FIFA, Infinity, outros de aventuras e de carros.
    Temos uma série de amigos que têm N jogos da 3 que podem emprestar.
    A 3 está com um preço muito interessante, mas já está aí a 4, e não faz parte dos planos andar a trocar de consolas anualmente :) O que aconselhas ? Estou mais virado para ir já para a 4 mas gostava de saber a tua opinião.

    Um Abraço

    Responder

Partilha a tua opinião!

O teu endereço de email não será publicado